É verdade que Bonito tem Sucuri nos rios?

tempo de leitura tempo de leitura: 6 minutos
É verdade que Bonito tem Sucuri nos rios?

por

Nesse texto você vai saber se é verdade que Bonito tem Sucuri nos rios e, se você corre ou não corre o risco de dar de cara com uma sucuri enquanto flutua pelos rios aqui do MS.

A verdade é que realmente há serpentes dessa espécie em toda a nossa região, aliás, não seria diferente em função da nossa localização geográfica e dos alagados e nascentes de Bonito (MS). No entanto, existência delas por si só não é motivo para que você “morra de medo” durante sua visita por aqui.

Na realidade as cobras sucuris, diferente de outras serpentes, são animais extremamente tímidos e medrosos que não se aproximam do ser humano a menos que sejam estimuladas a isso.

Em relação ao seu tamanho, ela é considerada a serpente não peçonhenta maior do Brasil.

Se conseguir avistar uma considere-se uma pessoa de sorte!

Como você pode reconhecer a Sucuri?

Primeiro, é importante saber que as Sucuris, pertencentes ao gênero Eunectes, englobam quatro diferentes espécies:

  • Sucuri-Verde (Eunectes Murinus)
  • Sucuri-Amarela (Eunectes Notaeus)
  • Sucuri-de-Beni (Eunectes Beniensis)
  • Sucuri-Malhada (Eunectes Deschauenseei)

Segundo, lagos, rios, brejos e pântanos da América do Sul (principalmente áreas rasas) são os locais onde esse animais podem ser encontrados, já que são seres semiaquáticos e estão sempre próximos a água.

Elas tem um corpo verde-escuro, com manchas ovais pretas. Os olhos e narinas estão no alto da cabeça, para que possa ver e respirar enquanto nada. O normal de acontecer quando qualquer pessoa se aproxima é fugirem nadando.

Cobra Sucuri - Acqua - Bonito MS

Não existe um caso comprovado de que uma sucuri tenha um ser humano. Essas cobras, na verdade, evitam o contato com as pessoas! Os casos mostrados na Internet e televisão não passam de montagens!

Porém como sua alimentação é essencialmente carnívora ela costuma comer peixes e rãs. E não é raro ver uma sucuri caçando animais que vão beber à margem dos corpos d’água, como capivaras, antas e veados.

Ela também chega a atacar jacarés, e como não é venenosa, mata-os por constrição. Algumas vezes, em busca de alimentação, a sucuri pode invadir fazendas ou casas para predar galinhas e outros animais de estimação. As maiores são capazes de engolir um bezerro, mas não um boi adulto.

Em Bonito, Mato Grosso do Sul, a espécie de sucuri mais comumente encontrada é a Eunectes Notaeus, conhecida como sucuri-amarela. Esta serpente faz parte do ecossistema local e é uma das maiores serpentes do mundo, conhecida por sua impressionante capacidade de natação e força.

Qual é o maior tamanho de cobra sucuri no mundo?

A maior sucuri já registrada é um tema de bastante debate e fascinação. As sucuris (ou anacondas) são conhecidas por serem algumas das maiores cobras do mundo.

E, embora haja relatos e rumores sobre sucuris enormes, é difícil comprovar essas afirmações porque são animais que se esquivam com muita rapidez, além, claro, da dificuldade de realizar uma medição precisa do cumprimento em seu habitat natural.

De acordo com informações do Instituto Butantan, as sucuris costumam atingir de cinco a sete metros de comprimento, com algumas dessas cobras podem chegar a medir mais de 8 metros. A maior sucuri do mundo com comprimento realmente comprovado, apareceu no Museu de Londres e tinha 8,80 metros.

Existem relatos de que já foram encontrados animais com até 11,65 metros de comprimento, entretanto, o tamanho da Sucuri ainda é motivo de muita discussão.

Na cidade de Bonito, não há registro de nenhuma sucuri gigante mas ela é encontrada com certa frequência em áreas próximas ao Rio Formoso e nas proximidades da Barra e do Rio Sucuri.

Rio Sucuri

O Rio Sucuri é sem dúvida um dos pontos turísticos mais procurados de Bonito MS. Aliás, esse rio em especial, foi batizado pelos índios da região e ostenta esse nome muito mais pela beleza e formato das suas curvas do que existência dessa espécie de cobras em suas águas.

A flutuação nessas águas é capaz de proporcionar imagens inesquecíveis e uma experiência sem igual. Aproveite para fazer muitas fotos! Além disso, é possível escolher entre duas opções de passeio nesse rio, o Rio Sucuri Nascente ou a Barra do Sucuri. Veja como eles funcionam e o quanto custam logo abaixo.

A nascente do Rio Sucuri é um passeio de flutuação de Bonito que fica na fazenda São Geraldo, a cerca de 18 km do centro da cidade. Nessa propriedade rio é tão claro e tão bonito que parece que foi pintado à mão e não é à toa que ele é apontado como o rio mais cristalino do Brasil, e uma das águas mais cristalinas do mundo!

A atividade começa com uma caminhada a poucos metros de distância da sede onde é possível conhecer a famosa nascente repleta de fervedouros d'água. Na sequência, os passageiros seguem até o rio onde então podem iniciar a flutuação. Durante o passeio é possível avistar uma grande diversidade de matogrossos, piraputangas, pacus e corimbas. 

Rio Sucuri - Acqua - Bonito MS

No Rio Sucuri a vegetação se parece muito com o fundo do mar, porém, com água doce. Um barco de apoio e um guia acompanham todo o trajeto enquanto os visitantes vão descendo o rio por um percurso de 1800 metros durante pouco mais de 2 horas.

É necessário deixar pelo menos a metade de um dia para fazer a flutuação no rio sucuri esse atrativo e não é preciso saber nadar conhecer esse passeio.

No valor do ingresso está incluso máscara, snorkel, roupa de neoprene, colete salva vidas e acompanhamento de guia credenciado.

Barra do Sucuri

A Barra do Sucuri também é um passeio de flutuação muito procurado em Bonito. O passeio começa com um tour de barco rio acima até as proximidades de sua nascente.

Conhecido como um dos 3 rios mais cristalinos do planeta, a beleza das suas águas com tons que derivam do verde esmeralda impressiona até os passageiros mais exigentes. Não é exagero afirmar que o caribe brasileiro de água doce está localizado no Rio Sucuri. 

Ao iniciar essa flutuação (os passageiros preparados com máscara, snorkel e roupa de neoprene) tem a sensação de planar sobre um mundo novo e colorido.

Na água, a visibilidade é excelente, superior a 17 metros e por toda parte há enormes jardins subaquáticos além de uma grande variedade de espécies de peixes. A atividade se encerra na "barra" ponto onde ocorre o encontro entre os rios Sucuri e Formoso.

Para conhecer esse atrativo é preciso deixar no mínimo metade de um dia só pra isso.

Barra do Sucuri - Acqua

Tem cobras no Rio Sucuri?

Sim, mas o mais importante é que são absolutamente dóceis e raríssimas de encontrar!

Tem cobra em Bonito?

Sim, há cobras em Bonito, Mato Grosso do Sul, assim como em muitas outras regiões turísticas do Brasil. Aliás, uma das razões pelas quais Bonito é conhecido, é pela sua rica biodiversidade.

As cobras são apenas uma parte da vasta fauna local, fazendo parte do ecossistema do Cerrado e áreas de Pantanal, onde diversos tipos de fauna e flora prosperam.

É importante destacar que embora existam cobras na região, incidentes com esses animais são raros, especialmente nas áreas turísticas do destino que estão organizadas e preparadas para atuar com a devida orientação de profissionais.

>>> MAIS CONTEÚDO SOBRE O RIO SUCURI:

  1. O que você precisa saber antes de ir para Bonito
  2. Veja a diferença entre o Rio Sucuri e a Barra do Sucuri
  3. Como funciona o passeio do Rio Sucuri?

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo É verdade que Bonito tem Sucuri nos rios? foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Onde fica a maior sucuri do mundo?

Onde fica a maior sucuri do mundo?

A maior sucuri do mundo é um verdadeiro ícone da fauna sul-americana, despertando tanto [...]

Leia mais...
Melhores Pousadas em Bonito MS: 10 Indicações Para 2024

Melhores Pousadas em Bonito MS: 10 Indicações Para 2024

Nosso querido município Bonito MS, é um dos destinos de ecoturismo mais populares do [...]

(1 avaliação)
Leia mais...
Como foi formado o Buraco das Araras?

Como foi formado o Buraco das Araras?

O Buraco das Araras é um dos pontos turísticos mais fascinantes e emblemáticos da [...]

Leia mais...
Semana do Saco Cheio em Bonito

Semana do Saco Cheio em Bonito

A Semana do Saco Cheio é um período bastante aguardado por estudantes e profissionais [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais