Roteiro Bonito: Conhecer cavernas e grutas em Bonito é essencial
por
A cidade de Bonito é considerada a capital do ecoturismo por suas inúmeras belezas naturais. São nascentes de água cristalina, cachoeiras e as famosas grutas formadas a milhões de anos que possuem uma beleza única.
A Gruta do Lago Azul, cartão postal de Bonito e do Mato Grosso do Sul, já foi cenário de várias reportagens e até de novela da Globo. Suas estalactites, o lago azul cristalino e suas rochas calcárias de milhares de anos tornam este lugar em um cenário mágico.
Como se formaram as estalactites da Gruta Azul em Bonito?
As estalactites são essas formações que parecem “lanças pontiagudas” no teto da caverna. Elas se formam pela água que o solo absorve com as chuvas, as goteiras dentro das cavernas carregam vários sedimentos, como o cálcio, que pela precipitação de compostos vão se acumulando por milhares de anos e formando as estalactites em cavernas.
Na Gruta do Lago Azul podemos ver estalactites com mais de 50 centímetros, o processo de formação para que cheguem neste tamanho leva milhares de anos, pois a taxa de crescimento de uma estalactite é de frações de milímetros por ano.
A diferença entre estalactites e estalagmites
As duas formações são geradas pelas goteiras na parte superior das grutas, essas goteiras são carregadas de sedimentos que em milhares de anos formam as estalactites e estalagmites.
A principal diferença entre estalactites e estalagmites é sua localização. Enquanto as estalactites se formam a partir do teto das cavernas, de cima para baixo, as estalagmites são formadas no solo das cavernas e grutas.
A água que goteja pelo teto deixando sedimentos e formando as estalactites, ao pingar e cair no solo da gruta vai acumulando e formando, de baixo para cima, as estalagmites.
A partir de qual idade as crianças entram na gruta?
Conhecer as grutas de Bonito é um passeio imperdível para as crianças, elas ficam encantadas ao verem as belezas singulares do local.
Nos passeios de contemplação, onde o turista não entra na água, as crianças a partir de 05 anos já podem realizar a atividade, sempre acompanhada dos pais ou responsáveis.
Já nos passeios de flutuação em gruta, como na Gruta do Mimoso e Abismo Anhumas, a atividade é liberada para crianças a partir de 08 anos. Já imaginou conhecer uma gruta e ainda flutuar em suas águas? É um passeio espetacular!
Cavernas e grutas mais famosas de Bonito
As cavernas e grutas de Bonito MS possuem cenários encantadores, turistas de todos os cantos do mundo visitam a cidade para conhecer essas belezas naturais.
Gruta do Lago Azul
Um dos cartões postais de Bonito, a Gruta do Lago está localizada a 22 km do centro da cidade. O local é protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Nacional (IPHAN) a mais de 40 anos.
A gruta tem esse nome em homenagem ao seu imenso lago cristalino de tons azulados que formam uma paisagem espetacular. O passeio é apenas contemplativo, os visitantes descem cerca de 300 degraus em uma escadaria com corrimão. Durante a descida, os turistas conseguem visualizar as formações rochosas e o lago da gruta.
A visita na Gruta do Lago Azul é um dos passeios mais concorridos de Bonito, devido a sua alta procura e o limite de pessoas por dia. As descidas são guiadas por um guia credenciado e realizadas em grupos de até 15 pessoas.
Grutas de São Miguel
Esta gruta faz parte da região do Parque Ecológico Vale Anhumas, onde estão localizados o Abismo Anhumas e Gruta do Lago Azul. Esse passeio apresenta uma variedade de formações geológicas impressionante.
A São Miguel é uma gruta seca e possui um enorme salão repleto de espeleotemas. Um dos diferenciais dessa atividade é que pode ser realizada em dias de chuva pois a iluminação artificial instalada na gruta permite que o visitante desfrute normalmente, independente das condições do tempo.
Abismo Anhumas
O Abismo Anhumas é um passeio que vai te surpreender, uma verdadeira viagem ao centro da Terra. O atrativo fica a 23 km do centro de Bonito, ao chegar no receptivo do passeio e visualizar a fenda por onde é realizado o acesso a caverna, é impossível imaginar a grandiosidade do local.
O acesso ao salão da caverna é feito por um rapel elétrico, você irá descer 72 metros até o deck flutuante. Essa descida é um passeio a parte, a vista panorâmica da caverna é simplesmente espetacular.
O deck está localizado no lago cristalino da caverna, a área interna do Abismo Anhumas é do tamanho de um campo de futebol e o lago possui 80 metros de profundidade.
No Abismo Anhumas você pode fazer o passeio contemplativo de bote (sem entrar na água), flutuação e mergulho de cilindro no lago. As atividades vão te surpreender, no lago cristalino você encontrará cones de calcário com mais de 20 metros de altura.
Gruta do Mimoso
Este passeio foi inaugurado em janeiro de 2022, um dos mais novos passeios de Bonito-MS. A Gruta do Mimoso oferece ao visitante flutuar ou mergulhar no lago cristalino da gruta, uma experiência incrível.
O passeio está localizado a 30 km do centro de Bonito, próximo dos passeios Rio do Peixe e Nascente Azul.
Após realizar uma pequena trilha na mata, o visitante chega até a entrada da caverna e desce cerca de 60 degraus até o lago. A paisagem com formações rochosas e o lago azul é impressionante!
A Gruta do Mimoso é considerada pelos especialistas de mergulho em cavernas como uma das mais lindas do mundo, ou seja, é um passeio que deve estar no seu roteiro em Bonito.
Indique para um amigo:
Autor: Luciana Garcia
Este conteúdo Roteiro Bonito: Conhecer cavernas e grutas em Bonito é essencial foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:
Outras dicas relacionadas de Bonito MS
Mergulho avançado Nitrox em Bonito MS
Em busca de fazer o mergulho avançado Nitrox em Bonito MS? Aqui estão as informações que precisa saber!
Quais os melhores campings em Bonito e Bodoquena?
Os campings em Bonito e Bodoquena podem garantir maior contato com a natureza!
Rios de Bonito
Está vindo para nosso municipio? Então, precisa conhecer os detalhes dos rios de Bonito.
Fauna e Flora do Pantanal
Vindo conhecer o Mato Grosso do Sul? Então, precisa conferir a Fauna e Flora do Pantanal.