Qual o bioma de Bonito?
por
Muitas pessoas já sabem sobre as maravilhas encontradas em Bonito! Mas é possível ir muito mais além quando quiser ter detalhes sobre as características deste paraíso. Por exemplo, você sabe qual é o bioma de Bonito?
Na verdade, podemos dizer que tem mais de um, já essa cidade tem áreas de Cerrado e Mata Atlântica.
Em razão disso, ao viajar para Bonito MS, você pode encontrar animais típicos do Cerrado em meio à vegetação formada por plantas tortas de porte mais rasteiro - que é a principal característica desse bioma -, e também contemplar áreas que representam o bioma Mata Atlântica (como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e seu entorno), o qual apresenta altas árvores e matas mais densas.
Agora fica fácil de entender porque esse lugar é literalmente Bonito por natureza!
Algumas pessoas acabam confundindo Bonito com cidades próximas e acham que o bioma desse município é o Pantanal. Ainda que não seja o caso, em Bonito é possível notar uma forte influência dos rios da região pantaneira, especialmente da bacia da Serra da Bodoquena.
Mas o que é bioma?
De acordo com o IBGE, o termo bioma é definido por tratar-se de “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.”
A palavra tem origem grega, sendo que bio significa vida e oma significa grupo ou massa.
Sua primeira menção é incerta, mas existem teorias de alguns autores que defendem que a história de que foi utilizado por Shelford pela primeira vez. Enquanto para outros, tal termo foi criado por Clements.
Conheça os biomas brasileiros
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, existem 6 tipos de biomas brasileiros e eles são bem distintos. Confira:
Bioma amazônia
O Amazônia é o maior de todos os biomas do Brasil e possui a maior bacia hidrográfica do mundo.
Não se destaca somente pelo grande território, não! Também merece todo seu destaque pela quantidade de espécies, que, segundo alguns especialistas, chega a ser aproximadamente metade de todas as espécies existentes do planeta.
Não acabou! Supõe-se que o bioma Amazônia conte com um terço de toda a madeira tropical do mundo. Incrível, né?
Por fim, vale dizer que também é conhecido por ter grande quantidade de insetos marcando presença - sem falar na variedade de aves e de macacos encontradas por lá.
Bioma caatinga
Caatinga é, provavelmente, o mais rico em biodiversidade, chegando a ocupar cerca de 11% de todo território nacional. É mais predominante na região Nordeste!
Suas características marcantes são vegetação com plantas suculentas e espinhos, porque dessa forma elas conseguem se adaptar ao clima seco de tal região.
Bioma cerrado
Como já mencionamos, o bioma cerrado é formado por espécies que podemos considerar exclusivas da região e sua vegetação tem árvores com troncos mais tortos e com cascas grossas (o que lembra muito as savanas localizadas na Austrália e na África).
Em Mato Grosso, esse bioma ocupa uma área de aproximadamente 300 mil km² (o que equivale a 34% de todo território estadual).
Porém, o segundo maior bioma da América do Sul sofre perda muito rápida da sua vegetação, fazendo com que essa região seja considerada como um hotspot.
Hotspot é uma definição para regiões que são ricas em biodiversidade e, ao mesmo tempo, “vivem” sob alto grau de ameaça. Inclusive, para ser considerado como hotspot, o lugar precisa ser abrigo de, no mínimo, 1500 espécies de plantas nativas e ter uma perda de um pouco mais que ¾ da sua vegetação de origem.
Isso nos leva a não só reconhecer quão privilegiados somos por ter acesso a regiões tão ricas no Brasil (indo conhecer Bonito, por exemplo), mas também o quanto é necessário preservar o cerrado brasileiro - tendo tal ação como uma prioridade.
Bioma mata atlântica
Ainda que este bioma tenha sido bem dividido/fragmentado, a mata atlântica é uma das áreas com mais biodiversidades de toda a Terra. Dá para acreditar?
Essa região continua sendo constituída por diversas formações florestais e até certos ecossistemas associados.
Pelo que se sabe, existem mais de 20.000 espécies de plantas na Mata Atlântica - número que é superior à quantidade de espécies presentes em toda a Europa.
Se decidir viajar para Bonito, é possível conhecer um pouquinho de toda essa imensidão impressionante, já que grande parte do norte de Mato Grosso é tomado por sua biodiversidade, concentrando áreas de densa floresta com espécies de grande porte (mais de 50 metros de altura), além de rios lindíssimos e várias áreas de preservação.
O ecoturismo é bem explorado na região graças a essa região mato-grossense.
Bioma Pampa
O bioma pampa se restringe ao Rio Grande do Sul e é formado por uma vegetação com plantas de pequeno porte, de caule mole e arbustiva.
Bioma Pantanal
O bioma pantanal é o menor de todos os biomas brasileiros. Mesmo assim, essa região recebe o título de estar entre as maiores extensões de área úmida do mundo.
Além disso, essa região é responsável por ligar o Cerrado, o Chaco e a Amazônia.
Suas características principais são árvores retorcidas, cachoeiras, regiões montanhosas, escarpas e uma fauna e flora que permitem passeios tranquilos e revigorantes.
O que você achou das nossas dicas?
Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.
Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!
Indique para um amigo:
Autor: Luciana Garcia
Este conteúdo Qual o bioma de Bonito? foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:
Outras dicas relacionadas de Bonito MS
Onde fica a nascente do Rio Sucuri?
Quer saber onde fica a nascente do Rio Sucuri? Veja isso e outros detalhes deste ponto perfeito.
Em dúvida sobre Bonito e Jalapão?
Está em dúvida sobre Bonito e Jalapão? Então, você precisa conferir esse artigo.
Centro de Convenções de Bonito
Quer saber mais sobre o Centro de Convenções de Bonito? Esse é o momento perfeito!
Chapada Diamantina é um destino que vale a pena?
Quer saber mais sobre a Chapada Diamantina? Esse local realmente é uma opção que vale a pena.