Tudo sobre a Gruta do Lago Azul de Bonito MS

tempo de leitura tempo de leitura: 10 minutos
Tudo sobre a Gruta do Lago Azul de Bonito MS

por

Considerada o cartão postal de Bonito MS e reconhecida entre os lugares bonitos para viajar do Brasil, a Gruta do Lago Azul é um destino muito procurado pelo grande público.

Para dar uma idéia mais consistente, visitar a gruta em Bonito equivale a conhecer o Farol da Barra em Salvador, o Museu do Ipiranga em São Paulo e o Cristo Redentor se você estiver visitando o Rio de Janeiro.

Por isso nós reunimos aqui tudo o que você deve saber antes de realizar esse passeio. Então aproveite e recomende essa leitura para outros viajantes.

Gruta do Lago Azul - Bonito MS
Foto: Joice Crispin

Navegue por esse conteúdo

  1. Onde fica a Gruta Azul? 
  2. Pode entrar na gruta do lago azul?
  3. Quantas grutas tem em Bonito?
  4. Quantos degraus possui a Gruta do Lago Azul?
  5. 20 Coisas Sobre a Gruta do Lago Azul em Bonito: lista de curiosidades 

1. Onde fica a Gruta Azul ?

A gruta azul ou lago Azul é uma caverna aberta à visitação turística que fica localizada a menos de 22 km do centro de Bonito, cidade turística do interior do Mato Grosso do Sul, que ficou mundialmente famosa por suas belezas naturais.

Como Bonito não tem uber e os táxis cobram por trecho e não por quilômetro rodado, a melhor forma de chegar até a gruta é de carro, que pode ser próprio ou alugado, e nem precisa ser um modelo especial tipo 4x4 porque atualmente a estrada tem poucos quilômetros de terra. Outra forma fácil de chegar ao local é usando o transporte compartilhado (van) que você reserva junto com os ingressos para a atração.

1.1 Atrações que ficam próximas a gruta e que valem a pena conhecer:

2. Pode entrar na gruta do Lago Azul?

Gruta

Esse é um passeio contemplativo! A visita é guiada e dura aproximadamente de 1h e 20 minutos. Na verdade você vai conseguir chegar bem próximo ao lago de águas azuis e até mesmo fazer fotos incríveis em Bonito usando seu celular no modo noturno, mas, não vai poder entrar na água!

Veja bem, não há porque desanimar desse passeio por conta disso, até porque conhecer a gruta vale muito a pena! Uma coisa que você precisa ter em mente, é que deixar um dia inteiro para conhecer essa atração é muito tempo para uma visita que dura menos de 2 horas. Por isso recomendamos sempre escolher duas atividades para esse dia.

3. Qual o valor da Gruta Azul?

Por causa da pandemia a Prefeitura de Bonito decidiu manter o mesmo tarifário de 2020 até junho desse ano. Nesse caso, adultos, idosos e crianças a partir de 06 anos pagam o mesmo valor na gruta em 2022. Na baixa temporada o ingresso custa R$ 90,00 por pessoa e na alta R$ 130,00.

4. Quantas grutas tem em Bonito?

São 4 as grutas que você pode visitar em Bonito! Como elas são bem diferentes entre si, o melhor é incluir mais de uma gruta no seu roteiro, assim é possível ter uma noção melhor das cavernas daqui.

A Lago Azul e a São Miguel, como ficam bem próximas, por comodidade, o indicado é fazer a reserva uma em seguida da outra assim você aproveita aviagem e economiza tempo e combustível!

Já a São Mateus está localizada em uma região oposta a  elas, então fazer as três no mesmo dia fica meio fora de mão em termos de logística. Para otimizar sua rota melhor combinar um passeio de bote no Balneário Ecopark ou no Balneário do Sol junto com ela.

5. Pode mergulhar na Gruta do Lago Azul?

Claro que não! A visitação turística acontece apenas âmbito do salão até uma área próxima ao lago. O mergulho com cilindro na Gruta do Lago Azul está restrito às expedições científicas.

Em 2015, um grupo de pesquisadores atingiu a marca impressionante de 96 metros de profundidade, mas até o hoje não se sabe com certeza a profundidade da gruta de Bonito.

6. Quantos degraus possui a Gruta do Lago Azul?

A escada da gruta tem 300 degraus !

Para chegar até o lago azul de águas cristalinas que fica no fundo da caverna são 300 degraus! Embora a escada tenha corrimão de apoio para facilitar o acesso, é íngreme em alguns pontos e um nível moderado de dificuldade faz parte do desafio da visitação de cavernas!

    20 Coisas Sobre a Gruta do Lago Azul em Bonito MS: lista de curiosidades 

    1 - Apesar de muitas equipes de mergulho já terem mergulhado no Lago Azul que fica dentro da Gruta a profundidade real nunca foi descoberta e dizem que há ligações submersas com a vizinha Grutas de Nossa Senhora Aparecida (que não está aberta à visitação e não tem água no fundo) e com o Abismo Anhumas (que também é uma caverna) mas que fica  a quase 2 km dali.

    2 - Segundo alguns estudiosos, embaixo da região de Bonito, pode sim haver uma rede subterrânea de cavernas alagadas com centenas de quilômetros e a Lago Azul seria apenas uma delas! Nada disso foi comprovado até hoje, mas, novos atrativos estão sendo explorados como Gruta do Mimoso, localizada a mais de 30 km de distância dela.

    3 - Em números a entrada da gruta tem 40 metros de diâmetro, já o lago (que fica lá embaixo, ao fundo) possui 50 metros de extensão. A maior profundidade registrada é de 96 metros, em 2015, o que garante que a profundidade dela é maior do que isso.

    Entrada da caverna em Bonito

    4 - É impossível visitar a Gruta sem o acompanhamento de um guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo e que tenha formação específica em atrativos naturais. Ninguém consegue fazer a visita na gruta sem comprar o ingresso na cidade antes em uma das agências autorizadas pela Secretaria de Turismo de Bonito. Veja onde comprar o ingresso para a Gruta em Bonito!

    5 - O número máximo de pessoas em cada grupo é de 15. E durante esse período de pandemia o atrativo ainda está sujeito à alterações no limite de visitação caso haja necessidade. Em 2020, a gruta chegou a operar com apenas 9 pessoas por horário. A idade mínima para entrar na caverna é 06 anos.

    Visita Guiada - Gruta Azul - Grupos até 15 pessoas

    6 - A água do lago, na verdade, é cristalina - a cor azulada é fruto da incidência do sol combinado com outros fatores como localização da gruta em relação ao ângulo de iluminação natural e presença de minerais na composição da água.

    7 - Um prédio de 4 andares inteiro poderia ser colocado dentro da Gruta do Lago Azul sem tocar nas paredes ou no teto dela - isso apenas para que você imagine a sua dimensão - e, mas nem pense em construir algo lá dentro!!

    8 - Os fósseis encontrados na Gruta do Lago Azul tem entre 6000 e 10000 anos - mas a gruta é muito mais antiga! As ossadas pré-históricas do tigre dentes-de-sabre e também da preguiça-gigante, que era maiores que um cavalo, já foram encontradas no lago. A preguiça-gigante, mamífero extinto há mais de 10 mil anos era relativamente comum nessa região. Um exemplar como esse, da gruta de Bonito MS, pode ser encontrado no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

    Preguiça Gigante - Bonito mS

    9 - Para descer até o até o lago, é preciso descer quase 300 degraus, o equivalente a um prédio de 4 andares. A descida é feita por uma escada rústica mas com corrimão, portanto, um pouco mais de cuidado nessa parte é essencial! Por isso não podem descer crianças pequenas (menores de 06 anos) ou pessoas com certas limitações de locomoção!

    10 - Você sabia que ao visitar uma caverna a temperatura interna entre as estalactites e estalagmites é muito menor do que do lado de fora? Aliás, a Gruta do Lago Azul é um show de estalactites e estalagmites! As estalactites pendem do teto verticalmente, e as estalagmites crescem do chão em direção ao teto, e que por milhares de anos foram esculpidas no interior da gruta pelas minúsculas gotinhas de água calcarias que você pode ouvir lá dentro!

    11 - Uma coisa que você precisa saber sobre essa atração é que quando chove muito em Bonito a possibilidade da gruta fechar realmente existe! Isso, entretanto, só é definido no dia da operação, após a inspeção do guia,  se for verificado que a escadaria está muito escorregadia e/ou a caverna está muito escura e sem visibilidade. O primeiro horário de visita na gruta é as 7hs da manhã.

    12 - Se você quiser tirar fotos como de cartão postal visite a gruta entre dezembro e  janeiro, que é quando o azul é ainda mais forte nos primeiros horários e o sol entra no lago como um raio de luz neon somente nestes meses. No restante do ano, ela ainda é a caverna mais bonita do mundo, porém com uma luminosidade um pouco diferente! Agendar o passeio até as 10 hs é sempre a melhor opção, tanto pela experiência dentro da caverna quanto pelo ganho de tempo para conhecer alguma outra atração na parte da tarde.

    Gruta do Lago Azul

    13 - Muita gente chega em Bonito sem reserva antecipada e acaba não conhecendo a Gruta do Lago Azul porque não tem mais vaga! Como foi dito antes, as vagas nos principais pontos turíticos e na Gruta do Lago Azul são muito concorridas, sobretudo na alta temporada, quando tem mais turistas na cidade do que vagas nos passeios.

    14 - Nem todas as agências de Bonito estão autorizadas a vender ingressos para a gruta como a Acqua Studio de Viagens. Fazer sua reserva com antecedência é primordial, caso contrário você corre o risco real de não conhecer o melhor de Bonito!

    15 - Considerada uma das mais importantes cavernas do patrimônio espeleológico nacional e  a gruta mais bonita de Bonito, ela é tão importante que foi tombada como Monumento Natural em 1978 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

    16 - Explorar cavernas como a Gruta Azul de Bonito, envolve o uso de roupas e sapatos mais apropriados, que sejam ao mesmo tempo confortáveis e seguros! Por isso uma das regras obrigatórias é o uso do tênis ou calçado fechado com solado de borracha.

    17 - Em 2024 comemora-se o centenário do descobrimento da Gruta do lago Azul em Bonito. Os primeiros registros informam que ela foi descoberta em 1924 por um índio da tribo Terena que eram muito comuns na região. A visitação turística no formato como é realizada agora só teve início por volta de 1978. Até essa época era comum os turistas entrarem na caverna e escorregarem por entre as pedras poderem entrar no lago.

    18 - A Gruta do Lago Azul é considerada uma das maiores cavidades de nosso planeta - são mais de 100 metros da entrada até o início do lago que tem a profundidade ainda desconhecida! O acesso é rigorosamente controlado. Em um espaço onde caberiam tranquilamente mais de 150 pessoas, nunca há mais que 15 por grupo.

    Gruta Azul - Rafaela Rocha Pires

    19 - No Lago Azul, existe é um crustáceo pré-histórico, recentemente descoberto, mas tão antigo quanto ou mais antigo que os próprios dinossauros! É o Potiicoara Brasiliensis, uma espécie de camarão albino de água doce, que vem sendo objeto de estudo por pesquisadores da UFMS.

    20 - A menos de 2km da Gruta do Lago Azul fica a Gruta de São Miguel. Ela não tem lago mas tem iluminação artificial e formações fantásticas - os dois passeios podem ser feitos em uma mesma manhã e vale muito a pena!

    Se você achou interessante ler esse artigo que conta tudo sobre a Gruta do Lago Azul de Bonito MS ou ainda tem dúvidas relacionadas a esse assunto deixe sua avaliação e seu comentário aqui pra nós!

    Indique para um amigo:


    WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

    Autor: Luciana Garcia

    Este conteúdo Tudo sobre a Gruta do Lago Azul de Bonito MS foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

    Preencha o campo Nome corretamente.
    Preencha o campo Email corretamente.

    Outras dicas relacionadas de Bonito MS

    Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

    Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

    Bonito MS é mais do que apenas um destino para os amantes da natureza [...]

    Leia mais...
    Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

    Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

    Se imagine em um lugar onde a natureza parece ter caprichado um pouco mais, [...]

    Leia mais...
    Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

    Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

    Quem tem o objetivo de ir até Bonito MS, localizado no Mato Grosso do [...]

    Leia mais...
    Por que não pode nadar na Gruta do Lago Azul?

    Por que não pode nadar na Gruta do Lago Azul?

    A Gruta do Lago Azul em Bonito, Mato Grosso do Sul, é uma das [...]

    Leia mais...
    Procurando informações sobre Bonito MS?

    Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

    Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
    Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

    Leia mais