Bonito MS: o que você precisa saber antes de ir

Nesse artigo separamos algumas coisas que você precisa saber antes de ir a Bonito MS, o destino de ecoturismo mais visitado do Brasil.

Agente De Viagem

A diferença entre o artigo dessa página e o de dezenas de blogs de viagem e sites com dicas sobre Turismo em Bonito está na quantidade e qualidade de detalhes sempre atualizados que só nós aqui na Acqua Viagens conseguimos disponibilizar o destino.

Isso porque nossa equipe de produção de conteúdo se baseia em experiências reais compartilhadas pelos nossos clientes e consultores no intuito de facilitar a vida de quem está em busca de informações sobre como montar seu pacote de viagem para Bonito Mato Grosso do Sul.

A princípio pode não parecer tão importante, mas, você vai acabar descobrindo que uma boa orientação vem a calhar, por que, ao contrário de outras cidades turísticas, Bonito MS tem uma série de particularidades que podem ser até bem irritantes para alguns viajantes!

Onde fica Bonito?

Vista aérea da cidade de Bonito Mato Grosso

O primeiro passo ao planejar sua viagem a Bonito é descobrir a localização da cidade. Então sobre isso você precisa saber:

Bonito é o principal destino turístico do Estado e fica no interior do Mato Grosso do Sul, na região da Serra da Bodoquena, a 297 km da capital, Campo Grande. Aliás , se você procurar onde fica Bonito Mato Grosso (que é o Estado vizinho), pode acabar desembarcando no no lugar errado.

As cidades turísticas mais próximas são: Jardim (68,3 km) e Bodoquena (74,2 km). As duas também são consideradas referência na prática de ecoturismo e, por isso, uma ótima opção para um roteiro combinado.

Com pouco mais de 22 mil habitantes, a cidade de Bonito MS é uma típica cidadezinha de interior com infraestrutura bem razoável, mas sem algumas comodidades que se espera em um destino turístico, como um Caixa 24 horas, por exemplo.

Logo de cara, entre as características mais visíveis estão a calma e a tranquilidade que o destino conserva, isso apesar de receber mais de 200 mil visitantes por ano.

As ruas são estreitas e bem arborizadas, há bem poucos semáforos e até uma praça (linda) bem no meio cidade.

Praça da Liberdade, localizada no centro da cidade de Bonito, iluminada durante a noite

A rede hoteleira é bem variada e conta mais de 50 opções de hospedagem, entre hotéis e pousadas, que oferecem desde acomodações mais simples, com diárias econômicas, até pousadas rurais e hotéis de charme. Inclusive um eco resort completo é possível encontrar em Bonito.

Com o crescimento da procura por ecoturismo, principalmente nesse período pós-pandemia, um dos segmentos mais prósperos é a gastronomia, por isso não se surpreenda com a qualidade dos restaurantes em Bonito MS, há muito o que experimentar por aqui!

Recomendo em especial pratos da culinária local à base de carnes e peixes tradicionais do Mato Grosso do Sul. Ao encontrar combinações que incluam molhos de frutas exóticas do cerrado como a Guavira, vale a pena experimentar!

A segurança (que é algo com que a maior parte das pessoas se preocupa em qualquer viagem), é um ponto a favor sobre Bonito Mato Grosso do Sul. Ela é considerada uma cidade segura.

Certamente esse não é um lugar onde se corre o risco de ser assaltado na rua. Como muitas cidades de interior, não há necessidade de ficar o tempo todo cuidando sua bolsa ou sua carteira, pois a cidade é tranquila, as pessoas são acolhedoras e muito prestativas em oferecer informações ou tirar dúvidas. 

Por isso, caminhar a noite é uma excelente opção para conhecer melhor o centro da cidade, visitar as lojinhas de artesanato, ou se distrair com os bares e restaurantes que ficam na rua principal chamada Pilad Rebuá, no trecho entre a Rua 29 de Maio e a Praça da Liberdade.

Levando em conta toda a beleza natural dessa parte sul do Mato Grosso, não é a toa que o local é o destino de vários perfis de viajantes e não só aqueles que buscam passeios de aventura. Tanto que, até hoje, Bonito é a única cidade brasileira eleita por 16 anos como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil.

Mulher fazendo mergulho no Rio da Prata, um dos principais atrativos de Bonito Mato Grosso

A formação geológica dessa região é tão rica em bicarbonato de cálcio e magnésio, que deu origem à grandes extensões de cavidades subterrâneas.

Isso faz com que o solo funcione como um "filtro", absorvendo muita água, que ressurge completamente transparente e rica nesse mineral proporcionando um belo tom de azul. E, são justamente a cristalinidade e a transparência dos rios, que atraem turistas do mundo todo.

Entre os rios mais famosos estão: Rio Sucuri, Rio da Prata, Rio Formoso, Rio Mimoso e Rio Baia Bonita.

Pessoa fazendo flutuação com snorkel no Rio Sucuri, localizado em Bonito MS

Qual a melhor época do ano para visitar Bonito?

A verdade é que mesmo sendo um destino tradicionalmente conhecido pelas atividades de mergulho e águas transparentes, Bonito tem sido cada vez mais procurado como destino para as férias de inverno.

Isso porque durante essa estação, de junho a agosto, apesar das baixas temperaturas, o clima da região é seco, então é possível aproveitar muito mais do que se você estivesse na praia, por exemplo.

Fora isso, é justamente durante a seca que as águas estão muito mais transparentes e vale a pena alugar uma blusa de manga longa para colocar por baixo da roupa de neoprene fugindo assim do frio!

Também é no inverno que ficam concentrados os maiores períodos de baixa temporada e promoções especiais - então é uma época que merece uma atenção especial!

Recomendamos também conhecer Bonito no período de setembro a novembro. Nessa época algumas poucas chuvas costumam recuperar bem o volume das cachoeiras, sem no entanto, atrapalhar a beleza das flutuações.

Lagoa Misteriosa em Jardim -  Foto de Ricnetto

Há duas ótimas razões para escolher essa época para viajar para Bonito: a primeira é conhecer a Lagoa Misteriosa, a única dolina aberta para mergulho na região e que ostenta uma água tão azul capaz de fazer qualquer pessoa perder o fôlego.

A segunda razão, não menos importante e de rara beleza, é poder apreciar durante a primavera o colorido dos Ypês, árvore símbolo do Mato Grosso do Sul.

Imagem de um Ypê florido, árvore símbolo do Mato Grosso do Sul

Agora, sem dúvida os meses com maior procura por pacotes para Bonito aqui na agência são dezembro, janeiro e fevereiro.

Costumamos recomendar esses 3 meses principalmente para quem viaja com crianças por conta das férias escolares e por causa das águas das cachoeiras que ficam mais quentes nessa época. Coincidência ou não, com mais calor, as temperaturas ficam mais altas, e há maior precipitação aumentando risco de chuva.

Por fim, abril e maio também são meses muito indicados. Nessa época a temperatura esta amena, não faz muito calor nem muito frio e o risco de chover é mínimo.

Resumindo, melhor época para visitar Bonito : abril, maio, setembro, outubro e novembro.

Como chegar em Bonito?

Família no carro simbolizando estar fazendo uma viagem para Bonito

Apesar de estar localizada a 297 km de distância de Campo Grande, capital do MS, o acesso a Bonito é simples e há pelo menos 4 formas de chegar : de carro, de van, de ônibus ou de avião.

Usar o próprio carro ou alugar um desde o aeroporto da capital (que é o mais próximo se você não usar o aeroporto local) é bem comum para quem prefere chegar em Bonito dirigindo.

Geralmente, essa escolha é feita por por viajantes que desembarcam direto em Campo Grande MS ou que partem de cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Praticidade e conforto são duas, entre outras vantagens em alugar um carro durante uma viagem para Bonito. Mas vale lembrar que por conta da alta no preço da gasolina, essa opção pode acabar não sendo a mais econômica. Por isso, não esqueça de calcular!

Outro lembrete importante é realizar a reserva do seu carro com antecedência, principalmente na alta temporada, antes mesmo de chegar em Campo Grande MS.

Para Bonito, a regra da reserva antecipada exige cuidado redobrado! Isso porque só tem 3 locadoras disponíveis na cidade e a quantidade de veículos nem sempre atende à demanda.

Distância Campo Grande x Bonito

A distância entre Campo Grande e Bonito é de quase 300 km, e, viajando de carro em dias normais, leva pouco mais de 3 horas e 30 minutos para chegar. A boa notícia é que as estradas de lá são muito boas e não possuem pedágio – o que facilita bastante a viagem.

Casal em Viagem para Bonito MS

E se você pretende usar o GPS ou aplicativos de rota como o Waze e Google Maps para definir o melhor caminho para ir a Bonito, aqui vai outra dica: esses apps costumam oferecer duas opções de rota, sendo uma via BR 262, passando por Aquidauana, e outra via BR 060, passando por Sidrolândia. Apesar disso, considere apenas a segunda opção. 

Com toda certeza, o melhor caminho de carro para Bonito é a rota via BR 060, passando por Sidrolândia, Nioaque e Guia Lopes da Laguna até chegar em Bonito.

Durante o trajeto entre Campo Grande e Bonito, os melhores pontos para que você e sua família possam fazer uma parada para lanche, banheiro ou abastecimento são:

  • Casa do Pão de Queijo, em Sidrolândia;
  • Ypê Auto Posto (foto abaixo), no trevo de Nioaque.

Auto Posto Ypê MS, localizado em Bonito

Por último, é importante considerar que os postos de gasolina de Campo Grande até Bonito ficam a uma distância de 100 km um dos outros por essa estrada.

Sendo assim, não esqueça de abastecer antes de começar sua viagem de carro até Bonito.

Van de Campo Grande para Bonito

Essa é outra forma de chegar, utilizando o transporte de van que parte do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

A maior vantagem do transporte por van para Bonito em relação ao ônibus é que, além de poder embarcar direto no aeroporto, você poderá desembarcar diretamente na sua pousada ou hotel em Bonito, assim eliminando quaisquer despesas adicionais com táxi ou transfers locais. 

O trajeto costuma durar 4 horas e 30 minutos, com uma parada no caminho para refeição.

Como os horários são fixos, você pode (e deve) agendar o transporte de van até Bonito com antecedência, através de uma agência de turismo, como a Acqua Studio de Viagens.

Assim como os passeios, o valor do transfer é tabelado em Bonito (R$ 130,00). Por isso, ao invés de perder tempo com isso no meio da viagem, vale a pena reservá-lo junto com os ingressos para passeios.

Viagem de ônibus para Bonito

Se você quer saber como ir para Bonito pagando pouco, a viagem de ônibus é a melhor opção.

Essa é a forma mais barata de chegar a Bonito a partir de Campo Grande - sendo a ideal para quem precisa economizar ao máximo no deslocamento, mesmo se precisar abrir mão de certo conforto.

A rota é operada pela Viação Cruzeiro do Sul e a diferença em relação ao transporte de van é de apenas 30 reais por pessoa, já que o valor cobrado pela passagem de ônibus de Campo Grande para Bonito é de R$ 100,00.

O viajante pode escolher entre duas opções de embarque, que pode ser realizado no Terminal Rodoviário de Campo Grande ou no próprio Aeroporto. 

O maior inconveniente de usar o ônibus é o fato de haver apenas uma saída por dia, às 08 da manhã e a maioria dos vôos chegar em Campo Grande somente após esse horário.

Mas se você faz parte do perfil dos viajantes que preferem viajar de ônibus de qualquer modo, essa continua sendo uma excelente opção.

Como chegar em Bonito de avião?

Para ir de Campo Grande até Bonito, o aeroporto mais utilizado é o de Aeroporto Internacional de Campo Grande (recém reformado - imagem abaixo).

Área de checkin do Aeroporto Internacional de Campo Grande MS

Mesmo localizado a quase 300 km de distância, ele costuma ser o mais utilizado para quem deseja viajar para Bonito. Isso porque as passagens aéreas para Campo Grande normalmente apresentarem preços melhores do que dos voos com desembarque direto em Bonito.

Agora, se o preço da passagem para Bonito não for um empecilho pra você, então, de longe, o melhor jeito de chegar é desembarcar direto no aeroporto da própria cidade.

Pista de embarque do Aeroporto Internacional de Campo Grande MS, com avião ao fundo.

O Aeroporto Regional de Bonito recebe atualmente 6 voos por semana, operados pela Azul e pela Gol Linhas Aéreas.

Pela Azul, todos os voos para Bonito possuem conexões partindo de Viracopos e ocorrem aos domingos, segundas, sextas e sábados.

Já os voos da Gol Linhas Aéreas partem direto de Congonhas, um às terças-feiras e outro às quintas-feiras.

Distância Aeroporto de Bonito x Cidade

Do Aeroporto de Bonito até o centro da cidade são menos de 10 minutos de transfer ou táxi. Há táxis disponíveis logo na saída do terminal, mas como o valor do transfer é de apenas R$ 50 por pessoa, na maior parte das vezes compensa mais.

Vale lembrar que o serviço de transfer para Bonito também deve ser reservado através de uma agência de turismo como a Acqua. É preciso considerar que essas tarifas são válidas apenas para os hotéis e pousadas localizados na área urbana da cidade.

Já para os viajantes com reserva nos locais mais afastados do centro da cidade, os valores são sob consulta. Além disso, os preços desse transporte para os hotéis e pousadas mais afastados do centro de Bonito também sofrem variação a depender do número de passageiros.

Como são os passeios em Bonito/MS?

Todos os passeios em Bonito, exceto a Gruta do Lago Azul e o Balneário Municipal, são realizados em fazendas particulares, e, embora em alguns casos até ofereçam atividades parecidas, são bem diferentes entre si.

Alguns ficam bem perto da cidade, mas a grande maioria está a 40 ou 50 minutos de carro. Por causa do controle ambiental, todos tem limite diário de visitação e o controle é rígido quanto à isso.

Balneário Nascente Azul, localizado em Bonito

Eles funcionam como uma espécie de "parque" e geralmente oferecem boa infraestrutura com lanchonete ou restaurante, wi-fi, vestiário, banheiros e estacionamento gratuito.

Com relação aos valores, os passeios praticam tarifas de Alta (férias e feriados) e Baixa Temporada e a diferença de preços entre elas pode chegar a 30%. Essa é uma das razões pelas quais recomendamos viajar na baixa temporada.

Os ingressos não são vendidos diretamente nos passeios. Você consegue comprar somente através das agências que ficam na cidade como a Acqua Viagens. Recomendamos reservar com antecedência para conseguir vagas nos melhores horários.

Também é importante saber que não existem atrativos naturais gratuitos na cidade, por isso imagino que você fique feliz em descobrir que há uma determinação de preço tabelado dos passeios em todas agências

Graças a esse cuidado, independente de qual agência local o visitante comprar o ingresso, pagará sempre o mesmo valor.

O que tem para fazer em Bonito?

Ao conhecer a cidade você percebe que há muito o que fazer em Bonito/MS, mas o essencial é fazer os passeios

Há muitos pontos turísticos para conhecer nessa região. Mergulhos nos rios de águas completamente transparentes, flutuações e cachoeiras que brotam entre os vales.

Mulher fotografada na Janela para Céu na Cachoeira Boca da Onça, em Bonito

Grutas secas e alagadas, cavernas deslumbrantes, dolinas e atividades de aventura como rafting, stand up paddle, boia cross e cavalgadas. São mais de 4 mil espécies entre peixes, animais silvestres e plantas subaquáticas,

Flutuar em nascentes de águas cristalinas

Pessoas fazendo flutuação no Rio da Prata

As principais atrações são os passeios de flutuação. Elas acontecem em mais de 6 atrativos diferentes da região. A flutuação é realizada com o acompanhamento do Guia e uso de máscara e snorkel.

  • Aquário Natural
  • Rio Sucuri
  • Barra do Sucuri
  • Nascente Azul
  • Rio da Prata
  • Nascentes da Serra

O Aquário Natural é a flutuação mais próxima da cidade (6km). Ela oferece um percurso de 800 metros através do Rio Baia Bonita, começando desde o berçário de peixes até o encontro com o Rio Formoso.

Já a Nascente Azul é a flutuação mais recomendada para viajantes idosos, famílias com crianças ou iniciantes por causa da acessibilidade da trilha e da logística do percurso no rio, um pouco mais curto que os outros.

Explorar grutas e cavernas

Mulher fazendo um passeio na Gruta Azul, localizada em Bonito mato grosso

As visitas em grutas e cavernas da cidade também são bem populares entre os turista por conta da riquezas das formações geológicas a partir das rochas de calcário.

A visita das Grutas de São Miguel é um passeio imperdível para quem organiza viagens em grupo ou se interessa por roteiros de inverno, porque além de oferecer a trilha mais suave entre as cavernas de Bonito, também não te obriga a entrar na água.

Já a Gruta do Lago Azul, é verdade que ela ocupa o topo da lista como ponto turístico mais concorrido de Bonito, então, caso se interesse em conhecer, é melhor reservar de 2 a 3 meses antes da data viagem.

Aproveitar os circuitos de trilhas e cachoeiras

Mulher pousando para a foto em uma cachoeira localizada em Bonito mato grosso

Além de belezas naturais, os passeios de trilhas e cachoeiras da região são muito divertidos e organizados. Listamos todos aqui:

  • Cachoeiras Serra da Bodoquena
  • Estância Mimosa
  • Cachoeira Boca da Onça Ecotour
  • Parque das Cachoeiras
  • Rio do Peixe
  • Ceita Corê
  • Recanto das Águas

Vale a pena viajar para Bonito?

Casal com filhos pequenos felizes simbolizando a chegada da cidade de Bonito

Sim, claro que vale a pena viajar para Bonito Mato Grosso do Sul.

Não fosse só pelo fato de que o lugar é realmente impressionante pelas belezas naturais, pela quantidade de cavernas que possui, cachoeiras que se multiplicam, da quantidade de peixes coloridos nadando junto com os visitantes ou pelas inúmeras nascentes de águas transparentes brotando da terra, tudo isso reunido em um mesmo lugar, já valeria a pena.

Bonito ainda tem a vantagem da posição geográfica, já que está bem no meio do Brasil, perto de tudo, na região Centro-Oeste, no Estado do Mato Grosso do Sul.

É fácil de chegar, as águas são mesmo muito limpas, é um destino moderno, que investe em práticas sustentáveis e conservação ambiental para as próximas gerações e utiliza energia fotovoltaica em grande parte dos meios de hospedagem.

Enfim, há uma série de motivos que podemos listar para você incluir essa cidade na sua lista de prioridades como um dos melhores lugares para viajar no Brasil.

E agora que já explicamos o que você precisa saber antes de ir pra Bonito e muito mais, recomendamos a leitura de outros textos aqui do site pois certamente serão interessantes para quem gosta de viajar!

Indique para um amigo:

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais