Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?
por
O Pantanal MS é o destino certo para agradar todo brasileiro, já que tem tudo para garantir uma programação super atrativa e unânime.
Essa região desperta muitas curiosidades, agrega muita cultura e tudo isso ainda pode ser conciliado a grandes aventuras em meio a paisagens indescritíveis de tão lindas.
Para quem gosta de viajar para descansar, também é possível ter momentos de paz nos hotéis-fazenda ou hotéis-barco pantaneiros.
Ou seja, opção de passeio diferente é o que não vai faltar. Você pode viajar para o Pantanal e aproveitar dias perfeitos, cheios de momentos marcantes e dignos de muitas fotos.
Se você não tem muito tempo para conhecer todo o Pantanal, pode estar em dúvida sobre qual cidade deve escolher para não errar.
Conheça, então, nossas recomendações sobre as melhores cidades do Pantanal para conhecer a região antes de montar seu roteiro! Temos 3 opções neste conteúdo, sendo que todas elas têm características bem marcantes do bioma pantaneiro.
Confira!
Top 1 - Corumbá
A cidade de Corumbá é bastante conhecida, porque está localizada bem na fronteira com a Bolívia, além de ser o ponto de partida para quem pega o trajeto para atravessar a Estrada Parque Pantanal.
Essa estrada é um dos principais atrativos turísticos pantaneiros! Ela tem mais de 70 pontes que facilitam o escoamento dos rios nas épocas das cheias e foi a primeira estrada construída para ligar Corumbá às outras cidades brasileiras — talvez seja por esse motivo que o nome da cidade nome da cidade significa “lugar distante” em tupi guarani.
O trajeto dessa estrada tem 120 quilômetros, que podem ser percorridos de carro ou de jardineiras (no caso de passeios tipo Safári).
Por todas as suas características, muitas pessoas consideram seu cenário como um zoológico a céu aberto, já que é possível notar a presença de diferentes aves (especialmente araras e tuiuiús) e animais como capivaras, jacarés, sucuris e veados.
Ficou interessado (a) em ter a possibilidade de viver essa experiência, a melhor época para conhecer o Pantanal é entre os meses de junho e agosto, a época de cheias!
Também é o momento ideal para participar do festejo junino de Corumbá, que é o famoso Arraial do Banho de São João! Além de muita diversão, fazer parte dessa festa é uma forma de participar da tradição do banho do Santo.
E tem mais! Como Corumbá está localizado às margens do Rio Paraguai, um dos maiores destaques turísticos da cidade é a pescaria - ainda mais porque este rio tem mais de 200 espécies de peixes. A cidade também recebe o Festival Internacional de Pesca do Pantanal.
Porém, é importante ressaltar que entre os meses de novembro e março, a pesca é uma atividade proibida, porque nesse momento acontece a reprodução de animais (o que é chamado de piracema). Isso só é proibido para que o processo possa acontecer de forma bem tranquila, sem prejudicar os animais ou assustá-los.
Não podemos finalizar sem falar dos passeios culturais! Em Corumbá existem atrações que devem ser parte principal do seu roteiro, como, por exemplo: o Museu de História do Pantanal, que é um dos casarios coloniais que ficam próximos ao porto, recontando todos os principais acontecimentos da região por meio de fotos, recursos audiovisuais, painéis e maquetes.
Outro museu interativo interessante é o da Estação Natureza, que conta com exemplares de flora e fauna típicas do Pantanal.
Seguindo o roteiro histórico-cultural, precisamos falar sobre os dois fortes da cidade, a começar pelo Coimbra. Esse forte foi erguido em 1755 e abriga canhões tanto ingleses quanto norte-americanos. Já o Junqueira foi construído em 1871 à base de pedra calcária, além de ter canhões originais da época.
Top 2 - Miranda
Miranda MS é uma cidade mais afastada que outras cidades pantaneiras, mas todo esse deslocamento vale a pena quando nos deparamos com todo o charme especial de seu centro histórico, que tem um cenário composto por arquitetura preservada do início do século 20.
Com todo seu encanto, as fazendas dão lugar às melhores pousadas e hotéis do Pantanal, que disponibilizam as mais diversas atividades bem características da região - como cavalgadas, safáris, trilhas e alguns passeios noturnos para quem quer ver jacarés de perto.
Miranda é o lugar certo para turistas que precisam relaxar ou conhecer o selvagem cenário do Pantanal.
Podemos dizer que Miranda, na verdade, é uma atração até mesmo antes de ser alcançada - uma vez que a melhor forma de ir à cidade é pegando o Trem do Pantanal, que sai de Campo Grande todos os sábados.
Nesse passeio, o trajeto é dividido em duas partes:
- 1ª parte: paisagens com grandes pastagens, onde é possível ver rebanhos de gado e várias formações rochosas que se destacam em contraste com todo o verde da vegetação;
- 2ª parte: nesse ponto o horizonte começa a mudar e dá lugar à mata verde com solo úmido. Ao invés de formações rochosas, essa parte tem tucanos, araras e outras aves.
O retorno à capital acontece aos domingos, sempre no início da tarde.
Top 3 - Aquidauana
Além do rio que tem o mesmo nome da cidade e corta esse município com suas águas mansas, Aquidauana tem praias de água doce que costumam ser bem movimentadas durante os finais de semana, onde muitos turistas e moradores se juntam para nadar, pescar ou praticar alguns esportes náuticos.
Aquidauana também abriga fauna e flora típicas do Pantanal que podem ser vistos nos seus mais diversos parques naturais - principalmente o Pirizal, João Dias e Lagoa Comprida.
Outra oportunidade muito interessante e imperdível que deve ser aproveitada é a possibilidade de conhecer as aldeias indígenas da cidade. Esse tipo de passeio proporciona a vivência dos hábitos cotidianos dos índios nativos da região.
Existem ainda outras opções de passeios em Aquidauana. Navegando pelo nosso blog você certamente vai encontrar outras dicas!
A Acqua Viagens pode te ajudar a escolher a melhor cidade do Pantanal para sua viagem
Independente do que você deseja encontrar, seja viver aventuras ao lado de animais selvagens ou descansar nos hotéis fazenda, o Pantanal tem destinos e passeios super agradáveis.
Todos os públicos têm a chance de ter uma viagem simplesmente inesquecível. O que você está esperando para marcar sua viagem ao Pantanal?
A Acqua Viagens pode te ajudar em todos os sentidos: escolha da hospedagem, roteiro, agendamento de passeios e transportes para deslocamento pelo local.
Dessa forma, se contar com nossa equipe, você consegue planejar uma viagem de forma 100% personalizada e na melhor cidade do Pantanal para atender suas necessidades.
Entre em contato com os nossos consultores e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas!
O que você achou das nossas dicas?
Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.
Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!
Indique para um amigo:
Autor: Luciana Garcia
Este conteúdo Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal? foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:
3 avaliações
Me interesso pacotes no Pantanal do MT e mais rust
icos
Estou planejando conhecer o PantanalE por isso est
ou fazendo buscar sobre localização de hospedagem e guia turístico
Acqua Viagens:
Será um prazer ajudar! Só clicar no botão do whatsapp para iniciar o atendimento.
Adorei! Muito esclarecedora essa matéria! Apenas u
ma questão: só existe um portal da estrada pantaneira? O de Poconé ou existe outro no final da estrada? Obrigada
Acqua Viagens:
Somente o de Poconé...
Outras dicas relacionadas de Bonito MS
Onde fica a nascente do Rio Sucuri?
Quer saber onde fica a nascente do Rio Sucuri? Veja isso e outros detalhes deste ponto perfeito.
Em dúvida sobre Bonito e Jalapão?
Está em dúvida sobre Bonito e Jalapão? Então, você precisa conferir esse artigo.
Centro de Convenções de Bonito
Quer saber mais sobre o Centro de Convenções de Bonito? Esse é o momento perfeito!
Chapada Diamantina é um destino que vale a pena?
Quer saber mais sobre a Chapada Diamantina? Esse local realmente é uma opção que vale a pena.