O que abre e o que não abre em Bonito em 01 de junho


(Esse texto foi editado em 03.12.2020 para inclusão de informações atualizadas)

Desde o final de novembro a cidade de Bonito está sinalizada como região com bandeira vermelha até 05 de dezembro, conforme dados apontados nos mapas situacionais que consideram o período entre 21 de novembro e 05 de dezembro.

E você sabe o quer dizer Bandeira Vermelha?

Bandeira Vermelha não quer dizer dizer que a cidade está fechada ou que os atrativos não estão funcionando, mas sim que há a necessidade de uma rigidez ainda maior no controle das ações de prevenção e combate ao crescimento do coronavírus nessa área ou região.

Ou seja, tudo funciona, porém com um cuidado ainda maior e com restrições mais específicas quanto à capacidade de atendimento e horários de funcionamento.

Segundo as autoridades de saúde do município, esse aumento do número de casos registrados em Bonito não pode ser avaliado como uma situação pontual, e sim decorrente do crescimento da pandemia em todo Brasil. Em função disso, o destino voltou adotar medidas preventivas mais rígidas visando conter a evolução da epidemia do coronovirus no destino e prepar a cidade para o período de alta temporada que se aproxima.

Entre as medidas adotadas pela administração municipal estão o aumento do policiamento e da fiscalização na região central a fim de cobrar a utilização de máscaras e evitar as aglomerações.

A Prefeitura, através do decreto 266/2020  suspendeu temporariamente (até o próximo dia 18 de dezembro) a emissão de alvarás de localização, funcionamento e autorizações para realização de atividades com potencial de aglomeração de pessoas.

Com relação às agências e operadoras de turismo, restaurantes, hotéis, pousadas e passeios, ficam autorizadas e funcionar somente os estabelecimentos que já implantaram os protocolos de biossegurança recomendads pelo Mtur e acordadas junto ao poder público.

A utilização de coolers e consumo de bebida e narguilée em vias públicas está expressamente proibida.

Em Mato Grosso do Sul, desde o início da pandemia relacionada ao coronavírus, o Estado apresentou um total de 101.102 casos confirmados, sendo que destes, 87.633 encontram-se já recuperados e 11.188 em isolamento domiciliar.

Os dados estão atualizados de acordo com as informações do sistema oficial do Ministério da Saúde em 02/12, SIVEP-GRIPE e e-SUS. 

A cada duas semanas o governo do estado do Mato Grosso do Sul divulga mapas situacionais dos municípios. Através desses mapas é possível identificar a classificação de risco de contaminação pelo coronavírus que cada município representa (podendo variar de baixo risco até a risco extremo).

De acordo com as recomendações da organização Pan-Americana de saúde (OPAS), apesar das avaliações e atualizações dos municípios serem diárias, os dados que demonstram a situação sanitária de cada cidade são liberados oficialmente somente a cada 15 dias.

Veja os números atualizados do coronavirus e outras informações sobre a pandemia em Bonito MS

o município de Bonito 15 novos casos confirmados de coronavírus e mais 40 casos suspeitos sendo analisados nas últimas 24h. O total geral chega a 738.

Bonito já tem também 665 recuperados da covid-19 e 2.473 casos notificados desde o início da pandemia no município.

O município tem também 10 óbitos desde o começo da pandemia.

 

Neste 1º de dezembro foram registrados 1.090 casos novos chegando a 100.151 pessoas com COVID-19. Com mais onze óbitos, 1.780 perderam a vida para o coronavírus. A média móvel diária de casos está em 914,9 e a média móvel de óbitos está em 6,0. A taxa de contaminação sofreu aumento expressivo chegando a 1,03. A taxa de letalidade está em 1,8%.

Mato Grosso do Sul também apresentou aumento no número de casos ativos que estão em 11.152, apesar do Estado ter 87.219 casos recuperados.

O número de pacientes internados com COVOD-19 teve aumento expressivo nas ultimas duas semanas passando de 206 internados em 11 de novembro para 456 pacientes internados com coronavírus em Mato Grosso do Sul.

Leia mais em: https://www.bonitoinforma.com.br/saude/bonito-registra-mais-15-casos-positivos-de-covid-19-nas-ultimas-24h/35440/

No próximo dia 6 de dezembro, o Governo do Estado deve divulgar o novo mapa situacional de todas as cidades, incluindo Bonito que registrou até o momento 738 casos confirmados. Do total de casos confirmados, 665 estão recuperados e restante permanece em isolamento.

Nesse momento, conforme as informações da secretaria de Saúde, 40 pessoas estão sendo acompanhadas para confirmar ou descartar uma possível contaminação pelo coronavírus.

A Covid -19 provocou 10 óbitos em Bonito. Em algumas capitais brasileiras e em cidades com mais de 500 mil habitantes, o percentual de casos notificados chega a ser 8 vezes maior do que em Bonito MS.

O prognóstico em relação à evolução da pandemia em Bonito é redobrar cuidado e atenção na cidade.
 
Aqui você pode acompanhar o último Boletim Epidemiológico do MS. O Boletim mostra um panorama detalhado dos casos de Covid - 19 em Bonito-MS:

Bonito MS está aberto para o turismo durante a pandemia?

Sim, a cidade de Bonito está aberta e recebendo turistas. O turismo em Bonito com quase tudo funcionando normalmente, e seguindo os protocolos de biossegurança específicos para cada setor.

A medida segue a recomendação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Bonito se reuniu para discutir a necessidade de ou não da continuação das ações e medidas prevenção do coronavírus em Bonito.

O Decreto manteve proibido também o retorno de aulas marciais por conta do contato físico muito próximo e apresentações de música ao vivo em bares, lanchonetes e restaurantes a fim de reduzir a possibilidade de aglomerações.

Se você está se preparando para viajar para Bonito, é importante saber que em todos os lugares da cidade, comércio, meios de hospedagem, passeios e transportes, antes de entrar, o visitante tem sua temperatura corporal aferida, e, sendo superior ao limite recomendado pela OMS (Organização mundial de Saúde), a entrada não é permitida e a pessoa colocada em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para conhecer os detalhes de cada atrativo é só acessar nossa página de passeios em Bonito para obter a informação completa.

Os restaurantes em Bonito estão abertos?

Os restaurantes estão abertos em sua maioria - com menos mesas do que o normal, e, funcionando para o jantar somente até as 22 horas. No Restaurante Juanita, por exemplo, é preciso chegar cedo, caso contrário pode ser que o visitante tenha que aguardar durante um tempo maior. 

Quais os horários e como está sendo feito o transporte de Campo Grande para Bonito?

O serviço de transporte de passageiros de Campo Grande para Bonito foi restabelecido e a Acqua Viagens oferece todos os dias  4 opções de horários para esse transfer: 09:00 - 11:30 - 14:30 - 16:00 - 19:00, essas são as saídas fixas.

Vale ressaltar, que operamos com a possibilidade de abrir novos horários do transfer de Campo Grande para Bonito caso haja necessidade. Para se certificar com exatidão, é importante sempre confirmar com seu agente de viagens quais saídas estão confirmadas para uma determinada data. O embarque continua a ser realizado no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Já o transfer de Bonito para Campo Grande , também tem saídas fixas e oferece os horários: 05:00 - 07:30- 12:00 -18:00. A viagem dura aproximadamente 4 horas e o valor é de R$ 100,00 por pessoa por trecho. Para reservar é  simples e rápido. Basta clicar aqui na nossa ferramenta de reserva pelo whatsapp e informar a data e o horário desejado.

Em todos os lugares, inclusive nos passeios, mesmo com a atividade ocorrendo em local aberto, o uso das máscaras é obrigatório. A Mariana, veio de São Paulo com a família para conhecer Bonito essa semana e falou sobre sua experiência no destino: 

 

Quais hotéis estão abertos em Bonito?

Com relação à rede hoteleira, de forma geral, hotéis e pousadas reabriram desde 01 de julho e operam com capacidade reduzida e com cuidados especiais regulamentados pelos protocolos de biossegurança, respeitando medidas como distanciamento entre as mesas durante o café da manhã, uso de máscaras inclusive nos corredores e áreas internas dos hotéis, além da adoção de processos específicos de higienização dos quartos. 

E os passeios em Bonito estão abertos?

Sim, quase na sua totalidade já estão aberto. Esse mês (agosto) foi reaberto mais 1 ponto turístico importantes: as trilhas e cachoeiras Boca da Onça.

Somente os atrativos Ybira Pê (particular), Balneário Sesc Bonito e a Gruta do Lago Azul, por enquanto, seguem sem previsão para reabrir.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Turismo de Bonito informou que a equipe está estudando avaliando como e quando a Gruta do lago Azul será reaberta.

Assista esse vídeo e descubra como está sendo o trabalho realizado nos passeios de Bonito para receber turistas de uma forma mais segura:

Veja aqui a lista completa com os principais pontos turísticos de Bonito e aproveite para descobrir qual passeio se adapta melhor ao seu pacote de viagem. 

--> Saiba quais passeios estão abertos em Bonito MS

Grutas: Gruta São Mateus  -  Grutas São Miguel
Quadriciclos:Rota Zagaia -  Trilha Boiadeira  - Serra da Bodoquena.
Flutuações: Nascente Azul -  Rio Sucuri Barra do Sucuri -  Aquário Natural  -  Rio da Prata Lagoa Misteriosa
Trilhas e cachoeiras: Cachoeiras Serra da BodoquenaEstância Mimosa - cachoeiras em BonitoCeita CorêRio do PeixeParque das Cachoeiras e Boca da Onça.
Balneários: Praia da Figueira, Eco Park Porto da Ilha, Ilha Bonita, Nascente Azul, Bosque das Águas, Balneário do Sol e Balneário Municipal.
Aventura: Rota Aventura (passeios de bike)Bote no Rio Formoso, Duck, Boia Cross e Arvorismo Cabanas.
Cavalgadas: Recanto do Peão, Rio da Prata e Mimosa.
Mergulho de cilindro: Lagoa Misteriosa e Rio da Prata.
Rapel: Boca da Onça e Abismo Anhumas.
Pantanal: San Francisco Day Use 

--> Saiba quais passeios estão fechados em Bonito MS

Gruta do Lago Azul
Balneário Sesc Bonito
Ybirá Pê

Conforme os dados divulgados pela  Secretaria Estadual de Saúde, o município de Bonito permaneceu com classificação de bandeira laranja na maior parte do mês de agosto.

Nessa fase, ficaram permitidas as atividades essenciais, de baixo e médio risco de contaminação, bem como seguir operando as atividades turísticas com protocolos de biossegurança.

Idêntico ao sistema de monitoramento utilizado nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo; o Mato Grosso do Sul está acompanhando semanalmente todos os seus municípios.

O sistema de bandeiras, é classificado em 5 cores diferentes, começando pelo verde, que prevê a flexibilização ou liberação de atividades ou regiões, evoluindo para outras gradações até atingir o preto, “quando é preciso ter o lockdown”.

Veja o que significa a cor de cada bandeira:

  1. Verde -  liberado
  2. Amarelo - risco baixo
  3. Laranja - risco moderado
  4. Vermelho - risco alto
  5. Preto - altíssimo

O grau de risco de uma cidade ou região é que vai permitir ao governo definir as ações de enfrentamento à Covid-19 por município individualmente, além de cobrar protocolos obrigatórios fixos para todas as bandeiras, regulando o que abre e o que não abre em cada cidade.

O levantamento desses dados está sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde em conjunto com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde, “braço” da OMS – a Organização Mundial de Saúde– no continente americano) visando conter o avanço do coronavírus em Mato Grosso do Sul.

E, se você chegou até aqui é porque com certeza ainda está se perguntando se o turismo em Bonito está fechado por causa do Corona Virus. É comum os visitantes demostrarem interesse em saber se o destino adotou de fato medidas preventivas responsáveis e se eles estariam seguros viajando para o Mato Grosso do Sul. Por isso é necessário explicarmos os riscos ao viajar em tempos de pandemia, o número de casos de contaminação pelo vírus corona por aquie ,claro, o que o viajante pode esperar da sua viagem para Bonito MS.

Antes  da COVID - 19, os cuidados com a viagem se resumiam em saber qual a melhor época para viajar ou o que fazer em Bonito. Hoje, é essencial descobrir primeiro se a cidade de Bonito está aberta e se Bonito está recebendo turistas.

Pensando nisso, e considerando rápida dinâmica com que novos números são divulgados, decidimos manter esse texto sempre atualizado, com o maior número possível de informções sobre que expliquem como Bonito está funcionando e como a cidade se preparou para isso. Nosso objetivo é explicar de forma simples, porque Bonito continua a receber turistas mesmo nesse período de pandemia e quais são as medidas adotadas para evitar o contágio pelo corona virus.

Com base nos dados atualizados nos sistemas de informações oficiais do Ministério da Saúde - SIVEP GRIPE e e-SUS VE publicados no boletim epidemiológico desta segunda-feira (27), a cidade de Bonito 

Como estão funcionando os Aeroportos de Bonito e Campo Grande?

Para você, que já está com a passagem comprada e deve voar para o Mato Grosso do Sul nos próximos dias, saiba que o Aeroporto de Campo Grande está operando normalmente, sem nenhum tipo de interrupção nos serviços como outros aeroportos administrados pela Infraero em todo território nacional. Isso porém não garante que sua reserva será operada pela companhia. 

Temos acompanhado casos de cancelamentos até 48 horas antes do embarque, por isso disponibilizamos essa página, onde é possível consultar o status do vôos. Verifique o seu.

Já o Aeroporto de Bonito não está funcionando pois a única companhia que oferecia vôos diretos até Bonito (via Viracopos) suspendeu suas operações até dezembro. No caso dos passageiros que compraram vôos que foram suspensos está sendo oferecida a devolução do valor ou a remarcação com desembarque em Campo Grande.

Gostou dessa atualização? Aqui na Acqua Viagens temos uma equipe trabalhando para levar todas as informações de uma forma simples e útil aos nossos clientes.

Indique para um amigo

Este conteúdo "O que abre e o que não abre em Bonito em 01 de junho" foi útil para você? Deixe sua avaliação abaixo:




Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito
Seu Descritivo de passeios foi enviado para seu email.