Pantanal Sul: conheça a Aquidauana
por
O encantador município de Aquidauana, que está localizado a 136 quilômetros de Campo Grande, é considerado como a porta para o turismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul.
Para quem quer conhecer um lugar com muitas belezas naturais, não pode deixar de passar por sua Estrada Parque de Piraputanga e outros de seus pontos turísticos, como o Morro do Paxixi. Dá para acreditar que este morro já foi até cenário para gravações de curta metragem e da primeira edição da novela Pantanal? Super justo, não é?!
Inclusive, para quem está acompanhando agora a nova produção da novela, vale muito a pena planejar uma viagem para o Pantanal e passar por Aquidauana.
Além de toda riqueza de paisagens e marcantes características da cultura local, Aquidauana recebe calorosamente todos os que se dispõem a visitar este lugar. É um lugar interessante em todos os sentidos, tendo tudo que é necessário para atender as expectativas dos aventureiros e também de quem prefere passeios mais tranquilos.
Independente de qual seja a intenção da viagem, os passeios em Aquidauana não vão deixar a desejar.
Confira abaixo algumas sugestões deles para conhecer melhor o lugar e conseguir montar um roteiro de viagem!
Passeios em Aquidauana: quais são as melhores opções do lugar?
Morro do Paxixi
O primeiro lugar não poderia ser de outro ponto turístico que não o Morro do Paxixi. Este atrativo fica a apenas 10 km de distância do município, mais especificamente, no distrito de Camisão.
Este morro é envolvido pela Serra de Maracaju e, para chegar até o topo, é preciso encarar uma subida que tem muito verde e diversos paredões rochosos.
Mesmo que essa subida não seja pavimentada, é possível ter uma excelente experiência desde a primeira parada.
Para começar, você consegue aproveitar uma cachoeira de pequeno porte (que fica mais baixo em tempos de seca, e mais volumosa em períodos de chuvas). E olha que o passeio vai estar só começando.
Antes de chegar ao topo, você deve encontrar diversas antenas de telefonia móvel, o que é um sinal de que seu destino está finalmente chegando (entendeu?).
Depois dessa jornada, seu esforço vai valer muito a pena quando conseguir contemplar a vista fantástica cheia de vegetação local.
Chacara dos Mirantes
A Chacara dos Mirantes é para quem gosta de acampamento, muito ar puro e trilhas (inclusive uma que leva cerca de 3 horas para ser finalizada). Isso sem falar nos 4 mirantes que oferecem paisagens de aplaudir, no sítio arqueológico e um córrego de água bem gelada para banhos de lavar a alma.
Este paraíso está localizado na Estrada Parque (MS-450), na Furna dos Baianos.
Museu a céu aberto
O que hoje é conhecido como o acesso entre Palmeiras e Piraputaga, já foi uma região povoada há mais de 10 mil anos atrás, sendo o lar de diferentes tribos.
Foi exatamente neste local que conseguiram encontrar os primeiros vestígios de seres humanos na terra, de acordo com a arqueologia. Inclusive, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) reconhece o espaço como patrimônio.
Ponte de Ferro
Antes a passagem frequente de trens. Hoje, uma das principais portas de entrada do município!
A ponte de ferro é um lugar com trilhos de ferro que fazem parte de muitas histórias da região, porque apesar de não cumprir com sua primeira função, ainda atrai diversos turistas que vão aproveitar o cenário para fotografar e até para pescar.
Atenção: este lugar fica um pouco distante do centro. Por isso, deve ser visitado com pessoas (de preferência profissionais) que conheçam a região. Conseguir acessar a ponte de ferro pode não ser muito fácil.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz fica entre os municípios de Aquidauana e Anastácio, representando um ponto turístico obrigatório para quem aprecia o melhor da arquitetura gótica e monumentos religiosos históricos.
Ela foi construída com vitrais projetados e torres com ponta de agulha, e é conhecida como Paróquia Nossa Senhora Imaculada desde o dia 4 de abril de 1912.
Terroir Pantanal
Sendo a prova de que tudo que é bom pode melhorar, visitar o Pantanal pode ser ainda mais incrível desde fevereiro deste ano!
Aquidauana ganhou sua primeira vinícola, que também é a primeira do Mato Grosso do Sul: o Terroir Pantanal Wine & Beer.
Este belíssimo lugar tem paisagem pantaneira, diversão e muito charme.
É o lugar perfeito para conhecer de perto o processo de produção de vinhos tintos, espumantes e cervejas artesanais. O Terroir Pantanal ainda proporciona algumas atividades como opções de lazer.
Para viver essa experiência, você também deve ir até a Estrada Parque de Piraputanga, na Serra de Maracaju.
Você pode viver isso tudo e muito mais a hora que quiser! E nós, da Acqua Viagens, podemos te ajudar. Quer saber como? Fale conosco.
O que você achou das nossas dicas?
Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.
Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!
Indique para um amigo:
Autor: Luciana Garcia
Este conteúdo Pantanal Sul: conheça a Aquidauana foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:
2 avaliações
Muito bom e útil...
Gostei muito
Outras dicas relacionadas de Bonito MS
Fernando de Noronha, Bonito ou Jalapão: Qual o melhor?
Fernando de Noronha, Bonito ou Jalapão: Qual o melhor? Descubra agora!
Pesca no Pantanal
A pesca no Pantanal é uma das atividades mais apreciadas por pescadores iniciantes e experientes.
Bonito: Melhores Pizzarias
Quem vem a Bonito buscando por uma experiência gastronomica impecável, precisa conferir as melhores Pizzarias!
A Pesca é Permitida em Bonito MS?
Será que a pesca é permitida em Bonito MS? Essa dúvida assombra muitos visitantes.