Descubra 5 grutas incríveis espalhadas pelo Brasil

Entre em contato

Sabia que explorar as grutas pelo Brasil pode ser uma prática de aventura muito saudável e prazerosa?

Por isso não seria nenhuma surpresa saber que você que está se preparando para conhecer Bonito já recebeu a sugestão de incluir no roteiro da viagem pelo menos um passeio em caverna ou uma visita em gruta!

Sem dúvida, nesse caso, é bom entender definitivamente que vale a pena fazer o passeio da gruta e que as cavernas do Brasil são consideradas um tesouro desconhecido da biodiversidade brasileira que fica escondido abaixo da terra.

Na verdade, são vários os Estados brasileiros que podem se orgulhar de ostentar essas preciosidades, mas nem todos já estão aptos a atender esse tipo de turismo com segurança.

Pensando em cavernas que, além de bonitas sejam seguras, separamos essas opções de passeio em gruta que valem a sua visita o mais rápido possível!

1. Gruta de Maquiné (Cordisburgo)

Maquiné é o nome de uma gruta subterrânea que fica na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. 

Gruta Do Maquine

Descoberta em 1825, a caverna oferece cerca de 400 metros de salões iluminados abertos à visitação turística.

No contexto histórico e científico, a Gruta de Maquiné é de grande importância paleontológica e já foi utilizada como abrigo durante os período da pré-história, além de apresentar belas esculturas naturais e muitas estalactites de diversas formas.

A visita é guiada e acontece todos os dias, das 08:30h ás 16:30h. Lembre-se de incluir na bagagem um par de tênis ou sapatos fechados, pois seu uso é obrigatório.

Mesmo quem visita uma vez recomenda voltar porque em algumas épocas do ano (como março) alguns salões se enchem com água das as chuvas recentes deixando o local ainda mais encantador !

2. Gruta do Lago Azul - Visita Contemplativa

A Gruta do Lago Azul é a mais famosa de Bonito Mato Grosso do Sul - uma cidade turística do interior do Estado que fica a quase 300 km da capital, Campo Grande.

A formação geológica dessa caverna é bem antiga e ostenta milhares de estalactites e estalagmites, além de um lago cristalino de águas muito azuis e transparentes, onde descansavam a preguiça gigante o tigre dentes de sabre.

Gruta Lago Azul

Uma das vantagens em conhecer a Gruta do Lago Azul é a condição de preservação desse atrativo em relação a outras atrações da mesma categoria no Brasil.

A outra é poder para nas Grutas de São Miguel que fica no caminho.

Como o município é muito rígido com o cumprimento das legislações ambientais a gruta recebe um número limitado de visitantes diários no intuito de manter intactas suas características naturais.

Na cavidade também se mantém preservada a iluminação natural, sem nenhum recurso artificial de modo a proporcionar uma experiência muito mais real e impactante ao visitar a caverna.

Sobre o acesso é válido lembrar que há um porém ao escolher esse passeio já que o percurso dentro da Lago Azul é cheio de escadas (quase 300 degraus!) e atinge perto de 70 metros de profundidade.

Isso significa que algumas pessoas podem sentir mais dificuldade, principalmente durante o retorno que é quando a "gente se pega a subida", mas nada que não possa realizado, contanto que você tenha um pouco mais de calma.

E, com certeza, o que se vê dentro da gruta compensa todo o esforço da escadaria.

3. Gruta Rei do Mato

Há muitas publicações afirmando que a Gruta Rei do Mato é considerada a mais bonita entre as 3 cavernas que integram o Circuito das Grutas Peter Lund, em Minas Gerais.

Gruta Rei Do Mato

A razão da afirmação é a existência de formações de grande beleza cênica no interior da cavidade.

Considerada um tesouro espeleológico, arqueológico e paleontológico nacional, suas estalagmites, estalactites e pinturas rupestres ficaram famosas no mundo todo.

Dos 998 metros de extensão que a Rei do Mato possui, apenas 220 estão abertos à visitação turística. O passeio é realizado através de uma trilha que percorre passarelas e escadarias iluminadas para realçar suas formações naturais.

Do início ao fim, essa trilha apresenta um desnível de aproximadamente 30 metros.

A visita dura cerca de 1 hora e precisa ser acompanhada por um guia de turismo local e o ideal é reservar com antecedência para evitar filas na hora de entrar.

Fazer essa visita é uma excelente oportunidade para contemplar formações raras como as "torres gêmeas", por exemplo.

No geral a atração é bem agradável para as crianças acima de 5 anos mas pouco recomendada para idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção não conseguem acessar os salões.

4. Gruta do Anjo

A Gruta do Anjo fica está localizada na cidade de Socorro, interior paulista plantada aos pés da Serra da Mantiqueira.

Gruta Do Anjo

Essa caverna já serviu como cenário de várias novelas e atrai a visitação turística praticamente o ano todo.

Um diferencial dessa atração é o fato de ser Pet Friendly, aliás como vários outros atrativos da cidade.

Uma dica para quem viaja até e Socorro e deseja conhecer a Gruta do Anjo é aproveitar a viagem e esticar até ao Parque Kango Jango, o maior complexo de turismo de aventura da região.

5. Abismo Anhumas

O Abismo Anhumas é o passeio de gruta mais caro de Bonito, custa R$ 1270 por pessoa ( a flutuação), mas sem dúvida nenhuma é o mais incrível também!

Abismo Anhumas Pontos Turisticos

A atração fica a 23 km do centro da cidade, bem próxima às grutas Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida.

Que olha o acesso à caverna que acontece por uma espécie de "buraco", jura que não é o possível que embaixo da terra exista tanta beleza!

Segundo os próprios visitantes, apesar do preço inicialmente assustar, vale cada centavo, porque o passeio é inesquecível!

"Faria tudo de novo. Que LUGAR INCRÍVEL! Foi umas das experiências mais legais da minha vida. Vale a pena demais." Alessandra Iani.

O atrativo oferece 3 opções visita: contemplação, flutuação ou mergulho, todas guiadas e reservadas através das agências de Bonito.

Uma recomendação para quem quer conhecer o Abismo, sobretudo se for viajar nas férias é sobre a importância da reserva antecipada - principalmente para o mergulho com cilindro - que oferece poucas vagas por dia.

E lembre-se, por segurança, reserve sempre com agências de turismo como a Acqua Viagens, recomendadas pela Secretaria de Turismo e Atratur.

 

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Descubra 5 grutas incríveis espalhadas pelo Brasil? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Pousada Girassol em Bonito

Pousada Girassol em Bonito

Buscando tranquilidade ao viajar para Bonito MS? Que tal uma estadia agradável em uma [...]

Leia mais...
Onde ir a noite em Bonito?

Onde ir a noite em Bonito?

Veja essa dicas sobre o que fazer e onde ir a noite em Bonito MS, [...]

Leia mais...
O que fazer em Bonito solteiro?

O que fazer em Bonito solteiro?

O período da solteirice é muito bem vindo em uma série de momentos, porém, [...]

Leia mais...
O que levar para Bonito MS?

O que levar para Bonito MS?

Mesmo sendo um destino extremamente requisitado, nem todo mundo sabe o que deve levar [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Descubra 5 grutas incríveis espalhadas pelo Brasil

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais