Miranda MS: passeios e curiosidades que você precisa saber sobre esse destino encantador

tempo de leitura tempo de leitura: 11 minutos
Miranda MS: passeios e curiosidades que você precisa  saber sobre esse destino encantador

por

Se você está planejando uma viagem para Miranda, no Mato Grosso do Sul, é importante saber a distância de Campo Grande até lá. Localizada a cerca de 200 km da capital, Miranda é um destino apaixonante, com muitas opções de lazer e turismo para quem busca contato com a natureza e cultura local.

Descubra mais sobre essa região encantadora e comece a planejar sua viagem agora mesmo.

Igreja Matriz de Miranda MS

Navegue por esse conteúdo!

 

1. A distância de Campo Grande a Miranda

A distância entre Campo Grande, a capital do estado de Mato Grosso do Sul, e Miranda, é de aproximadamente 203 quilômetros. A viagem de carro geralmente leva cerca de 2 horas e 30 minutos, dependendo das condições do trânsito e do horário escolhido para trafegar.

1.1 Como chegar em Miranda?

Para chegar até Miranda a partir de Campo Grande, basta pegar a BR- 262, que é mesma estrada que leva até Corumbá. É possível chegar de ônibus também. A Viação Andorinha e a Expresso Mato Grosso do Sul oferecem várias saídas diárias. A passagem custa menos de R$ 100 e pode ser reservada on-line.

Saiba mais sobre esse lugar que não pode ficar de fora da sua lista de próximas viagens!

2. Qual a cidade mais próxima de Miranda?

A cidade mais próxima de Miranda é Bodoquena, loclizada a 57,1 km. A segunda cidade mais próxima é Aquidauana, que fica a 72 km de distância. Ambas as cidades estão localizadas na região do Pantanal, uma área famosa por sua beleza natural e biodiversidade.

2.1 Bodoquena: 57,1 km de distância

Bodoquena é conhecida pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena e oferece uma variedade de atrações naturais. Miranda serve como um ponto de partida estratégico para explorar algumas das belezas naturais mais exuberantes da região, entre elas o Boca da Onça Ecotour e as Cachoeiras da Serra da Bodoquena. Reserve pelo menos dois dias em seu roteiro para fazer uma visita sem pressa.

Para garantir uma experiência tranquila e segura, é recomendável reservar os ingressos com antecedência nas agências de turismo locais que organizam visitas guiadas, incluindo transporte e demais serviços.

Cachoeiras Serra da Bodoquena

Para chegar às Cachoeiras da Serra da Bodoquena, é preciso dirigir por 55 km. O trajeto passa pela pela BR-262 e a viagem dura mais ou menos 1h.

As Cachoeiras da Serra da Bodoquena encantam com sua sequência de quedas d'água cristalinas. A trilha pelo circuito das cachoeiras dura perto de 4hs e é realizada em ritmo lento,  com várias paradas para um refrescante banho em meio à natureza exuberante.

   Reservar Ingressos

Cachoeira Boca da Onça

O atrativo Boca da Onça Ecotour fica a pouco mais de 100 km de Miranda. A viagem pode ser realizada em cerca de 2 horas de carro, seguindo pela rodovia BR-262 em direção a Bodoquena, e depois acessando a estrada específica que leva ao local.

Conhecido por abrigar a cachoeira mais alta do estado, com 156 metros de queda livre, o passeio oferece rapel, trilhas pela natureza preservada e banhos em piscinas naturais.

   Reservar Ingressos

2.2 O que fazer em Aquidauana/MS?

Vindo por Campo Grande, Aquidauana é parada obrigatória para quem vai a MIranda. 

A cidade oferece várias atrações turísticas para complementar seu roteiro de viagem pelo MS. Vale a pena deixar pelos um dia para visitar lugares conhecer esses 3 lugares:

1.Terroir Pantanal: essa é a primeira vinícola do Mato Grosso do Mato Grosso do Sul. Para chegar é só usar a Estrada Parque de Piraputanga, que é linda! A vinícola funciona de terça a domingo e não abre na segunda - feira. 

    Reservar Ingressos

2. Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição: a visita à Igreja Matriz de Aquidauna é gratuita. Considerada um cartão postal da cidade, a igreja foi inspirada nas igrejas européias em estilo gótico e consagrada na década de 30. O local é lindo e cheio de história visitar e tirar fotos!

3.Morro do Paxixi: Visita gratuita. Visitar o Morro Paxixi, localizado a 10 km do centro da cidade é uma das coisas mais impressionantes que você verá durante uma viagem ao Mato Grosso do Sul. É possível chegar de carro ao mirante e ainda passar por belas cachoeiras e paredões ao longo do caminho.

2.3 Confira a distância de Miranda de outras cidades do Mato Grosso do Sul:

  1. Miranda a Bonito (136 km): Bonito é imperdível se você estiver Miranda! Conhecida por suas águas cristalinas, a cidade oferece experiências únicas como flutuação nos rios Sucuri e da Prata, onde se pode observar uma rica vida aquática. Os turistas também se encantam com as impressionantes grutas, como a Gruta do Lago Azul, e desfrutam de mergulhos em cavernas, trilhas ecológicas, e visitas a cachoeiras deslumbrantes como a do Rio do Peixe.
  2. Miranda a Jardim (204 km): Jardim (MS) oferece acesso a algumas das mais belas atrações naturais da região como a Lagoa Misteriosa, que atrai mergulhadores do mundo todo com suas águas profundas e translúcidas e o Buraco das Araras.
  3. Miranda a Corumbá (222 km): Corumbá é um ponto de partida ideal para safáris fotográficos, onde os visitantes podem observar uma incrível variedade de fauna, incluindo jacarés, capivaras e uma vasta gama de aves. Passeios de barco oferecem vistas deslumbrantes e a chance de pescar piranhas, enquanto a rica história da cidade pode ser explorada através de suas fortificações militares antigas, como o Forte Coimbra.
  4. Miranda a Ponta Porã (391 km): Aproveite para explorar o comércio na Linha Internacional, uma rua que separa Ponta Porã de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, ideal para comprar produtos variados e experimentar a gastronomia típica de ambos os países.

3. Miranda MS, Quem fundou a cidade de Miranda MS?

Miranda, uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, possui uma história profundamente enraizada nas tramas do desenvolvimento do Brasil colonial e imperial. 

Sua fundação remonta a 1778, quando, sob a governança de Caetano Pinto de Miranda Montenegro, o 6º Capitão-General das capitanias de Mato Grosso e Cuiabá, foi tomada a decisão de erguer um presídio na região. 

Essa medida foi uma resposta direta ao pedido de João Lemes do Prado, o Capitão das Conquistas, visando proteger o território dos frequentes ataques de bandoleiros, especialmente os "castelhanos" provenientes de Assunção, no Paraguai. 

A escolha do nome Miranda, adotado oficialmente em 1857 por Francisco Rodrigues do Prado (irmão do fundador do presídio), serviu como uma homenagem a Caetano Pinto de Miranda, reconhecendo seu papel fundamental na segurança e estabelecimento da região. 

Contudo, a cidade enfrentaria sua maior provação em 1865, durante a Guerra do Paraguai, quando foi arrasada pelas forças paraguaias. A resiliência de seus habitantes foi posta à prova, e, após o término do conflito, Miranda foi reconstruída para continuar sua história.

4. O que fazer em Miranda Mato Grosso do Sul?

Você já ouviu falar no município de Miranda? Muitas pessoas o conhecem como Portal do Pantanal, mas ainda não tiveram a oportunidade de explorar a grande variedade de atrativos turísticos do local.

Hoje a cidade conta com cerca de 25 mil habitantes e tem o turismo rural como uma das principais referências econômicas. 

Sendo assim, ao viajar para Miranda MS você pode até visitar fazendas turísticas e passar o dia tendo experiências inesquecíveis fazendo cavalgadas e caminhadas, visitando safáris fotográficos ou praticando pescaria! 

Além dessas opções de passeio, não perca a chance de conhecer lugares únicos, como:

  • Centro Referencial da Cultura Terena;
  • Marco Histórico da Guerra do Paraguai;
  • Construções de arquitetura do início do século XX - como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1931) e também o prédio da Estação Ferroviária (1912).

Isso sem falar em restaurantes aconchegantes para provar da gastronomia pantaneira, com base em pratos com peixes regionais (especialmente pacu, pintado e piraputanga).

Não gosta de peixe? Fique tranquilo (a)! Miranda ainda será um destino interessante para você, porque a carne bovina também marca presença nos cardápios locais - o que não poderia ser diferente, graças a força da pecuária entre as atividades rurais da região.

Todas essas variações de pratos são preparadas com ingredientes locais! 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre este lugar apaixonante, confira algumas opções de passeios que vão te fazer procurar pacotes de viagem para Miranda MS hoje mesmo!

5. Principais pontos turísticos de Miranda MS

Apesar de ser um ponto de parada muito interessante para quem tem interesse em conhecer essa região privilegiada do Mato Grosso do Sul, Miranda pode oferecer passeios que merecem sua hospedagem na cidade para aproveitar mais do que ela tem a oferecer. 

Confira abaixo as opções de passeios em Miranda que não podem faltar em seu roteiro:

5.1 Noite Pantaneira

Para quem nunca ouviu falar, a Noite Pantaneira é uma festa com três horas de duração que oferece uma verdadeira experiência típica aos turistas, apresentando as mais variadas características da cultural local. 

Noite Pantaneira Miranda MS

Isso porque cultivar as tradições do Mato Grosso do Sul é algo muito importante para os moradores e nativos da região. Por isso,  este evento representa uma maneira de mantê-las vivas e mostrar o modo de vida que levam.

Durante este evento, as pessoas costumam usar trajes homenageando os condutores de boiadas, que usam berrantes para guiar o gado em estradas e fazendas.

Também contam várias histórias sobre a região e lendas que remontam há séculos, sendo passadas de geração para geração. 

Como é de se esperar, a festa tem muita música típica que é tocada por violeiros e bandas locais para garantir muita animação. 

Para não deixar a desejar e agitar a noite, acontece uma apresentação de danças regionais e depois, no baile, todos podem seguir dançando.

Ou seja, não dá nem para falar que Miranda não tem nada para fazer durante a noite com toda essa animação!

5.2 Fazenda San Francisco

A Fazenda San Francisco é um dos passeios de turismo rural mais procurados de Miranda.

Fazenda San Francisco - Miranda MS

Fica a 36km do centro da cidade e oferece atividades como: safári fotográfico em estradas com mata nativa, focagem noturna para observar animais silvestres que não aparecem muito durante o dia, passeio de chalana no Corixo São Domingos, observação de pássaros mais comuns na região, cavalgadas, caminhada em trilhas, churrasco pantaneiro, entre outros.

É o lugar perfeito para quem procura por emoções e aventuras, tendo a oportunidade de descansar e ter dias de lazer ao mesmo tempo que pode ficar cara a cara com jacarés, lobos-guará, capivaras, jaguatiricas, antas e até onça pintada. 

5.3 Fazenda Refúgio Ecológico Caiman

A Fazenda Refúgio Ecológico Caiaman tem cerca de 53 mil hectares e atua principalmente em atividades de pecuária extensiva de corte com ecoturismo. 

Refúgio Ecológico Caiman

O local disponibiliza guias que são especializados em cada detalhe da região, além de manter o foco na conservação e progresso respeitando a natureza, a cultura regional e todas as tradições de seus habitantes.

5.4 Encontro dos rios Miranda e Salobra 

Faz sentido se deslocar até Miranda e não conhecer o rio que deu origem ao nome da cidade? Não mesmo!

Encontro Rio Miranda e Rio Salobra

Por isso, também recomendamos que você visite o local onde acontece o encontro das águas dos rios Miranda e Salobra, que é um atrativo interessante e permite uma experiência bem diferente dos programas em outros municípios.

Pela diferença nas cores de suas águas, vale muito a pena presenciar este encontro, podendo observar a nítida diferença entre tonalidade turva do rio Miranda e a água cristalina do rio Salobra.

5.5 Estação Ferroviária

Por ter sido inaugurada em dezembro de 1912, a Estação Ferroviária de Miranda é um ponto turístico imperdível e que já faz valer a viagem! 

Estação Ferroviaria Miranda MS

A estação também tem importante papel histórico, porque fez parte do transporte de passageiros e de mercadorias entre cidades como Campo Grande, Corumbá e Bauru (interior paulista). 

Hoje não funciona mais com fins rodoviários, mas serve como um museu, proporcionando uma experiência inigualável aos que buscam atrativos turísticos urbanos nessa cidade. 

5.6 Usina Açucareira Santo Antônio

As ruínas da Usina Açucareira Santo Antônio também compõem a lista de prédios históricos de Miranda. 

Usina Açucareira Santo Antônio

Essa empresa foi fundada em julho de 1929 e fez parte da história do município por torná-lo um polo açucareiro super importante para o Brasil até metade da década de 30.

A partir de agosto de 2007, suas ruínas foram tombadas como patrimônio cultural nacional. 

6. O que não pode faltar nos passeios de Miranda MS?

Ficou interessado (a) em conhecer Miranda? Então, já comece a separar alguns itens que são indispensáveis para os passeios:

  • Filtro solar;
  • Boné ou chapéu;
  • Repelente. 

Para não errar na composição dos looks, use roupas leves e calçados fechados (tênis ou botas). 

Vale ressaltar que, se você planeja fazer passeios para observar aves, evite levar peças de roupa com cores vibrantes (amarelo, azul ou laranja), porque podem espantar as aves.

O que você achou das nossas dicas?

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Miranda MS: passeios e curiosidades que você precisa saber sobre esse destino encantador foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

1 avaliações

4 Ramon Gutierrez


Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Destinos de Turismo Sustentável no Brasil: O Modelo de Bonito, MS

Destinos de Turismo Sustentável no Brasil: O Modelo de Bonito, MS

O conceito de turismo sustentável no Brasil tem ganhado destaque nos últimos anos. Mesmo [...]

Leia mais...
Qual o passeio mais caro de Bonito?

Qual o passeio mais caro de Bonito?

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais procurados do Brasil [...]

Leia mais...
Qual a maior dolina do Brasil?

Qual a maior dolina do Brasil?

Imagine um vasto pedaço de terra que, de repente, se abre em um imenso [...]

Leia mais...
Onde fica a maior sucuri do mundo?

Onde fica a maior sucuri do mundo?

A maior sucuri do mundo é um verdadeiro ícone da fauna sul-americana, despertando tanto [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais