Pousada Aguapé
por
Quem visita a Pousada Aguapé, no Pantanal, com certeza volta outra vez. Esse paraíso particular está localizado a 195 km de Campo Grande, tendo Aquidauana como a cidade mais próxima (54 km da pousada). Acredite se quiser, mas tudo que pode encontrar nos últimos 50 km de acesso é estrada de terra.
Conheça melhor esse destino que é exatamente o que você precisa para se desligar do mundo e ter dias de descanso!
O que esperar da Pousada Aguapé?
Se já parecia um lugar especial para passar alguns dias livres, agora vai ficar mais ainda. A Pousada Aguapé tem toda estrutura necessária para te receber ao mesmo tempo que é um ambiente bem familiar - já que a área pertence à mesma família há mais de 150 anos.
Desde 1989 a pousada vem sendo inovada e aprimorada com diversas atividades, dando continuidade às tradições de turismo ecológico - como criação de gado, pesca e apoio a projetos (como o Projeto Arara Azul e Pecuária Orgânica).
A Aguapé está localizada em uma região naturalmente rica, porque é formada por características típicas da vegetação do Pantanal e também se encontra vegetação de cerrado, vazantes, baías (lagos), corixos e próprio Rio Aquidauana com mata ciliar.
Isso quer dizer que você pode visitar a Pousada Aguapé em qualquer época do ano, sendo no período de cheia ou de seca, e mesmo assim vai conseguir conhecer as riquezas do Pantanal.
Graças a essa diversidade, esse lugar é um sonho para os observadores de aves, tendo mais de 300 espécies já cadastradas.
Para melhorar a experiência, na Aguapé você consegue acordar ao canto dos pássaros e até tem a chance de tomar leite no curral nas primeiras horas do dia, vendo o nascer do sol. Aliás, existe algo mais mais lindo do que contemplar o sol nascer ou o pôr do sol no Pantanal? Nem precisa responder! Já sabemos a resposta ;)
Refeições na Pousada Aguapé
Na Pousada Aguapé ninguém passa vontade de nada! Servem pratos típicos e outros para todos os gostos nas 3 refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar).
Ou seja, você pode escolher comer pratos típicos da culinária pantaneira (como pão de queijo pantaneiro, caribel, arroz carreteiro, arroz com galinha, caldo de piranha, macarrão tropeiro e sopa paraguaia), peixes, carnes, queijos, pães e doces. Tudo preparado em cozinha própria.
É interessante ressaltar que os queijos, as coalhadas, os bolos e doces caseiros são produzidos com ingredientes da própria fazenda para dar um sabor ainda mais especial às refeições.
Tudo isso vai permitir que você conheça mais da cultura e dos hábitos pantaneiros.
O que está incluso na diária?
Devido a sua localização mais afastada, é importante esclarecer logo de início que a Pousada Aguapé não oferece transporte para o local, mas caso isso seja necessário, você pode contratar esse serviço de forma terceirizada.
A diária da Pousada Aguapé inclui essas 3 refeições (exceto bebidas) e 02 passeios por diária.
Para passar 2 dias na pousada, por exemplo, funcionaria da seguinte forma:
1º dia na Pousada Aguapé
Início da diária: 14h
- Lanche da tarde;
- Passeio da tarde entre 14h30 e 17h (dependendo do horário do pôr do sol);
- Jantar das 19h às 20h30.
2º dia na Pousada Aguapé
- Café da manhã entre 6h30 e 08h;
- Passeio da manhã que tem início às 7h;
- Almoço entre 12h e 13h;
- Saída da pousada.
Avisos importantes
- Em uma das noites ao longo da estadia, é organizada a focagem noturna;
- Quando o hóspede não estiver na pousada no horário estipulado para determinado passeio ou refeição, os mesmos não serão agendados ou descontados para que seja possível repor o que foi perdido;
- Você pode agendar passeios extras na recepção pousada, geralmente são programas para o período noturno;
- As refeições serão servidas apenas nos horários estipulados;
- Os hóspedes são acompanhados por guia local em todos os passeios têm acompanhamento de guia. Não está incluso guia bilíngue, mas esse serviço também pode ser contratado a parte caso necessário - desde que seja avisado com antecedência;
- A recepção da Pousada Aguapé fica aberta das 6h30 às 21h. Esteja atento à esses horários para check-in e check-out;
- A pousada oferece seguro (Porto) para hóspedes durante a realização de todos os passeios;
- Variações das condições climáticas (como chuva forte ou raios) podem adiar, impedir, interromper ou mesmo dificultar a realização de passeios;
- Como de costume na região, os passeios têm limitação no número de visitantes por período. Portanto, os hóspedes são divididos para que possam realizar o passeio (ainda que pertençam ao mesmo grupo);
- Os horários de chegada e saída podem ser organizados em escala de passeios e refeições;
- Considerando a questão de segurança, durante a realização dos passeios a pousada mantém contato via rádio com todas as partes dos diferentes trajetos. Os guias locais são extremamente capacitados e treinados para primeiros socorros, procedimentos de resgate e emergência (com documentação e teste);
- Como a pousada e todas as atividades oferecidas pelo estabelecimento se encontram em área rural, no município de Aquidauana, eventuais transportes e/ou remoções até a cidade mais próxima costumam demorar mais de 1 hora.
Sabendo disso, é importante que os hóspedes levem medicamentos de uso contínuo ou os remédios que possam precisar utilizar se for necessário durante a viagem, visto que a farmácia mais próxima fica a 54 km de distância da pousada;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas antes de fazer qualquer passeio;
- Em todas as atividades, o guia responsável pelo grupo leva água;
- É permitido levar máquina fotográfica e/ou filmadora em todas as programações, porém, a pousada está isenta da responsabilidade por eventuais danos a tais equipamentos.
Como chegar na Pousada Aguapé?
A Pousada Aguapé fica próxima a Serra de Maracaju, a qual divide o planalto da planície pantaneira.
Para chegar até lá saindo de Campo Grande, você vai precisar se deslocar seguindo sentido Aquidauana pela BR 262. Se estiver saindo do aeroporto, é só virar à esquerda e seguir a sinalização das placas para Aquidauana.
Será uma viagem de 140 km de Campo Grande até Aquidauana e depois será necessário percorrer mais 55 km de Aquidauana até a Pousada Aguapé (total de 195 km).
Para ser mais específico, quando chegar em Aquidauana vindo de Campo Grande, após a ponte do Rio Taquarussu você vai encontrar o 1º trevo da entrada das cidades de Aquidauana e Anastácio. Não entre na cidade! Continue na BR 262 até chegar ao 2º trevo, onde você deve continuar também pela BR 262 sentido Miranda/Corumbá.
Seguindo 4 km após o 2º trevo, você vai ver uma placa na estrada que indica a Pousada Aguapé a 500 metros, com a entrada da estrada de terra à direita.
A partir dessa entrada ainda são percorridos mais 49 km até a pousada. E você vai notar sinalizações de placas de quilometragem durante todo o trecho de estrada de terra. Assim você chegará na Pousada Aguapé.
Pensando no percurso de Miranda até a pousada, você vai sair sentido Aquidauana e percorrer 68 km (distância entre a cidade de Miranda e a entrada da estrada de terra. Também é possível. Na entrada da estrada de terra vai ver a mesma placa indicando o caminho até a Pousada Aguapé.
Por fim, se estiver em Bonito MS e quiser ir até a Pousada Aguapé, em Aquidauana, vai viajar mais 200 km. Nesse caso, você vai sair de Bonito em direção a Guia Lopes da Laguna e depois seguir sentido Nioaque. Quando chegar no trevo da cidade de Aquidauana, também não entre na cidade.
Pegue o trevo sentido Miranda/Corumbá e ande mais 4 km até achar uma placa na estrada que indica o acesso à Pousada Aguapé dali a 500m (entrada da estrada de terra à direita).
Depois, é só seguir o mesmo caminho dos outros trajetos. Percorra a estrada de terra seguindo as placas para a Pousada Aguapé por 49 km.
O que você achou das nossas dicas?
Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.
Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!
Indique para um amigo:
Autor: Luciana Garcia
Este conteúdo Pousada Aguapé foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:
1 avaliações
Muita paz, e orgulho em saber que tem brasileiros
de raiz, conservando o pantanal
Outras dicas relacionadas de Bonito MS
Onde fica a nascente do Rio Sucuri?
Quer saber onde fica a nascente do Rio Sucuri? Veja isso e outros detalhes deste ponto perfeito.
Em dúvida sobre Bonito e Jalapão?
Está em dúvida sobre Bonito e Jalapão? Então, você precisa conferir esse artigo.
Centro de Convenções de Bonito
Quer saber mais sobre o Centro de Convenções de Bonito? Esse é o momento perfeito!
Chapada Diamantina é um destino que vale a pena?
Quer saber mais sobre a Chapada Diamantina? Esse local realmente é uma opção que vale a pena.