Qual é a melhor flutuação de Bonito?

Entre em contato

Para resumir o assunto sobre qual a melhor flutuação de Bonito elaboramos esse artigo com informações sobre todas elas. O artigo inclui até mesmo a Nascente da Serra, última flutuação aberta à visitação turística e que fica localizada em Bodoquena.

É óbvio que a decisão final sobre a escolha do passeio é do cliente, mas como as opções são muitas, oferecemos uma explicação rápida que pode te ajudar.

Qual o melhor rio para Flutuação em Bonito?

Flutuação Nascente Azul
Foto: Flutuação Nascente Azul - Divulgação

Então se você está em dúvida sobre qual o melhor rio para flutuação em Bonito, fique sabendo que essa é basicamente “a pergunta” de 10 entre 10 clientes que atendemos aqui na Acqua Viagens. 

Em nosso trabalho, atuando como especialistas em roteiros para Bonito e Pantanal Sul, explicamos assim:

"Todas as flutuações de Bonito são incríveis, mas o que vai proporcionar a melhor experiência é saber escolher a flutuação mais adequada ao seu perfil"

A cidade de Bonito oferece 3 opções diferentes de passeios de flutuação: em nascentes, em leito de rio e cavernas.

As flutuações de nascentes são as mais procuradas em Bonito! Com suas águas absolutamente cristalinas, rios rasinhos e cheios de peixes coloridos.

As mais famosas são Rio da Prata, Rio Sucuri, Barra do Sucuri, Nascente Azul, Aquário Natural e Nascente da Serra.

A melhor época para visitar essas atrações é durante os meses de outono, inverno e primavera por causa do clima mais ameno. Além disso entre os meses de abril e outubro chove menos e as nascentes ficam muito mais bonitas.

Já as flutuações de leito de rio,  independente da época que você chegar em Bonito, serão sempre uma boa opção.

Elas são realizadas em rios mais profundos, como o Rio Formoso, que apesar de claro e muito bonito, não tem a mesma cristalinidade dos rios de nascentes.

Uma opção de flutuação de leito de rio que vale a pena conhecer é a da Praia da Figueira.

E se flutuar no leito do rio é uma experiência apaixonante, já se imaginou flutuando dentro de uma caverna? 

Bonito Mato Grosso do Sul não deixa nada a dever ao ecoturismo de países como México e Costa Rica.

As flutuações em cavernas, antes destinadas a um público muito específico, estão cada vez mais acessíveis ao público em geral.

Você pode escolher entre o Abismo Anhumas, que é a mais famosa e exclusiva delas, a Gruta Mimoso ou a Lagoa Misteriosa!

A Gruta do Mimoso, aliás, abriu recentemente à visitação turística e é a única gruta onde se pode nadar em Bonito. A Gruta do Lago Azul não permite o acesso ao lago e as Grutas de São Miguel e São Mateus são secas.

Flutuação de dolina em Bonito só tem uma: a Lagoa Misteriosa! E, creia-me ela é imperdível!

Como flutuar em Bonito?

Se for escolher só um passeio para flutuar Bonito escolha sempre entre as flutuações de nascentes: Barra do Sucuri, Rio Sucuri, Nascente Azul, Aquário Natural e Rio da Prata. Assim você não erra nunca!!!

Se estiver viajando com crianças, idosos ou com alguma pessoa com pouco condicionamento de preferência a uma flutuação com barco de apoio ou que

permita sair durante o trajeto, afinal conforto e segurança são essenciais para que a sua experiência também seja positiva.

As flutuações que oferecem barco de apoio durante todo o percurso são: Aquário Natural, Barra do Sucuri e Rio Sucuri. Já a flutuação que permite sair durante o trajeto em Bonito é a Nascente Azul.

Se já fez uma flutuação vale a pena fazer outra? Sim! Em termos de beleza cênica, todos os rios são mesmo muito bonitos (e isso não é conversa de vendedor), cada um tem uma característica individual que torna o passeio especial.

Uma forma de entender as diferenças entre elas é ler esse artigo até o final. Ele contém detalhes dos 10 passeios de flutuação em Bonito e região que vão transformar você em um expert no assunto! 

  1. Flutuação Barra do Sucuri (Bonito)
  2. Flutuação Nascente Azul (Bonito)
  3. Flutuação Aquário Natural (Bonito)
  4. Flutuação no Rio Sucuri (Bonito)
  5. Flutuação no Rio da Prata (Jardim)
  6. Flutuação na Nascentes da Serra (Bodoquena)
  7. Flutuação na Praia da Figueira (Bonito)
  8. Flutuação na Lagoa Misteriosa (Jardim)
  9. Flutuação no Abismo Anhumas (Bonito)
  10. Flutuação na Gruta do Mimoso (Bonito)

Flutuação na Barra do Sucuri

Flutuação Barra do Sucuri
Foto: Flutuação Barra do Sucuri - Markinhos Zonta ( Instragran )

A flutuação na Barra do Sucuri oferece a água mais cristalina do Brasil e peixes de espécies variadas.

O receptivo possui um restaurante que atende a la carte e um balneário, o Refúgio da Barra (pago à parte) se quiser passar o dia e turbinar a sua programação!

O ingresso inclui roupa de neoprene, guia especializado, máscara e snorkel. O percurso dura em média 2 horas e oferece barco de apoio.

Essa flutuação é recomendado para crianças e idosos porque comparada às outras é menos cansativa! 

Além de possuir um trajeto um pouco menor do que o do Sucuri ainda não prcisa caminhar para ter acesso ao rio.

Distância: 17 km

Flutuação na Nascente Azul

Flutuação Nascente Azul - Divulgação
Foto: Flutuação Nascente Azul - Divulgação

No receptivo da Nascente Azul funcionam o restaurante em sistema buffet e o balneário com piscina natural, cascata e área infantil.

O ingresso da flutuação inclui o equipamento completo para a atividade, guia especializado e day use no balneário.

O tom da água tem reflexos azuis e é a única flutuação onde se pode fazer apneia. Tem muitos peixes e a duração de pouco mais de 1h dentro da água.

Recomendado para crianças a partir de 03 anos e idosos.

Distância: 32 km

Flutuação no Aquário Natural

Flutuação Aquário Natural
Foto: Flutuação Aquário Natural - Divulgação

O Aquário Natural não inclui o almoço no valor do ingresso mas o receptivo oferece um restaurante a la carte com boa opções de lanches e refeições.

A água é bem mansa e cristalina, e a nascente do rio Baia Bonita é uma das que mais tem peixes na região.

O tamanho do percurso é intermediário, fica entre a duração da Nascente Azul e do Rio Sucuri e oferece barco de apoio durante o trajeto.

Recomendado para crianças a partir de 5 anos e idosos.

Distância: 7 km 

Flutuação no Rio Sucuri

Flutuação Rio Sucuri
Foto: Flutuação Rio Sucuri - Fernando Peres Photos

O restaurante do Rio Sucuri tem um dos mais restaurantes mais bonitos entre as flutuações de nascente, e, embora não funcione em sistema buffet, vale a pena experimentar!

O almoço não está incluso no valor do ingresso para essa flutuação, apenas o equipamento e o acompanhamento do guia.

Essa é uma das flutuações mais procuradas da capital do ecoturismo e, embora o nome Sucuri ainda cause um certo receio para alguns viajantes, o rio, que é considerado um dos mais cristalinos do planeta, foi batizado assim porque é cheio de curvas!

É considerado uma flutuação com duração mais longa, chega a 2 horas dentro da água, mas sempre acompanhado pelo barco do apoio. Crianças a partir de 4 anos podem ir no barco se estiverem acompanhados.

No inverno essa atração oferece um passeio diferenciado, o Sucuri de Barco, atividade em que o visitante não precisa entrar na água.

Distância: 19,6 km

Flutuação no Rio da Prata

Recanto Ecológico Rio da Prata
Foto: Flutuação Rio da Prata 

O Rio da Prata é a mais longa das flutuações de nascente, com duração média de até 3 horas dentro d'água.

O almoço já está incluso no valor do ingresso, o sistema é buffet ,e, igual é feito na Estância Mimosa, outra atração do grupo, a maior parte do que é servido na refeição é produzido na própria fazenda

O equipamento completo (roupa de neoprene, máscara e snorkel) e o guia especializado também estão inclusos no valor!

Na flutuação do Prata, você vai passar na verdade por dois rios, o Olho d'Água e o Rio da Prata, e nadar entre os maiores peixes da região.

O ideal é deixar um dia só para essa flutuação ou no máximo com outros passeios que fiquem próximos como o Buraco das Araras, ou atividades realizadas na própria fazenda como o Passeio à Cavalo e o Mergulho na Lagoa Misteriosa (se estiver aberto nessa época).

Distância: 45,6 km

Flutuação na Nascentes da Serra

Nascentes da Serra
Foto: Flutuação Nascentes da Serra

A flutuação Nascentes da Serra acontece a partir da nascente do Rio Azul em Bodoquena.

O percurso é de 620 metros e 2h30 de duração.

A Nascente da Serra tem uma vegetação subaquática muito mais exuberante quando comparada às outras flutuações da região.

Esse passeio combina atividades em dois rios diferentes. Na primeira parte os visitantes fazem a flutuação com máscara e snorkel pelo Rio Azul. Na segunda, um passeio de barco por 3 km do Salobra, rio considerado um pedaço do Pantanal ao lado Bonito.

O ingresso inclui equipamento completo e acompanhamento de guia especializado, mas não inclui almoço. O receptivo não possui restaurante mas tem infraestura bem montada, com bar e vestiário.

Permitido para crianças a partir do 06 anos.

Distância: 92 km

Flutuação na Praia da Figueira

A flutuação na Praia da Figueira é bem bonita e acontece na parte mais transparente do Rio Formoso que fica perto do Rio Sucuri.

A duração média é de 1 hora dentro da água e 10 pessoas de cada vez.

O ingresso inclui o equipamento (snorkel, roupa de neoprene e colete salva vidas) e o acompanhamento dos monitores e o day use, stand up, caiaque e tirolesa e toboágua.

O receptivo oferece restaurante a la carte e quiosques para relaxar.

Distância 14 Km.

Flutuação na Lagoa Misteriosa

Lagoa Misteriosa
Foto: Luciana Valentim na Flutuação da Lagoa Misteriosa - Reprodução do Instagran

A Lagoa Misteriosa é uma de flutuação única em Bonito, porque ela é, na realidade, uma dolina, uma espécie de caverna inundada que "perdeu" o teto pela ação dos anos!

A visita à Lagoa Misteriosa só é permitida durante 6 meses do ano aproximadamente, de abril a setembro. Não tem dia certo para abrir nem para fechar porque a operação depende exclusivamente do clima.

Quando esfria, ela abre! Se faz muito calor ela fecha!

Uma das coisas que torna o passeio na Lagoa tão especial é a cor da água de um azul muito profundo apesar de transparente! A atividade leva pouco mais de 1 hora e meia de duração e um percurso circular.

Diferente das outras flutuações, na Lagoa você não verá peixes, mas a visibilidade é tão grande que é possível enxergar perfeitamente a imensidão azul a mais de 8 metros de profundidade!

A profundidade aliás, ninguém sabe, é um grande mistério! E, isso naturalmente é parte do charme da atração!

As águas são calmas e o passeio não possui barco de apoio. O ingresso não inclui almoço.

Permite crianças a partir de 6 anos, mas não é recomendado para pessoas com restrições de mobilidade, pois o acesso é feito por uma escada com pouco mais de 200 degraus.

Distância: 50 km

Flutuação no Abismo Anhumas

Flutuação Abismo Anhumas por Fernando Silveira
Foto: Flutuação Abismo Anhumas por Fernando Silveira

Para flutuar no Abismo Anhumas é preciso descer por um rapel mecânico que percorre os 72 metros desde o "buraco da caverna" até o deck na superfície do lago.

O "elevador" instalado em 2021 democratizou o acesso à caverna, que antes só era visitada por viajantes que conseguissem "subir no braço".

Os equipamentos: roupa de neoprene, máscara, snorkel, nadadeiras, coletes equilibradores estão inclusos no valor. Crianças a partir de 11 anos podem fazer essa flutuação.

O lago é incrivelmente transparente, com o tamanho de um campo de futebol e cheio de cones de calcário que chegam a atingir 17 metros de altura!

O receptivo não tem nada de especial, só banheiro e água mineral. A água é mais fria quando comparada a outras flutuações, mas a experiência é completamente diferente também!

Apesar do valor mais alto em relação a outros passeios em Bonito, vale muito a pena incluir essa visita no seu roteiro de viagem!

Flutuação na Gruta do Mimoso

O passeio de flutuação na Gruta do Mimoso fica próximo ao passeio de trilhas e cachoeiras do Rio do Peixe e dura pouco mais 1h30 min.

O valor do ingresso inclui todo equipamento, roupa de neoprene , máscara, snorkel e guia especializado, mas não inclui almoço. 

O receptivo da Gruta do Mimoso aliás, não um local recomendado para fazer uma refeição. Funciona mais como um local de apoio com banheiro, vestiário e uma lanchonete pequena que vende água e refrigerantes.

Gruta do Mimoso gde

Para fazer essa flutuação é preciso caminhar por uma trilha curta, com aproximadamente 300 metros, que vai do receptivo até a entrada da caverna.

Em comparação com outras flutuações em Bonito, essa da Gruta do Mimoso caminha bem pouco!

Para chegar ao lago há uma escada pequena também, mas que pode oferecer uma certa dificuldade para pessoas com restrição de mobilidade, por isso não recomendamos nesses casos.

Essa flutuação não oferce o barco de apoio, porém, como não exige muito esforço físico, pode ser praticada por crianças a partir de 08 anos e até por idosos.

Uma diferença que fica evidente para quem escolhe flutuar em caverna é a ausência de peixes. A beleza dessas flutuações está no cenário, quase surreal, formado a partir dos cones de calcário.

Uma dica interssante para uma experiência completa em Bonito seria intercalar os passeios de flutuação, escolher uma nascente e outra de caverna ou leito de rio, assim seu roteiro ficar;a muito mais diversificado!

Distância: 35 km

Buscamos  reunir em um mesmo lugar uma grande quantidade de informações que te permitam identificar qual a melhor flutuação de Bonito MS aplicada à sua realidade. Se esse texto foi útil pra você deixe sua avaliação e seu comentário aqui embaixo.

Você pode encontrar no Blog da Acqua Viagens conteúdos exclusivos como esse com dicas valiosas sobre diversos assuntos relacionados ao destino!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Qual é a melhor flutuação de Bonito?? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Pousada Girassol em Bonito

Pousada Girassol em Bonito

Buscando tranquilidade ao viajar para Bonito MS? Que tal uma estadia agradável em uma [...]

Leia mais...
Onde ir a noite em Bonito?

Onde ir a noite em Bonito?

Veja essa dicas sobre o que fazer e onde ir a noite em Bonito MS, [...]

Leia mais...
O que fazer em Bonito solteiro?

O que fazer em Bonito solteiro?

O período da solteirice é muito bem vindo em uma série de momentos, porém, [...]

Leia mais...
O que levar para Bonito MS?

O que levar para Bonito MS?

Mesmo sendo um destino extremamente requisitado, nem todo mundo sabe o que deve levar [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Qual é a melhor flutuação de Bonito?

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais