Pontos turísticos em Mato Grosso do Sul e Bonito

tempo de leitura tempo de leitura: 11 minutos
Pontos turísticos em Mato Grosso do Sul e Bonito

por

Se você vai viajar para Mato Grosso do Sul, leia este artigo antes de visitar os pontos turísticos de Bonito MS. É essencial para sua viagem.

Nele estão informações relevantes sobre o Estado e muitas dicas para facilitar a vida dos novos desbravadores de ecoturismo.

Mato Grosso do Sul é um estado novo, criado na década de 70, após a divisão do antigo Mato Grosso.

De acordo com o Censo 2022, a área do estado do Mato Grosso do Sul é grande (357.125 km²) e pouco povoada. A população do estado inteiro ( 2,8 milhões) não chega à metade da cidade de São Paulo (11,96 milhões).

Mato Grosso do Sul, ficou conhecido por suas belezas naturais únicas e diversificadas. O Estado oferece uma variedade de atrações turísticas.

Aqui estão seis dos principais pontos turísticos que são imperdíveis para quem deseja explorar o estado:

  1. Parque das Nações Indígenas (Campo Grande)
  2. Gruta do Lago Azul (Bonito)
  3. Cachoeira Boca da Onça (Bodoquena)
  4. Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim)
  5. Estância Mimosa Ecoturismo (Bonito)
  6. Aquário Natural (Bonito)

Navegue por esse texto!

 

1. Quais são as atrações turísticas mais populares em Mato Grosso do Sul?

Rio Sucuri Bonito MS /Acqua

Os lugares mais visitados são o Pantanal e a cidade de Bonito. O Pantanal é a maior área úmida do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO. Bonito está próxima ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena e recebe milhões de visitas todos os anos.

Os lugares mais visitados em Bonito são os rios e cachoeiras de águas claras, além de grutas e cavernas antigas.

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, tem muitas atividades culturais e ao ar livre para os visitantes aproveitarem.

Dourados e Três Lagoas também têm seus encantos, desde eventos culturais como as tradicionais exposições agropecuárias até os festivais gastronômicos de comida típica.

Além desses, Jardim, Bodoquena, Miranda, Aquidauana, Corumbá, Costa Rica e Ponta Porã também estão entre as principais atrações.

2. Pontos Turísticos de Bonito

Quando o assunto é turismo no Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito se destaca como o principal ponto turístico do Estado.

Pontos Turísticos/ Bonito MS

Para chegar em Bonito, muitos turistas preferem ir até Campo Grande de avião e depois dirigir cerca de 300 km até a cidade. Isso porque os voos para o aeroporto local são menos frequentes e mais caros.

A cidade é ideal para ecoturismo, com muitas atividades em atrativos naturais ao redor da cidade. São mais de 40 opções de passeio para você aproveitar.

Todos os locais podem ser aproveitados com tranquilidade. Para visitar as atrações, é necessário reservar com antecedência através de uma agência de turismo local. Isso ocorre devido ao limite diário de visitantes estabelecido pelas normas ambientais.

Em Bonito, os visitantes podem nadar em rios de águas cristalinas, fazer trilhas ao lado dos rios e participar de atividades de aventura.

2.2 Gruta do Lago Azul em Bonito

Considerada o cartão postal da cidade, o ponto turístico mais popular de Bonito é a Gruta do Lago Azul! A gruta é uma caverna inundada, formada há milhares de anos e que oferece visitas guiadas para pequenos grupos de até 15 pessoas, em horários específicos.

328848157 3231633057128862 625235412678195808 N

2.3 Aquário Natural

Fazer flutuação no Mato Grosso do Sul é destaque em qualquer roteiro de viagem. As melhores opções são a flutuação no Aquário Natural ao longo do Rio Baía Bonita; as espetaculares Gruta do Mimoso e Nascente Azul.

Rios como Barra do Sucuri e Rio Sucuri são conhecidos pela água clara, peixes e experiência incrível que oferecem aos visitantes. Além disso, a flutuação é um dos pontos de passeio muito seguro e que pode ser realizados até mesmo por crianças e idosos.

2.4 Estância Mimosa

Circuitos de trilhas com cachoeiras como as da Estancia Mimosa, entre Bonito e Bodoquena, são pontos turísticos bem interessantes para incluir no roteiro. A atividade inclui acompanhamento de guia, almoço de comida típica e banho em 9 cachoeiras.

Outro lugar importante é a gruta do abismo. O Abismo Anhumas é uma caverna inundada que só pode ser acessada por um rapel de 72 metros da entrada até a água. O lago tem o tamanho de um campo de futebol e esconde uma floresta de cones submersos.

Para uma viagem completa, é bom pesquisar as opções de aventura no Parque Ecológico do Rio Formoso. Também é possível relaxar em piscinas naturais, como o Balneário Municipal e a Praia da Figueira.

3. Pontos Turísticos de Campo Grande

Campo Grande é a capital do Mato Grosso do Sul e a maior cidade do Estado, com quase 1 milhão de habitantes.

É um dos destinos mais procurados e conserva um charme único, com avenidas largas e muitas áreas verdes. É uma mistura perfeita de beleza urbana e natural.

3.1 Parque das Nações Indígenas

Localizado na capital, Campo Grande, o Parque das Nações Indígenas é uma vasta área verde que proporciona um refúgio natural no meio urbano.

Com entrada gratuita, é ideal para caminhadas, piqueniques e observação da natureza. O parque funciona todos os dias e os melhores horários são de manhã cedo ou no por do sol.

3.2 Aquário do Pantanal

Um dos cartões postais de Campo Grande é o Bioparque ou Aquário do Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo.

Localizado em uma área de mais de 20 mil metros quadrados no interior do Parque das Nações Indígenas, o aquário abriga aproximadamente 360 espécies de animais.

4.Pantanal

Fauna (1)

O Pantanal é o maior ecossistema inundável do planeta, e a maior parte (65%) está no Mato Grosso do Sul.

O Pantanal é uma área protegida pela UNESCO devido à sua biodiversidade. Ele possui duas estações distintas: cheia (com chuvas de dezembro a março) e vazante (seca de junho a outubro). O Pantanal abriga uma grande variedade de animais e plantas. 

É um destino comum para turistas que desejam viver aventuras inesquecíveis e também uma ótima opção para pescadores.

4.1 Day use na Fazenda San Francisco

Para conhecer o Pantanal, você pode fazer passeios de Day Use na Fazenda San Francisco ou no Projeto Salobra. Ambos estão localizados a cerca de 150 km de Bonito/MS. Eles incluem safári fotográfico e passeio de barco, durando 1 dia.

De Bonito para o Pantanal você pode ir de carro próprio ou de van trafegando pela MS 178/354, sentido Miranda MS.

As vans partem diariamente as 5 da manhã e retornam no fim da tarde. O preço é fixo e para contratar basta comprar o ingresso com transporte incluso na sua agência de Bonito.

5.Atrações turísticas em Jardim

Para chegar a Jardim/MS, é necessário percorrer 235 km a partir da capital, no caminho para Bonito. Estando no Mato Grosso do Sul, essa é uma cidade que não pode ser deixada de fora do roteiro.

5.1 Flutuação no Rio da Prata

Jardim, perto de Bonito, tem passeios incríveis, como a flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, um ponto turístico importante. Fica a 50 km de Bonito.

Rio Da Prata Bonito MS   Acquaviagens

Para aproveitar bem o dia em Jardim, você pode combinar a flutuação no Rio Prata com o mergulho na Lagoa Misteriosa. Outra opção é visitar o Buraco das Araras, a maior dolina da América do Sul.

6.Pontos Turísticos de Bodoquena

Os pontos turísticos em Mato Grosso do Sul incluem a cidade de Bodoquena, localizada a 70 km de Bonito e 264,9 km de Campo Grande.

Para chegar você pode ir de ônibus ou dirigir pela MS 178 ( se estiver em Bonito) ou via BR 262 ( saindo de Campo Grande).

Além de abrigar grande parte do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, essa pequena cidade ficou conhecida pela beleza das cachoeiras e piscinas naturais.

6.1 Cachoeira Boca da Onça

A mais famosa delas é Cachoeira da Boca da Onça, a mais alta do MS, com 156 metros de altura.

Para visitá-la também é preciso agendar com antecedência. Principalmente nas férias de verão a atração é muito procurada. Há várias categorias de ingressos disponíveis mas o que oferece melhor custo-benefício é o da Trilha Adventure, passeio completo com almoço incluso.

7.Atrações turísticas em Aquidauana

Que Mato Grosso do Sul possui uma série de belas atrações turísticas é fato! Um dos destinos imperdíveis é a cidade de Aquidauana, que abriga diversos marcos históricos e fica a 140 km de Campo Grande.

7.1 Mirante do Morro Paxixi

Há muitos pontos turísticos interessantes nessa região repleta de cenários montanhosos e bucólicos. Vale a pena conhecer o Mirante do Morro Paxixi para aproveitar a beleza natural da Serra de Maracaju com suas cachoeiras e cavernas.

7.2 Igreja Matriz de Aquidauana

Outro ponto para incluir no seu roteiro turístico enquanto estiver na cidade é visitar a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, não só por sua beleza arquitetônica (em estilo gótico), mas também por sua importância histórica.

Construída no início do século passado, a Igreja Matriz foi inaugurada em 1912 e conserva muitos de seus vitrais originais. A visita é gratuita.

>>> MAIS SOBRE PONTOS TURÍSTICOS DE BONITO:

  1. 03 Razões para conhecer os pontos turísticos de Bonito

Como funcionam as Atrações Turísticas em Bonito/MS?

Estancia Mimosa

Com relação aos preços é importante saber que a época do ano pode interferir no valor da viagem. Nos períodos de alta temporada, tudo custa mais caro, desde os ingressos para os passeios até a hospedagem.

Uma diferença de Bonito é garantia de preço. Você pode comprar ingressos para os passeios pelo mesmo preço na Agência Acqua ou em qualquer outra agência credenciada pela Prefeitura da cidade.

Em Bonito, tudo é organizado para facilitar a vida do viajante. Isso evita que ele perca tempo pesquisando preços e serviços de porta em porta.

Por isso, quando viajar, é importante planejar seu roteiro com antecedência para não perder tempo. Saia de casa com tudo pronto!

Lembre-se que mais de 90% das atrações ficam bem afastadas do centro da cidade. Ir a pé ou de bicicleta para os passeios não é uma opção!

É possível conhecer até dois locais em um mesmo dia, isso, dependendo da duração das atividades e da distância entre as atrações.

Faça uma lista dos lugares que quer visitar em Bonito e converse com seu agente sobre como realizar esse passeio.

Com relação aos preços é importante saber que a época do ano pode interferir no valor da viagem. Nos períodos de alta temporada, tudo custa mais caro, desde os ingressos para os passeios até a hospedagem.

Você não precisa se preocupar em levar malas grandes. Uma mala de tamanho médio deve ser suficiente, e, se for verão você não precisará colocar muitas coisas nela. Tenha espaço e você sempre pode comprar alguma lembrança de presente.

Falando em lembrança, uma câmera com mais recursos pode ser interessante em uma viagem como essa. Há atrações em diferentes ambientes naturais.

Você pode aprender a usar sua câmera ao ar livre. Também pode aprender em locais com pouca luz, como grutas, cavernas e debaixo d'água. Para isso, é necessário uma caixa estanque.

Porém, caso não tenha equipamento fotográfico próprio mas desejar tirar boas fotos de pontos turísticos em Bonito pode usar o celular ou alugar uma câmera por diária.

Compras e dinheiro: ter uma ideia de como negociar é quase imperativo em muitos lugares e em destinos de ecoturismo como Bonito gasta-se bem menos do se imagina! Lembre-se que os pontos turísticos de Bonito tem preço tabelados por Lei Municipal e a concorrência é somente no atendimento.

O comércio da cidade está concentrado quase que em sua totalidade na região central. É possível encontrar muitos acessórios nas lojinhas da rua principal.

Máscaras, snorkels, papetes de borracha, roupas de banho e souvenires de modo geral. A tecnologia das roupas de aventura (ou marcas em geral) valem, mais ou menos, o mesmo de qualquer lado. Comprar fake é jogar o dinheiro fora porque eles não vão te oferecer o que você espera deles ou eles só o farão por alguns dias.

Tenha tudo agendado com nossa equipe e não terá surpresas inclusive os passeios de Bonito devem ser reservados com muita antecipação.

Há muitas opções de hotéis e pousadas na cidade e nós podemos ajudar na escolha e tirar todas as dúvidas!

Alojamento em Bonito

Cultura: Tente eliminar todos os preconceitos que você tem e, a partir do zero, elaborar sua própria visão do mesmo, uma vez que você está lá.

Não julgue as tradições, costumes e ideias por serem muito diferentes das suas. Dê tempo para formar sua própria opinião. Tome Tereré, suco de Guavira e até mesmo prove a carne de Jacaré.

Os pontos turísticos de Bonito são uma verdadeira experiência que ficará guardada para sempre em suas melhores recordações!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Pontos turísticos em Mato Grosso do Sul e Bonito foi útil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

O que fazer em Bonito sem saber nadar

O que fazer em Bonito sem saber nadar

Bonito/MS é amplamente reconhecido por suas belezas naturais e atividades aquáticas, atraindo turistas do [...]

Leia mais...
De bike pela natureza: roteiros de cicloturismo pelo Brasil

De bike pela natureza: roteiros de cicloturismo pelo Brasil

Viajar de bicicleta é uma maneira única e emocionante de explorar novos lugares. Os [...]

Leia mais...
Caminhadas e Trilhas em Bonito, MS: Descubra a Beleza Natural a Pé

Caminhadas e Trilhas em Bonito, MS: Descubra a Beleza Natural a Pé

Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais fascinantes do [...]

Leia mais...
O que fazer em Miranda Mato Grosso do Sul?

O que fazer em Miranda Mato Grosso do Sul?

Com uma bela localização, Miranda Mato Grosso do Sul, localizado dentro do complexo do [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais