O que fazer no Pantanal em 1 dia
por
Por ser a região de maior área úmida tropical de todo o planeta, o Pantanal é um destino cheio de particularidades e características incríveis.
Além de ser a principal área alagada do Brasil, a região pantaneira é considerada como um dos biomas mais ricos do Brasil. Por tudo isso, atrai turistas do mundo inteiro frequentemente.
Seus visitantes escolhem esse destino por sua diversidade de fauna e flora.
O Pantanal engloba o norte do Paraguai, uma parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além do leste da Bolívia. Se você já está próximo (a) a essa região ou estará em alguma de suas próximas viagens, deveria aproveitar para conhecer este paraíso (ainda que possa passar apenas 1 dia).
Confira nossas sugestões!
Roteiro para visitar o Pantanal em 1 dia
Se você estiver vindo do Mato Grosso do Sul, o que é bem comum para quem faz uma viagem para Bonito e aproveita para conhecer lugares próximos, a melhor opção de rota para o Pantanal é pela Transpantaneira, que é a estrada responsável por ligar Poconé a Porto Jofre, beirando o Rio Cuiabá.
Nesse trajeto você vai conseguir ver de tudo! Desde jacarés, tuiuiús, capivaras e veados até uma onça. Obviamente não há nenhuma garantia, mas existe a possibilidade.
Se você gosta de fotografar, também pode aproveitar a visita ao Pantanal para conhecer o safári fotográfico. Nesse passeio, os turistas são transportados em uma espécie de caminhonete aberta, que já é desse jeito por permitir melhor observação de animais.
Caso seu passeio se estenda até o período da noite, você pode aproveitar o dia em atrativos como passeios de barco ou chalana e deixar para fazer uma focagem noturna, que é o mesmo tipo de passeio que o safari, só que realizado a noite (quando é mais fácil de ver bichos com hábitos noturnos).
Vale lembrar que nos passeios aquáticos também é possível ver alguns animais bem de pertinho, sendo a opção de passeio ideal para encontrar jacarés, aves aquáticas e capivaras.
Visite o Pantanal e tenha um dia de peão!
Essa outra atração é bastante conhecida e procurada na região. É chamada de “Dia de Peão”. Nesse caso, você vai poder passar o seu dia no Pantanal no campo para ordenhar, pastorear e supervisionar o gado.
Se a ideia ainda não te animou muito, é porque você não sabe o que precisa fazer para participar desta atividade! Seu passeio vai começar cruzando as áreas alagadas a galopes para conseguir chegar até as áreas de pasto. Ao chegar, os peões experientes vão te ajudar a guiar os animais, alimentá-los e, se necessário, medicá-los.
Seja qual for sua escolha, seu único dia no Pantanal tem tudo para ser um dos melhores da sua vida! Só não se esqueça de se programar.
O ideal é chegar bem cedo na cidade e escolher bem seu passeio para aproveitar seu dia ao máximo. Não tente encaixar várias programações na agenda, porque isso pode te impedir de viver momentos que devem ser apreciados.
O que comer no Pantanal?
Como sua visita tende a ser breve, aproveite para se deliciar com a culinária local!
Recomendamos pratos com peixes como dourado, pacu e pintado (os mais comuns na região).
Se quiser ir mais além, outros pratos bem típicos são o caldo de piranha, o arroz carreteiro e o macarrão de comitiva (o qual é feito com carne de sol e sua massa é frita quando está crua, só depois é cozida).
Agora se prefere não fugir tanto do que está acostumado ou tem preferência por pratos com carne bovina, em Poconé você deve encontrar diferentes churrascarias que atenderão bem suas necessidades e fazem valer a visita.
Quando visitar o Pantanal?
Ninguém merece tirar apenas 1 dia para conhecer o Pantanal e não ter como aproveitá-lo, não é? Então, opte por fazer essa viagem na época certa (o que vai depender muito da sua intenção com essa visita).
Se quiser ver as cheias, o melhor é conhecer o Pantanal no verão (de dezembro a fevereiro), quando costuma ser bastante chuvoso. Inclusive, se vier pela Transpantaneira neste período, só vai conseguir atravessá-la em veículos 4x4 ou de barco. Não indicamos que faça esse passeio sem profissionais que conheçam bem a região!
Já se você quer viajar com carro de passeio e ir até as atrações sem tantos obstáculos, a melhor época para visitar o Pantanal é no período de maio a setembro, durante a estiagem.
O que levar para passar 1 dia no Pantanal?
Para conseguir aproveitar 1 dia passeando Pantanal, leve os seguintes itens:
- Protetor solar;
- Repelente;
- Óculos de sol;
- Câmera fotográfica ou celular com câmera;
- Chapéu ou boné.
Se for fazer passeios como o safári ou trilhas, por exemplo, é bom usar roupas leves, especialmente as que tenham mangas longas para evitar picadas de insetos como pernilongos.
O que você achou das nossas dicas?
Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.
Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!
Indique para um amigo:
Autor: Luciana Garcia
Este conteúdo O que fazer no Pantanal em 1 dia foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:
Outras dicas relacionadas de Bonito MS
Fernando de Noronha, Bonito ou Jalapão: Qual o melhor?
Fernando de Noronha, Bonito ou Jalapão: Qual o melhor? Descubra agora!
Pesca no Pantanal
A pesca no Pantanal é uma das atividades mais apreciadas por pescadores iniciantes e experientes.
Bonito: Melhores Pizzarias
Quem vem a Bonito buscando por uma experiência gastronomica impecável, precisa conferir as melhores Pizzarias!
A Pesca é Permitida em Bonito MS?
Será que a pesca é permitida em Bonito MS? Essa dúvida assombra muitos visitantes.