O que abre e o que não abre em Bonito em 01 de junho


(Esse texto foi editado em 02.08.2020 para inclusão de informações atualizadas)

Veja os números atualizados do corona virus e outras informações sobre Bonito MS

No total, até o último dia do mês de julho, Bonito registrou 114 casos confirmados de COVID -19 e nenhum óbito relacionado à pandemia. As informações foram repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde, na atualizaçã do boletim epidemiológico, que ocorre todos os dias na parte da manhã. O prognóstico em relação à evolução da pandemia em Bonito é considerado positivo, uma vez que, dos 114 casos de infecção por corona virus 102 pessoas já estão recuperados.

Bonito segue em Bandeira Laranja

Segundo dados divulgados pela  Secretaria Estadual de Saúde, o município de Bonito não apresentou picos de crescimento da Covid -19, provocada pelo coronavírus, e permanece com classificação de risco moderado de contaminação até 14 agosto.

Nessa fase, ficam permitidas as atividades essenciais, de baixo e médio risco de contaminação, bem como seguir operando as atividades turísticas com protocolos de biossegurança.

Idêntico ao sistema de monitoramento utilizado nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo; o Mato Grosso do Sul está acompanhando semanalmente todos os seus municípios.

O sistema de bandeiras, é classificado em 5 cores diferentes, começando pelo verde, que prevê a flexibilização ou liberação de atividades ou regiões, evoluindo para outras gradações até atingir o preto, “quando é preciso ter o lockdown”.

Veja o que significa a cor de cada bandeira:

  1. Verde -  liberado
  2. Amarelo - risco baixo
  3. Laranja - risco moderado
  4. Vermelho - risco alto
  5. Preto - altíssimo

O grau de risco de uma cidade ou região é que vai permitir ao governo definir as ações de enfrentamento à Covid-19 por município individualmente, além de cobrar protocolos obrigatórios fixos para todas as bandeiras, regulando o que abre e o que não abre em cada cidade.

O levantamento desses dados está sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde em conjunto com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde, “braço” da OMS – a Organização Mundial de Saúde– no continente americano) visando conter o avanço do coronavírus em Mato Grosso do Sul.

E, se você chegou até aqui é porque com certeza ainda está se perguntando se o turismo em Bonito está fechado por causa do Corona Virus. É comum os visitantes demostrarem interesse em saber se o destino adotou de fato medidas preventivas responsáveis e se eles estariam seguros viajando para o Mato Grosso do Sul. Por isso é necessário explicarmos os riscos ao viajar em tempos de pandemia, o número de casos de contaminação pelo vírus corona por aquie ,claro, o que o viajante pode esperar da sua viagem para Bonito MS.

Antes  da COVID - 19, os cuidados com a viagem se resumiam em saber qual a melhor época para viajar ou o que fazer em Bonito. Hoje, é essencial descobrir primeiro se a cidade de Bonito está aberta e se Bonito está recebendo turistas.

Pensando nisso, e considerando rápida dinâmica com que novos números são divulgados, decidimos manter esse texto sempre atualizado, com o maior número possível de informções sobre que expliquem como Bonito está funcionando e como a cidade se preparou para isso. Nosso objetivo é explicar de forma simples, porque Bonito continua a receber turistas mesmo nesse período de pandemia e quais são as medidas adotadas para evitar o contágio pelo corona virus.

Com base nos dados atualizados nos sistemas de informações oficiais do Ministério da Saúde - SIVEP GRIPE e e-SUS VE publicados no boletim epidemiológico desta segunda-feira (27), a cidade de Bonito não registrou nenhum novo caso confirmado de contaminação coronavirus.

Como estão funcionando os Aeroportos de Bonito e Campo Grande?

Para você, que já está com a passagem comprada e deve voar para o Mato Grosso do Sul nos próximos dias, saiba que o Aeroporto de Campo Grande está operando normalmente, sem nenhum tipo de interrupção nos serviços como outros aeroportos administrados pela Infraero em todo território nacional. Isso porém não garante que sua reserva será operada pela companhia. 

Temos acompanhado casos de cancelamentos até 48 horas antes do embarque, por isso disponibilizamos essa página, onde é possível consultar o status do vôos. Verifique o seu.

Já o Aeroporto de Bonito não está funcionando pois a única companhia que oferecia vôos diretos até Bonito (via Viracopos) suspendeu suas operações até dezembro. No caso dos passageiros que compraram vôos que foram suspensos está sendo oferecida a devolução do valor ou a remarcação com desembarque em Campo Grande.

Como a cidade de Bonito está funcionando?

Sim, a cidade de Bonito está aberta e recebendo turistas, sem barreiras sanitárias nas entradas e com quase tudo funcionando normalmente, e seguindo os protocolos de biossegurança específicos para cada setor.

A Prefeitura Municipal prorrogou até o final de agosto (31) a vigência do Decreto 148/2020 que instituiu o uso obrigatório de máscara e o toque de recolher à partir das 23 horas até às 05:00 do dia seguinte.

A medida segue a recomendação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Bonito se reuniu para discutir a necessidade de ou não da continuação das ações e  medidas prevenção do corona vírus em Bonito.

O Decreto manteve proibido também o retorno de aulas marciais por conta do contato físico muito próximo e apresentações de música ao vivo em bares, lanchonetes e restaurantes a fim de reduzir a possibilidade de aglomerações.

Se você está se preparando para viajar para Bonito, é importante saber que em todos os lugares da cidade, comércio, meios de hospedagem, passeios e transportes, antes de entrar, o visitante tem sua temperatura corporal aferida, e, sendo superior ao limite recomendado pela OMS (Organização mundial de Saúde), a entrada não é permitida e a pessoa colocada em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para conhecer os detalhes de cada atrativo é só acessar nossa página de passeios em Bonito para obter a informação completa.

Como estão funcionando os restaurantes em Bonito?

Os restaurantes estão abertos em sua maioria - com menos mesas do que o normal, e, funcionando para o jantar somente até as 22 horas. No Restaurante Juanita, por exemplo, é preciso chegar cedo, caso contrário pode ser que o visitante tenha que aguardar durante um tempo maior. 

Quais os horários e como está sendo feito o transporte de Campo Grande para Bonito?

O serviço de transporte de passageiros de Campo Grande para Bonito foi restabelecido e a Acqua Viagens oferece todos os dias  3 opções de horários para esse transfer: 14:30 - 16:00 - 19:00, essas são as saídas fixas.

Vale ressaltar, que operamos com a possibilidade de abrir novos horários do transfer de Campo Grande para Bonito caso haja necessidade. Para se certificar com exatidão, é importante sempre confirmar com seu agente de viagens quais saídas estão confirmadas para uma determinada data. O embarque continua a ser realizado no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Já o transfer de Bonito para Campo Grande , também tem saídas fixas e oferece os horários: 05:00 - 07:30 -18:00. A viagem dura aproximadamente 4 horas e o valor é de R$ 100,00 por pessoa por trecho. Para reservar é  simples e rápido. Basta clicar aqui na nossa ferramenta de reserva pelo whatsapp e informar a data e o horário desejado.

Em todos os lugares, inclusive nos passeios, mesmo com a atividade ocorrendo em local aberto, o uso das máscaras é obrigatório. A Mariana, veio de São Paulo com a família para conhecer Bonito essa semana e falou sobre sua experiência no destino:

 

 

Quais hotéis estão abertos em Bonito?

Com relação à rede hoteleira, de forma geral, hotéis e pousadas reabriram desde 01 de julho e operam com capacidade reduzida e com cuidados especiais regulamentados pelos protocolos de biossegurança, respeitando medidas como distanciamento entre as mesas durante o café da manhã, uso de máscaras inclusive nos corredores e áreas internas dos hotéis, além da adoção de processos específicos de higienização dos quartos. 

E os passeios em Bonito estão abertos?

Sim, quase na sua totalidade já. Esse mês (agosto) foram reabertos mais 2 pontos turísticos importantes: as trilhas e cachoeiras Boca da Onça e o Abismo Anhumas .

Somente os atrativos Ybira Pê (particular), Balneário Sesc Bonito e a Gruta do Lago Azul, por enquanto, seguem sem previsão para reabrir.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Turismo de Bonito informou que a equipe está estudando avaliando como e quando a Gruta do lago Azul será reaberta.

Assista esse vídeo e descubra como está sendo o trabalho realizado nos passeios de Bonito para receber turistas de uma forma mais segura:

Veja aqui a lista completa com os principais pontos turísticos de Bonito e aproveite para descobrir qual passeio se adapta melhor ao seu pacote de viagem. 

--> Passeios que estão funcionando normalmente em Bonito MS

  • Grutas: Gruta São Mateus  e Grutas São Miguel.
  • Quadriciclos: Rota Zagaia, Trilha Boiadeira e Serra da Bodoquena.
  • Flutuações: Nascente Azul, Rio Sucuri, Barra do Sucuri, Aquário Natural e Rio da Prata.
  • Trilhas e cachoeiras: Cachoeiras Serra da Bodoquena, Estância Mimosa - cachoeiras em Bonito; Ceita Corê, Rio do Peixe, Parque das Cachoeiras e Boca da Onça.
  • Balneários: Praia da Figueira, Eco Park Porto da Ilha, Ilha Bonita, Nascente Azul, Bosque das Águas, Balneário do Sol e Balneário Municipal.
  • Aventura: Rota Aventura (passeios de bike), Bote no Rio Formoso, Duck, Boia Cross e Arvorismo Cabanas.
  • Cavalgadas: Recanto do Peão, Rio da Prata e Mimosa.
  • Mergulho de cilindro: Lagoa Misteriosa e Rio da Prata.
  • Rapel: Boca da Onça e Abismo Anhumas.
  • Pantanal: San Francisco Day Use 

--> Passeios em Bonito que ainda não confirmaram a data de reabertura

  • Grutas: Gruta Lago Azul
  • Balneários: Sesc Bonito.
  • Aventura: Arvorismo Ybira Pê

Gostou dessa atualização? Aqui na Acqua Viagens temos uma equipe trabalhando para levar todas as informações de uma forma simples e útil aos nossos clientes. 

Nós temos esse cuidado com todas etapas da sua viagem, por isso criamos um Simulador de Pacotes, essencial enquanto você estiver pesquisando o destino!

Simulador de Pacotes é a única ferramenta capaz de fornecer informações precisas sobre o quanto você vai gastar em uma viagem para Bonito

Gostaria de experimentar? Então clique aqui em Simulador de Pacotes  e comprove.

Se você se interessou pelo assunto pode encontrar mais detalhes sobre como funcionam na prática os protocolos de segurança adotados em Bonito e tirar suas dúvidas através desse link que explica sobre qual o melhor momento para viajar: É seguro viajar para Bonito MS?.

 

Entenda como Bonito MS se preparou para enfrentar a pandemia

Desde o dia primeiro de julho os atrativos turísticos estão reabertos em Bonito. O funcionamento dos passeios foi liberado mediante a implantação de protocolos específicos de biossegurança definidos através de uma ação do Comtur em parceria com o SESI e homologados pela Prefeitura Municipal.

O intuito dessas medidas, conforme o Blog Acqua Viagens apurou, foi de garantir uma reabertura mais organizada e segura.

O trabalho incluiu o reforço das ações de  prevenção e redução de riscos através da preparação e treinamento das equipes, obrigatoriedade no uso de máscaras e disponibilização de álcool 70% sendo adotado em conjunto por hotéis, pousadas, transportadores, passeios, agências e guias de turismo.

Para dar ênfase à importância do compromisso com a prevenção, o prefeito de Bonito, Odilson Soares, postou esse vídeo nas redes sociais onde reforça a reabertura do turismo e a necessidade de que a população se mantenha atenta e vigilante.

Boletim Epidemiológico até 13 de julho

Até o momento, o resultado da adoção dessas medidas têm se mostrado positivo. Isso é o que mostra os dados mais recentes da Secretaria Estadual de Saúde.

Conforme o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, mesmo com a rebertura desde o dia 01/07, a situação em Bonito permanece estável.

Por esse boletim, Bonito MS não registrou novos casos de Covid-19 nesta segunda-feira (13), permanecendo com 96 confirmações, sendo que destas, 80 já estão curadas e receberam alta do isolamento domiciliar. Entre os pacientes que ainda estão com a doença ativa, 2 seguem internados e um 14 passam por acompanhamento domiciliar em casa. 

Desde a reabertura, os 5 passeios mais visitados em Bonito, segundo o número de visitantes disponibilizado pelo voucher digital são: Rio Sucuri - flutuação (249), Rio da Prata - flutuação (231), Parque das Cachoeiras (227), Praia da Figueira (223) e Gruta São Mateus (172). 

Bonito preparou-se durante 3 meses para reabrir

Agências, hotéis e atrativos turísticos de Bonito (MS) estão sendo orientados pelo SESI para formular e implantar os protocolos de biossegurança que irão nortear a reabertura das atividades turísticas no município. A iniciativa segue as determinações do Decreto nº 117/2020 que tornou facultativa a reabertura das empresas de turismo em Bonito.

Apesar de informar a data para a reabertura, como sendo no próximo dia 01 de junho, o decreto impôs como condição para a liberação dos alvarás, que os estabelecimentos estejam em conformidade com os protocolos de biossegurança. Entretanto, essas diretrizes ainda não foram formalizadas pela Prefeitura Municipal.

A expectativa é que somente no final de maio, Bonito possa conhecer de fato um protocolo definitivo de ações sanitárias categorizadas por setor.

Para auxiliar esse processo, uma ação encabeçada pelo o COMTUR em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB) e o Sebrae/ MS, montou um cronograma de reuniões com todas as categorias envolvidas na cadeia do turismo.

O objetivo é reunir informações sobre os detalhes das operações em cada setor e buscar detectar possíveis pontos críticos de contaminação por corona vírus, causador da COVID -19 e compartilhar noções gerais acerca de conduta preventiva e medidas de higiene.

As reuniões serão realizadas por vídeo conferência entre os dias 25 e 29 de maio, iniciando por empresas do ramo de gastronomia, e, na sequência, os setores de hospedagem, transportadores de turismo, atrativos turísticos, guias de turismo e comércio.

Segundo a presidente da ABH (Associação Bonitense de Hotelaria), Gitane Klain, a adoção dessas medidas de biossegurança e a pactuação entre as empresas do setor deve hotelaria deve levar ainda mais alguns dias até sua finalização, “Até o momento 13 empresas associadas à ABH já confirmaram sua data de reabertura somente a partir do dia 01 de julho, apesar do decreto facultar às empresas, reabrirem, caso queiram, desde que o protocolo esteja sendo integralmente cumprido."

“Esse período, durante o mês de junho, será utilizado para que possamos executar com segurança todas as ações necessárias à garantia do funcionamento responsável e com qualidade cujo nome de Bonito é sempre associado”. Gitane confirmou ainda, que na próxima terça-feira, uma lista oficial será divulgada pela ABH informando todas os hotéis e pousadas que irão retomar suas operações normais somente a partir do próximo 01 de julho.

Até o momento já confirmaram reabertura somente a partir de 01 de julho os hotéis Zagaia Eco Resort, Lucca Hotel Pousada, Hotel Sesc Bonito, Pousada Olho d’Água e Wetiga.

Com relação aos atrativos turísticos, a Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região) está responsável por apresentar o protocolo específico que deverá ser adotado por todos os passeios em Bonito. A elaboração dessas medidas também está sendo construída em parceria com o SESI e com o Sebrae/MS e após aprovada pela Prefeitura Municipal terá que ser adotada por todos os passeios em Bonito.

“Os passeios associados à Atratur já se posicionaram no sentido de trabalhar com uma reabertura segura e programada a partir do dia primeiro de julho e não de junho após a implementação de todas as etapas do protocolo de biossegurança a fim de garantirmos que Bonito permaneça um destino seguro”, destacou o presidente da entidade.

O setor está atento às medidas de saúde e higiene necessárias para mantermos o ambiente seguro. Inclusive entre as questões mais importantes está a orientação das equipes, conscientizando sobre o papel da higienização frequente e a intensificação da limpeza das áreas comuns -  com convivência mais intensa -  e das superfícies mais tocadas além da adoção diária dos EPIs. Esse deve ser um trabalho conjunto de todo o trade em prol do destino Bonito. ”, explica Gustavo Romeiro, presidente da ABAETUR (Associação das Agências de Turismo de Bonito MS).

Romeiro informou também que as agências de turismo de Bonito, associadas ou não também estarão sujeitas  a seguir o protocolo sanitário e devem ser acompanhadas de perto pela ABAETUR.

No setor de transportes, a entrada de ônibus, vans, micro-ônibus, ‘motor homes’, vans de fretamento de turistas, assim como o embarque e desembarque na Rodoviária local, permanecem proibidas em Bonito, até o dia 31 de maio. A partir de 1º de junho, a entrada será liberada, porém com critérios de segurança.

Outras determinações do decreto anterior permaneceram vigentes, como o fechamento das escolas, locais públicos de prática esportiva, como Centro de Múltiplo Uso, estádio e ginásio de esportes, danceterias, boates, pubs, tabacarias e congêneres, a obrigatoriedade do uso de máscaras e o toque de recolher entre as 20h e às 5h.

--> Passeios de Bonito que não reabrem em junho

Entre os principais atrativos turísticos de Bonito que já confirmaram a reabertura somente em 01/07, mesmo com emissão do último decreto, são: Boca da Onça Ecotur, Abismo Anhumas, Gruta de São Miguel, Rota Zagaia, Trilha Boiadeira, Nascente Azul, Balneário do Sol, Balneário Jardim Ecopark, Buraco das Araras, Parque Ecológico do Rio Formoso, Nascente Rio Sucuri, Ceita Corê, Parque das Cachoeiras, Praia da Figueira, Gruta São Mateus, Cabanas Boia Cross e Arvorismo, Ecopark Porto da Ilha.

--> Passeios que estão em análise e ainda sem previsão de abertura

Os atrativos Aquário Natural, Barra do Rio Sucuri, Rio do Peixe, Serras da Bodoquena, Estância Mimosa – Cachoeiras em Bonito, Lagoa Misteriosa, Recanto Ecológico Rio da Prata, Ybira Pê, Gruta do Lago Azul e Balneário Municipal informaram que aguardam a liberação do protocolo sanitário para avaliarem em quanto tempo conseguem se adequar às novas regras, para, a partir disso, definirem uma data para reabertura, que tanto pode ser até o final do mês de junho ou só no mês de julho.

--> Entenda a situação

Todos os serviços de turismo de Bonito foram suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) desde o último dia 20 de março por força de um decreto da Prefeitura Municipal.

O município registrou um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 1 milhão por dia com o fechamento dos atrativos turísticos.

O trade, de forma coordenada, vem discutindo ações estratégicas para fomentar o setor ainda em 2020. Uma das ações mais destacadas foi a adoção de um calendário único com valores de baixa temporada até 18 de dezembro de 2020.

Mais 70% dos atrativos turísticos também  já confirmou a manutenção dos valores de Baixa Temporada de 2020 para a Baixa Temporada de 2021 até 30/06, além de adotar uma postura de maior flexibilidade nos prazos de remarcação.

--> O Futuro

À frente da Atratur, o empresário Guilherme Poli, um dos diretores do Grupo Zagaia, que inclui os atrativos Rota Zagaia, Trilha Boiadeira e Gruta de São Miguel, disse estar otimista em relação ao segundo semestre de 2020. “Nós já somos naturalmente um destino organizado e isso vai facilitar a implantação desses protocolos. Além disso, o próprio sistema de Bonito facilita muito essa adequação, uma vez que grande parte dos passeios já trabalha com o SGS (Sistema de Gestão de Segurança), nós já fazemos um controle ambiental eficiente em relação à capacidade de carga, os passeios são em área aberta e sem aglomerações, por isso precisamos estar ainda mais atentos e rígidos e agir com calma nesse momento de reabertura, nossa intenção com essa  conduta é estarmos na vitrine como uma das melhores opções de destino nacional do mercado, exemplo de segurança e responsabilidade”.

--> Bonito segue recomendação nacional de boas práticas

Conforme divulgou o site do Mtur, foi lançado no dia 08 de maio o selo “Turista Protegido”,  definindo as primeiras ações para a criação dos protocolos de segurança sanitária e de boas práticas para cada um dos segmentos do setor.

O programa busca chancelar as atividades turísticas que assegurarem o cumprimento de, por exemplo, requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. Inicialmente, estão previstos 16 protocolos de boas práticas, que buscarão ser segmentados de acordo com as especificidades de cada um dos setores atendidos, como meios de hospedagem, agências de turismo, locadoras de veículos, transportadoras, parques temáticos, casas de espetáculo, guias de turismo. 

A criação do selo de boas práticas em questões associadas à biossegurança é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenada pelo MTur, a fim de minimizar os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. Leia mais sobre o selo "Turista Protegido"aqui.

Indique para um amigo