Veja as diferenças entre os passeios de trilhas e cachoeiras da Boca da Onça
por
Os passeios de trilhas e cachoeiras da Boca da Onça são as principais atividades desse atrativo de Bonito MS a integrar o complexo turístico próximo ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
Mesmo oferecendo um super passeio de aventura que é o rapel de plataforma, são as Trilhas e Cachoeiras da Boca da Onça o principal motivo de tanta visita nesse atrativo, que ficou conhecido por abrigar a principal cachoeira do MS, a Boca da Onça.
Nessa modalidade, o visitante vai caminhar pelas trilhas ecológicas e fazer paradas para banho nos pontos indicados no roteiro.
A Boca da Onça funciona com 4 opções de trilhas que podem ser divididas de acordo com o tempo de duração, cumprimento do trajeto e a exigência de condicionamento físico durante a execução.
Não incluímos aqui as opções de trilhas com rapel, que, por envolverem experiências com altura significativas e um plus de adrenalina, vamos tratar em um post mais específico.
- Trilhas e Cachoeiras da Boca da Onça
- Diferenças entre as trilhas da Boca da Onça
- 2.1 Extensão
- 2.2 Número de cachoeiras e paradas para banho
- 2.3 Duração do passeio e refeições inclusas
1. Trilhas e cachoeiras da Boca da Onça
Para simplificar você pode escolher entre a Trilha Adventure e Trilha Discovery, que são roteiros completos e algumas variações delas, que se diferenciam pelo cumprimento e execução.
A Trilha Adventure é a trilha clássica das cachoeiras Boca da Onça, ela é mais curta do que a Trilha Discovery e exige menos condicionamento físico.
Sendo mais curta, também significa que tem menos pontos para banho, mas é a trilha mais procurada e famosa do passeio. Na Adventure o percurso total percorrido é de 4,5 km passando por 8 cachoeiras e fazendo paradas em 5 pontos.
São 866 degraus que levam, desde o mirante da plataforma de rapel (que oferece uma visão deslumbrante do cânyon do Rio Salobra) até a Cachoeira Boca da Onça, com seus majestosos 156 metros de altura, que fazem dela a maior cachoeira do estado.
No roteiro da trilha Adventure, as cachoeiras para contemplação são: as Piscinas da Cotia, Garganta da Arara, Cachoeira da Anta, Cascata do Jabuti e a Cachoeira do Fantasma.
Já para banho, o visitante pode aproveitar pontos incríveis como a Praia da Boca da Onça, a própria Cachoeira Boca da Onça e o Buraco do Macaco e o Poço do Lontra.
A Trilha Adventure reserva muitas surpresas durante todo o percurso com a visita 100% guiada. Durante o passeio, o guia credenciado (e especialista em atrativos naturais) aproveita para apresentar as espécies de árvores e os animais silvestres que existem na propriedade.
Essa, aliás, é uma oportunidade para explorar o meio ambiente, fazer fotos lindíssimas e aproveitar o que a natureza tem de melhor.
A procura pela trilha Adventure é tamanha, que o passeio criou em 2020, opções mais curtas dessa atração para pessoas com um pouco menos de condicionamento físico.
São as chamadas meia trilha, temos duas:
- Meia Trilha Boca da Onça com apenas 3 pontos para banho
- Meia Trilha Buraco do Macaco com visita em 7 cachoeiras e paradas em 3 pontos para banho.
Essas 2 variações da Trilha Adventure podem ser combinadas com outras atividades no mesmo dia, pois exigem apenas 2h:30 minutos de tempo para sua execução ao contrário do passeio normal que é bem mais demorado.
Já a Trilha Discovery da Boca da Onça, é a versão turbinada da Adventure, mais longa, com mais pontos de visita e paradas para banho, com uma duração maior e muito mais exigente em relação ao esforço físico necessário durante a atividade.
Parte dessa trilha é realizada em veículo 4x4 para facilitar o deslocamento do visitante entre os pontos visitados.
Uma curiosidade sobre esse roteiro é que quem faz a Discovery acaba visitando também todos os pontos da Trilha Adventure, pois as duas se fundem a fim de criar um cenário único e inesquecível com as melhores cachoeiras do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
>>> MAIS SOBRE A BOCA DA ONÇA:
- Boca da Onça: Compre seu ingresso antecipado pelo whatsapp
- Quanto custa o transporte para a Boca da Onça?
2. Diferenças entre as trilhas da Boca da Onça
As maiores diferenças entres as trilhas da Boca da Onça estão relacionadas ao cumprimeto, há trilhas mais curtas e outras mais longas, o que impacta diretamente na duração da atividade e, consequentemente, no perfil de público recomendado para cada uma.
Outras duas diferenças inportantes entre elas são a quantidade de pontos visitados e paradas para banho em cada uma e o número de refeições inclusas no valor do ingresso.
2.1 Extensão
Enquanto na Trilha Adventure completa o percurso é de 4,5 km e dura em média quatro horas do início ao fim, nas opções de meia trilha o visitante vai levar em torno de 2 horas para completar o passeio.
Isso porque é possível escolher entre a Meia Trilha Adventure Boca da Onça com 2,2 km ou a Meia Trilha Buraco do Macaco, com 2,1 km de cumprimento. A Discovery é a mais longa de todas, com 6,5 km de extensão.
Em resumo:
- 1/2 Trilha Buraco do Macaco: 2,1 km
- 1/2 Trilha Boca da Onça: 2,2 Km
- Trilha Adventure: 4,5 km
- Trilha Discovery: 6,5 km
2.2 Número de cachoeiras e paradas para banho
Enquanto a Trilha Adventure clássica passa por 8 cachoeiras e oferece 5 paradas para banho e é considerada uma atividade de esforço físico moderado, a Meia Trilha Boca da Onça é um passeio leve, que passa por 3 pontos de banho: Cachoeira Boca da Onça, Praia da Boca da Onça, e Poço da Lontra.
Já a Meia Trilha Buraco do Macaco é a trilha mais leve de todas, com descidas pouco acentuadas e nenhuma subida, por isso é considerada a trilha ideal para visitantes da melhor idade e crianças.
Essa trilha permite a visita às Piscinas da Cotia, Cachoeira da Anta, Cascata do Jabuti e Cachoeira do Fantasma e as paradas para banho são feitas na Garganta da Arara Poço da Lontra e Buraco do Macaco.
Na Trilha Discovery, a mais longa e aventureira da Boca da Onça, exige um esforço mais intenso e bom preparo físico, portanto, considere sua condição antes de optar por ela.
Os pontos visitados exclusivamente nessa trilha são a Cachoeira da Fonte, Cachoeira do Dourado, Laje do Piau, Recanto da Lontra, Corredeira do Cascudo, Estreito do Curimba e Queda da Piraputanga.
Após essas, o visitante percorre, na sequência, os mesmos pontos da Trilha Adventure. Dessa forma, juntando o número total de pontos e cachoeiras visitadas, a Trilha Discovey soma um total de 15 com 9 paradas para banho.
Aliás, fique sabendo que com esses números tão significativos não é toa que esse atrativo integra a lista dos principais pontos turíticos de Bonito Mato Grosso do Sul.
Comparando, então essas opções temos:
- 1/2 Trilha Buraco do Macaco: 7 pontos visitados - 3 paradas para banho - trilha levíssima
- 1/2 Trilha Boca da Onça: 3 pontos visitados - 3 paradas para banho - trilha leve
- Trilha Adventure: 8 pontos visitados - 5 paradas para banho - trilha de esforço moderado
- Trilha Discovery: 15 pontos visitados - 9 paradas para banho - trilha de esforço intenso
2.3 Duração do passeio e refeições inclusas
Com relação ao tempo de duração as 2 opções de meia trilha são semelhantes e exigem mais ou menos 2h: 30 minutos de tempo para a conclusão.
Já para a Trilha Adventure o visitante vai precisar de pelo menos 4h:30 minutos para realizar o passeio completo e na Trilha Discovery esse tempo sobe para 5h:30 minutos aproximadamente, podendo chegar a até 6 horas facilmente dependendo do grupo.
Há uma variação também com relação ao números de refeições que está inclusa no valor do passeio: as meias trilhas incluem café da manhã, mas não incluem almoço, enquanto as trilhas Adventure e Discovery incluem tanto o café da manhã como o almoço.
- 1/2 Trilha Buraco do Macaco: 2h:30 minutos - incluso somente café da manhã.
- 1/2 Trilha Boca da Onça: 2h:30 minutos - incluso somente café da manhã
- Trilha Adventure: 4h:30 minutos - incluso café da manhã e almoço
- Trilha Discovery: 5h:30 minutos - incluso café da manhã e almoço
Você achou válida essa informação? Nesse texto resumimos quais as diferenças que o visitante precisa considerar no momento de fazer trilhas e conhecer as cachoeiras oferecidas pelo Boca da Onça Ecotour.
Outra informação adicional que você pode precisar está nesse post, que conta quais os horários de transporte de van de Campo Grande para Bonito e nesse que conta o impacto positivo que uma viagem a dois para Bonito pode causar no relacionamento.
Não se esqueça também que na hora de organizar a viagem é preciso pesquisar bastante sobre hotéís e pousada com preço bom em Bonito e considerar escolher pelo menos um passeio entre as flutuações de nascente para completar a sua experiência.
Indique para um amigo:
Autor: Luciana Garcia
Este conteúdo Veja as diferenças entre os passeios de trilhas e cachoeiras da Boca da Onça foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:
Outras dicas relacionadas de Bonito MS
Fernando de Noronha, Bonito ou Jalapão: Qual o melhor?
Fernando de Noronha, Bonito ou Jalapão: Qual o melhor? Descubra agora!
Pesca no Pantanal
A pesca no Pantanal é uma das atividades mais apreciadas por pescadores iniciantes e experientes.
Bonito: Melhores Pizzarias
Quem vem a Bonito buscando por uma experiência gastronomica impecável, precisa conferir as melhores Pizzarias!
A Pesca é Permitida em Bonito MS?
Será que a pesca é permitida em Bonito MS? Essa dúvida assombra muitos visitantes.