Consideramos passeios de contemplação em Bonito as atividades ou visitas em que a pessoa não tem entra na água. Entre os principais passeios estão as visitas as grutas, a dolina do Buraco das Araras, Biopark, Passeio de Barco no Rio Sucuri e Passeio de Balão.
As grutas de Bonito, como a Lago Azul, são cavernas formadas em rocha. Elas possuem uma grande abertura frontal e podem ter desníveis internos ou salões em grandes proporções!
As Grutas de Bonito remontam do período pré-histórico quando os animais as usavam como abrigo. Depois, os indígenas da região a usavam para seus rituais e também se refugiavam ali! Tanto que o primeiro registro moderno de sua localização foi feito por um índio da tribo terena em 1924.
A Gruta do Lago Azul famosa em todo o mundo é o cartão postal de Bonito MS e uma das muitas visitas imperdíveis - o lago de coloração azul turquesa é impressionante!
As dimensões da Gruta do Lago Azul são tão grandes que meia dúzia de prédios de 4 andares poderiam existir dentro dela e ainda sobraria espaço! Isso explica o porquê dessa caverna ser considerada uma das maiores cavidades inundadas do planeta.
No lago, dentro da gruta, equipes de mergulhadores franceses como as de Jacques Cousteau já exploraram e nunca encontraram o fundo - sugerindo que a caverna tem ligações profundas com as águas do oceano atlântico e do pacífico em uma verdadeira galeria de águas denominadas Aquífero Guarani - maior depósito natural de água doce de nosso planeta!
Em 1992, mergulhadores de uma expedição franco-brasileira encontraram dentro do lago na Gruta do Lago Azul de Bonito ossadas de animais de origem pré-histórica como o Tigre Dente de Sabre e a Preguiça Gigante que teriam vivido em seu interior entre 6.000 e 10.000 anos atrás.
Não menos incríveis, a Gruta de São Miguel próxima a do Lago Azul é uma experiência impactante assim como a Gruta São Mateus, chamada de Catedral! Ao todo, são centenas de Grutas e cavernas de todos os tipos catalogadas em Bonito - nossa região se assemelha abaixo da terra a um queijo suíço onde verdadeiras galerias formam um labirinto de cavernas muitas vezes interligadas por dutos naturais subterrâneos do maior Aquífero do mundo!