Melhores cidades do Mato Grosso do Sul para conhecer

tempo de leitura tempo de leitura: 8 minutos
Melhores cidades do Mato Grosso do Sul para conhecer

por

CAVALO2w

O Mato Grosso do Sul é conhecido por suas inúmeras belezas naturais, é neste Estado que está localizado a maior planície alagável do planeta, o Pantanal. Este bioma ocupa 65% da área do Mato Grosso do Sul e abriga uma rica fauna e flora.

Além do Pantanal, existem várias cidades do Mato Grosso do Sul com pontos turísticos encantadores, destino perfeito para quem viajantes que gostam de curtir a natureza. Neste artigo você conhecerá as principais cidades turísticas do MS!

Img 6219 E

A mais famosa é Bonito MS, considerada “Capital do Ecoturismo”, a cidade de 20 mil habitantes possui mais de 60 passeios e junto dos municípios vizinhos Jardim e Bodoquena formam a região turística da Serra da Bodoquena, onde encontram-se grutas, inúmeras cachoeiras, rios e lagoas de água incrivelmente cristalina.

Sobre o Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul foi criado em 11 de outubro de 1977, após divisão do Estado do Mato Grosso. São 2,8 milhões de sul-mato-grossenses (Censo 2021) vivendo em 79 municípios.

O Estado faz fronteira com os países Bolívia e Paraguai, além de divisa com os Estados Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Onde Hospedar Campo Grande Ms Rua Ricardo Brandao Corrego Prosa Conexao123 2

As três maiores cidades do Mato Grosso do Sul são: Campo Grande, capital do Estado, com 895 mil habitantes, seguido de Dourados com 223 mil habitantes e Três Lagoas com 121 mil habitantes.

Cidades turísticas do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul possui diversos municípios incríveis para passeios turísticos com opções para todas as idades e gostos, seja na capital Campo Grande ou nas pequenas cidades como Bodoquena, Costa Rica e Miranda. No MS você encontra atrações com aventura, trilhas com cachoeiras, grutas e cavernas, passeios contemplativos, cenários históricos e até turismo de compras.

Características de cada região

Campo Grande Drone Silasismael.com 49

Campo Grande – A capital do Estado tem cara de cidade do interior, Campo Grande tem cerca de 900 mil habitantes e é uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Seu Aeroporto Internacional (CGR) é a principal entrada para o Estado, recebendo voos de várias regiões do Brasil. Os principais pontos turísticos de Campo Grande são:

Parque das Nações Indígenas: Um parque com uma imensa área verde, de entrada gratuita, onde os visitantes podem curtir a natureza e desfrutar de momentos agradáveis com a família e amigos.

Aquario Do Pantanal 11 1024x478

Bioparque Pantanal: O maior aquário de água doce do mundo! Este atrativo foi inaugurado pelo poder público e abriga uma grande variedade de espécies de peixes e animais da fauna pantaneira. Uma atração imperdível!

Bonito A cidade está localizada na região sudoeste do Mato Grosso do Sul e é o principal destino turístico do Estado, o município possui pouco mais de 20 mil habitantes e respira o turismo desde os anos 90. São mais de 60 passeios na área rural, todos com limite de visitação diária para proteger a fauna e flora da região, por toda a estrutura e controle de proteção ambiental a cidade é considerada referência no ecoturismo no Brasil.

Gruta Lagoa Azuuu (1)

Quem viaja para Bonito encontra uma variedade de hotéis, pousadas, resorts e as atividades turísticas que podem ser realizadas são: visitação em grutas e cavernas, passeio de trilha com cachoeiras, flutuação em nascentes de água cristalina, mergulho com cilindro em cavernas e rios, arvorismo, boia cross e cavalgada.

Destacamos em Bonito a flutuação no Rio Sucuri, rio que possui uma rica fauna e flora subaquática e é considerado uma das águas mais cristalinas do mundo. Outro atrativo imperdível em Bonito é a Gruta do Lago Azul, uma imensa caverna que possui um lago com tom de azul bem intenso. Esses passeios já foram até cenário de novela e são um dos cartões postais da capital do ecoturismo.

Barco Flutua Nas A?guas Cristalinas Da Barra Do Sucuri Bonito MS Brasil Bonito Incompara?vel Foto?grafo Breno Teixeira

A cidade de Bonito possui um Aeroporto Regional (BYO) que recebe voos semanais diretamente de Congonhas (CGH), na maioria das vezes os turistas chegam de avião no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) e vão de van ou carro alugado até Bonito, cerca de 300 km.

Bodoquena – O pequeno município de Bodoquena possui pouco mais de 7 mil habitantes e está localizada a 70 km de Bonito e 265 km da capital Campo Grande. A cidade possui vários atrativos turísticos vendidos no destino “Bonito”, são inúmeras cachoeiras, nascentes de água cristalina, cânions e balneários.

Cachoeira Boca Onca 1024x576

É em Bodoquena que está a cachoeira Boca da Onça, a maior cachoeira do Estado com 156 metros de altura. Outro ponto turístico de Bodoquena que possui uma beleza espetacular é o Rio Azul, um rio de água extremamente cristalina com uma vegetação subaquática belíssima.

Assim como em Jardim, os visitantes se hospedam em Bonito e dedicam 01 ou 02 dias para curtir as belezas de Bodoquena.

Costa Rica – Esta cidade de grande potencial turístico está localizada na região norte do Mato Grosso do Sul, fazendo divisa com os estados de Goiás e Mato Grosso. O município tem 21 mil habitantes e está a 326 km da capital Campo Grande.

Bf60a15b03e838e766916aa738ab912b

Costa Rica é muito procurada pelos amantes dos esportes de aventura, como rafting, arvorismo, rapel e trilhas na mata. Seu principal ponto turístico é a Cachoeira Salto do Majestoso, uma belíssima queda d’água de 64 metros de altura que fica localizada no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

Miranda – Uma das cidades mais antigas do Estado, Miranda tem 244 anos e tem o título de Portal do Pantanal. De fato, o município possui as principais vias de acesso para as fazendas e passeios do Pantanal Sul, sendo muito procurada para o turismo de pesca esportiva e para os desbravadores que querem conhecer as belezas da fauna pantaneira, realizando um safári fotográfico por exemplo.

Miranda Aa

A cidade tem 28 mil habitantes e está localizada a 208 km da capital Campo Grande e 131 km de Bonito. Sua arquitetura centenária dá um charme todo especial para a cidade, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo que foi construída há 91 anos atrás.

Corumbá – Uma das mais tradicionais cidades do Mato Grosso do Sul, Corumbá MS está situada às margens do Rio Paraguai, fazendo fronteira com a Bolívia. O município mantém conservado prédios históricos centenários e é muito procurada para passeios de barco pelo rio Paraguai, além do turismo de compras na cidade vizinha boliviana de Puerto Quijaro. Corumbá possui 112 mil habitantes e está a 428 km da capital Campo Grande.

Corumba Ms

Aquidauana – O município está localizado na região da Serra de Maracaju, sendo um dos portais de entrada para região pantaneira. Em Aquidauana os visitantes encontrarão muitas áreas verdes e prédios históricos, além do turismo de pesca no Rio Aquidauana que cruza a cidade.

Aquiii

São cerca de 47 mil habitantes em Aquidauana, o município está a 140 km de Campo Grande e 170 km do pantanal.

Ponta Porã – A cidade recebe visitantes o ano todo para o turismo de compras! Ponta Porã faz fronteira com o Paraguai, é só atravessar a rua e você estará em Pedro Juan Caballero, no país vizinho. Em Pedro Juan o turista encontrará diversos shoppings com produtos eletrônicos, roupas, perfumes, brinquedos, celulares e em novembro a Black Friday movimenta ainda mais o comércio na região.

Pontaaa

Jardim A cidade de 26 mil habitantes é vizinha de Bonito, distante 50 km, e possui alguns passeios turísticos encantadores como flutuação no Rio da Prata e mergulho na Lagoa Misteriosa. Suas atrações fazem parte do roteiro de quem viaja para o destino “Bonito”, normalmente os visitantes se hospedagem em Bonito e dedicam 01 dia do seu roteiro para os atrativos de Jardim.

Flutuacao Lagoa Misteriosa

Outro atrativo bem procurado em Jardim é o Buraco das Araras, um verdadeiro santuário de araras vermelhas, azuis e canindés. Este passeio fica localiza em uma imensa dolina onde essas espécies de aves fazem seus ninhos, a atividade de contemplação neste atrativo é encantadora.

Porto Murtinho – A cidade sul-mato-grossense, de 17 mil habitantes, está situada às margens do Rio Paraguai e é considerada um dos portais para o Pantanal sul-mato-grossense. Porto Murtinho faz fronteira com o Paraguai, pela cidade de Carmelo Peralta e está em obra a ponte que fará a ligação da Rota Bioceânica, uma importante rota de ligação comercial entre Brasil, Paraguai e Chile com os países asiáticos.

Porto Murtinho 1024x576 1

O município de Porto Murtinho possui 111 anos de história, sendo um dos palcos da Guerra do Paraguai. Quem visita a cidade tem a opção de fazer passeios de barco pelo rio Paraguai, Isla Margarida (no lado paraguaio), contemplar a paisagem do morro Pão de Açúcar e também os visitar os prédios históricos.

Turismo no Mato Grosso do Sul

Fauna (1)

São diversas opções turísticas em praticamente todas as regiões do Estado, a natureza é rica e preservada, deixando em quem visita um gostinho de quero mais! Para saber mais sobre o Mato Grosso do Sul, clique aqui e fale com nossos agentes. 

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Melhores cidades do Mato Grosso do Sul para conhecer foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

Bonito MS é mais do que apenas um destino para os amantes da natureza [...]

Leia mais...
Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

Se imagine em um lugar onde a natureza parece ter caprichado um pouco mais, [...]

Leia mais...
Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

Quem tem o objetivo de ir até Bonito MS, localizado no Mato Grosso do [...]

Leia mais...
Por que não pode nadar na Gruta do Lago Azul?

Por que não pode nadar na Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul em Bonito, Mato Grosso do Sul, é uma das [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais