Onde fica a cidade de Bonito?

tempo de leitura tempo de leitura: 9 minutos
Onde fica a cidade de Bonito?

por

Se você chegou até essa página é porque está buscando informações que ajudem no planejamento da sua próxima viagem de férias.

Onde fica Bonito?

Neste post, vamos explicar onde fica a cidade de Bonito, qual Estado ela pertence e mostrar o mapa da cidade com seus limites.

O artigo ainda fala sobre a história da cidade de Bonito. Bonito foi fundada no início do século passado, por volta de 1915.

Foto do centro de Bonito MS

Guia da Cidade de Bonito

 

1. Localização de Bonito

A cidade de Bonito fica localizada no Centro-Oeste do Brasil, dentro dos limites do Mato Grosso do Sul. A região é chamada de Serra da Bodoquena e fica perto do Pantanal, a maior área alagada do mundo.

Cidade de Bonito Vista Aérea
Foto de Bonito MS: vista aérea

Distância de Bonito a Campo Grande

Bonito está a 300 km de distância da capital, Campo Grande, localizada mais a sudoeste do Mato Grosso do Sul. Suas principais atividades econômicas são: ecoturismo, pecuária e agricultura.

Bonito: cidade turística mais importante do MS

Bonito MS é a cidade turística mais importante do Estado do Mato Grosso do Sul. A cidade foi eleita 16 vezes como o melhor destino de Ecoturismo do Brasil. Bonito superou concorrentes como Fernando de Noronha (PE) e Foz de Iguaçu (PR).

O município tem uma área de 5.373,016 km². Possui cerca de 22,4 mil habitantes. Está entre as 30 maiores cidades do estado, de acordo com o senso IBGE em 2020.

Foto de Bonito MS - Praça da Liberdade - 2021
Fotos da cidade de Bonito

2. Como chegar

Você pode chegar a Bonito de avião via Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O aeroporto da cidade é internacional e possui boas conexões com as principais capitais do Brasil.

Carro alugado ou transfer

De Campo Grande, você pode alugar um carro ou pegar o transfer para Bonito, que fica a cerca de 300 km de distância. De carro são 3 horas de viagem. A melhor rota de acesso é pela BR rodovia MS-345, batizada de “Estrada do 21”.

De van ou ônibus, a viagem dura 4 horas e meia. A estrada é asfaltada e bem sinalizada. As saídas são diárias e há vários horários disponíveis. O serviço é confortável e seguro. Basta você se informar com sua agência de turismo.

Direto em Bonito

Você também pode chegar direto em Bonito. A cidade possui um aeroporto, que é pequeno, mas recebe voos regulares da Azul e da Gol vindos de Viracopos e Congonhas. De lá você pega um táxi ou contrata um transfer para o centro. São 15 km de distância.

2.1 Distância de Bonito das principais capitais

A distância da cidade de Bonito em relação as principais capitais do país é importante se você decidir viajar de carro.

  • Brasília (DF) - 1.312 km
  • São Paulo (SP) - 1.490 km
  • Rio de Janeiro (RJ) - 1.611 km
  • Curitiba (PR) - 1.200 km
  • Florianópolis (SC) - 1.513 km
  • Porto Alegre (RS) - 1.535 km
  • Salvador (BA) - 2.682 km
  • Recife (PE) - 2.694 km

3. Mapa da cidade Bonito

O mapa da cidade (abaixo) pode ajudar na localização de vários pontos. É importante lembrar que Bonito, como cidade pequena que é, não oferece alguns serviços comuns em cidades grandes como caixa 24 horas, transporte coletivo e Uber. Mas isso não chega a ser um problema. Pix, cartòes de crédito  e débito são aceitos em os lugares. 

3.1 Informações Útéis Sobre Bonito

Essas informações são essenciais para quem visita Bonito, MS, e garantem que os visitantes possam acessar serviços importantes durante sua estadia.

  • Hospital Darci João Bigatton: R. Oito, 69-133 - Bnh(Vila Recreio, Jardim Andreia). (67) 3255-1839
  • Drogaria Drogacruz: R. Cel. Pílad Rébua ,1799, Centro. (67) 3255-1554.
  • Aeroporto Regional de Bonito:  MS-178, km 13. (67) 3255-3222
  • Rodoviária (Cuzeiro do Sul): (67) 3255 1606
  • Ponto de Táxi N 1: R. Vinte e Nove Maio, 908, Centro, (67) 3255-1270
  • Ponto de Táxi N 2: R. Monte Castelo, 1059. (67) 3255-1760

4. História da Cidade de Bonito

Foto de Bonito MS - Praça da Liberdade - 1952
Fotos de Bonito MS: Praça da Liberdade - 1952

A história da cidade de Bonito começou em 1915, com a sua criação como um distrito de Miranda (MS). Bonito era parte da cidade de Miranda até 1937, quando foi transferido para o município de Ponta Porã (MS).

Em 1946, o nome de Bonito foi mudado para Rincão e depois foi incorporado novamente à cidade de Miranda por mais dois anos. Em outubro de 1948, o distrito de Rincão se tornou um município separado de Miranda. O novo município passou a se chamar Bonito, nome que mantém até hoje.

A sede do pequeno povoado foi instalada em 01 de janeiro de 1949. Essa área fazia parte das terras da Fazenda Rincão Bonito, que pertenciam ao Capitão Luiz da Costa Falcão. Ele era um militar remanescente da Guerra do Paraguai e se tornou o primeiro tabelião da cidade.

4.1 Em qual Estado fica Bonito?

Foto de Bonito MS
Foto Antiga de Bonito MS

Bonito fica no Estado do Mato Grosso do Sul, o sexto maior estado em extensão entre as unidades federativas do país. Sua capital é Campo Grande, onde fica a sede dos poderes executivo, legislativo e tribunais estaduais de justiça.

Bonito Mato Grosso?

Não é raro alguém comentar como é lindo "Bonito Mato Grosso" e isso quase sempre desencadeia alguma confusão! Mas a verdade é que Bonito é uma cidade que já pertenceu mesmo ao Estado do Mato Grosso.

Isso foi antes do presidente Geisel assinar a divisão do Estado de Mato Grosso. A separação do estado encerrou a rivalidade de 40 anos entre Cuiabá e Campo Grande.

Campo Grande

Hoje, Campo Grande é a capital do Mato Grosso do Sul e a capital mais próxima de Bonito.

A separação de Mato Grosso em 1977 foi importante para o crescimento de Bonito e da região da Serra da Bodoquena, segundo historiadores.

As decisões políticas, econômicas e administrativas passaram a considerar mais as necessidades da população das cidades antes distantes da capital. Essa proximidade, claro, provocou um reflexo imediato.

As obras de infraestrutura passaram a acontecer com mais frequência, em maior escala e mais rapidamente. Todos os municípios têm energia elétrica, agências de correios, telefonia, estradas e escolas novas.

Antigamente, a luz era gerada por geradores a gasolina que eram desligados às 10 da noite. Em intensidade semelhante, municípios como Campo Grande, Corumbá, Aquidauana, Dourados, Bonito, Nioaque e Miranda passaram a desfrutar de crescimento e prosperidade.

5. O que fazer em Bonito MS?

O que não falta é o que fazer em Bonito. São dezenas de atrações que incluem trilhas e cachoeiras, rios de água cristalina e cavernas. Difícil mesmo é escolher onde ir e aproveitar o que a cidade oferece de melhor.

1.Conhecer as fazendas da região

De forma geral, todos os passeios são realizados em fazendas da região. Elas descobriram no turismo uma alternativa sustentável de exploração dos recursos naturais que acabou por envolver toda a comunidade.

2. Explorar as Grutas

A Gruta do Lago Azul é o monumento natural mais famoso do destino, então não pode ficar de fora do seu roteiro. A Gruta do Mimoso, a 35 km da cidade, é a segunda mais visita e oferece a opção de mergulho e flutuação.

3. Nadar nos rios de águas transparentes

Os rios mais famosos são o Sucuri e o Rio da Prata onde se faz flutuação. O passeio de bote (uma espécie de rafting) acontece no Rio Formoso. O Aquário Natural, no Rio Baía Bonita, também é um lugar de beleza infinita, com água doce semelhante ao oceano atlântico.

O complexo da Nascente Azul é outro ótimo local para flutuação. Há muitos peixes e é seguro. É ideal até para crianças, pois a correnteza é fraca.

Aquário Natural - Bonito MS - Acquaviagens
Foto de Bonito: Flutuação Aquário Natural 

4. Mergulhar em Cavernas Incríveis

Para os amantes do mergulho com cilindro, Bonito também é uma referência com relação a mergulhos em cavernas como o Abismo Anhumas.

O Abismo, aliás, é considerado a atração mais exclusiva da cidade. Nesta caverna, você pode fazer mergulho a uma profundidade de até 8 metros, e não precisa ter nenhuma experiência anterior! Fica a apenas 23 km do centro da cidade.

A Lagoa Misteriosa (espécie de caverna ao contrário) é outra ótima opção para mergulho, com águas transparentes e visual impressionante! A atração está aberta apenas de abril a setembro. A atração fica em Jardim, cidade vizinha. Jardim está a cerca de 53 km de distância.

Lagoa Misteriosa em Bonito MS
Foto de Bonito MS: Mergulho com Cilindro na Lagoa Misteriosa por Marcio Cabral

5. Tirar fotos inesquecíveis nos passeios de trilhas com cachoeiras

Os passeios mais populares de trilhas com cachoeiras são a Boca da Onça, Ceita Corê e Estância Mimosa. A Boca da Onça oferece a cachoeira mais alta do MS em seu circuito, além de café e almoço inclusos no ingresso.

A Estância Mimosa é uma fazenda típica sul mato grossense, a 17 km do centro. O ingresso inclui visita guiada em 11 cachoeiras e piscinas naturais, passeio em barco elétrico e almoço.

Já na Ceita Corê você consegue aproveitar ao máximo durante o dia todo. As trilhas são ótimas para tirar fotos e a flutuação na nascente do Rio Chapena é uma oportunidade única em Bonito.

Na área central da cidade há vários pontos turísticos que valem a pena conhecer. O Projeto Jiboia é um atrativo noturno bem interessante. A Praça da Liberdade tambem. Ela é bem bonita e cheia de árvores, muito conhecida pelo Monumento das Piraputangas, idealizado pelo artista plástico Cleir.

O destino é conhecido principalmente pelos passeios de flutuação e pelos atrativos de aventura. Entretanto, o crescimento do turismo em Bonito, vem atraindo turistas interessados pela gastronomia e pelos eventos da cidade.

A cidade que celebra sua cultura e suas tradições. O calendário fixo é repleto de eventos variados e emocionantes.

Romaria de Sinhozinho

Romaria Do Sinhozinho

Entre os destaques está a Romaria do Sinhozinho, realizada anualmente no dia 12 de outubro, que reúne fiéis em uma peregrinação de fé e devoção até a capela perto do Rio Mimoso.

Festa de São Pedro Padroeiro 

Outro evento de grande importância é a Festa de São Pedro, que acontece no dia 29 de junho. Esta festa tradicional atrai moradores e visitantes para celebrar o santo padroeiro da cidade com missas, procissões e festividades que refletem a forte identidade religiosa e cultural de Bonito.

FLIB Bonito 

Bonito Flib

Além das celebrações religiosas, Bonito também é um ponto de encontro para eventos culturais e esportivos. A Feira Literária de Bonito (FLIB),  por exemplo, promove debates e atividades que destacam a importância da literatura como meio de diálogo e conexão. 


Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito

O BONITO CINESUR – Festival de Cinema Sul-Americano, traz à cidade o melhor do cinema sul-americano, com exibições de filmes e discussões sobre projetos cinematográficos, além de ofinas de roteiro e apresentações musicais. 


Festival de Inverno de Bonito

O Festival de Inverno de Bonito acontece geralmente em julho e é o maior evento cultural da cidade. Por ele passam os maiores nomes das artes brasileiras. Música, teatro, dança e sustentabilidade. Já o Festival da Guavira celebram a música e os sabores regionais e acontece em novembro.

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Onde fica a cidade de Bonito? foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

4 avaliações

5 Nair

Quero comhecer a sua cidade

5 Sirlene oliveira de Souza

5 Moni

Gostei

5 Mario Silva de Oliveira

Maravilhosa a cidade


Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Destinos de Turismo Sustentável no Brasil: O Modelo de Bonito, MS

Destinos de Turismo Sustentável no Brasil: O Modelo de Bonito, MS

O conceito de turismo sustentável no Brasil tem ganhado destaque nos últimos anos. Mesmo [...]

Leia mais...
Qual o passeio mais caro de Bonito?

Qual o passeio mais caro de Bonito?

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais procurados do Brasil [...]

Leia mais...
Qual a maior dolina do Brasil?

Qual a maior dolina do Brasil?

Imagine um vasto pedaço de terra que, de repente, se abre em um imenso [...]

Leia mais...
Onde fica a maior sucuri do mundo?

Onde fica a maior sucuri do mundo?

A maior sucuri do mundo é um verdadeiro ícone da fauna sul-americana, despertando tanto [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais