Conheça as Maravilhas Subterrâneas do Brasil

tempo de leitura tempo de leitura: 5 minutos
Conheça as Maravilhas Subterrâneas do Brasil

No vasto território brasileiro, há um tesouro escondido sob o solo: as grutas e cavernas mais deslumbrantes do país!

1.Quais são as cavernas mais bonitas do Brasil?

Caverna Do Diabo

Entre elas, destaca-se a misteriosa Caverna do Diabo (SP), localizada em Eldorado, cujas formações rochosas hipnotizam os visitantes por suas belezas naturais.

1.1 Caverna do Diabo

A Caverna do Diabo está localizada no Parque Estadual Caverna do Diabo, que fica a aproximadamente 320 km da capital paulista, na região do Vale do Ribeira.

O acesso pode ser feito de carro, seguindo pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até o município de Eldorado, e depois seguindo as placas indicativas até o parque.

Caverna Do Diabo

A visita à Caverna do Diabo geralmente começa com uma caminhada pela trilha que leva até a entrada da caverna, além disso, a trilha atravessa a vegetação típica da Mata Atlântica, oferecendo aos visitantes a oportunidade de apreciar a flora e fauna locais.

Ao entrar na caverna, os visitantes são recebidos pela imponência dos amplos salões e galerias. Esse local contem guias especializados, os visitantes têm a oportunidade de explorar as formações rochosas, como estalactites e estalagmites, que adornam as paredes da caverna.

O parque costuma funcionar todos os dias da semana, das 8h às 17h. No entanto, é recomendável verificar os horários específicos de visitação e os dias em que o parque está aberto antes de planejar sua visita, pois podem haver variações sazonais ou eventos especiais.

1.2 Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul, localizada em Bonito MS, Brasil, é uma atração turística reconhecida por seu lago de águas cristalinas e formações rochosas impressionantes.

Situada a aproximadamente 21 km do centro de Bonito, o acesso é feito por meio de transporte próprio, táxi ou agências de turismo locais.

Gruta Azul

Esta gruta é a maior da cidade e ficou famosa pela tonalidade azul de suas águas e pelas estalactites e estalagmites formadas por milhares de anos que compõem seu interior.

Assim como a Caverna do Diabo, em São Paulo, a Lago Azul também encanta os visitantes com seus amplo salão e diversidade geológica. Ambas proporcionam uma experiência única de contemplação da beleza natural subterrânea do Brasil.

O horário de funcionamento é 7h da manhã até as 14 horas na baixa temporada, e na alta até as 15hs. O ingresso para essa atração deve ser comprado com as agencias locais de turismo em Bonito.

1.3 Gruta do Janelão

A Gruta do Janelão, na Chapada Diamantina (BA), é linda com seu portal grande e as pinturas rupestres que decoram seu interior. Dentro dela, encontra-se a maior estalactite conhecida no mundo, um espetáculo à parte.

Gruta Do Janelao

O local é situado no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, parte integrante do Circuito Turístico Velho Chico. Para chegar a entrada mais conveniente para o parque é através de Itacarambi (Minas Gerais), uma pequena cidade situada à beira do Rio São Francisco.

Embora o acesso ao Peruaçu exija um certo esforço devido à distância, a recompensa supera em muito o investimento. A região oferece passeios de ecoturismo para explorar suas incríveis formações rochosas e muitas experiências de passeios de barco pelo Rio São Francisco.

1.4 Caverna Aroe Jari

A majestosa Caverna Aroe Jari, em Terra Ronca (GO), revela salões grandiosos e uma riqueza de biodiversidade subterrânea.

Conhecida como a maior caverna de arenito do Brasil, o Circuito de Cavernas Aroe Jari é formado pela Caverna Aroe Jari, Lagoa Azul, Kiogo Brado, Pobe Jari e Cachoeira do Relógio e se estende por mais de 1.550 metros.

Complexo De Aroe Jari

Para visitar é preciso comprar a entrada em uma das agências da região. No valor do ingresso está incluso Inclui almoço e transporte dentro da fazenda: R$ 255 por pessoa.

Você também pode contratar o passeio com transporte saindo de Cuiabá ou da Chapada dos Guimarães.

2 .Grutas e cavernas: entenda a diferença

As cavernas são verdadeiros tesouros naturais esculpidos ao longo de milênios pela ação da água sobre rochas calcárias.

Diferentemente das grutas, que são cavidades na superfície terrestre, as cavernas são espaços subterrâneos amplos e complexos, adornados por formações como estalactites, estalagmites e colunas.

2.2 Regiões do Brasil com mais cavernas

As cavernas são mais comuns em regiões de relevo cáustico, como a Chapada Diamantina na Bahia, o Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR) em São Paulo e a região de Bonito em Mato Grosso do Sul.

Petar Caverna Santana

3. Quais são as maiores Cavernas do Brasil?

Nas entranhas do Brasil, encontramos algumas das maiores e mais impressionantes cavernas do mundo.

A Caverna do Bonito, em Alto Paraíso de Goiás, é apontada como a maior caverna do Brasil, com mais de 75 km de extensão, rivalizando com as maiores do mundo em volume, como a Caverna Mammoth nos Estados Unidos, com cerca de 650 km de extensão.

Já a Caverna Terra Ronca, em Goiás, surge como a segunda maior caverna do Brasil, estendendo-se por mais de 70 km em seu intrincado labirinto subterrâneo.

Terra Ronca

A Gruta da Torrinha, em Ituaçu (BA), a Caverna do Santana, em Nobres (MT), e a Gruta da Lapa Doce, na Chapada Diamantina (BA), também são grandes e estendem-se por quilômetros sob a superfície, revelando paisagens subterrâneas de proporções épicas.

3.1 Maior caverna do estado de São Paulo

A grandiosa Caverna do Diabo, situada no Parque Estadual Caverna do Diabo, em Eldorado, deslumbra os exploradores com seus aproximados 6 km de extensão e formações rochosas impressionantes.

3.2 PETAR

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), em São Paulo, abriga mais de 300 cavernas catalogadas, oferecendo uma experiência incomparável aos amantes da espeleologia.

3.3 Caverna mais profunda do Brasil

A profundidade extrema da Caverna do Santana, em Nobres, Mato Grosso, a consagra como a caverna mais profunda do Brasil, com mais de 1050 metros de descenso em suas entranhas rochosas.

3.4 Caverna mais famosa do Brasil

A Gruta de São Miguel, localizada no Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, destaca-se como uma das cavernas mais famosas do Brasil, cativando os visitantes com sua beleza ímpar.

Indique para um amigo:

Este conteúdo Conheça as Maravilhas Subterrâneas do Brasil foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Como planejar as férias perfeitas em Bonito MS

Como planejar as férias perfeitas em Bonito MS

Bonito MS, no estado de Mato Grosso do Sul, é um verdadeiro paraíso natural [...]

Leia mais...
Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

Bonito MS é mais do que apenas um destino para os amantes da natureza [...]

Leia mais...
Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

Se imagine em um lugar onde a natureza parece ter caprichado um pouco mais, [...]

Leia mais...
Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

Quem tem o objetivo de ir até Bonito MS, localizado no Mato Grosso do [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais