Qual a idade mínima para fazer a flutuação no Rio da Prata?


O Recanto Ecológico Rio da Prata permite que o passeio de flutuação seja realizado somente por crianças a partir de 06 anos de idade. Aliás, entre 06 e 12 anos, as crianças só poderão realizar essa atividade mediante o acompanhamento dos pais e o compromisso de que os mesmos serão responsáveis pelo cumprimento de todas as normas de segurança do atrativo.

O passeio dura aproximadamente 4 horas, do início ao fim, e o limite máximo é de 9 pessoas por horário.

Ao chegar no Recanto Ecológico Rio da Prata, o visitante será recebido na sede da fazenda pelo guia. É ele vai orientá-los acerca do funcionamento do atrativo e da atividade reservada e dará sequência às instruções relativas à equipagem. Na sequência, o transporte da fazenda levará os visitantes até o ponto de início do passeio pela trilha que fica dentro da área de RPPN, Reserva Particular do Patrimônio Natural. A caminhada, de aproximadamente 2200 metros leva em direção à nascente do Rio Olho D'Água.

Apesar desse passeio de flutuação ser mais comumente chamado apenas de Rio da Prata, o visitante na verdade, flutua nos dois rios. Primeiro no Rio Olho D'Água, com suas nascentes que se assemelham a pequenos vulcões e que é um afluente do Rio da Prata onde desemboca. Juntos, os dois rios somam um percurso de 2600 metros de flutuação é considerado como sendo de esforço físico moderado.

No valor do passeio já está incluso o acompanhamento de guia credenciado, máscara e snorkel, roupa e bota de neoprene, colete salva-vidas, almoço e seguro de acidentes pessoais. Ao término da flutuação, o grupo retorna para a sede da fazenda.

--> Um passeio adequado para atender crianças 

O Rio da Prata permite também que as crianças entre 06 e 12 anos façam apenas parte do percurso do passeio, um trajeto chamado de passeio diferenciado. Segundo informou o atrativo, é comum haver crianças que apesar de possuírem idade mínima para a realização da atividade, não estejam completamente ambientadas com o uso de máscara e snorkel. Considerando isso, essa alternativa viabiliza a realização do passeio em família, permitindo atender aos pais que viajam com crianças e desejam aproveitar a oportunidade para conhecer esse passeio.

No passeio diferenciado apesar de iniciarem o percurso com o grupo, a criança e o responsável são encaminhados diretamente para a nascente do Rio Olho D 'Água onde poderão fazer a contemplação ou mesmo a flutuação caso se sintam seguros. O trecho, no entanto, é mais curto, sem a descida completa pelo rio. O intuito é minimizar o esforço físico para a criança sem, contudo, comprometer experiência do acompanhante. Depois de concluir essa atividade, os dois, a criança e o responsável, serão conduzidos ao barco, já no Rio da Prata, a fim de aguardarem o grupo para a finalização.

--> Se você estiver viajando com crianças é importante ler essas recomendações do passeio Rio da Prata

A idade mínima é 6 anos. Crianças até 05 anos não fazem o passeio e podem aguardar no receptivo com um responsável.

Caso, por alguma razão, a criança não consiga fazer o passeio, mesmo sendo o roteiro diferenciado e precise retornar ao receptivo ela não poderá retornar sozinha.  É obrigatório que o pai ou responsável retorne junto até a sede.

--> Veja essas 03 recomendações adicionais para flutuar no Rio da Prata

1 - Se o visitante tiver a intenção de utilizar seu próprio equipamento de máscara e snorkel, isso será possível somente após a aprovação desse equipamento pela equipe do receptivo. Esse cuidado é necessário em atenção às regras definidas pelo seguro do passeio.

2 - Segundo informações do atrativo, é recomendável chegar ao passeio com a barba feita, pois alguns tipos e tamanhos de barbas e bigodes podem atrapalhar a vedação da máscara no rosto e prejudicar o aproveitamento do passeio.

3 - Não há necessidade de nenhuma experiência prévia em passeios de flutuação.

Indique para um amigo