Perguntas Frequentes Sobre Bonito MS

Perguntas Frequentes Sobre Bonito MS

Reunimos aqui as 40 perguntas mais frequentes que recebemos dos nossos clientes sobre o destino Bonito (MS), e esperamos que essas informações sejam úteis na elaboração do seu pacote de viagem.

Qual a melhor época para ir a Bonito?

Abril, maio, setembro e outubro são os melhores meses do ano para para conhecer Bonito.

Geralmente não chove nessa época nem faz frio e as águas estão bem cristalinas.

Novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março, faz muito calor, tanto de dia quanto de noite, tudo fica mais verde e a temperatura das águas é mais refrescante, porém, a possibilidade de chuvas rápidas é maior também!  bem verdes e há chuvas rápidas para refrescar.

Já durante os meses de junho, julho e agosto, as temperaturas ficam bem mais baixas (julho é o ponto alto do inverno aqui no cerrado) e as águas muito transparentes porque apesar do frio, o inverno é seco.

Entenda mais sobre a variação climática de Bonito MS.


Como chegar em Bonito?

Em Bonito é possível de chegar de ônibus, de carro ou de avião.

1. De Campo Grande para Bonito

1. De ônibus a única empresa que faz a linha até a cidade é a Viação Cruzeiro do Sul partindo todos os dias da Rodoviária de Campo Grande. O primeiro ônibus que sai de Campo Grande para Bonito parte às 08 hs da manhã. Confíra os horários:

  • 08:00
  • 15:00

2. De van também é muito simples de chegar em Bonito! A viagem dura cerca de 4h e meia (são 297 km de distância) e o embarque pode ser realizado tanto no centro da capital, como direto no próprio Aeroporto Internacional. 

A primeira van que sai de Campo Grande para Bonito parte às 10 hs da manhã. Veja todos os horários:

  • 10:00
  • 11:30
  • 14:30
  • 16:30
  • 20:00

Que tal alugar um carro e ir dirigindo de Campo Grande para Bonito? Afinal são apenas 3 horas de viagem!  A retirada pode ser feita no próprio aeroporto. Fique atento (a) a locadora exige caução no cartão de crédito!  Viajando de carro alugado ou carro próprio essas são as duas opções de estrada para chegar:

Via BR 060 – passando por Sidrolândia - 297 km até Bonito - veja os detalhes desse caminho no Google Maps.

Essa é a opção mais escolhida. Estrada tranquila e bem sinalizada. Ajuste a saída para pegar a BR 060, e siga as placas que orientam para Sidrolândia, depois Nioaque e na sequência, Guia Lopes da Laguna. Ao chegar a rotatória, pegue a direta pela MS 382 por mais 56 km até Bonito.

Via BR 262 - passando por Aquidauana - 330 km até Bonito.

Essa opção é mais indicada quando passageiro for primeiro ao Pantanal ou aos pesqueiros às margens do Rio Miranda e depois a Bonito. Ela acaba ficando um pouco mais distante em relação à rota por Sidrolândia, mas também oferece paisagens lindíssimas. 

2. Chegando com vôo direto em Bonito

O Aeroporto de Bonito é o mais próximo da cidade, está localizado a 14 km. A Gol e a Azul Linhas Aéreas mantém vôos diretos partindo de Congonhas e Viracopos todos os dias.

Do aeroporto é possível chegar ao centro de carro alugado, táxi, van ou ecodriver. O serviço de transfer (van) atende a todos os vôos que chegam diretamente em Bonito, desde que estejam reservados com antecedência. Os valores são fixos, e até a reserva do aplicativo pode ser organizado através do seu agente de viagens!


Posso ir direto aos atrativos em passar em uma agência?

Não. Todos os passeios em Bonito precisam ser reservados por intermédio de uma agência local. Como há limitação de número de visitantes, as vagas para os mais concorridos esgotam logo.


Os preços são mesmo tabelados em todas as agências?

Sim, algumas pessoas não acreditam quando estão organizando seu pacote de viagem, mas os passeios em Bonito são realmente tabelados ou seja, todas as agências locais praticam o mesmo preço.

Todo o processo é monitorado pela Prefeitura através do Voucher Único, permitindo o controle ambiental de visitação do atrativo.

Ele serve de base para as estatísticas da quantidade de visitantes na cidade e cobrança de impostos. Por força dessa determinação legal, da emissão do voucher, as agências não têm autonomia para conceder descontos nos valores dos passeios.


Os preços são os mesmos o ano todo?

Não. Temos Calendário de Baixa e Alta Temporada dos passeios em Bonito, então, dependendo da data, isso pode provocar diferença nos valores tanto de passeios como hospedagem.

Se você busca por valores melhores o ideal é se programar para conhecer o destino na baixa temporada.

 

 


Precisa mesmo reservar com antecedência?

Precisa sim. É verdade que a RESERVA ANTECIPADA é sua melhor amiga em Bonito!

Considere como sugestão seguir os prazos abaixo na hora de reservar sua programação:

  • 1 mês antes para viagens na baixa temporada; (fora de férias escolares e feriados prolongados)
  • 3 meses antes para viagens na alta temporada (de meados de dezembro ao final de janeiro, férias de julho e feriados prolongados);
  • 6 meses antes para viagens de Réveillon ou Carnaval.

Observação: Rio da Prata, Rio Sucuri, Gruta Azul, Abismo Anhumas e Boca da Onça são concorridos em qualquer época do ano.


Precisa saber nadar para fazer os passeios em Bonito?

Claro que não. Centenas de pessoas que nos procuram também estão apreensivas pelo mesmo motivo, isso é bem comum!

Mas não é preciso saber nadar para fazer nenhum dos passeios em Bonito, isso porque o equipamento é preparado para essas situações.

A roupa de neoprene já confere uma flutuabilidade incrível e quando combinada com o colete (uso obrigatório aliás) não permite que o passageiro sequer consiga colocar os pés no chão e o coloca sempre na superfície da água.

Além disso, se mesmo assim você não se sentir seguro (a) é só avisar ao guia do grupo...que ele lhe dará atenção redobrada!


Bonito tem transporte coletivo ou Uber para os passeios?

Não, Bonito não tem uber nem tranporte coletivo para os passeios. As opções de transporte local se você não estiver de carro próprio são: táxi, transporte compartilhado, privativo com motorista ou carro locado. 


Tem algum passeio em Bonito que posso fazer sem ter que pagar?

Não. Em Bonito Mato Grosso do Sul todos os passeios ficam em áreas privadas onde o acesso é cobrado.

Entretanto, recomendamos 3 passeios gratuitos que você pode gostar muito: caminhar à noite no centro da cidade pela rua principal (Pilad Rebuá) onde estão concentrados a maior parte dos restaurantes e lojinhas de artesanato, visitar a loja de fábrica da cerâmica UDU (com temática regional) e tirar belas fotos no Monumento das Piraputangas que fica na Praça da Liberdade.
 


O que está incluso no valor pago aos passeios?

Isso é fácil! No valor dos ingressos dos passeios de Bonito de modo geral está incluso a entrada, o equipamento necessário para a atividade e o acompanhamento de guia de turismo credenciado pelo MTur (Ministério do Turismo).

Alguns incluem o almoço, outros não!

É importante lembrar que o valor dos passeios não inclui o transporte. Aqui nesse link você descobre como esse serviço funciona e como reservar seu transporte para qualquer atração em Bonito.

.


Quais são os passeios imperdíveis em Bonito?

No total, a cidade possui mais de 40 atrativos, todos muito interessantes, sendo as flutuações e cachoeiras os principais. Esses são os mais procurados: 


Eu quero só olhar, mas não quero fazer o passeio. Tenho que pagar mesmo assim?

Sim. Como todos os atrativos ficam em propriedades particulares não é possível visitar nenhum local sem previamente pagar por isso. A alternativa nesse caso seria pagar apenas o valor para permanência no receptivo. Alguns passeios nem cobram essa taxa, porém o visitante não tem acesso a áreas principais. Então, trocando em miúdos, ficar no receptivo não tem graça nenhuma.


Eu posso ir sem o Guia de Turismo e ficar o tempo que eu quiser no rio?

Não. Como Bonito tem turismo controlado com limitação de pessoas por dia e por horário existe um tempo máximo de permanência para cada passageiro. Ou seja, para que um novo grupo possa realizar a visita, o grupo anterior precisa ter finalizado a atividade conforme determina a licença ambiental de operação.


Posso levar meu equipamento?

Sim. Claro que pode trazer se você tiver o equipamento já, porém usar seu equipamento próprio não irá alterar o valor do passeio e sua liberação fica condicionada à avaliação do guia se o mesmo está em perfeitas condições para utilização pois isso pode interferir na segurança do passageiro e na cobertura do seguro.


Posso decidir o horário em que farei o passeio?

Não exatamente. Ao reservar seu pacote de viagem você vai descobrir que o sistema de reservas em Bonito é interligado entre todas as agências, no total mais de 40. Dessa forma, as reservas vão sendo confirmadas por ordem de chegada. Isso significa que os pedidos serão distribuídos considerando as vagas e horários disponíveis no momento da compra.


Posso levar comida ou bebida nos passeios?

Não. Em linhas gerais não é permitido o acesso de bebidas ou comida nos atrativos de Bonito, exceto no Balneário Municipal, Balneário do Sol e Balneário Ilha Bonita.


Quais são os passeios já incluem o almoço no valor do ingresso?

Todos esses aqui incluem: Rio do Peixe, Ceita Corê, Cachoeiras Serras da Bodoquena, Boca da Onça, Rio da Prata, Day use Fazenda San Francisco (Pantanal). Em sua maioria, os passeios apresentam alguns itens de cozinha regional, como sopa paraguaia e macarrão tropeiro, além de arroz, feijão, farofa, opções de carne e frango e várias saladas.


Quais os passeios onde o almoço é opcional?

Aquário Natural, Barra do Rio Sucuri, Nascente Rio Sucuri, Nascente Azul, Parque das Cachoeiras, Estância Mimosa Cachoeiras do MS, Parque Ecológico do Rio Formoso, Eco Park Porto da Ilha, Refúgio da Barra, Balneário Sesc Bonito, Balneário Ilha Bonita, Balneário Municipal, Balneário do Sol e Balneário Jardim Ecopark.


A água é muito gelada em Bonito?

De um modo geral as temperaturas permanecem entre 21 a 24 graus sem uma variação muito significativa independente da época do ano. As roupas de neoprene mantém a temperatura do corpo controlada, já nas cachoeiras, as águas são bem mais frias.


Quais passeios são indicados para gestante em Bonito?

A maioria dos atrativos permite gestantes com até 20 semanas de gravidez.  Apenas boia cross, rapel, quadriciclo, grutas e cavalgadas não permitem grávidas independente do tempo de gestação. Seja qual for o passeio, recomendamos informar a condição com o máximo de precisão possível a fim de não correr riscos desnecessários.


Qual a idade mínima para levar meu filho?

Boa parte dos atrativos oferecidos na cidade pode ser desfrutada por crianças a partir dos 3 anos de idade. A partir de 5 a 7 anos, praticamente todas as atividades podem ser realizadas, com acompanhamento dos pais e dos guias e/ou instrutores. Na verdade, o que mais interfere na participação infantil nos eventos é o perfil da criança: se sabe nadar ou tem medo de água, se tem maior ou menor disposição para caminhadas, se tem espírito mais aventureiro ou mais sossegado.


Quais os passeios mais indicados para viajantes da melhor idade?

O destino oferece várias atrações indicadas para esse segmento, todas sem muito esforço físico. Com relação às tarifas já é possível reservar com desconto especial para melhor idade os passeios: Aquário Natural, Nascente Azul, Rio Sucuri, Parque das Cachoeiras, Boca da Onça, Ceita Corê e Serras da Bodoquena.


Se eu apresentar a carteirinha de estudante consigo pagar meia entrada nos passeios?

Não. Como as propriedades são particulares não há a prática de meia entrada para nenhum visitante.


Preciso tomar vacina antes viajar para Bonito?

Com relação à vacina não é necessário pois não somos área de risco de febre amarela.


Tem muito mosquito em Bonito?

Tem mosquito como qualquer região em meio à natureza, mas nada que um repelente comum não resolva. No Pantanal, há uma incidência maior. Recomendamos, apenas por precaução, no caso de pessoas com histórico de reações alérgicas mais intensas, que estejam sempre portando os remédios indicados pelo seu médico.


Tem máquina subaquática para alugar ou serviço de fotografia nos passeios?

Sim. Na Barra do Rio Sucuri, Rio Sucuri, Rio da Prata e Lagoa Misteriosa há locação de máquinas Go Pro - as diárias variam entre R$ 75,00 e R$ 95,00. Os serviços de fotografia estão disponíveis nos atrativos Parque Ecológico, Ecopark Porto da Ilha, Nascente Azul e Aquário Natural.


Como funciona o transporte para os passeios em Bonito?

De carro próprio é a forma mais simples e barata de chegar aos atrativos de Bonito pois as estradas são bem sinalizadas e seguras. A segunda opção é o transporte compartilhado - basicamente um serviço diário de vans e ônibus que buscam os passageiros nos hotéis e pousadas, levam aos atrativos e trazem de volta, deixando cada um em seu local de hospedagem. E, finalmente, para os passageiros que não querem dirigir e buscam maior flexibilidade de horários, há a opção de transporte privativo em carro com motorista. Saiba mais detalhes sobre as opções de transporte para os passeios em Bonito aqui. 


É fácil chegar nos passeios de carro de carro próprio?

É muito fácil chegar aos atrativos, apesar de estarem na área rural da cidade. As estradas são tranquilas e tem sinalização. A agência fornece o GPS Pantaneiro (mapa) e assessoria completa nesse sentido. Por aqui, esqueça o Google Maps ou Waze as atualizações não têm sido confiáveis.


Os passeios ficam longe da cidade?

De certa forma sim, pois não dá para ir a pé. Veja a distância saindo do centro da cidade. A grande maioria das estradas é de terra, mas não há necessidade de estar de 4x4, carro comum chega com facilidade.

Abismo Anhumas – 20,8 km
Aquário Natural Baía Bonita –  7,7 km
Aquário de Bonito - Centro da Cidade
Balneário Ilha Bonita – 11,8 km
Balneário Municipal – 6,4 km
Balneário do Sol – 11,2 km
Barra do Sucuri – 16,5 km
Boca da Onça – 59 km
Bonito Aventura – 6,2 km
Buraco das Araras – 54,1 km
Cabanas – Boia Cross e Arvorismo – 6,1 km
Ceita Corê – 35,9 km
Ecopark Porto da Ilha – 11,8 km
Estância Mimosa Cachoeiras do MS – 22,6 km
Gruta do Lago Azul - 17,9 km
Grutas de São Miguel – 15,5 km
Gruta de São Mateus – 6,6 km
Lagoa Misteriosa – 50,2 km
Parque das Cachoeiras – 17,2 km
Nascente Azul – 30,3 km
Nascente do Rio Sucuri – 19 km
Parque Ecológico Rio Formoso – 6,6 km
Praia da Figueira – 15,7 km
Projeto Jibóia – Centro
Quadriciclo Rota Boiadeira – Centro
Quadriciclo Zagaia  – 1,2 km
Rio da Prata – 50,2 km
Rio do Peixe – 33,7 km
Serras da Bodoquena - 70 Km
Ybirá Pe Arvorismo – 8,0 Km
Fazenda San Francisco – 161,3 Km
Passo do Lontra Parque Hotel – 255 km

(Fonte: Mapa das Rotas - Projeto Jibóia - Bonito - MS - Brasil)


Os passeios em Bonito têm estacionamento?

Sim. Todos os atrativos têm lugar onde pode estacionar seu veículo sem cobrança de taxa adicional.


Tem onde deixar minhas coisas enquanto estou no passeio?

Em algum sim. Os atrativos oferecem vestiários e parte deles possui armários com chave para deixar os pertences. Nos que não oferecem há a alternativa de deixar no carro ou na van.


Se chover e o passeio for cancelado recebo meu dinheiro de volta?

Sim.  Se chover e o passeio for cancelado pelo atrativo, quando não houver a possibilidade de remarcação o valor é devolvido para o cliente.


É certeza que vou ver animais em Bonito ou no Pantanal?

Quase todo mundo pergunta isso! Não. Como são animais silvestres não há como garantir. Dependemos da generosidade da mãe natureza.


É verdade que tem cobra Sucuri nos rios de Bonito?

Sim, em alguns lugares há mesmo, porém elas são animais dóceis e sem veneno, que ficam escondidas a maior parte do tempo e morrem de medo dos humanos! Além disso, como na nossa região a natureza é exuberante, a alimentação desses animais é farta e variada, não se preocupe, não há risco de os passageiros fazerem parte do cardápio.


Algum passeio permite a entrada de animais de estimação?

Não. Você pode trazer seu animalzinho para Bonito há várias opções de hospedagem que aceitam pet, porém, nenhum dos atrativos permite a entrada, ele terá que ficar no hotel.


Tem Caixa 24 Horas em Bonito?

Essa resposta merece uma ATENÇÃO ESPECIAL da sua parte para não ser pego de surpresa, pois já presenciamos isso diversas vezes.  NÃO HÄ Caixa 24 Horas, somente agências bancárias Bradesco, Brasil, CEF e Sicred. NÃO há como sacar dinheiro em Bonito se você for cliente dos bancos ITAÚ e/ou SANTANDER.


O que devo levar na mala?

Disposição, alto astral, energia, roupas confortáveis, roupa de banho, chinelo, tênis ou papete (espécie de sandália com solado de borracha) e um agasalho. Para mais detalhes a Acquaviagens disponibiliza o Guia da Mala Perfeita.


Qual a melhor opção de hospedagem em Bonito?

Isso vai depender muito do que você procura. Bonito tem mais de 100 opções de hospedagem, entre hotéis, pousadas, albergues, campings e casas de aluguel. São mais de 5.700 leitos à sua disposição. Então para facilitar  a escolha siga essas dicas abaixo:

1) Antes de tomar essa decisão considere qual o seu transporte porque a noite estar de carro faz muita diferença!

2)Se estiver de carro próprio ou locado pode ficar em qualquer hotel ou pousada já que sair para jantar não será um problema. Nesse caso, vale a pena ficar nesses lugares: Hotel Sesc Bonito (preço é ótimo e muito confortável),Pousada Di Luna, Hotel Piramiúna, Pousada Ouro Preto, Hotel Marruá, Pousada Galeria Artes, Pousada Chamamé ou Pousada do Peralta.

3) Já se estiver no transporte compartilhado melhor ficar bem no centro da cidade no Hotel Bonsai, CLH Suítes, Hotel da Praça, Pousada Ponto Bonito, Lucca Hotel Pousada, Pousada Muito Bonito ou Carandá.

4) Porém, se o fator decisivo for o menor preço possível, do tipo só para dormir, você deve escolher entre Che Lagartos Hostel, Solar do Cerrado, Pousada Recanto dos Pássaros Pousada Tapajós ou Pousada Mandala.


Qual a diferença entre o passeio do Rio Sucuri e o passeio da Barra do Sucuri?

Apesar de serem localizados lado a lado, e acontecerem no mesmo rio, o Sucuri, esses passeios possuem sim diferenças entre si. As 3 maiores diferenças são a dinâmica, o percurso e a extensão do passeio.

1) Dinâmica - Enquanto na Barra do Sucuri o passageiro passa parte do percurso no barco, uma vez que os visitantes primeiro sobem o rio para depois descerem flutuando, no Rio Sucuri (nascente) os turistas percorrem todo o trajeto flutuando na água.

2) Percurso -  na Barra do Sucuri, a flutuação começa diretamente no Rio Sucuri e termina na barra que é o encontro do Rio Formoso com o Sucuri.  Já no passeio Rio Sucuri, que acontece na Fazenda São Geraldo, o início é uma caminhada pela trilha que passa ao lado da nascente - que vale a pena ver pois é muito bonita - para somente depois começar a flutuação na água. 

3)Extensão - com relação à extensão, a flutuação da Barra do Sucuri é menor, com 1.300 metros, enquanto no Rio Sucuri (nascente) a flutuação chega a 1500 metros.


Qual é a melhor flutuação de Bonito (MS)?

Podemos dizer, sem sobra dúvida, que qualquer dos passeios de flutuação que você puder incluir no seu pacote de viagem, será, ao mesmo tempo, bonito e surpreendente. É importante compreender que há muitas variáveis que podem influenciar a sua experiência. Pequenas diferenças como o clima, o guia de turismo, a condição física e até o humor do viajante no momento do passeio, podem alterar para melhor ou para pior a sua avaliação de determinado atrativo.

É óbvio que a decisão final, sobre incluir ou não um passeio específico no seu pacote de viagem cabe exclusivamente ao cliente, mas para não errar o ideal é escolher entre as 5 flutuações de nascente em Bonito: Barra Sucuri, Rio Sucuri, Nascente Azul, Aquário Natural e Rio da Prata.

E, se o seu tempo seu bolso permitirem aproveite a oportunidade e faça SIM mais de um passeio de flutuação, não há risco de se decepcionar! Os passeios de flutuação em Bonito, apesar de se enquadrarem na mesma categoria, possuem características individuais que tornam cada atrativo uma experiência única.


Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais