Bonito MS: o que você precisa saber antes de ir

Bonito MS é o destino de ecoturismo mais visitado do país, por isso nesse artigo separamos tudo o que você precisa saber antes de ir e assim aproveitar ao máximo esse lugar incrível localizado na região Centro - Oeste do Brasil.

Não resta dúvida que com a globalização das informações, bastaria fazer uma pesquisa rápida na internet para encontrar um volume imenso de blogs de viagem e bons sites com uma grande variedade de informações sobre como montar seu pacote de viagem para Bonito.

Alegria Pura Na Gruta Azul

Planejar bem essa viagem é importante, porque, ao contrário de outros destinos, Bonito Mato Grosso do Sul tem uma série de particularidades que podem surpreender um viajante mais despreparado!

A necessidade de reservar as entradas para as principais atrações com uma certa antecedência é uma dessas particularidades do destino.

Outra é descobrir que só se pode comprar ingressos para os passeios em Bonito, através de uma agência local.

À primeira vista, pode não ser muito agradável e até parecer um forma engenhosa de ganhar o dinheiro do turista de um jeito "mais fácil", mas é só chegar em Bonito para entender como isso está bem longe da realidade.

Para que você não perca tempo, também criamos uma espécie de Mapa de Navegação, assim fica muito mais fácil ir diretamente à sua área de interesse. O conteúdo possui uma linguagem simples e é bem dinâmico, além de muito completo. Vamos ao que interessa!

Navegue por esse conteúdo!

  1. Onde fica Bonito?
  2. Como é a cidade de Bonito?
  3. Quantos dias devo ficar em Bonito MS?
  4. Qual a melhor época para ir para Bonito MS?
  5. Previsão do Tempo Bonito MS
  6. Como chegar em Bonito/MS?
  7. O que fazer em Bonito MS?
  8. Como são os passeios em Bonito?
  9. Veja os principais passeios que existem em Bonito
  10. O que fazer em 4 dias em Bonito?
  11. O que fazer em Bonito MS em 5 dias?
  12. Hotel em Bonito MS
  13. Pousadas em Bonito MS
  14. O que fazer de graça em Bonito?
  15. Onde Comer em Bonito MS?
  16. O que mais preciso saber antes de ir para Bonito?

1. Onde fica Bonito?

Localizado a 297 km de distância da capital, Campo Grande, o município faz divisa com Guia Lopes da Laguna (que é a cidade mais próxima de Bonito), Jardim e Bodoquena, também apontados como referência em turismo no Mato Grosso do Sul.

Entrada da cidade de  Bonito MS

Junto com os municípios de Jardim, Bodoquena, Porto Murtinho e Miranda, formam um importante cinturão turístico no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, uma área de conservação ambiental localizada na borda da planície do Pantanal.

Essa região, conhecida como Serra da Bodoquena, ocupa um total de 76.481 hectares e se encontra em uma área de transição, por isso possui uma grande diversidade de espécies, algumas inclusive muito raras.

Dessa forma, levando em conta toda a beleza natural dessa parte sul do Mato Grosso, não é atoa que Bonito encanta vários perfis de viajantes e não só aqueles que buscam passeios de aventura.

A formação geológica dessa região é tão rica em bicarbonato de cálcio e magnésio, que deu origem à grandes extensões de cavidades subterrâneas. Isso faz com que o solo funcione como um "filtro", absorvendo muita água, que ressurge completamente transparente e rica nesse mineral proporcionando um belo tom de azul.

E, são justamente essas duas características, a cristalinidade e a transparência dos rios, que atraem turistas do mundo todo. Entre os mais famosos estão o Rio Sucuri, Rio da Prata, Rio Formoso, Rio Mimoso e Rio Baia Bonita.

2. Como é a cidade de Bonito?

Pequenacom seus quase de 22 mil habitantes, a cidade de Bonito, é uma típica cidadezinha de interior do Centro-Oeste do Brasil, com aquele ar bucólico de cidade pequena e pacata de interior.

Eleita 16x o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, Bonito é a cidade turística mais conhecida do Mato Grosso do Sul.

Ruas Do Centro Bonito MS

A infraestrutura oferecida aos viajantes em alguns pontos ainda está distante do que supõe existir em um destino turístico como Bonito, que recebe milhares de pessoas todos anos.

Um exemplo disso é o fato da cidade não oferecer até hoje um caixa eletrônico 24 hs para facilitar saques em espécie. As únicas agências bancárias disponíveis no centro são Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Sicoob e Sicredi.

Mas vai longe o tempo em que a cidade era apagadinha, com ruas esburacadas e sem calçamento, poucos restaurantes e uma rede hoteleira incipiente.

A preservação ambiental transformou-se em um dos pilares centrais da atividade turística de Bonito e trouxe com ela progresso, desenvolvimento e sustentabilidade.

Uma das coisas mais interessantes sobre Bonito é o quanto a cidade é considerada segura. Como em outras cidades de interior, não há necessidade de ficar o tempo todo cuidando sua bolsa ou sua carteira, pois certamente esse não é um lugar para ser assaltado na rua. 

Além de tranquila, as pessoas são acolhedoras e muito prestativas em oferecer informações ou tirar dúvidas. 

Monumento Das Piraputangas Bonito MS

Por isso, caminhar a noite é uma excelente opção para conhecer melhor o centro da cidade, visitar as lojinhas de artesanato, ou se distrair com os bares e restaurantes que ficam na rua principal chamada Pilad Rebuá, no trecho entre a Rua 29 de Maio e a Praça da Liberdade.

3. Quantos dias devo ficar em Bonito MS?

Agente De Viagem

O ideal para ficar em Bonito é pelo menos 5 dias inteiros. Uma dica também é fazer no máximo 2 passeios por dia para não deixar a programação muito corrida.

Com esse tempo é fácil montar um roteiro bem completo e conhecer os principais passeios de Bonito e explorar um pouquinho de Jardim e Bodoquena.

Quem não tiver toda essa disponibilidade de tempo, vale saber que permanecer pelo um mínimo de 4 dias em Bonito em imprescindível para aproveitar a viagem. Caso contrário, o "molho pode sair mais caro que o peixe".

E, se estiver pensando em aproveitar a oportunidade para uma extensão rápida ao Pantanal, considere incluir mais um ou dois dias.

4. Qual a melhor época para ir para Bonito MS?

Qual a melhor época para ir para Bonito?

Durante o inverno, entre junho e agosto o clima em Bonito é seco, então é possível aproveitar muito mais do que se você estivesse na praia, por exemplo.

A verdade é que mesmo sendo um destino tradicionalmente conhecido pelas atividades de mergulho e águas transparentes, a cidade tem sido cada vez mais procurada como destino para as férias de inverno.

Além disso, é justamente durante a seca que as águas estão muito mais transparentes e para espantar o frio vale a pena usar uma blusa de manga longa por baixo da roupa de neoprene!

Também é no inverno que estão concentrados as melhores promoções de valores de passeios - então, então, se o intuito for economizar e conseguir um bom desconto, essa época merece uma atenção especial!

Outra época que recomendamos para conhecer Bonito é de setembro a novembro. Nesse período, apesar de quase não chover, as cachoeiras costumam recuperar bem o volume das quedas d água, sem, no entanto, atrapalhar a beleza das flutuações.

Além disso, há duas ótimas razões para escolher esses meses para viajar para Bonito: a primeira é conhecer a Lagoa Misteriosa, a única dolina aberta para mergulho na região e que ostenta uma água tão azul capaz de fazer qualquer pessoa perder o fôlego.

A segunda razão, não menos importante e de rara beleza, é poder apreciar durante a primavera o colorido dos Ypês, árvore símbolo do Mato Grosso do Sul.

Ypê MS Brasil

Agora, sem dúvida, os meses com maior procura aqui na agência são dezembro, janeiro e fevereiro.

Esses 3 meses são os melhores para quem viaja com crianças por conta das férias escolares e por causa das águas das cachoeiras que ficam mais quentes nessa época.

Coincidência ou não, com mais calor, as temperaturas ficam mais altas, e há maior precipitação aumentando risco de chuva.

Por fim, abril e maio também são meses muito indicados para visitar Bonito. Nessa época a temperatura esta amena, não faz muito calor nem muito frio e o risco de chover é mínimo.

Resumindo, melhor época para conhecer Bonito : abril, maio, setembro, outubro e novembro.

5. Previsão do Tempo Bonito MS

Em se tratando de uma viagem para Bonito Mato Grosso do Sul é importante consultar alguns sites meteorológicos, antes de definir a programação e arrumar as malas.

Geralmente o mais confiável e detalhado é o Climatempo Bonito MS, além de fornecer a previsão para os próximos 15 dias no destino, ainda disponibiliza dados estatísticos e históricos das chuvas em toda a região.

Atrações adequadas a dias de chuva

Atrações adequadas a dias de frio

6. Como chegar em Bonito/MS?

Apesar de estar localizada a 297 km de distância de Campo Grande, capital do MS, o acesso a Bonito é simples e há pelo menos 4 formas de chegar : de carro, de van, de ônibus ou de avião.

Chegar De Carro Em Bonito MS

De Carro

Essa é a forma mais usada pelos viajantes que desembarcam no Aeroporto de Campo Grande e de lá seguem até Bonito dirigindo pelos 300 km que faltam para chegar. 

A viagem dura em média 3h e 30 minutos e as estradas são bem razoáveis, nada que se compare rodovia duplicada mas também por aqui você estará livre de pagar pedágio. Partindo de carro de Campo Grande para Bonito é preciso estar atento a essas dicas.

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Campo Grande há balcões das principais locadoras de veículos, entre elas, Movida e Localiza.

Aeroporto Internacional De Campo Grande MS

A locação de veículos é uma ótima opção para viajantes que priorizam conforto e praticidade durante a viagem, porém, na ponta do lápis, com o preço da gasolina como está, essa pode não ser a opção mais econômica.

É importante realizar a reserva com antecedência, comparar com atenção os preços, conferir a documentação exigida para a retirada do veículo e os horários de funcionamento das locadoras dentro do aeroporto. 

Outra dica importante é não usar o GPS ou aplicativos de rota como Waze para definir o melhor caminho até Bonito. Eles costumam oferecer duas opções de rota, uma via BR 262, passando por Aquidauana e outra via BR 060, passando por Sidrolândia.

Considere apenas essa segunda opção. O melhor caminho de carro para Bonito é via BR 060, passando por Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes da Laguna até chegar em Bonito. 

Os melhores pontos para fazer uma parada entre Campo Grande em Bonito seja para um lanche ou abastecimento são a Casa do Pão de Queijo, em Sidrolândia, e o Ypê Auto Posto, no trevo de Nioaque.

Importante também considerar que os postos de gasolina ficam a uma distância de 100 km uns dos outros nessa estrada, portanto, abasteça antes de sair.

Auto Posto Ypê MS

Chegar em Bonito de Van

Outra forma de chegar em Bonito é utilizar o transporte de van que parte do Aeroporto de Campo Grande.

As vans saem todos os dias em vários horários e o viajantes podem desembarcar diretamente nos hotéis e pousadas em Bonito. A viagem dura pouco mais de 4hs e faz uma parada no caminho.

Os horários são fixos e precisam ser agendados com antecedência através de uma das agências de turismo como a Acqua Studio de Viagens.

Como o valor do transfer também é tabelado em Bonito, o ideal é não perder tempo com isso e já reservar tudo junto com os ingressos para os passeios.

Segundo o Tripadvisor, a Acqua Viagens é empresa número 1 em transportes para Bonito. Mais informações sobre horários e valores é só chamar nosso time através do WhatsApp +55 (67) 982020015 ou pelo telefone direto +55 (67) 32553240.

Até 30 de junho de 2023, a passagem da van de Campo Grande para Bonito custa a partir de R$ 130 por pessoa. (baixa temporada). 

A vantagem em relação ao ônibus é que além de poder embarcar direto no aeroporto, o passageiro desembarca diretamente na sua pousada ou hotel em Bonito, eliminando despesas adicionais com táxi ou transfers locais. 

A primeira saída do dia é às 10hs da manhã e a última à noite, nesse mesmo valor (R$ 130) sai às 20:00 hs.

Nos feriados costuma haver uma saída extra após esse horário para voos que chegam mais tarde na capital. Mas, como não se trata de uma linha fixa é preciso consultar um dos nossos agentes de viagem.

Quando confirmada, essa van parte de Campo Grande para Bonito às 23:30 hs e e passagem desse horário especial chega a custar 30% mais caro em relação aos outros.

Chegar em Bonito de ônibus

Essa é sem dúvida a forma mais barata de chegar a Bonito a partir de Campo Grande para quem não está de carro próprio ou alugado e precisar economizar ao máximo no deslocamento.

A rota é operada pela Viação Cruzeiro do Sul e a diferença em relação às vans é de apenas 30 reais por pessoa, já que o valor cobrado pela passagem de ônibus de Campo Grande para Bonito é de R$ 101.

O viajante pode escolher entre duas opções de embarque, ele pode ser realizado no Terminal Rodoviário de Campo Grande ou no próprio Aeroporto

A escolha é feita no momento da compra da passagem, que recomendamos fazer com certa antecedência para evitar surpresas. Comprando direto pelo site da Cruzeiro do Sul ou aqui pelo site da Acqua o valor é sempre o mesmo.

O maior inconveniente de usar o ônibus como meio de chegar a Bonito é o fato de haver apenas uma saída por dia, às 08 da manhã e a maioria dos vôos chegar em Campo Grande somente após esse horário. Mas é uma excelente opção para os viajantes que preferem viajar de ônibus desde o início.

Chegar em Bonito de Avião

Bonito Ms  Aeroporto Regional

Bonito possui aeroporto homologado para aviões de todos os tamanhos, mas, o aeroporto mais utilizado ainda é o de Campo Grande, que fica a 300 km. A razão disso se deve ao fato das passagens para Campo Grande normalmente apresentarem melhor preço.

Agora, se o preço da passagem para Bonito não é empecilho pra você, de longe, o melhor jeito de chegar em Bonito é desembarcar direto no aeroporto da própria cidade.

O Aeroporto Regional de Bonito recebe atualmente 4 vôos por semana operados pela Azul aos domingos, segundas, sextas e sábados, todos com conexões partindo de Viracopos e a Gol Linhas Aéreas opera 2 vôos diretos partindo de Congonhas, um às terças e outro às quintas.

Do Aeroporto de Bonito até o centro da cidade são menos de 10 minutos de transfer ou táxi. Há táxis disponíveis na saída do terminal, mas como o valor do transfer é de apenas R$ 50,00 por pessoa, na maior parte das vezes compensa mais.

Esse serviço também deve ser reservado através de uma agência de turismo como a Acqua. É preciso considerar que essas tarifas são válidas apenas para os hotéis e pousadas localizados na área urbana da cidade.

Já para os viajantes com reserva nos "exclusivos" Pousada Boyrá e Hotel Santa Esmeralda, que ficam bem mais afastados do centro da cidade, os valores do transfer a partir do aeroporto são sob consulta e vão depender do número de passageiros.

De São Paulo ou Rio de Janeiro para Bonito

Há vôos comerciais de São Paulo para Bonito pela Azul, saindo de Viracopos e pela Gol, a partir de Congonhas.

De São Paulo para Campo Grande, temos vôos pela Azul, Gol e Latam. Consulte conosco qual companhia estará operando na época de sua visita!

Aeroporto De Bonito MS

Do Rio de Janeiro para Campo Grande também há vôos regulares diariamente, e, como a capital do Estado está somente 4 hs de distância, fica fácil chegar ao destino de ônibus ou de carro alugado!

No entanto, se você se decidiu por vir de ônibus desde São Paulo, embarcando no Terminal da Barra Funda, prepare-se para aproximadamente 17 hs de viagem. Chegando em Campo Grande é só pegar outro ônibus até Bonito.

Se, ao chegar em Campo Grande, o horário de saída do próximo ônibus para Bonito não for compatível, recomendamos embarcar em uma das vans compartilhadas que saem durante todo o dia do aeroporto. Para chegar até lá só usar o Uber ou outro aplicativo que você esteja acostumado (a).

A partir do Rio de Janeiro, a viagem é um pouco mais longa, são quase 24 horas até a capital sul mato-grossense. A Viação Andorinha faz essa rota e oferece opções na categoria leito e executivo.

Na verdade você pode vir de avião até Campo Grande de praticamente todas as capitais do país e de lá nós te buscamos em uma viagem de 300 km, dessa forma, no máximo em 4h30min você estará em Bonito.

Uma outra opção é vir de ônibus até a capital Campo Grande e depois seguir até Bonito de ônibus ou vans. 

Por último, pela proximidade dos estados, e pelo fato de haver muita gente que adora dirigir, a partir do Rio de Janeiro ou de São Paulo, vir de carro pode ser uma aventura muito interessante pelos vários cenários que a estrada oferece!

De São Paulo, saindo pela Rodovia Castelo Branco, são 1184 km de distância até Bonito MS. Dirigindo dentro dos limites de velocidade, você vai levar em média de 14 horas de viagem, então o ideal é fazer uma parada técnica e dormir pelo menos uma noite em alguma cidade do trajeto.

Rodovia Presidente Dutra  Partindo Do RJ

Agora se a sua cidade de origem for o Rio de Janeiro, a melhor opção é pela Rodovia Presidente Dutra. A viagem é longa mas a estrada é bem bonita também e a parada técnica é imprescindível já que serão 1612 km até Bonito e mais de 18hs de viagem

7. O que fazer em Bonito MS?

Há muito o que fazer em Bonito, afinal, não é à toa que o destino é considerado um objeto de desejo em nível mundial.

Mas que fique bem explicado: esse não é um roteiro para ficar descansando em hotel nem caminhando pelo centro. Conhecer os passeios em Bonito é o que faz a viagem valer a pena e atrai turistas do mundo todo.

Dito isso, você precisa saber que a grande maioria dos pontos turísticos mais ficam fora da cidade e, exceto os balneários e algumas atrações noturnas, TODOS os demais precisam de reserva.

Para ter uma noção da quantidade de coisas pra fazer, dá para conhecer um passeio por dia durante 30 dias sem repetir nenhum! São mais de 4 mil espécies entre peixes, animais silvestres e plantas subaquáticas.

Porém, como não existem atrativos naturais gratuitos na cidade, imagino que você vá gostar de saber que há uma determinação de preço tabelado dos passeios em todas agências. Isso garante que o visitante não pague mais caro independente de onde comprar o ingresso. 

Os principais pontos turísticos são as flutuações e mergulhos nos rios de águas completamente transparentes, cachoeiras que brotam entre os vales, grutas secas e alagadas, cavernas deslumbrantes, dolinas e atividades de aventura como rafting, boia cross e cavalgadas.

8. Como são os passeios em Bonito?

Os passeios em Bonito são localizados em fazendas particulares, alguns próximos à cidade e outras nem tanto. Por causa do controle ambiental, todos tem limite diário de visitação e o controle é rígido quanto à isso.

Os atrativos são classificados por categoria para facilitar a reserva, e, embora em alguns casos até ofereçam atividades parecidas, são bem diferentes entre si. Eles funcionam como uma espécie de "parque" e geralmente oferecem boa infraestrutura com lanchonete ou restaurante, vestiário, banheiros e estacionamento.

Parque Das Cachoeiras  Acqua Viagens

Os ingressos não são vendidos diretamente nos passeios. Você consegue comprar somente através das agências que ficam na cidade como a Acqua Viagens. Recomendamos reservar com antecedência para conseguir vagas nos melhores horários.

Há diferença entre os ingressos!!! Alguns já incluem no valor cobrado o acompanhamento do guia, equipamento para a atividade reservada e até mesmo o almoço, enquanto outros garantem somente a entrada ao atrativo.

Atenção ao comprar ingressos para os passeios em Bonito: verifique se sua empresa está regularizada junto à Prefeitura. Consulte a lista de agências autorizadas!

9. Veja os principais passeios que existem em Bonito:

Gruta Azul Acqua Viagens. 2 Jpg

Grutas

São 4 os passeios de gruta da cidade. Todas as visitas são acompanhadas por Guia de Turismo Credenciado e há restrição de acesso para crianças em função da idade.

Gruta Lago Azul

Gruta Lago Azul (cartão postal de Bonito) é a mais visitada de todas e ficou famosa pelo lago de águas azuis (embora não seja permitido entrar na água) que fica no fundo da caverna e é considerada um dos principais pontos turísticos de Bonito.

A Lago Azul aceita somente crianças a partir dos 06 anos de idade e fica a 22 km de distância do centro. Duração aproximada: 02 hs.

Gruta São Miguel

A São Miguel é uma gruta seca, ideal para uma visita combinada na sequência da lago Azul porque ficam lado a lado. Suas formações geológicas são bem variadas com milhares de corais e ninhos de calcário. Duração aproximada: 02 hs. Distância: 18 km.

Gruta São Mateus

A Gruta São Mateus é uma gruta seca como as Grutas de São Miguel, repleta de estalactites, estalagmites, corais, cortinas e colunas de calcário.

De todas as cavernas, é a que fica mais próxima do centro de Bonito. Duração aproximada da visita: 1h e 30 min. Distância: 06 km.

Gruta do Mimoso

A Gruta do Mimoso é o passeio mais novo de caverna em Bonito. Ele impressiona pela beleza do lago, que é absolutamente cristalino e azul. O salão onde acontece a atividade não é muito grande se comparado ao salão da Lago Azul, mas nessa atração a opção a visita inclui a flutuação com uso de máscara e snorkel.

São aceitas somente crianças a partir dos 8 anos de idade e a duração aproximada e de 1h e 30 min. Distância: 30 km.

Flutuações

Flutuar pode até parecer complicado mas não é! Aliás, passeio de flutuação é uma coisa que você não pode deixar de conhecer em Bonito!

Fazer flutuação em Bonito é uma atividade simples que não requer muita habilidade física, nem exige sequer que a pessoa saiba nadar porque o equipamento (roupa de neoprene e colete salva vidas) faz com que o corpo do visitante flutue e não consiga encostar os pés no fundo do rio, assim a água fica sempre limpa.

As flutuações, são as principais atrações de Bonito e região e elas podem ser realizadas em vários lugares diferentes! Inclusive há uma flutuação que é realizada no interior de uma caverna, 72 metros abaixo da superfície!

Aquário Natural

No Aquário Natural, considerado um grande berçário de peixes, é a sua oportunidade de flutuar no Rio Baia Bonita. O percurso possui muita vegetação e conta com o apoio do barco no trajeto. Duração aproximada: 2 hs. Distância: 07 km.

Flutuação Aquário Natural

Barra do Sucuri

O passeio de flutuação na Barra do Sucuri é dividido em 2 partes, a primeira no barco elétrico e a segunda flutuando pelo rio mais cristalino do Brasil até o encontro com o Rio Formoso. Duração aproximada: 2 hs. Distância: 17 km.

Nascente Azul

Na flutuação Nascente Azul há inclusive a possibilidade de se fazer apneia durante o percurso. Suas águas possuem um tom impressionante de azul turquesa e são bem calmas, por isso ela é muito recomendada para famílias com crianças e idosos.

Uma vantagem em reservar essa flutuação é ganhar o ingresso para o Day-use no balneário. Duração aproximada: 1 h e 30 min. Distância: 35,7 km.

Rio da Prata

A flutuação no Rio da Prata é a mais longa de todas, então exige um pouquinho mais de esforço físico. São quase 3 horas de atividade.

O destaque é a nascente do Rio Olho D´água no início da atividade com seus fervedouros incríveis! Muitos peixes e água bem cristalina. Duração aproximada: 3 hs. Distância: 53 km.

Flutuação Rio Da Prata

Rio Sucuri

O Rio Sucuri é conhecido como um dos 3 rios mais cristalinos do planeta, com tons que derivam do verde esmeralda, impressiona até os passageiros mais exigentes.

Suas águas cristalinas abrigam uma variedade de piraputangas, pacus e corimbas e a vegetação se parece muito com o fundo do mar, porém, com água doce. Duração: 2hs Distância: 18 km.

Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é a única em dolina aberta à visitação turística nessa região. O visual é singular, com dois abismos azuis a 8 metros de profundidade abaixo da superfície.

Impressionam também os grandes paredões verticais e as centenas de pequenos peixes que habitam a lagoa cuja profundidade total ultrapassa os 220 metros. O acesso é fácil mas exige certo esforço, com uma escadaria razoável até a borda.

A atração abre apenas de abril a setembro por causa da variação na cor e na visibilidade da água. Sem correnteza nenhuma, as águas são absolutamente calmas e cristalinas o que provoca a sensação de estar voando.

A duração da visita é de cerca de 2 horas e pode ser feita tanto por adultos como por crianças a partir dos 06 anos de idade. Duração: 2 horas. Distância: 50,2 km.

Nascentes da Serra

A descoberta turística mais recente da região é o passeio de flutuação Nascentes da Serra que acontece na junção do Rio Azul com o Rio Salobra em Bodoquena.

A transparência da água é considerada única entre as flutuações e a temperatura da água, pela proximidade com o Pantanal, também é um pouco mais quente.

Não é o melhor lugar para observar uma grande variedade de peixes, mas a beleza cênica é incomparável, e é a única flutuação que permite conhecer o Pantanal, a Mata Atlântica e o Cerrado ao mesmo tempo. Duração: 2hs 30 min. Distância: 22 km de Bodoquena e 74,8 km de Bonito.

Tão procuradas quanto as flutuações são os passeios de trilha com cachoeira da Serra da Bodoquena. É possível escolher entre 7 atrativos: Boca da Onça, Estância Mimosa, Rio do Peixe, Ceita Corê, Serra da Bodoquena, Parque das Cachoeiras ou Recanto das Águas.

Boca da Onça

A Fazenda Boca da Onça abriga a cachoeira mais alta do MS, com 156 metros de altura, por isso o passeio recebeu esse nome. A atividade mais reservada é a Trilha Adventure ( 4,5 km) possui uma extensa escadaria mas pode ser realizada por crianças a partir dos 3 anos.

O trajeto passa por pontos famosos como o Rio Salobra, o Buraco do Macaco e a Janela Para o Céu. Duração: 4 hs min. Distância: 59 km de Bonito.

Saiba sobre cada passeio aqui em nosso site > PASSEIOS EM BONITO!

10. O que fazer em 4 dias em Bonito?

O que fazer em 4 dias em Bonito: em 4 dias é preciso organizar bem seu tempo e priorizar os pontos turísticos mais importantes.

Considere avaliar a contratação do transporte privativo para ganhar agilidade e segurança nos deslocamentos, já que as atrações ficam distantes umas das outras e tudo acontece com hora marcada.

  • 1º Dia: Check-in. Boia Cross Cabanas a tarde.
  • 2º Dia: Gruta Lago Azul (manhã) e Cachoeiras da Estância Mimosa (com almoço incluso)
  • 3º Dia: Flutuação Rio da Prata com almoço + Buraco das Araras
  • 4º Dia: Flutuação Rio Sucuri e Check-out.

11. O que fazer em Bonito MS em 5 dias?

O que fazer em Bonito MS em 5 dias: em 5 dias recomendamos escolher pelo menos 2 passeios de cachoeira, 2 passeios de flutuação, 1 gruta, 1 atração de aventura e 1 atrativo noturno.

Sugestão de roteiro para 5 dias em Bonito:

  • 1º Dia: Check-in. Bote no Rio Formoso (tarde).
  • 2º Dia: Gruta Lago Azul (manhã) e Flutuação Aquário Natural.
  • 3º Dia: Cachoeiras do Rio do Peixe com almoço e Cavalgada Recanto do Peão (noite).
  • 4º Dia: Parque das Cachoeiras (manhã) e Flutuação Nascente Azul (manhã)
  • 5º Dia: Check-out.

12. Hotel em Bonito MS

Além de segura e com uma boa lista de atrações para conhecer, a cidade também oferece muitas opções de hospedagem, então escolher seu hotel em Bonito MS é bem simples.

Geralmente os hotéis acabam sendo usados apenas para um bom banho e descanso após um dia inteiro de passeios.

Se estiver utilizando o transporte compartilhado priorize os hotéis próximos ao centro da cidade, perto da Praça da Liberdade, ou no máximo até quadras dessa região.

O essencial é escolher um hotel que tenha boas avaliações de acomodação com ar condicionado, chuveiro, cama box, estacionamento grátis e café da manhã incluso.

  • Hotéis no centro de Bonito: Hotel CLH Suites, Hotel Bonsai, Hotel Paraíso das Águas, Hotel Piramiúna.
  • Hotéis econômicos: Bonito Hi Hostel e Hotel Sesc Bonito.
  • Hotéis de categoria superior: Hotel Marruá, Promenade Bonito All Suites, Zagaia Eco Hotel Resorts.

13. Pousadas em Bonito MS

Assim como no caso dos hotéis, você vai encontrar uma grande quantidade de pousadas em Bonito.

É só dar uma passadinha pelos principais buscadores como Booking, Decolar e Hoteis.com para se surpreender com a variedade e categorias à escolher.

Aqui separamos algumas recomendações com base em critérios como localização, preço, conforto e acomodações boas para famílias.

  • Pousadas baratas em Bonito: Pousada Mandala, Pousada Papaya, Pousada Segredo, Pousada Jardim
  • Pousadas área central: Pousada Cambará, Cambará Suítes, Pousada Calliandra, Pousada Remanso, Pousada Muito Bonito.
  • Pousadas econômicas: Pousada Diamante, Pousada Cheiro de Mato, Pousada do Peralta, Pousada Vôo das Garças
  • Pousada categoria superior: Pousada Ouro Preto, Pousada Surucuá, Pousada Olho d' Água, Pousada Girassol

Vale a pena viajar para Bonito?

Sim, claro que vale a pena viajar para Bonito.

O Estado do Mato Grosso do Sul, fica bem no meio do Brasil, perto de tudo por isso tem a tem a vantagem da posição geográfica.

Não fosse só pelo fato de que o lugar é realmente impressionante pelas belezas naturais, pela quantidade de cavernas que possui, cachoeiras que se multiplicam, da quantidade de peixes coloridos nadando junto com os visitantes ou pelas inúmeras nascentes de águas transparentes brotando da terra, tudo isso reunido em um mesmo lugar, já valeria a pena.

É fácil de chegar, as águas são mesmo muito limpas, é um destino moderno, que investe em práticas sustentáveis e conservação ambiental para as próximas gerações, não tem exploração infantil e utiliza muita energia fotovoltaica em grande parte dos meios de hospedagem.

Enfim, há uma série de motivos que podemos listar para você incluir essa cidade na sua lista de prioridades como um dos melhores destinos de turismo para conhecer em 2023.

E agora, uma vez respondida essa pergunta e ultrapassada essa questão sobre valer a pena viajar para Bonito podemos ir direto a um segundo ponto de objeção do destino: Por quê Bonito tem fama de caro? Você também já tinha ouvido falar sobre isso?

Aqui na Agência Acqua já nos fizeram essa pergunta mais de uma vez.

Porque Bonito é tão caro? Será que é mesmo? Caro quando comparado exatamente a que? Como gostamos muito do que fazemos, fomos atrás dessa resposta para vocês.

Bonito custa caro mesmo?

Veja bem, é claro que o conceito de barato ou caro envolve muitas coisas diferentes que não somente o preço de um determinado produto. Quer ver como podemos ampliar bastante essa discussão se Bonito é caro mesmo?

Na verdade os períodos considerados mais caros em Bonito são os de Alta Temporada, o que corresponde a época de férias e feriados, incluindo Natal e Réveillon, uma época que por tradição os brasileiros costumam viajar bem mais, e, por consequência, os lugares com água em abundância, como Bonito, serão os mais procurados.

Logo, quanto maior a procura, maior será o preço!

Mas nesse caso não estamos falando só dos preços dos passeios em Bonito - que apresentam uma variação pequena quando comparada aos períodos de Baixa Temporada, representando no máximo 30% de diferença - enquanto as passagens de avião chegam a ficar até 100% mais caras nessas datas.

Isso, por si só, faz a gente pensar que a época que o viajante escolhe para conhecer Bonito impacta muito mais no preço da viagem do que se imagina.

Outra conta que poucos viajantes fazem, é que a segurança e a exclusividade dos serviços oferecidos em Bonito quando comparadas a muitos outros destinos famosos e até mesmo destinos internacionais, tem um custo.

Abismo Anhumas, por exemplo, que é apontado como o passeio mais caro de Bonito (R$ 1.808 até 31 de julho de 2023), é a única atração do mundo nessa categoria de mergulho em cavernas preparada e autorizada a oferecer com segurança o Mergulho Batismo Com Cilindro.

Abismo Anhumas Bonito MS

O local é referência ao proporcionar a emoção de atingir 8m de profundidade a viajantes sem certificado de mergulho. Isso em um universo dominado por destinos como Cancun, Los Cabos, Tulum, Baixa Califórnia e Fernando de Noronha.

Outra frase muito comum mas que não resiste à pagina 2 da pesquisa do Google é que custaria mais barato ir para Paris do viajar para Bonito! Isso não é verdade.

Para conhecer a Gruta do Lago Azul, por exemplo, que é o monumento natural mais procurado do destino, é possível comprar o ingresso em qualquer uma das agências autorizadas por R$ 110 na baixa e R$ 160 na alta, que é o equivalente 20 euros e 30 euros respectivamente, ou seja, nada de extraordinário em termos de valor, não é verdade?  

Em outra categoria, a dos passeios de flutuação Bonito, que aliás são as atrações imperdíveis em um pacote de viagem que se preze, o custo também é proporcional à de uma atração importante em qualquer destino de viagem.

Flutuacao Rio Sucuri Bonito Ms Acqua

Para flutuar no Rio Sucuri, que é só o rio mais cristalino do Brasil e coincidentemente também fica em Bonito, você vai gastar o equivalente a 48 euros em 2023 (valores de Baixa Temporada) isso incluindo o guia e o equipamento completo para a atividade.

Somando valores dos passeios às despesas com a passagem aérea e alimentação viajar para Bonito em 2023 vai custar muito mais barato do que qualquer viagem internacional, isso sem dúvida alguma.

Curiosidades sobre a água de Bonito e outros cuidados

O efeito da água cristalina, aliás, merece um parágrafo especial aqui nesse texto.

Como já expliquei antes, ela é rica em calcário e magnésio, então, apesar de potável, seu consumo pode provocar algum desconforto intestinal e acabar comprometendo o sucesso da viagem, por isso esteja atento(a) para beber somente água mineral.

Outro resultado que os visitantes costumam sentir (e vai acontecer com você também) é a diferença no volume e balanço dos cabelos enquanto estiver por aqui.

O calcário vai deixar o seu cabelo completamente duro e armado, mas não se preocupe, é apenas temporário, assim que voltar a lavá-lo na sua casa ele volta ao que era antes da viagem.

E, mesmo com esse contato tão próximo à natureza, não é preciso tomar nenhum cuidado extra com a saúde antes de vir, nem mesmo tomar vacina contra a febre amarela. Saiba sobre cada passeio aqui em nosso site!

Independente do seu perfil, mais calmo ou mais aventureiro, casal ou melhor idade, em família ou entre amigos, sempre haverá um roteiro de passeios em Bonito indicado pra você.

Um dos aspectos mais interessantes dos passeios é o fato deles serem adequados aos mais diversos perfis de turistas. Isso porque Bonito oferece passeios para todas as idades, desde trilhas leves e balneários deslumbrantes para os idosos, até atividades leves e divertidas para famílias com crianças (Veja aqui quais são os passeios mais recomendados para os pequenos.)

14. O que fazer de graça em Bonito?

Você acreditaria se eu te dissesse que em Bonito nem tudo é pago e que há algumas atividades divertidas que você pode fazer sem gastar enquanto estiver na cidade?

Aproveite para ver as estrelas

Parece simples, mas não é.

Por acaso você se lembra em que ocasião parou para olhar para o céu pela última vez? Consegue pensar como apreciou a beleza das estrelas?

Pode imaginar o valor de uma oportunidade como essa? Zero poluição, zero barulho e uma imensidão só sua? Então não desperdice!

Isso mesmo, você pode se surpreender caminhando pelas estradas e descobrindo o céu mais plano do nosso planeta!

O por do sol é sensacional assim como o nascer do sol - mas as planícies infinitas desta região são proporcionais a um real abraço do céu! E a noite? "Humm", nem se fala - caminhe 1 km para qualquer lado fora da cidade e encontrará a magia da via lacta te presenteando com milhões de estrelas!

Conhecer a Praça da Liberdade 

A Praça da Liberdade é a praça principal de Bonito. Ela fica bem no centro da cidade, e, no seu entorno, estão localizados os principais bares, restaurantes, sorveterias e lanchonetes de Bonito.

O restaurante Casa do João, por exemplo, que é considerado imperdível pelos viajantes, fica menos de 100 m desse local. Então é possível fazer esses dois passeios no mesmo dia.

A praça possui uma quantidade enorme de verde e as árvores ficam muito floridas durante a primavera, nos meses de setembro e outubro.

Na lateral há uma pequena igreja, bem charmosa, chamada Capela Sagrada Família Paróquia São Pedro Apóstolo, em homenagem ao padroeiro de Bonito.

Relaxar vendo o pôr do sol

Pouca gente sabe, mas uma das coisas mais impressionantes em Bonito MS, são as cores pôr do sol!

A ciclovia e a pista de caminhada estão localizadas na entrada da cidade, ligando a cidade até a rotatória dos balneários, um dos pontos mais aproveitados pelos moradores da cidade para uma pedalada ou uma caminhada rápida no fim do dia.

Isso porque, além dos benefícios pra saúde, caminhar assistindo ao espetáculo do pôr do sol é um privilégio para poucos! Bonito é muito revigorante!

Visitar a fábrica de cerâmica Udu

O nome Udu foi escolhido em homenagem à ave símbolo de Bonito, o Udu-de-coroa-azul (Momotus momota).

A Udu é um atelier de cerâmica artesanal que desenvolve um trabalho muito voltado para os aspectos de responsabilidade social, conservação ambiental e valorização da fauna da região.

Isso fica evidente na equipe, onde todos os artesãos são pessoas da própria cidade, nascidos ou residentes, e que atuam desde a confecção dos moldes de gesso até a esmaltação e queima das peças.

As embalagens e os insumos também recebem uma atenção especial, são produzidos somente com material reciclado reaproveitado das caixas de papelão do comércio e toda a água utilizada do ateliê é proveniente de captação de água da chuva.

A fábrica está aberta à visitação de segunda à sexta das 08:00 às 18:00, e no sábado das 08 às 13:00, e fica localizada bem no centro da cidade a 160 metros do Tapera Restaurante e 150 metros do La Bonita, o "point" da balada em Bonito.

Esses são passeios para se fazer de graça em Bonito, o que significa que você, visitante, não vai precisar apresentar aquele documento do voucher retirado nas agências locais, isso porque não há uma limitação do número de pessoas ou a possibilidade de causar algum impacto ambiental.

A Acqua Viagens é uma agência de turismo de Bonito MS que além de emitir vouchers para os atrativos naturais da região, conta com uma equipe preparada para auxiliar os viajantes com informações exclusivas que contribuem para melhorar a experiência da viagem.

E não se preocupe com detalhes, Bonito é sim um destino para todos os bolsos - diga qual seu orçamento monta um roteiro de acordo com o que você precisa!

15. Onde Comer em Bonito MS?

Uma pergunta recorrente aqui na agência é sobre onde comer em Bonito? Aqui se come desde um cachorro quente até um delicioso Pacu na Brasa ou carne exótica (como jacaré) e ainda, sashimi e sushi de Piraputanga.

Aqui o visitante gastará em alimentação provavelmente o equivalente ao que mesmo que costuma gastar em sua cidade, mas isso também vai depender do que se deseja comer. Importante saber que a maioria dos hotéis serve o café da manhã e você também consegue incluir o almoço em quase todos os passeios.

Hoje é possível escolher entre comida japonesa, árabe, chinesa ou regional. São pizzarias, barzinhos e restaurantes para diversos públicos e bolsos. Além disso, a cidade de Bonito oferece uma ampla rede hoteleira com opções na categoria hostel, dezenas de pousadas e hotéis, além de resort e hotéis boutique.

Caso você esteja se organizando para viajar para Bonito pela primeira vez é importante saber algumas informações sobre a cidade, que dificilmente vai encontrar tão “explicadinhas” como aqui.

16. O que mais preciso saber antes de ir para Bonito?

Casal Recebendo Informações Sobre Bonito MS

Não existem atrativos turísticos com entrada gratuita em Bonito

Não adianta perguntar para o recepcionista do hotel, para o taxista, para o garçom, pois a resposta sempre será a mesma, não é possível ir a nenhum atrativo em Bonito sem comprar a entrada ou o voucher como é chamado nas Agências de Turismo.

Isso porque todos os “passeios estão em propriedades privadas” e os proprietários cobram entrada normalmente como seria feito em qualquer parque.

Ao cobrar o ingresso para visitação, os atrativos garantem a sustentabilidade do turismo e que todos os equipamentos utilizados nos passeios estejam dentro das normas e padrões estabelecidos para a atividade.

Além disso, ao pagar o valor do ingresso o visitante já tem incluso o serviço do guia de turismo especializado em atrativos naturais, o que contribui muito para valorizar a visita.

Os ingressos só podem ser comprados nas agências locais

A Prefeitura não permite a venda de ingressos na portaria dos passeios, uma das razões para isso, é garantir que seja respeitada a lei ambiental que limita o número máximo de pessoas por passeio por dia.

É a forma de controlar o acesso, portanto, antes de se dirigir a qualquer passeio, mesmo balneários, o turista deve passar na Agência e retirar sua entrada.

Ao definir que os ingressos podem ser comprados somente através das agências, o sistema garante que o visitante terá suporte enquanto permanece no destino.

Para facilitar a compra do voucher, Bonito possui hoje mais de 30 agências como a Acqua Viagens, preparadas para prestar esse tipo de atendimento.

O atrativo garante que o preço é o mesmo em todas as Agências de Bonito MS

Todo visitante consegue documentar o valor que foi pago pelo passeio através do voucher que é emitido pelas agências conforme o preço informado pela Prefeitura de Bonito MS. A política de preços é estabelecida pelos proprietários dos atrativos e precisa ser seguida à risca.

As agências são responsáveis apenas pela intermediação e agendamento da atividade desejada e não possuem autonomia para qualquer variação no valor que será cobrado a fim de garantir que o cliente pague um preço único e justo (o mesmo preço em todas as agências) independente de onde escolher comprar.

Para simplificar, vamos usar o valor cobrado pelo Big Mac como exemplo. Em qualquer lugar do Brasil que o consumidor chegar, seja no sul ou no nordeste, em Brasília ou no Rio de Janeiro, ele vai pagar por esse sanduíche sempre o mesmo valor, isso, apesar deles serem entregues por lojas de diferentes estados.

Em Bonito MS, acontece a mesma coisa! Vamos supor que o Rio da Prata seja o nosso Big Mac! Ele pode ser agendado em qualquer uma das mais de 30 agências diferentes, e ainda assim terá sempre o mesmo valor!

A época do ano influencia o que você vai ver em Bonito

Sim, é isso mesmo! A época do ano influencia muito em relação ao que você vai ver !

Bonito é um destino lindo o ano todo, mas as estações são bem definidas e isso pode alterar completamente o cenário do destino. Entre os meses de dezembro e março há um aumento das chuvas o que torna os passeios de cachoeiras muito mais bonitos.

A alta temporada em Bonito é no final de dezembro, janeiro, carnaval e todos os feriados! Se conseguir venha em datas opostas a alta temporada!

Já na época da seca, de maio a setembro, as flutuações se tornam ainda mais cristalinas e são sem sombra de dúvida um espetáculo inesquecível, sobretudo na Lagoa Misteriosa, Rio Sucuri, Nascentes da Serra e Rio da Prata.

O ideal é ficar pelo menos 4 dias inteiros, pois há uma certa distância entre a cidade e os passeios, localizados em sua maioria na área rural. Então é preciso ter uma logística bem definida e calcular o tempo em cada atrativo para que você possa aproveitar mais sua viagem!

Não adianta ir pra Bonito MS apenas para ficar na cidade ou no hotel

O município de tem cerca de 20 mil habitantes apenas, desses; somente 13 mil na área urbana, o que significa que Bonito é bem pequeno apesar de já contar com uma estrutura confortável para o visitante.

Entretanto, ao contrario das cidades grandes, onde se pode passear pelos shoppings ou em cidades de praia ou cidades históricas onde a atração principal da viagem é a própria cidade, o destaque de Bonito são os passeios.

Isso significa que não adianta ir para Bonito e não se organizar para visitar pelo menos um atrativo de flutuação e uma caverna, sob pena de sair do destino com a impressão de não ter visto o que era preciso.

Escassez de recursos também não pode ser uma justificativa para chegar aqui e não conhecer os passeios, uma vez que o segredo para uma viagem incrível é programar-se com antecedência! Aqui na Acqua Viagens oferecemos várias opções de pacotes econômicos que colaboram com seu bolso e proporcionam uma experiência de qualidade!

As atrações devem ser agendadas com antecedência

Por conta da grande procura e pelo fato de possuírem um limite diário de público menor do que os demais passeios, algumas das principais atrações de Bonito MS precisam de agendamento antecipado, principalmente nos períodos de férias e feriados nacionais.

Os passeios de flutuação, são feitos em pequenos grupos, de 7 a 9 pessoas por vez, sempre considerando a capacidade de carga permitida pela licença ambiental.

A Gruta do Lago Azul, por exemplo, abre venda para a Alta Temporada com até 06 meses de antecedência. Por isso, volto a recomendar, planejamento é essencial!

E, se você já estiver pesquisando sobre o nosso destino, é importante saber que não é preciso tomar vacina antes de viajar para o MS.

Não é preciso saber nadar para fazer qualquer passeio em Bonito.

Nas flutuações é obrigatório o uso da roupa de neoprene. Ela vai ajudar a dar cerca de 70% de flutuabilidade para o seu corpo e completar a sua equipagem, já que, por cima dessa roupa é colocado um colete salva vidas no tamanho adequado ao seu corpo.

Todo esse cuidado com o equipamento resolve duas situações: faz o turista flutuar como um peixe e ainda auxilia na conservação da transparência dos nossos rios já que não é permitido encostar os pés no chão durante o trajeto do passeio.

Já nos demais passeios o colete salva vidas é item obrigatório de segurança e nos balneários o equipamento está disponível para locação.

Se você se interessou por esse assunto ou está inseguro por não saber nadar, pode encontrar mais detalhes nesse texto que conta porque não é preciso saber nadar para fazer qualquer passeio em Bonito.

Gostou desse texto sobre as coisas que você precisa saber antes de ir pra Bonito? Então segue aqui mais essa dica de viagem!

Bonito não tem tanto mosquito a não ser que você vá acampar na beira de um rio o vá até o Pantanal ( lá sim tem mosquito) mas também tem a infra estrutura para te proteger deles!

No inverno traga muita roupa quente, botas para caminhada, se tiver uma roupa de mergulho leve para vestir a roupa dos passeios por cima tendo maior proteção ou alugue uma roupa para usar embaixo das roupas que os passeios oferecem!

A temperatura em Bonito no inverno varia entre 12 e 24 graus mas pode baixar muito e chegar a 5 graus.

Já no Pantanal pode incluir chapéu que te proteja do sol, camisas leves de preferência com proteção solar, botinas, calça comprida jeans ou estes modelos modernos de aventura - Entenda que deve se proteger do calor do Sol e também da umidade e frio - além dos amigos mosquitos e carrapatos!

E, já que jalamos sobre isso o que fazer em Bonito/Pantanal?

Por do Sol - Pantanal do Mato Grosso do Sul

A verdade é que se vier a Bonito toda época será excelente, mas para o Pantanal, se deseja ver os alagados tradicionais da região, o melhor período é a época das cheias - de novembro a março!

Na época de cheias, o espetáculo do Pantanal é completamente diferente, embora, mesmo na seca seja absolutamente fantástico!

Os passeios de day use, como a Fazenda San Francisco ou o Projeto Salobra são os mais práticos (pela proximidade de Bonito) para um souvenir da região, pois incluem safári fotográfico, passeio de chalana e pratos pantaneiros típicos.

Porém, fica muito aquém dos pacotes com 1 ou 2 pernoites e experiências mais completas! Podendo escolher, opte sempre por esses.

Conte conosco inclusive para tirar dúvidas sobre onde e quando não ir em Bonito MS e até mesmo para descobrir que tipo de roupa o visitante deve levar na mala.

E agora que já explicamos as Coisas que você precisa saber antes de ir pra Bonito e muito mais, recomendamos a leitura desses textos aqui embaixo pois certamente serão interessantes para quem gosta de viajar!

Indique para um amigo:

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais