07 Coisas que você precisa saber antes de ir pra Bonito


Se você imagina que está viajando para o meio do mato tem pelo menos 07 coisas  que você precisa saber antes de ir pra Bonito. Afinal, não é toa que Bonito MS é o principal destino de Ecoturismo do Brasil. A preservação ambiental é de fato um dos pilares da nossa atividade turística, mas vai longe o tempo em que a cidade era apagadinha e sem atrativos.

Localizada na região Centro-Oeste do Brasil, entre os municípios de Jardim e Bodoquena, a pequena cidade de Bonito tem atualmente cerca de 21.378 habitante (Fonte: IBGE 2018), e é a mais famosa das 3, que juntas integram o complexo turístico do Parque Naconal da serra da Bodoquena.

A estrutura geológica dessa região é rica em calcário, o que provoca grandes extensões de cavidades subterrâneas, então absorve muita água, que ressurge translúcida e rica nesse mineral proprocionando um belo tom de azul.

Ao conhecer o destino você percebe que há muito o que fazer em Bonito, e que não é à toa que a cidade é considerada um pólo de ecoturismo. São mais de 4 mil espécies entre peixes, animais silvestres e plantas subaquáticas.

Suas principais atrações são as belezas naturais, os mergulhos em suas águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. E, mesmo com esse contato tão próximo à natureza, não é preciso tomar nenhum cuidado extra com a saúde antes de vir para Bonito, nem mesmo tomar vacina. Saiba sobre cada passeio aqui em nosso site!

Um dos aspectos mais interessantes dos passeios em Bonito é o fato deles serem adequados aos mais diversos perfis de turistas. Isso porque Bonito oferece passeios para todas as idades, desde trilhas leves e balneários deslumbrantes para os idosos, até atividades leves e divertidas para famílias com crianças (Veja aqui quais são os passeios mais recomendados para os pequenos.) 

Não há exatamente uma melhor época para visitar este destino - o ano todo seria a melhor resposta ou venha cada vez em um mês diferente! O inverno em Bonito está entre frio e fresquinho (pode até ser uma temperatura mais baixa para mergulhar nestes rios), mas nesta época (que coincide com seca) as águas estão muito mais transparentes e vale a pena alugar usar uma blusa de manga longa para colocar por baixo da roupa de neoprene que o passeio fornece fugindo assim do frio!

Também é no inverno que se considera período de baixa temporada tem menos turistas o valor é menor e a atenção é ainda mais especial - venha uma vez em cada época do ano é o que a Acqua te sugere!

O efeito da água de Bonito, aliás, merece um parágrafo especial aqui nesse texto. Como já expliquei antes, ela é rica em calcário e magnésio, então, apesar de potável, seu consumo pode provocar algum desconforto intestinal e acabar comprometendo o sucesso da viagem, por isso esteja atento(a) para beber somente água mineral.

Outro resultado que os vistantes costumam sentir (e vai acontecer com você também) é a diferença no volume e balanço dos cabelos enquanto estiver por aqui. O calcário vai deixar o seu cabelo completamente duro e armado, mas não se preocupe, é apenas temporário, assim que voltar a lavá-lo na sua casa ele volta ao que era antes da viagem.

Uma pergunta recorrente aqui na agência é sobre onde comer em Bonito? Se come em Bonito desde um cachorro quente até um delicioso Pacu na Brasa ou carne exótica (como jacaré)  e ainda, sashimi e sushi de Piraputanga.

Aqui o visitante gastará em alimentação provavelmente  o equivalente  ao que mesmo que costuma gastar em sua cidade, mas isso também vai depender do que se deseja comer. Importante saber que a maioria dos hotéis serve o café da manhã e você também consegue incluir o almoço em quase todos os passeios.

Hoje é possível escolher entre comida japonesa, árabe, chinesa ou regional. São pizzarias, barzinhos e restaurantes para diversos públicos e bolsos.  Além disso, Bonito oferece uma ampla rede hoteleira com opções na categoria hostel, dezenas de pousadas e hotéis, além de resort e hotéis boutique.

 Caso você esteja se organizando para viajar para Bonito pela primeira vez é importante saber algumas informações sobre Bonito MS, que dificilmente vai encontrar tão “explicadinhas” como aqui.

1) Não existem atrativos turísticos com entrada gratuita em Bonito.

Não adianta perguntar para o recepcionista do hotel, para o taxista, para o garçom, pois a resposta sempre será a mesma, não é possível ir a nenhum atrativo em Bonito sem comprar  a entrada ou o  voucher como é chamado nas Agências de Turismo.

Isso porque todos os “passeios estão em propriedades privadas” e os proprietários cobram entrada normalmente como seria feito em qualquer parque.

Ao cobrar o ingresso para visitação, os atrativos garantem a sustentabilidade do turismo e que todos os equipamentos utilizados nos passeios estejam dentro das normas e padões estabelecidos para a atividade, e,  além disso ao pagar o valor do ingresso o visitante já tem incluso o serviço do guia de turismo especializado em atrativos naturais, o que contribui muito para valorizar a visita.

2) Os ingressos só podem ser comprados nas agências locais

A Prefeitura não permite a venda de ingressos na portaria dos passeios, uma das razões para isso, é garantir que seja respeitada a lei ambiental que limita o número máximo de pessoas por passeio por dia.

É a forma de controlar o acesso, portanto, antes de se dirigir a qualquer passeio, mesmo balneários, o turista deve passar na Agência e retirar sua entrada.

Ao definir que os ingressos podem ser comprados somente através das agências, o sistema garante que o visitante terá suporte enquanto permanece no destino.

Para facilitar a compra do voucher, Bonito possui hoje mais de 30 agências como a Acqua Viagens, preparadas para prestar esse tipo de atendimento.

3) O atrativo garante que o preço é o mesmo em todas as agências de Bonito

Todo visitante consegue documentar o valor que foi pago pelo passeio através do voucher que é emitido pelas agências conforme a Prefeitura determina em Bonito MS. A política de preços é estabelecida pelos proprietários dos atrativos e precisa ser seguida à risca.

As agências são responsáveis apenas pela intermediação e agendamento da atividade desejada e não possuem autonomia para qualquer variação no valor que será cobrado a fim de garantir que o cliente pague um preço único e justo (o mesmo preço em todas as agências) independente de onde escolher comprar.

Para simplificar, vamos usar o valor cobrado pelo Big Mac como exemplo.  Em qualquer lugar do Brasil que o consumidor chegar, seja no sul ou no nordeste, em Brasília ou no Rio de Janeiro, ele vai pagar por esse sanduíche sempre o mesmo valor, isso, apesar deles serem entregues por lojas de diferentes estados.

Em Bonito MS, acontece a mesma coisa! Vamos supor que o Rio da Prata seja o nosso Big Mac! Ele pode ser agendado em qualquer uma das mais de 30 agências diferentes, e ainda assim terá sempre o mesmo valor!

4) A época do ano influencia o que você vai ver em Bonito

Sim, é isso mesmo! A época do ano influencia muito em relação ao que você vai ver em Bonito!

Bonito é um destino lindo o ano todo, mas as estações são bem definidas e isso pode alterar completamente o cenário do destino. Entre os meses de dezembro e março há  um aumento das chuvas o que torna os passeios de cachoeiras muito mais bonitos.

A alta temporada em Bonito é no final de dezembro, janeiro, carnaval e todos os feriados! Se conseguir venha em datas opostas  a alta temporada!   

Já na época da seca, de maio a setembro, as flutuações se tornam ainda mais cristalinas e são sem sombra de dúvida um espetáculo inesquecível, sobretudo na Lagoa Misteriosa, Rio Sucuri, Rio Bonito e Rio da Prata.

O ideal é ficar pelo menos 4 dias inteiros em Bonito pois há uma certa distância entre a cidade e os passeios, localizados em sua maioria na área rural. Então é preciso ter uma logística bem definida e calcular o tempo em cada atrativo para que você possa aproveitar mais sua viagem!

5) Não adianta ir pra Bonito apenas para ficar na cidade ou no hotel 

O município de tem cerca de 20 mil habitantes apenas, desses; somente 13 mil na área urbana, o que significa que a cidade é bem pequena apesar de já contar com uma estrutura confortável para o visitante. 

Entretanto, ao contrario das cidades grandes, onde se pode passear pelos shoppings ou em cidades de praia ou cidades históricas onde a atração principal da viagem é a própria cidade, o destaque de Bonito são os passeios.

Isso significa que não adianta ir para Bonito e não se organizar para visitar pelo menos um atrativo de flutuação e uma caverna, sob pena de sair do destino com a impressão de não ter visto o que era preciso.

Escassez de recursos também não pode ser uma justificativa para chegar em Bonito e não conhecer os passeios, uma vez que o segredo para uma viagem incrível é programar-se com antecedência! Aqui na Acqua Viagens oferecemos várias opções de pacotes econômicos que colaboram com seu bolso e proprocionam uma experiência de qualidade!

6) As atraçoões tem horário marcado e limite de vagas por dia então é mais seguro reservar com antecedência

Por conta da grande procura e pelo fato de possuírem um limite diário de público menor do que os demais passeios, algumas das principais atrações de Bonito MS precisam de agendamento antecipado, principalmente nos períodos de férias e feriados nacionais.

Os passeios de flutuação, são feitos em pequenos grupos, de 7 a 9 pessoas por vez, sempre considerando a capacidade de carga permitida pela licença ambiental. 

A Gruta do Lago Azul, por exemplo, abre venda para a alta Temporada com até 06 meses de antecedência. Por isso, volto a recomendar, planejamento é essencial!

E, se  você já estiver pesquisando sobre o nosso destino, é importante saber que não é preciso tomar vacina antes de viajar para o MS. 

7) Não é preciso saber nadar para fazer qualquer passeio em Bonito.

Nas flutuações é obrigatório o uso da roupa de neoprene. Ela vai ajudar a dar cerca de 70% de flutuabilidade para o seu corpo e completar a sua equipagem, já que, por cima dessa roupa é colocado um colete salva vidas no tamanho adequado ao seu corpo.

Todo esse cuidado com o equipamento resolve duas situações: faz o turista flutuar como um peixe e ainda auxilia na conservação da transparência dos nossos rios já que não é permitido encostar os pés no chão durante o trajeto do passeio. Já nos demais passeios o colete salva vidas é item obrigatório de segurança e nos balneários o equipamento está disponível para locação.

Se você se interessou por esse assunto ou está inseguro por não saber nadar, pode encontrar mais detalhes nesse texto que conta porque não é preciso saber nadar para fazer qualquer passeio em Bonito.

Gostou desse texto sobre as 07 coisas que você precisa saber antes de ir pra Bonito? Então segue aqui mais essa dica de viagem!

Nem tudo em Bonito é pago - você pode se surpreender por exemplo caminhando pelas estradas e descubrindo o céu mas plano de nosso planeta, o por do sol é sensacional assim como o nascer do sol - as planícies infinitas desta região proporcional um real abraço do céu - e a noite "humm" nem se fala - caminhe 1 km para qualquer lado fora da cidade e encontrará a magia da via lacta te ensinando milhões de estrelas! Veja essas dicas do que fazer de graça em Bonito:


Foto: Flávio André 

1) Tomar  um lanche na Praça da Liberdade de frente para a fonte das Piraputangas.

Essa é a praça principal da cidade, localizada bem no centro, e, no seu entorno, há uma grande quantidade de bares, restaurantes, sorveterias e lanchonetes. O lugar tem uma quantidade enorme de verde e as árvores ficam muito floridas nos meses de setembro e outubro. 

Veja onde fica a Praça da Liberdade em Bonito:

  

2) Respirar ar puro na pista de caminhada ao entardecer

Pouca gente sabe, mas uma das coisas mais impressionantes em Bonito MS, são as cores pôr do sol! A ciclovia e a pista de caminhada estão localizadas na entrada da cidade,  ligando Bonito até a rotatória dos balneários, um dos pontos mais aproveitados pelos moradores da cidade para uma pedalada ou uma caminhada rápida no fim do dia.

Isso porque, além dos benefícios pra saúde, caminhar assistindo ao espetáculo do pôr do sol é um privilégio para poucos! Bonito e muito revigorante! 

3) Visitar a fábrica de cerâmica Udu.

O nome Udu foi escolhido em homenagem à ave símbolo de Bonito, o Udu-de-coroa-azul. (Momotus momota).

A Udu é um atelier de cerâmica artesanal que desenvolve um trabalho muito voltado para os aspectos de responsabilidade social, conservação ambiental e valorização da fauna da região.

Isso fica evidente na equipe, onde todos os artesãos são pessoas da própria cidade, nascidos ou residentes, e que atuam desde a confecção dos moldes de gesso até a esmaltação e queima das peças.

As embalagens e os insumos também recebem uma atenção especial, são produzidos somente com material reciclado reaproveitado das caixas de papelão do comércio e toda a água utilizada do ateliê é proveniente de captação de água da chuva.

Acompanhe o processo de produção nesse vídeo:

A fábrica está aberta à visitação de segunda à sexta das 08:00 às 18:00, e no sábado das 08 às 13:00, e fica localizada bem no centro da cidade a 160 metros da Casa do João e 150 metros da Pastelaria da Jana.

Veja onde fica a Udu Cerâmica:

Esses são passeios para se fazer de graça em Bonito, o que significa que você,  visitante, não vai precisar apresentar aquele documento do voucher retirado nas agências locais, isso porque não há uma limitação do número de pessoas ou a possibilidade de causar algum impacto ambiental.

A Acqua Viagens é uma das agências de Bonito que além de emitir vouchers para os atrativos naturais, tem uma equipe preparada para te auxiliar com informações exclusivas e que podem contribuir para melhorar sua experiência de viagem em Bonito.

Bonito é destino para todos os bolsos - diga qual seu orçamento e nossa equipe faz seu roteiro! Ou você pode descobrir quanto vai gastar usando o nosso Simulador de Pacotes, uma ferramenta exclusiva onde você mesmo pode montar o seu pacote de viagem para Bonito já com valores e descritivos de cada passeio.

As sensações que você terá são similares ao melhor entre os melhores, isso porque Bonito no Mato Grosso do Sul é sinônimo de excelência desde o atendimento até a alimentação, passando pela preservação sustentável! Isso, sem falar do que você vai sentir ao fazer qualquer um dos nossos passeios (a sensação mais comum é de superação de expectativas), e uma coisa é certa: 

Você sempre sairá surpreendido (a) deste destino!

 

Bonito não tem tanto mosquito a não ser que você vá acampar na beira de um rio o vá até o Pantanal ( lá sim tem mosquito) mas também tem a infra estrutura para te proteger deles!

No inverno traga muita roupa quente, botas para caminhada, se tiver uma roupa de mergulho leve para vestir a roupa dos passeios por cima tendo maior proteção ou alugue uma roupa para usar embaixo das roupas que os passeios oferecem! A temperatura em Bonito no inverno varia entre 12 e 24 graus mas pode chegar a 5 graus.

Já no Pantanal pode incluir chapéu que te proteja do sol, camisas leves de preferência com proteção solar, botinas, calça comprida jeans ou estes modelos modernos de aventura - Entenda que deve seproteger do calor do Sol e também da umidade e frio - além dos amigos mosquitos e carrapatos!

Na época de cheias ou nas secas, o espetáculo do Pantanal  é completamente diferente,  e mesmo assim, absolutamente fantástico! Por isso, se vier a Bonito toda época será excelente, mas para o Pantanal, se deseja ver os alagados tradicionais da região, o melhor período é a época das cheias!

Bonito tem seu aeroporto que está homologado para aviões de todos os tamanhos mas ainda não tem uma quantidade diária de vôos regulares e então entra a opção de vôo até Campo Grande capital do Mato Grosso do Sul que fica somente a 300km de Bonito e podemos te buscar lá!

Há vôos comerciais de São Paulo para Bonito e pela  Azul, via Viracopos, e de São Paulo para Campo Grande, temos vôos pela Azul, Gol e Latam. Consulte conosco qual companhia estará operando na época de sua visita!

Se você vem de ônibus, a melhor maneira é chegar por Campo Grande e de lá pegar um ônibus para Bonito mas aconselhamos que venham em vans compartilhadas que saem durante todo o dia.

Para chegar a Bonito, se você está no Rio de Janeiro - Por exemplo: 

Você pode vir de avião até Campo Grande e te buscamos lá em uma viagem de 300km e no máximo em 4:30 estará em Bonito, ou pode vir de ônibus até Campo Grande no Mato Grosso do Sul e depois até Bonito de ônibus ou vans - e ainda vir em seu carro em uma aventura inesquecível (vir em seu próprio carro é sem dúvida a melhor opção em estes tempos atuais!)

Da mesma maneira de  São Paulo para Bonito há vôos regulares ou também até a capital do Estado Campo Grande a somente 4 h de Bonito, além disso pode vir de ônibus ou de carro!

Conte conosco inclusive para tirar dúvidas sobre onde e quando não ir em Bonito MS e até mesmo para descobrir que tipo de roupa o visitante deve levar na mala.

E agora que já explicamos as 07 Coisas que você precisa saber antes de ir pra Bonito e muito mais, recomendamos a leitura desses textos aqui embaixo pois certamente serão interessantes para quem gosta de viajar!

Por Luciana Garcia e Geórgia Sebástian Gió

Posts Relacionados:

Bonito está fechado para o turismo?

Como fazer para chegar em Bonito MS?

Conheça os principais pontos turísticos de Bonito.

Indique para um amigo