Ecoturismo e passeios ecológicos: o que é o ecoturismo?

tempo de leitura tempo de leitura: 6 minutos
Ecoturismo e passeios ecológicos: o que é o ecoturismo?

por

O que é o ecoturismo e por que devemos nos importar com isso?

Com os avanços no transporte e tecnologia da informação, mesmo os lugares mais remotos do planeta estão ao alcance de qualquer viajante.

Ecoturistas fotografando o Pantanal

Na verdade, o turismo é, hoje, a maior indústria do mundo, e o ecoturismo ou turismo ambiental é o segmento de crescimento mais rápido.

As pessoas, principalmente as que residem nos grandes centros, têm procurado, com muito mais frequência, desfrutar de experiências de viagens no Brasil e no mundo, que envolvam a natureza, mas que também, ao fazê-lo, tudo aconteça de uma maneira que não afete o ambiente natural.

Navegue por esse conteúdo!

  1. Ecoturismo: o que é?
  2. Características dos destinos de Ecoturismo
  3. A importância do planejamento no Ecoturismo
  4. Bonito MS é modelo em Ecoturismo
  5. Tipos de Ecoturismo em Bonito

Ecoturismo Significado: o que é?

Marcio Cabral   Passeio De Bote No Abismo

Em resposta a essa crescente apreciação por experiências naturais e responsáveis, surgiu uma nova ética de viagem e um novo perfil de agência especializada, a agência de ecoturismo.

O que é ecoturismo?  A TNC (The Natury Conservancy) adota para esse tema uma definição articulada pela União Internacional para a Conservação da Natureza:

"Ecoturismo ou turismo ecológico é a maneira ambientalmente responsável de viajar para áreas naturais, para desfrutar e apreciar a natureza (e acompanhar as características culturais, passado e presente) que promove a conservação, tem um baixo impacto por parte do viajante e beneficia e envolve a participação socioeconômica ativa das pessoas locais ".

Por isso, é importante saber que a atividade turística, por si só, se não seguir os princípios que norteiam o ecoturismo, ainda que seja realizada em áreas naturais, não é considerada uma atividade sustentável.

Ao contrário, o ecoturismo se distingue justamente pela sua ênfase em conservação da biodiversidade, educação ambiental, responsabilidade do viajante e participação ativa da comunidade.

Características dos destinos de Ecoturismo:

Para facilitar a compreensão e transformar você em um expert nesse assunto, listamos abaixo 6 características que vão te mostrar se um destino está ou não dentro dos padrões do ecoturismo:

  1. Ao realizar a visita, o comportamento do visitante é consciente e de baixo impacto;
  2. Há sensibilidade e apreciação com a manutenção do patrimônio natural e cultural do destino;
  3. Apoio aos esforços locais de conservação;
  4. Os benefícios da atividade são sustentáveis priorizam as comunidades locais;
  5. Participação da comunidade nas diretrizes do turismo;
  6. Há componentes educacionais tanto para o turista como para a comunidade local.

A importância do planejamento para um destino de Ecoturismo

Aumentar o turismo em áreas naturais e sensíveis sem o planejamento e o gerenciamento adequados, pode significar uma ameaça à integridade dos ecossistemas e da cultura local.

Ou seja, o crescimento sem controle da atividade turística em áreas ecologicamente sensíveis como a Serra da Bodoquena e o Pantanal Sul, poderiam levar à uma degradação ambiental significativa.

Da mesma forma, sem esse cuidado, a cultura indígena e as tradições da comunidade local com sua herança pantaneira impregnada de trejeitos da fronteira, podem ser danificadas de várias maneiras pela onda de visitantes e recursos estrangeiros.

Além disso, as flutuações no clima, as taxas de câmbio e as condições políticas e sociais podem transformar essa dependência excessiva do turismo em um negócio arriscado. No entanto, esse mesmo crescimento cria oportunidades importantes para a conservação e para as comunidades locais.

O ecoturismo pode fornecer renda muito necessária para a proteção de parques nacionais e outras áreas naturais - rendimentos que estarão disponíveis de outras fontes.

O ecoturismo pode também fornecer um desenvolvimento econômico alternativo e viável para as comunidades locais com outras opções geradoras de renda.

Além disso, o ecoturismo pode aumentar o nível de educação e consciência ambientalista entre os viajantes, tornando-os mais entusiasmados e agentes efetivos na preservação do meio ambiente!

Bonito MS é modelo em Ecoturismo

Turistas fazendo cavalgada em Bonito MS

Bonito é um modelo em ecoturismo reconhecido internacionalmente pelo sustentabilidade e referencia mundial em turismo sustentável, essa é, alias, só mais uma das razões pela qual todo viajante, seja eco-friendly ou não, precisa visitar a cidade pelo menos uma vez na vida!

Localizada a menos de 300 km da capital Campo Grande, Bonito alcançou seu diferencial com a criação de um sistema que integra as atividades de todos os segmentos da cadeia do turismo através do voucher digital.

O Voucher é um documento emitido digitalmente através de um sistema on-line onde é permitido o compartilhamento de informações pelas agências, atrativos, guias de turismo e Prefeitura de Bonito. 

Uma das as vantagens do voucher, além da garantia de preço é justamente o fato de que você vai poder visitar todos os passeios que quiser sem ter que esperar na fila ou sofrer com atrasos mesmo em períodos de alta temporada.

Tipos de Ecoturismo em Bonito

Recanto Ecologico Rio Da Prata Pontos Turisticos

Juntas, Bonito MS e as cidades do entorno, como Bodoquena e Jardim, oferecem pelo menos 10 opções de práticas de ecoturismo distribuídas em mais de 40 pontos turísticos repletos de águas cristalinas e muitas trilhas ecológicas.

  1. Flutuação com máscara e snorkel;
  2. Rafting no Rio Formoso
  3. Rapel
  4. Cavalgada
  5. Trekking
  6. Mergulho com Cilindro
  7. Cachoeirismo
  8. Boia Cross
  9. Arvorismo
  10. Cicloturismo

A  Acqua Viagens pode reservar seu hotel em Bonito MS, passeios, translados e até aluguel de carro. Nós cuidamos de uma forma personalizada e que te ofereça as melhores opções em Bonito. 

Para saber quais são os passeios mais vendidos em Bonito é só você clicar aqui!

Além disso, você vai contar com uma assessoria personalizada com as dicas mais especiais sobre o destino e pode comprar o seu pacote parcelado em até 10 vezes sem juros no cartão.

Turista praticando Mergulho Batismo no Abismo Anhumas

Uma boa dica para te ajudar a organizar a melhor viagem para Bonito é escolher com calma entre todas as opções de pousadas que o destino oferece.

Se você ainda está em dúvida onde se hospedar ou qual é o melhor hotel em Bonito aproveite esse texto: ele traz dicas importantes sobre as principais pousadas e os melhores hotéis em Bonito e pode ser muito útil pra você.

Lembre-se que para fazer os passeios de flutuação em Bonito não há necessidade de saber nadar. Liberte-se de qualquer temor em relação a isso, e a outras experiências que você já tenha tido antes!

O equipamento (roupa de neoprene e colete salva vidas) lhe permite flutuar na superfície da água, e, mesmo não sabendo nadar, Bonito oferece a melhor oportunidade de flutuar com segurança que você já viu.

Em caso de dúvida sobre o que fazer em Bonito, consulte os nossos pacotes de viagem. Além dos roteiros prontos, a nossa equipe de agentes aqui da Acqua pode te ajudar a planejar um roteiro personalizado, criado para atender às suas expectativas ou às necessidades da sua família.

Uma das perguntas que nós mais recebemos no atendimento aos clientes é justamente sobre quanto custa uma viagem para Bonito? E, para responder a essa pergunta você pode chamar o atendimento pelo WhatsApp aqui mesmo pelo site.

Esse é o seu momento de viver uma experiência inesquecível?

As maiores realizações acontecem para pessoas que ousam! Então, ouse você também e aproveite a oportunidade de visitar o melhor destino de ecoturismo do Brasil!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Ecoturismo e passeios ecológicos: o que é o ecoturismo? foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Destinos de Turismo Sustentável no Brasil: O Modelo de Bonito, MS

Destinos de Turismo Sustentável no Brasil: O Modelo de Bonito, MS

O conceito de turismo sustentável no Brasil tem ganhado destaque nos últimos anos. Mesmo [...]

Leia mais...
Qual o passeio mais caro de Bonito?

Qual o passeio mais caro de Bonito?

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais procurados do Brasil [...]

Leia mais...
Qual a maior dolina do Brasil?

Qual a maior dolina do Brasil?

Imagine um vasto pedaço de terra que, de repente, se abre em um imenso [...]

Leia mais...
Onde fica a maior sucuri do mundo?

Onde fica a maior sucuri do mundo?

A maior sucuri do mundo é um verdadeiro ícone da fauna sul-americana, despertando tanto [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais