5 Comidas Tipicas do Mato Grosso do Sul

tempo de leitura tempo de leitura: 7 minutos
5 Comidas Tipicas do Mato Grosso do Sul

por

Se você é fã de gastronomia e quer explorar uma culinária única do Brasil, então deve ir ao Mato Grosso do Sul, um estado famoso por suas ricas tradições culinárias.

A região da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, se orgulha de ter uma gama diversificada de alimentos que certamente irão seduzir seu paladar!

É a oportunidade para experimentar desde carnes de jacaré e Guavira, uma frutinha do cerrado usada como base em molhos e sobremesas.

Restaurante Juanita

Para ajudá-lo a navegar pelas infinitas opções, compilamos uma lista das 5 principais comidas típicas do Mato Grosso do Sul que você não pode deixar de experimentar quando visitar Bonito.

Esses pratos não são apenas deliciosos, eles também representam o patrimônio cultural da região. Portanto, prepare-se para se entregar a uma aventura culinária e descobrir os sabores distintos do Pantanal do Mato Grosso.

Aproveitamos para recomendar alguns restaurantes como a Casa do João e o Junita que costumam ser muito bem avaliados no Tripadvisor.

Introdução à culinária do Mato Grosso do Sul

A culinária do Mato Grosso é um reflexo da história do estado e da influência das culturas paraguaia, boliviana, chinesa, árabe, indiana, mineira e até sulistas!

Como é o Estado mais novo do Centro Oeste e por ter recebido pessoas dos mais variados lugares, a comida do MS não pode ser identificada em um único prato e é conhecida por ser rica em sabores e bem temperada, além de ser bastante agradável aos olhos.

Isso mesmo! Você não entendeu errado. É tanta mistura, que tinha tudo pra dar errado, mas deu certo!

A importância da comida na cultura do Mato Grosso do Sul

A comida é uma parte fundamental da cultura do Mato Grosso do Sul. Os pratos típicos são servidos em celebrações e eventos importantes, como festas de laço, feiras pecuárias e casamentos.

Para o sul mato-grossense a comida é uma forma de compartilhar sua cultura e manter as tradições vivas. Os pratos típicos do Mato Grosso do Sul são passados de geração em geração e são um elemento importante da identidade cultural da região.

Entre elas está o hábito de comer arroz carreteiro a qualquer hora, beber tereré (bebida de origem indígena), consumir bastante peixe e fazer refeições à base de mandioca ou da farinha dela e charque (uma espécie de carne seca).

Ingredientes típicos da culinária sul-matogrossensse

Os ingredientes típicos da culinária do Mato Grosso são influenciados pela sua localização geográfica.

A região é rica em recursos naturais, incluindo rios, florestas e cerrados. Os pratos típicos do Mato Grosso do Sul são preparados com ingredientes locais, como peixes de rios, como o pacu e o pintado, carnes de gado, além de frutas e vegetais cultivados na região, como o pequi e o jatobá.

Dicas para aproveitar a culinária do Mato Grosso

Para aproveitar a culinária do Mato Grosso do Sul e as comidas típicas de Bonito, é recomendável visitar pelo menos 3 restaurantes em Bonito: Casa do João, Juanita Restaurante e Pantanal Grill.

restaurante_casa_do_joao_bonito_ms

No Casa do João também recomendamos experimentar a Traíra, um pescado de águas frias, servido frito e sem espinha, ideal para comer como aperitivo.

traira-sem-espinha - acquaviagens

Experimente pratos como sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz com pequi, feijão tropeiro, lasanha de banana com leite de coco, além de muito café e chipa.

chipa - acquaviagens

E, apesar da comida de rua ser uma parte importante da cultura gastronômica do Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito é mais conhecida por abrigar bons restaurantes do que pela qualidade do fast food.

Tanto que a reputação de mesa farta e boa comida se estende também aos atrativos.

O Rio da Prata, a Ceita Corê, Serras da Bodoquena, a Boca da Onça, e o passeio de cachoeira em Bonito  da fazenda Estância Mimosa, costumam ser elogiados por esse serviço.

Almoço da Mimosa - bonito ms

Os 5 pratos típicos que você não pode deixar de experimentar no Mato Grosso

1. Arroz Carreteiro

O Arroz Carreteiro é um prato típico que tem como base o arroz e a carne. É um prato simples, mas muito saboroso e nutritivo.

arroz carreteiro-saboroso acquaviagens

O arroz carreteiro é um prato muito popular entre peões pantaneiros e foi criado para ser fácil de preparar e transportar.

Sem poder congelar a comida, os integrantes das comitivas que levavam e ainda levam centenas de cabeça de gado cruzando o Pantanal carregavam o charque em baús e, ali, a carne seca era adicionada ao arroz, garantindo a refeição!

A receita original é feita com carne de charque, mas também pode ser preparada com carne de gado ou porco.

Uma dica especial para experimentar o arroz carreteiro, presente em quase todos os buffets de cozinha regional nos atrativos é aproveitar o almoço servido nos passeios aqui da região de Bonito.

2. Pacu Assado

O Pacu é típico dos rios do Mato Grosso do Sul e é muito utilizado na culinária local. É um peixe de água doce e é muito apreciado por sua carne saborosa e macia.

No Juanita Restaurante o prato mais famoso é o Pacu na Brasa. Servido com farofa de banana, alcaparras e legumes, é considerado imperdível! Não é a refeição mais barata que você vai encontrar em Bonito mas vale cada centavo!

pacu na brasa juanita - acquaviagens

Já a piraputanga é um caso a parte! Isso porque é a espécie mais popular dos passeios de flutuação de Bonito! Graciosa e colorida, esconde um sabor delicioso e muito elogiado pelos turistas.

piraputanga-recheada acquaviagens

3. Sopa Paraguaia

A sopa paraguaia é uma comida típica do Mato Grosso do Sul que pode ser servido como entrada ou acompanhamento.

sopa paraguaia. acquaviagens

Apesar do nome, a sopa paraguaia não é uma sopa, mas sim uma espécie de bolo salgado. É feito com milho, queijo e cebola e é muito saboroso.

Pousada Arte da Natureza é uma das opções de hospedagem em Bonito que serve essa iguaria no café da manhã. Outra pousada que serve sopa paraguaia é a Ouro Preto de Bonito.

4. Carne de jacaré e caldo de piranha

A carne de jacaré e o caldo de piranha são pratos típicos da culinária do Mato Grosso que podem ser encontrados em restaurantes que servem comida regional.

A carne de jacaré é geralmente servida grelhada e é uma opção saudável e saborosa de carne branca. Vale a pena provar a carne de jacaré?

Essa é uma dúvida comum! Quando estiver em Bonito MS vale a pena experimentar a carne de jacaré sim, afinal não se sabe quantas oportunidades como essa a vida vai apresentar a você.

Isca de carne de jacare - acquaviagens

Em Bonito para treinar o paladar recomendamos provar a carne de jacaré em dois formatos: como aperitivo ou no pastel. O Pantanal Grill tem um prato de aperitivo com carne de jacaré muito bom e o melhor pastel de carne de jacaré de Bonito você vai encontrar no Pastel Bonito, que fica ao lado do Restaurante Tapera, na rua principal.

Caldo de Piranha é feito com a cabeça da piranha, que é cozida com legumes e temperos até formar um caldo saboroso.

Considerado um afrodisíaco natural, a iguaria é servida no Restaurante Pantanal Grill, bem na área central de Bonito. Lá o prato vem acompanhado com torradinhas e é super indicado para os dias mais frios.

5. A melhor carne do Brasil!

Mato Grosso do Sul é conhecido no mundo pela qualidade da carne de seu rebanho - e a não ser que você seja vegetariano, visitar o Mato Grosso do Sul e não experimentar a carne da região é como ir a praia e não entrar no mar!

Uma das razões pelas quais o sabor da carne por aqui é completamente diferente é o fato da origem orgânica do produto. Isso, além de conferir mais naturalidade e maciez, produz uma textura e consistência únicas ao produto.

costelão no bafo -juanita - acquaviagens

Diferente de outros estados como o Rio de Janeiro, onde se come churrasco com pão ou com farinha, no MS, o churrasco é degustado com mandioca, vinagrete e arroz.

Os lugares mais indicados para provar pratos à base de carne em Bonito são o Garajão Bto e o Restaurante Juanita.

Uma opção de comida típica de Bonito que é bem barata e feita à base de carne é o espetinho de contrafilé com todos os acompanhamentos (arroz, farofa, vinagrete e molho de alho).

Apesar de simples, a refeição é deliciosa e econômica (custa em média 26,00 por pessoa) e pode ser encontrada no Eraldo Espetinhos, na Rua Monte Castelo, 900.

espetinho em Bonito acquaviagens

Como preparar alguns desses pratos em casa

Também é possível comprar ingredientes típicos em mercados locais e preparar os pratos em casa se você estiver pelo Airbnb.

As receitas desses pratos são relativamente simples e podem ser encontradas facilmente na internet.Gostou do texto? Foi útil para você? Então nos ajude a melhorar nosso conteúdo sobre Bonito deixando uma avaliação ou uma contribuição aqui embaixo nos comentários para nós!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo 5 Comidas Tipicas do Mato Grosso do Sul foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

1 avaliações

5 Daiana

Esse final de semana vamos a Bonito, adoramos as d icas do texto.


Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Onde fica a maior sucuri do mundo?

Onde fica a maior sucuri do mundo?

A maior sucuri do mundo é um verdadeiro ícone da fauna sul-americana, despertando tanto [...]

Leia mais...
Melhores Pousadas em Bonito MS: 10 Indicações Para 2024

Melhores Pousadas em Bonito MS: 10 Indicações Para 2024

Nosso querido município Bonito MS, é um dos destinos de ecoturismo mais populares do [...]

(1 avaliação)
Leia mais...
Como foi formado o Buraco das Araras?

Como foi formado o Buraco das Araras?

O Buraco das Araras é um dos pontos turísticos mais fascinantes e emblemáticos da [...]

Leia mais...
Semana do Saco Cheio em Bonito

Semana do Saco Cheio em Bonito

A Semana do Saco Cheio é um período bastante aguardado por estudantes e profissionais [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais