Quantos dias ficar em Bonito?

tempo de leitura tempo de leitura: 10 minutos
Quantos dias ficar em Bonito?

A resposta é fácil, 4 dias inteiros é o tempo ideal para ficar em Bonito. Aliás, é o tempo mínimo recomendado para para conhecer a cidade sem correria.

Quatro dias em Bonito podem ser transformadores, oferecendo uma pausa na rotina acelerada e a chance de experimentar algo verdadeiramente incrível.

Mas, caso você não tenha todo esse tempo disponível, é possível conhecer Bonito em 3 dias. A única diferença é que o cronograma será bem mais apertado.

Bonito fica perto de Campo Grande (3 horas de carro), e é o principal destino turístico do Mato Grosso do Sul. Só em 2023, o destino recebeu mais de 300 mil visitantes, assim como as cidades próximas de Bodoquena, Jardim e Miranda.

 Balneario Municipal Bonito Ms Acqua Viagens (1)

Melhor época para ir

A melhor época para ir a Bonito é durante os meses de outono e inverno que é mais seco. Nesse período é possível aproveitar as águas mais cristalinas e com mais peixes.

De setembro a novembro, a cidade de Bonito é perfeita para quem busca adrenalina. Essa época é ideal para a prática atividades de aventura como trilhas, rapel e passeio de bote.

O que fazer em Bonito em 4 dias?

Em quatro dias você pode aproveitar para conhecer as flutuações, grutas e cavernas da região.

Uma dica é intercalar a programação com atividades de diferentes categorias. Fazendo isso a viagem não fica cansativa. Outra é cuidar a distância entre os passeios se você optar por visitar mais de uma atração por dia.

Bonito MS (2)

Aliás, é comum fazer mais de um passeio por dia em Bonito. Mas convém confirmar com seu agente de turismo se você tem condição física para o roteiro e se os horários se encaixam! Uma coisa é certa, você vai se encantar pela natureza exuberante de Bonito. 

Bonito MS é uma viagem inesquecível. A beleza da região da Serra da Bodoquena atraiu muitos turistas, tornando Bonito o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil por 16 vezes. 

Agora que você sabe o tempo ideal em Bonito, veja sugestões para aproveitar as atrações durante esse período. Veja também dicas para aproveitar as noites de Bonito.

Dia 1: Descer na Gruta do Lago Azul e Visitar ao Parque das Cachoeiras

Gruta Bonito MS

Com 1 dia você pode começa a viagem pela Gruta Lago Azul. Esse passeio é especial porque além de ser considerado o cartão postal da cidade, a gruta é a atração mais visitada de Bonito. Em 2023 ela recebeu mais de 74 mil visitantes. 

A visita é guiada e dura 1h 40 min.

Para entrar na caverna é preciso percorrer uma trilha curta a partir do receptivo. A descida até o lago exige cuidado por causa da escadaria ( é um pouco cansativa!) mas vale o esforço porque a beleza é de tirar o fôlego! A vista das formações geológicas e da água azul-turquesa do lago é espetacular. 

Melhores horários na Gruta Azul

Os melhores horários para visitar a Gruta Azul são entre as 8 e 10 da manhã. No entanto, a experiência ainda é interessante até o meio do dia. Nunca marque esse passeio na parte da tarde porque a iluminação no local não é adequada.

Depois, você pode fazer um passeio guiado na Gruta São Miguel, que está a menos de 3 km da Lago Azul. A gruta tem formações geológicas bem interessantes. Esse passeio é mais rápido, dura 1h 20 min.

À tarde, visite o Parque das Cachoeiras (a 37 km da gruta). O ideal é chegar lá pra almoçar e relaxar na piscina de borda infinita antes de começar a atividade.

Parque das Cachoeiras

Parque das Cachoeiras s é um lugar que você precisa conhecer! O complexo oferece sete belíssimas quedas d'água situadas ao longo do Rio Mimoso. As trilhas são bem estruturadas, com passarelas de madeira que permite fácil acesso às cachoeiras.

Parque Das Cachoeiras  Bonito MS   Acqua 3

É possível tomar banhos refrescantes e relaxar ao som tranquilizador das águas caindo nas cachoeiras. Este passeio combina perfeitamente com a manhã na gruta, oferecendo um equilíbrio entre aventura e relaxamento.

Dia 2: Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata e Boia Cross Cabanas

No segundo dia, comece cedo com a Flutuação Rio da Prata. A experiência é fascinante e fica a apenas 45 km de Bonito. Além disso, está perto da Lagoa Misteriosa.

Turista Flutuando no Rio da Prata

Flutuação Rio da Prata

Neste passeio, você pode nadar com peixes coloridos em águas cristalinas, dando a sensação de flutuar no ar.

O passeio começa com uma caminhada na mata ao lado do rio, onde os Guias mostram as plantas e animais locais. Depois, o grupo segue para a nascente do Rio Olho d'Água, onde estão os fervedouros desse rio que deságua no Prata.

Essa é a flutuação mais famosa de todas. Ela tem o percurso mais longo e a maior quantidade de peixes.

Flutuar no Prata leva cerca de 4 horas e termina com o almoço que é uma verdadeira experiência gastronômica na sede da fazenda. Pratos tradicionais da culinária pantaneira estão no cardápio que é assinado pelo Chef Paulo Machado (consultor do Masterchef Brasil).

Chef Paulo Machado No Rio Da Prata

Na parte da tarde, é só fazer o caminho de volta e experimentar o Boia Cross Cabanas!

Boia Cross

O rafting de boia é uma atividade de descida pelas corredeiras do Rio Formoso em boias individuais. Ela é bem divertida e permite crianças a partir dos 12 anos de idade, então é ótima para fazer em família.

Considerada um passeio mais radical, nossa sugestão é terminar o dia com o boia cross e incluir entretenimento e um toque de adrenalina. Certamente você terá instantes de gargalhadas e emoção em meio ao ambiente natural. Duração 1h.

Dia 3: Flutuação no Rio Sucuri e Rapel Abismo Anhumas

O terceiro dia é para os amantes de aventuras mais eletrizantes. Prepare-se para o Abismo Anhumas!

Rapel

O passeio no Abismo Anhumas começa com a descida de 72 metros por um rapel elétrico até um deck flutuante. Depois, todo mundo faz um passeio de bote pelo lago para observar as formações geológicas no interior da caverna.

Uma das coisas mais bonitas dessa atração é o lago de águas cristalinas Ele tem o tamanho de um campo de futebol. Dentro da caverna é possível flutuar ou mergulhar com cilindro.

Abismo Anhumas Foto; Daniel Menin

Você pode explorar a "cidade" de rochas e estalactites submersas. O Abismo Anhumas é uma experiência única, que combina aventura e beleza de forma inesquecível.

Independente de escolher entre flutuação ou mergulho, na caverna é necessário usar roupa de neoprene. No Abismo a roupa é um pouco mais grossa do que nas outras flutuações, e já está inclusa no valor do ingresso.

Uma dica é colocar uma camiseta por baixo do equipamento, pois a água lá é mais fria.

Mergulho no Abismo Anhumas

O mergulho é super bem avaliado e dura entre 20 e 30 minutos enquanto a flutuação dura 20 minutos. Você vai entrar em outro planeta. Não há em Bonito nada parecido com o Abismo Anhumas em termos de mergulho.

À tarde, visite a Fazenda São Geraldo e depois relaxe com a Flutuação Rio Sucuri, conhecida por suas águas cristalinas.

Peixes no Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri

A flutuação no Rio Sucuri é bastante acessível por conta do barco de apoio que acompanha os visitantes durante todo o percurso.

Nadar nessas águas dá a sensação de voar sobre um grande aquário natural, com visibilidade incrível de mais de 17 metros. O percurso é feito sobre um tapete de plantas aquáticas, e a tranquilidade do rio permite uma observação detalhada da vida subaquática.

Essa atração é mais conhecida pela beleza do que pela quantidade de peixes e é muito recomendada para crianças a partir dos 04 anos e idosos. A atividade dura 2h20min.

Dia 4: Aventura na Cachoeira Boca da Onça

Casais Em Bonito - Cachoeira Janela Para o Céu - Boca da Onça

No quarto dia de viagem para Bonito, que tal escolher um lugar bem completo para passar o dia?

A Boca da Onça é uma fazenda muito bonita e agradável localizada em Bodoquena, distante 70 km de Bonito. Lá você pode nadar em piscinas naturais e em tanques de peixes, visitar o receptivo e descansar no redário.

No entanto, o grande destaque da Boca da Onça são as trilhas que ela oferece. A mais popular é a Trilha Adventure, que passa por 8 quedas d'água, sendo que 4 delas com paradas para nadar. Além disso, a trilha também passa por uma plataforma de rapel, cavernas e poços.

Cachoeira Boca da Onça

A Cachoeira Boca da Onça é a mais alta de Mato Grosso do Sul, com 156 metros de queda. Ela é muito famosa e pode ser visitada durante a trilha.

Vista da  Boca Da Onça Cachoeira Em Bonito MS

Rapel na Boca da Onça

Para quem tem espírito de aventura, fazer rapel na Cachoeira Boca da Onça é uma ótima opção. O passeio de rapel com trilha também passa pelo Buraco do Macaco e na Cachoeira do Fantasma.

O ingresso inclui day use, café da manhã e almoço na sede da fazenda para descansar e recarregar as baterias. A duração média é de 5 hs.

Agora você já sabe quantos dias em Bonito é ideal para ficar, e quais passeios você poderia fazer nesse tempo. Então acompanhe nossas dicas sobre o que fazer na cidade à noite e termine de planejar seu roteiro!

O que fazer a noite em Bonito?

Após dias intensos de aventura, as noites em Bonito oferecem o merecido descanso e diversão. Mas lembre-se que esse não é um destino para os amantes da madrugada.

Restaurante Juanita e Casa do João

A cozinha local é um destaque, e não deve nada para cidades maiores. Restaurantes como o Juanita e Casa do João proporcionam experiências de alta gastronomia aos visitantes.

Os dois servem desde peixes típicos da região até opções contemporâneas inspiradas na cozinha pantaneira.

Recomendo experimentar a carne de jacaré, um prato exótico que surpreende pelo sabor.

Praça da Liberdade em Bonito

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade, no centro de Bonito é um lugar animado à noite. Lá acontecem shows e feiras de artesanato. É ideal para quem gosta de cultura e diversão.

As sorveterias que servem sabores locais também fazem sucesso. Vale a pena provar o de Bocaiuva, uma fruta típica do cerrado.

Bonito, no Mato Grosso do Sul, proporciona momentos de conexão com a natureza. Além disso, permite introspecção e contato profundo com o ambiente.

Agora que você já sabe quantos dias é ideal em Bonito, é hora de planejar sua visita. Considere dedicar 4 dias como tempo suficiente para explorar e apreciar o que este lugar tem de melhor a oferecer.

Indique para um amigo:

Este conteúdo Quantos dias ficar em Bonito? foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Quanto custa viajar para Bonito MS?

Quanto custa viajar para Bonito MS?

Para uma viagem sem imprevistos, saber quanto custa viajar para Bonito MS para somar preços e estar preparado para qualquer situação é importante.

Leia mais...
Quanto custa um pacote para o Pantanal?

Quanto custa um pacote para o Pantanal?

O Pantanal é uma das regiões mais fascinantes e biodiversas do Brasil, atraindo turistas [...]

(1 avaliação)
Leia mais...
Descubra o Paraíso das Cachoeiras em Bonito/MS: Um Guia Completo

Descubra o Paraíso das Cachoeiras em Bonito/MS: Um Guia Completo

Bonito, Mato Grosso do Sul, é um paraíso natural que atrai turistas do mundo [...]

Leia mais...
Qual o melhor mês para ir em Bonito?

Qual o melhor mês para ir em Bonito?

Qual o melhor mês para ir em Bonito? Essa é a questão da década, [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais