Onde fica a cidade de Bonito?

Entre em contato

Se você chegou até essa página é porque está buscando informações que ajudem no planejamento da sua próxima viagem de férias. É muito comum que entre as  primeiras informações que os viajantes  pesquisam inicialmente sobre um determinando destino estejam essas aqui:

  • Localização da cidade
  • Distância das principais capitais
  • História, cultura, o que há pra fazer
  • Mapa do destino

Onde fica Bonito?
Foto de Bonito - A pesquisa sempre começa por onde fica o destino da viagem?

Sabendo disso, criamos esse post que explica onde está localizada a cidade de Bonito, incluindo o Estado ao qual ela pertence atualmente, além do mapa de cidade de Bonito, com todos os limites do município.

Antes de finalizar, o texto ainda conta de uma forma bem dinâmica um pouco da historia da cidade de Bonito, ou melhor, do então Distrito de Bonito, que teve sua fundação no começo do século passado, por volta de 1915.

Navegue por esse conteúdo!

  1. Descubra onde fica a cidade de Bonito
  2. Mapa da Cidade de Bonito
  3. História de Bonito
  4. Em qual Estado fica Bonito?
  5. Bonito é cidade turística mais importante do MS

1.Descubra onde fica a cidade de Bonito

A cidade de Bonito fica localizada no Centro-Oeste do Brasil, em uma área conhecida como Serra da Bodoquena, uma das regiões geográficas imediatas à imensa planíce do o Pantanal - a maior estepe alagada do planeta - e cuja porção sul fica dentro dos limites do MS.

Cidade de Bonito Vista Aérea
Foto de Bonito MS: vista aérea

Localizada a 300 km de distância da capital Campo Grande, mais a sudoeste do Mato Grosso do Sul, suas principais atividades econômicas são: ecoturismo, pecuária e agricultura.

A área territorial do município é de 5.373,016 km²  e sua população atual é  de aproximadamadamente 22,4 mil habitantes, o que a coloca entre as 30 maiores cidades que o estado possui conforme apontou a estimativa do IBGE em 2020.

A distância da cidade de Bonito em relação ao distrito federal e as principais capitais do país é:

  • Brasília (DF) - 1.312 km
  • São Paulo (SP) - 1.490 km
  • Rio de janeiro (RJ) - 1611 km
  • Curitiba (PR) - 1.200 km
  • Florianópolis (SC) - 1.513 km
  • Porto Alegre (RS) - 1535 km
  • Salvador (BA) - 2682 km
  • Recife (PE) - 1444 km

Volte ao Topo

2.Mapa da cidade Bonito

3.História da Cidade de Bonito

Foto de Bonito MS - Praça da Liberdade - 1952
Foto de Bonito MS: Praça da Liberdade - 1952

A história da cidade de Bonito começou em 1915, com a sua criação como um distrito de Miranda (MS). Ainda como distrito, Bonito pertenceu à cidade de Miranda até 1937, quando foi transferido (por outro decreto do governador) para o município de Ponta Porã (MS).

Já em 1946, com a revogação do decreto, Bonito teve seu nome alterado para Rincão, e  foi, em seguida reintegrado à cidade de Miranda por mais dois anos. Somente dois anos depois em outubro de 1948, o distrito de Rincão conseguiu ser desmembrado de Miranda e elevado à categoria de município adotando o antigo nome de Bonito, pelo qual é conhecido até hoje.

A sede do pequeno povoado entretanto, só foi instalada em 01 de janeiro de 1949. em uma área que fazia parte das terras da Fazenda Rincão Bonito, uma propriedade de mais ou menos 10,5 léguas na época (1 légua equivale a 2330,99 hectares), que pertencia ao Capitão Luiz da Costa Falcão, morador dessas terras desde 1869 (vindo pra cá depois do fim da Guerra do Paraguai) e que  acabou por se transformar no primeiro tabelião da cidade.

Volte ao Topo

4.Em qual Estado fica Bonito?

Foto de Bonito MS
Foto Antiga  de Bonito MS

Bonito fica no Estado do Mato Grosso do Sul, o sexto maior em extensão entre as unidades federativas do país. Sua capital é Campo Grande, onde fica a sede dos poderes executivo, legislativo e tribunais estaduais de justiça.

Não é raro alguém comentar como é lindo "Bonito Mato Grosso" e isso quase sempre desencadeia alguma confusão! Mas a verdade é que  Bonito já pertenceu mesmo ao Estado do Mato Grosso.

Isso foi antes do então presidente Geisel assinar a divisão do gigantesco Estado de Mato Grosso e colocar um ponto final a mais de 40 anos de disputa e rivalidade entre as cidades de Cuiabá (capital do MT) e Campo Grande, que passou a ser a nova capital do MS.

A divisão do Estado de Mato Grosso em 1977 é marco histórico para o desenvolvimento de Bonito e de toda a região da Serra da Bodoquena na avaliação de muito historiadores.

Com a definição de Campo Grande como capital do novo Estado - o Mato Grosso do Sul - as decisões políticas, econômicas e administrativas - passaram a considerar  com maior atenção as necessidades da população dessas cidades que antes estavam muito distantes da capital para serem ouvidas. Essa proximidade, claro provocou um reflexo imediato.

Tornaram-se mais frequentes, em maior escala e mais ágeis as obras de infra-estrutura, como a chegada da energia elétrica - em muitos desses municípios só havia luz com gerador a gasolina que era desligado as 10 da noite - foram abertas agências de correios,  investimentos em telefonia, abertura de estradas e novas escolas,em intensidade semelhante, municípios como Campo Grande, Corumbá, Aquidauana, Dourados, Bonito, Nioaque e Miranda passaram a desfrutar de crescimento e prosperidade.

Volte ao Topo

5.Bonito é a cidade turística mais importante do MS

Foto de Bonito MS - Praça da Liberdade - 2021
Foto de Bonito: Praça da Liberdade com o Munumento das Piraputangas

Bonito é a cidade turística mais importante do Estado do Mato Grosso do Sul e a única do Brasil eleita por 16 vezes como melhor destino de Ecoturismo do Brasil, isso mesmo concorrendo com outras cidades importantes na mesma categoria como Fernando de Noronha (PE) e Foz de Iguaçu (PR).

Contudo, ao contrário de Noronha que ficou famosa pelas belíssimas praias, os encantos da “Capital do Ecoturismo” está nas dezenas de trilhas e cachoeiras, nos rios transparentes de água cristalina e em cavernas como a Gruta do Lago Azul, seu monumento natural mais famoso.

Além disso, alguns dos rios mais  famosos do Brasil estão concentrados na região de Bonito MS, como o Rio Sucuri, o Rio Formoso (onde acontece o passeio de bote), o Rio da Prata e o Rio Baía Bonita, onde está localizado o Aquário Natural, uma espécie de oceano atlântico de água doce de infinita beleza.

Aquário Natural - Bonito MS - Acquaviagens
Foto de Bonito: O Aquário Natural é um dos passeios de flutuação mais famosos de Bonito

Quase todo os passeio é realizado em alguma fazenda da região. Elas descobriram no turismo uma alternativa sustentável de exploração dos recursos naturais que acabou por envolver toda a comunidade.

Para os amantes do mergulho com cilindro, Bonito também é uma referência para o mundo scuba, principalmente no que diz respeito a mergulhos em cavernas e dolinas. O Abismo Anhumas, que é considerado a atração mais exclusiva da cidade, é uma caverna onde se pode praticar mergulho batismo a uma profundidade de até 8 metros e fica a apenas 23 km do centro da cidade.

Já a Lagoa Misteriosa, que é uma outra opção de mergulho, também dispensa apresentações, tamanha é a transparência das águas e o impacto visual capaz de provocar ! A atração fica aberta somente 6 meses por ano (entre abril e setembro) e fica na cidade vizinha de Jardim, a mais ou menos 53 km de distância.

Lagoa Misteriosa em Bonito MS
Foto de Bonito MS: Mergulho com Cilindro na Lagoa Misteriosa por Marcio Cabral

Na área central há vários pontos turísticos que valem a pena conhecer, entre eles destaca-se a Praça da Liberdade, que transformou-se em uma linda praça cheia de árvores muito conhecida pelo Monumento das Piraputangas, idealizado pelo artista plástico Cleir.

Embora a cidade de Bonito seja tradicionalmente conhecida pelos passeios de flutuação e pelos atrativos de aventura, com o crescimento do turismo no destino, é preciso enfatizar que a cada dia há sempre algo novo abrindo e muito mais opções de atrações noturnas para conhecer.

Entre as mais recomendadas pela Acqua Viagens estão o Projeto Jibóia, onde você pode fazer uma bela foto com a serpente após o stand-up, e a visita ao Aquário de Bonito que fica bem em frente ao Restaurante Casa do João.

Volte ao Topo

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Onde fica a cidade de Bonito?? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Pousada Girassol em Bonito

Pousada Girassol em Bonito

Buscando tranquilidade ao viajar para Bonito MS? Que tal uma estadia agradável em uma [...]

Leia mais...
Onde ir a noite em Bonito?

Onde ir a noite em Bonito?

Veja essa dicas sobre o que fazer e onde ir a noite em Bonito MS, [...]

Leia mais...
O que fazer em Bonito solteiro?

O que fazer em Bonito solteiro?

O período da solteirice é muito bem vindo em uma série de momentos, porém, [...]

Leia mais...
O que levar para Bonito MS?

O que levar para Bonito MS?

Mesmo sendo um destino extremamente requisitado, nem todo mundo sabe o que deve levar [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Onde fica a cidade de Bonito?

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais