Serra da Bodoquena: conheça o paraíso do Mato Grosso do Sul

tempo de leitura tempo de leitura: 7 minutos
Serra da Bodoquena: conheça o paraíso do Mato Grosso do Sul

por

É hora de reservar sua visita ao complexo de cachoeiras conhecido como Cachoeiras Serra da Bodoquena, localizado na cidade de Bodoquena. O local fica a 265 km de Campo Grande, 70 km de Bonito MS e apenas 58 km de Miranda, portal de acesso para a região sul do Pantanal.

Há muito o que fazer na Serra Bodoquena! Você pode apreciar a fauna e a flora da mata atlântica enquanto relaxa no balneário ou mergulhar em rios de águas cristalinas durante o passeio de trilha.

Vista aérea Serra da Bodoquena

Visitar a propriedade é uma ótima opção para um passeio de um dia a partir de qualquer uma destas 3 cidades. Também é um ótimo lugar para passar alguns dias relaxando no hotel do próprio atrativo.

Cachoeiras-Serra-da-Bodoquena-entrada

A fazenda pode receber até 460 pessoas em passeios de um dia, oferecendo uma infraestrutura completa de hospedagem e lazer.

Ela oferece uma infraestrutura completa de hospedagem e lazer, com restaurante, bar, piscina, área de jogos e sala de TV. Os hóspedes podem escolher entre 22 apartamentos equipados para 2, 3, 4, 5, 6 ou 8 pessoas.

cachoeiras-serra-da-bodoquena-alta- sede

1. Passeio de Trilhas e Cachoeiras

O Cachoeiras Serra da Bodoquena possui uma trilha mais curta do que outros passeios da região, como Boca da Onça e Ceita Corê. É ideal para famílias com crianças e para pessoas que não gostam de caminhadas longas. São apenas 2500 metros de percurso.

serra da bodoquena 4 -

Não é permitido usar chinelo para fazer esse trajeto. É importante usar tênis, papete ou sapato fechado com solado de borracha para garantir segurança ao caminhar. Se esquecer o seu, você pode alugar no passeio as sapatilhas de neoprene.

serra da Bodoquena 5

Cachoeiras e Piscinas Naturais

Nas bordas das piscinas naturais formadas nas cachoeiras da Serra da Bodoquena, encontramos rochas calcárias. Essas rochas se formaram ao longo de milhares de anos pela sedimentação de calcário e magnésio. Esses minerais são comuns na região.

Durante a visita guiada, é possível ver todas as cachoeiras. O tempo é limitado pelo guia e pelo número de pessoas no grupo. A duração média do percurso é de 3 a 4 horas. Após o passeio os visitantes podem para passar o restante do dia no balneário.

O passeio começa na sede da fazenda. O guia faz uma breve apresentação e explica as regras de segurança.

Cachoeira do Pirralho

A primeira parte da trilha leva cerca de 5 minutos e leva os visitantes para a primeira cachoeira, chamada Cachoeira do Pirralho. É como uma piscina de pedras rasa, com pequenas quedas, no meio do cerrado. É muito agradável!"

Cachoeira da Ilha

Após sair de lá, uma caminhada rápida de 2 minutos leva os visitantes até a 2ª cachoeira, chamada Cachoeira da Ilha.

Cachoeiras-Serra-da-Bodoquena-Cachoeira-da-Ilha

A cachoeira é chamada de Cachoeira da Ilha. É um ótimo local para nadar, pois não é muito fundo. Possui várias cachoeiras de tamanho médio caindo ao mesmo tempo, criando um cenário bonito para fotos românticas. 

Cachoeira da Serra

Outra cachoeira que faz muito sucesso entre os visitantes que curtem compartilhar poses e fotos divertidas nas redes sociais é a 3ª - Cachoeira da Serra.

Fotos de Cachoeira Serra da Bodoquena

Localizada a cerca de 100 metros da queda d'água anterior, o que equivale a aproximadamente 3 minutos de caminhada, essa cachoeira é impressionante. Com um grande volume de água, é possível ficar embaixo dela e relaxar com uma massagem nas costas.

Cachoeira da Gruta

A 4ª parada é feita na Cachoeira da Gruta - a mais comentada no perfil do passeio no Tripadvisor. Além de linda e majestosa, com suas águas verde esmeralda, essa cachoeira esconde uma caverna por trás da queda d’água.

Cachoeira Da Gruta - Cachoeiras Serra da Bodoquena

O acesso é bem fácil pois há uma passarela até a entrada da gruta. Dentro da gruta é o momento de aproveitar a oportunidade para observar estalactites – que são as formações do teto para o chão – e fazer belas fotos também!

Cachoeira da Figueira

A Cachoeira da Figueira é o 5ª parada para visitação desse percurso de 2500 metros. Esse é um ponto apenas para contemplação e recebeu esse nome por causa de uma figueira centenária (árvore do cerrado) que guarda as margens do rio.

Cachoeiras-Serra-da-Bodoquena-Cachoeira-da- Figueira

Inicialmente havia um deck de acesso para banho nesse lugar, porém, a força das águas do Betione durante a cheia é tamanha que a direção do atrativo optou apenas por contemplar sua beleza selvagem.

Balneário

Ao chegar na 6ª parada a mudança é da água para o vinho! O Balneário é o lugar onde as cachoeiras se transformam em tranquilidade e paz.

Balneário Serra da Bodoquena

Localizado a cerca de 400 metros da sede do passeio, o Balneário das Cachoeiras Serra da Bodoquena é uma extensa área verde. Como ele oferece muitas atividades para aproveitar o restante do dia vamos deixar um capítulo inteiro só para ele mais abaixo.

Os passageiros nadam na sexta parada. Depois, eles embarcam em um bote. O destino é a última cachoeira do passeio, a Cachoeira do Rio Betione. Essa cachoeira é considerada uma das mais bonitas pelos visitantes.

Cachoeira do Rio Betione

Visto que o bote não possui motor, para fazer esse percurso rio acima, o guia precisa da colaboração dos turistas para remar. Você se voluntaria?

Apesar de ser um percurso consideravelmente curto, a abundância da flora e da fauna característica dessa região, que fica ao lado do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, é bastante evidente durante o passeio de bote pelo Rio Betione.

2. Balneário Serra da Bodoquena 

O balneário Serra da Bodoquena às margens do Rio Betione. O local é uma extensa área verde, incrivelmente bonita, rodeada pela natureza e localizada Equipado com espreguiçadeiras, mesas e cadeiras.

cachoeiras-serra-da-bodoquena-tirolesa

O balneário é perfeito para aproveitar o dia ou completar o dia de quem fez o passeio das trilhas com cachoeira e quer relaxar. Também é uma boa opção de passeio econômico se você estiver com orçamento justo, porque já inclui o almoço.

O local oferece uma boa infraestrutura com atividades como tirolesa, stand up paddle, caiaque e quadra de vôlei de areia.

cachoeiras-serra-da-bodoquena-caiaque

Com relação à refeição, há um quiosque que vende bebidas e alguns snacks, mas não serve porções e lanches na beira do rio. O quiosque está um pouco longe da sede, então é necessário andar cerca de 400 metros para chegar ao restaurante da propriedade.

3. Restaurante oferece almoço buffet

O restaurante do Cachoeiras Serra da Bodoquena oferece um almoço buffet. São servidas 12 opções de saladas frescas e 12 pratos quentes todos os dias.

saladas buffet serra

Você pode comer à vontade no restaurante. Ele abre ao meio dia e é todo climatizado, o que é um alívio já que a região de Bodoquena é bem quente.

pratos quentes buffet serra

Um destaque que deixa o restaurante charmoso é servir os pratos em cima do fogão de lenha. Para uma refeição mais prazerosa recomendamos escolher uma mesa com vista para o bosque fica entre a sede e a ala dos apartamentos. 

Restaurante Serra da Bodoquena 1

4. Passeio de Quadriciclo Trilha da Serra

O passeio de quadriciclo Trilha da Serra é uma alternativa excelente de entrar em contato com a natureza da Serra da Bodoquena. Sem exigir força física, é uma das atividades de aventura de maior procura, principalmente na época de inverno.

Explorar o cerrado sul-mato-grossense é uma ótima oportunidade. As estradas internas da Fazenda Betione oferecem essa possibilidade. Ao percorrê-las, é possível encontrar pontos com cachoeiras. Essas cachoeiras proporcionam uma emoção única.

Este passeio é perfeito para casais, amigos e famílias com crianças de 6 a 12 anos, pois é emocionante e seguro.

A Trilha da Serra em Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul, é conveniente. O viajante não precisa ir para outro local para aproveitar. Além disso, é o único passeio onde é possível combinar cachoeira com passeio off road.

O Trilha da Serra é a melhor opção para quem prefere reservar separadamente o passeio de trilhas e cachoeiras na Serra da Bodoquena. A empresa se destaca pela qualidade do serviço oferecido.

Quem compra o passeio de quadriciclo ganha acesso ao balneário do atrativo. Isso acontece para compensar a distância maior de Bonito em comparação com a Rota Zagaia e a Trilha Boiadeira.

1 quadriciclo serra da bodoquena

A atividade pode ser realizada em quadriciclos individuais ou duplos e leva aproximadamente 90 minutos do início ao fim. Durante o trajeto de 8 km, os monitores param para um banho refrescante em uma cachoeira da propriedade.

Para pilotar um quadriciclo na Serra da Bodoquena, é preciso ter no mínimo 12 anos de idade. O uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório e já está incluso no valor da atividade.

O ideal é comprar o ingresso com antecedência para não correr riscos. Somente agencias de turismo credenciadas (mais ou menos 40 são autorizadas) podem realizar reservas antecipadas desse passeio.

A Acqua Viagens tem um sistema seguro e a reserva garantida diretamente pelo atrativo, que você pode

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Serra da Bodoquena: conheça o paraíso do Mato Grosso do Sul foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

1 avaliações

5 Cauã Salles


Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

Bonito MS é mais do que apenas um destino para os amantes da natureza [...]

Leia mais...
Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

Se imagine em um lugar onde a natureza parece ter caprichado um pouco mais, [...]

Leia mais...
Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

Quem tem o objetivo de ir até Bonito MS, localizado no Mato Grosso do [...]

Leia mais...
Por que não pode nadar na Gruta do Lago Azul?

Por que não pode nadar na Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul em Bonito, Mato Grosso do Sul, é uma das [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais