Os melhores passeios em Bodoquena MS

tempo de leitura tempo de leitura: 9 minutos
Os melhores passeios em Bodoquena MS

por

Quer fazer uma viagem que te proporcione mais contato com a natureza e banhos de cachoeiras sem precisar fugir da vida urbana? Então você precisa ir para Bodoquena MS!

Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, é um destino notável por suas belezas naturais, destacando-se pelas trilhas e cachoeiras da Serra da Bodoquena, que vão te oferecer experiências únicas.

A região abriga importantes iniciativas de conservação ambiental, incluindo o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e a maior área de Mata Atlântica preservada do estado.

Aproveite esse artigo sobre o que fazer em Bodoquena na hora de planejar sua viagem, e prepare-se para um dos roteiros mais memoráveis de sua vida!

Cachoeira do Amor Parque das Cachoeiras

Navegue por esse conteúdo!

 

Conheça melhor esse destino

Bodoquena está localizada no interior de Mato Grosso do Sul, Brasil, a 270 km da capital, Campo Grande. A cidade também fica próxima a Miranda, 60 km de distância, e a Bonito, a 70 km, duas cidades famosas por seus atrativos turísticos.

Há muitos lugares onde é possível fazer trilhas, mergulhar em piscinas naturais, flutuar em águas cristalinas e nadar em cachoeiras deslumbrantes. Além disso, é possível passar o dia em um balneário ou visitar mirantes exclusivos.

Bonito, Mato Grosso do Sul, não é o único lugar que oferece essas opções. Se você pensava dessa forma, estava enganado. Bodoquena pode oferecer tudo isso e muito mais, além de ser um lugar com pessoas acolhedoras e boa gastronomia. 

Junto com Bonito, Miranda, Jardim e Porto Murtinho, Bodoquena a cidade faz parte de uma região sul mato-grossense conhecida como Serra da Bodoquena - criada pelo Governo Federal, no ano 2000.

Na cidade há muitas atrações mas Bodoquena ficou famosa mesmo pela grande quantidade de cachoeiras abertas à visitação turística.

O que fazer em Bodoquena: 10 Melhores Passeios

Essa é a lista com o nosso TOP 10 de passeios em Bodoquena para incluir no seu roteiro e fazer uma viagem pra lá de divertida! 

  1. Morraria do Sul
  2. Cachoeira Serra da Bodoquena
  3. Cachoeira Boca da Onça
  4. Cachoeira do Fantasma
  5. Buraco do Macaco
  6. Cânion do Rio Salobra
  7. Refúgio Canaã
  8. Córrego Azul
  9. Parque Nacional da Serra da Bodoquena
  10. Balneário Águas de Bodoquena

1.Morraria do Sul

Apesar de ser um vilarejo simples, a Morraria do Sul vai te surpreender em muitos sentidos, a começar por sua paisagem, que é de tirar o fôlego!

Mirante Morraria do Sul - Bodoquena

De acordo com o que conseguiram analisar até hoje, sua geológica é possivelmente remanescente de crosta oceânica. Ou seja, essa perspectiva acaba sendo um reforço à teoria que defende a ideia de que já houve mar nesta região do Mato Grosso do Sul. 

Além disso, visitar esse lugar te dá a chance de conhecer alguns mirantes com vistas únicas, que são: o Campo dos Índios (região da Terra Indígena Kadiwéu) e do Pantanal do Nabileque. 

Para os que não gostam de ficar apenas nas atividades contemplativas e preferem passeios mais radicais, a Morraria do Sul também não deixa a desejar. Você pode fazer um passeio de bike muito divertido.

2.Cachoeiras Serra da Bodoquena

A cachoeira Serra da Bodoquena é bastante conhecida. Nela há 3 opções de atividades para escolher: trilha com cachoeiras, day use no balneário e passeio de quadriciclo.

Ao fazer a trilha de 2,5 quilômetros de extensão às margens do rio Betione, você acaba conhecendo várias cachoeiras e passando por grutas, piscinas naturais e corredeiras. 

serra da bodoquena vista de cima

Ah! Ainda tem uma parte desse passeio que é realizada de bote através do Rio Salobra até uma cachoeira espetacular.

Balneário Serra da Bodoquena

O ingresso para a visita das cachoeiras dá direito ao day use do balneário. Estão inclusos almoço e guia também. No balneário da Serra há várias recreações sem custo adicional, como stand up paddle, passeio de caiaque e duck.

Trilha da Serra

O quadriciclo na Serra da Bodoquena é um opcional do atrativo e uma oportunidade perfeita para completar o dia. O percurso passa por trilhas que cortam a vegetação no cerrado e leva até mirantes com vistas incríveis.

Quadriciclo Na Serra Da Bodoquena

Cansou das atividades e quer fazer algo mais relaxante? Também dá! Você pode optar por ficar na piscina  no redário ou descansando na sala de TV.

3.Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é um espetáculo da natureza, que impressiona e faz qualquer um ficar admirado por sua grandeza (em todos os sentidos). 

Cachoeira Boca da Onça

Ela tem uma queda d'água de 156 m de altura e é a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul!

O passeio é ideal para turistas que querem se aventurar e apreciar a natureza. O local possui cânions, águas cristalinas e uma cachoeira gigante. Tudo está reunido em um só lugar, proporcionando uma das paisagens mais bonitas do Brasil.

Rapel na Boca Onça

A Boca da Onça oferece o maior rapel de plataforma do Brasil, com descida paralela aos extensos paredões (cânion) que acabam no rio Salobra.

Rapel Na Boca Da Onça

O complexo Boca da Onça tem também mais duas opções de passeios de trilha com cachoeira: uma é a Adventure (mais fácil) e a outra é a Discovery (mais puxada). Nas duas  há paradas em até 15 cachoeiras e cascatas (algumas que permitem banho). 

Como os preços variam conforme a temporada, é recomendável adquirir os ingressos com antecedência através de sua agência de turismo em Bonito, MS.

4.Cachoeira do Fantasma

Já ouviu falar sobre algum passeio que envolve frases motivacionais, cachoeira e mistério? Em Bodoquena tem: é só visitar a cachoeira do Fantasma que fica no Complexo da Boca da Onça.

Cachoeira Fantasma - Boca da Onça

Ela recebe esse nome porque o volume da queda d’água (que tem 21 metros de altura) causa uma “cortina natural” bem no entorno de uma caverna que parece ter uma grande boca.

Olhando com mais atenção, é possível perceber também olhos, boca e nariz (formando uma figura que parece um fantasma). E o mistério acaba por aí mesmo!

A cachoeira do Fantasma tem uma piscina natural que é muito funda, então não é seguro para nadar. No caminho até lá, você encontrará frases motivacionais que te encorajam a continuar e a pensar sobre a vida." 

5.Buraco do Macaco

O Buraco do Macaco é o destino perfeito para os amantes de ecoturismo e para quem busca aventuras ao ar livre. Localizado na Boca da Onça, o "buraco" é uma piscina natural em um ambiente repleto de verde e vida selvagem.

Cachoeira Buraco Macaco

Ele apresenta dimensões impressionantes: 7 metros de altura, 9 metros de largura e 4 metros de profundidade. O acesso ao buraco é feito a nado. Você entra por um túnel subterrâneo e pode observar a água cair de cima. É espetacular!

O Buraco do Macaco também muda de cor dependendo do horário, sua água as vezes fica verde as vezes azul. De cima, a partir da plataforma, também é possível ver o fundo e tirar belas fotos.

6.Cânion do Rio Salobra

Emoção, aventura, adrenalina e cenários inesquecíveis aguardam por você nos Cânions do Rio Salobra, cujas águas de um verde esmeralda vibrante se destacam dentre as atrações da região.

Salobra Canyons

Você pode escolher entre duas opções de atividade nessa atração: um rafting suave, que combina a emoção do passeio de bote com trilhas e banho de rio, ou a aventura em caiaque inflável (duck).

Salobra Duck

Ambas as atividades permitem um contato íntimo com a beleza natural dos cânions de Bodoquena. Qual a dúvida de que esse passeio merece sua consideração para viajar para Bodoquena?

7.Refúgio Canaã

O Refúgio Canaã é o balneário mais procurado de Bodoquena. Ele fica às margens do Rio Salobra, que é um dos rios mais cristalinos dessa região. Ele está está a 25 Km do centro de Bodoquena, 87,6 km de Bonito e 88,4 km de Miranda. De carro é a melhor forma para chegar.

O lugar é perfeito para quem busca uma atividade econômica na cidade mas não abre mão de relaxar em meio a natureza. A vegetação de Mata Atlântica é muito preservada e a área de banho bem agradável.

Pousada Barata em Bodoquena

Você pode passar só um dia e alugar um quiosque com churrasqueira ou aproveitar o fim de semana todo!

Uma coisa que torna este balneário diferente dos outros é que ele também oferece opções de hospedagem econômica (apartamentos e chalés) e camping .

8.Nascentes da Serra

A Nascentes da Serra fica a 22 km de Bodoquena e a 74,8 km de Bonito, MS. É uma novidade para os visitantes da região.

A atração oferece uma experiência única! No mesmo passeio você realiza duas atividades: primeiro a flutuação com máscara e snorkel pelo Rio Azul, e, depois, um tour náutico incrível pelo Rio Salobra.

Essa combinação aliás, é, sem dúvida, um dos grandes atrativos dessa nova atração.

Nascentes Da Serra Bodoquena

Córrego Azul

O Córrego Azul é um rio que vale a pena conhecer! Ele é mais profundo do que outros rios da região e está mais perto do Pantanal. Além disso, possui um tapete subaquático exclusivo. Esse tapete não é encontrado em outras flutuações.

No Córrego Azul, é possível fazer flutuação ou mergulho em águas muito claras. As águas podem parecer rasas, mas têm entre 2 e 8 metros de profundidade. 

9.Parque Nacional da Serra da Bodoquena

O Parque Nacional é uma área de conservação ambiental, com mais de 77 mil hectares, e que abrange os municípios de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho. Ela foi criada para preservar seus ecossistemas, que incluem recursos hídricos essenciais, extensas áreas de vegetação nativa e uma grande diversidade de vida selvagem.

Parque Nacional Da Serra Da Bodoquena

A visitação turística é permitida em algumas áreas do parque, mas a atividade não é recomendada para todo perfil de turista. Como a área é de mata bem preservada, o acesso exige um certo esforço físico com trilhas longas e caminhadas pelo leito do rio.

Outra recomendação é não se aventurar dentro do parque somente acompanhado de um monitor. Apesar de credenciados e com serviço mais barato, eles não oferecem base de apoio nem receptivo para emergências em caso de necessidade.

10.Balneário Águas de Bodoquena

O Balneário Águas de Bodoquena é ideal para famílias que buscam uma experiência de lazer em harmonia com a natureza. Bem próximo do centro, fica a menos de 6 km da cidade.

O balneário tem banheiros, áreas para churrasco e espaços amplos para o lazer, tudo para garantir o conforto dos visitantes. O espaço costuma ser reservado para confraternizações de empresas também.

A visita não requer agendamento nem reserva antecipada, já a comida mas convém pedir assim que você chegar, principalmente se for feriado.

O que levar nos passeios em Bodoquena MS?

Nós sugerimos que os visitantes providenciem repelente e protetor solar para todos os passeios mencionados.

Córrego Azul - Bodoquena

Também é importante estar com tênis adequado para tais atividades (especialmente os que têm trilhas), levar roupas de banho ou vestir roupas leves, além de não esquecer a toalha pessoal.

Caso tenha interesse em fazer registros (até porque não tem nem como não ter), leve sua câmera fotográfica ou um celular já com carga

Para melhor aproveitamento, recomendamos também que tenha dinheiro em espécie ao invés de cartões!

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!  

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Os melhores passeios em Bodoquena MS foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

Conhecendo os melhores lugares românticos em Bonito MS

Bonito MS é mais do que apenas um destino para os amantes da natureza [...]

Leia mais...
Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

Bonito MS: entenda como funciona o turismo neste paraíso

Se imagine em um lugar onde a natureza parece ter caprichado um pouco mais, [...]

Leia mais...
Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

Como ir até Bonito MS com garantia de uma viagem perfeita?

Quem tem o objetivo de ir até Bonito MS, localizado no Mato Grosso do [...]

Leia mais...
Por que não pode nadar na Gruta do Lago Azul?

Por que não pode nadar na Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul em Bonito, Mato Grosso do Sul, é uma das [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais