O que fazer no Pantanal do Sul?

Entre em contato

O Pantanal sul mato-grossense é maravilhoso, um bioma único e cheio de riquezas naturais - o que dá para se ver pelas fotos e também na nova novela que está sendo transmitida.

Pantanal Sul Novela 1

Inclusive, essa e as outras regiões pantaneiras passaram a ser mais procuradas depois da 1ª edição da novela Pantanal, exibida em 1990 pela antiga TV Manchete.

Ainda que o lado norte, localizado no Mato Grosso, e as partes do Paraguai e Bolívia tenham suas particularidades, o Pantanal do Sul é uma verdadeira jóia do turismo brasileiro.

Confira mais detalhes sobre esse lugar!

O que você precisa saber sobre o Pantanal do Sul?

Quem planeja viajar para o Pantanal deve saber que está prestes a conhecer um lugar que tem abundância em ecossistema e biodiversidade, estando entre os mais ricos e únicos do mundo nessas categorias.

Neste paraíso, a natureza não deixou de ter supremacia e domina qualquer cenário que encontrar durante a viagem.

Inclusive, essa região recebe a proteção do Parque Nacional do Governo Federal, e é considerada pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

O lado chamado de Pantanal Sul fica, obviamente, no Mato Grosso do Sul. A sua composição inclui destinos muito conhecidos - como Aquidauana, Corumbá, Miranda, Ladário e Coxim.

Essas cidades podem ter características como campos secos e inundáveis, matas, corixos, brejos e rios.

É uma região bem próxima da capital Campo Grande e oferece diversas opções de passeios e lazer incríveis. Por isso, é muito indicada para visitações turísticas.

As atividades disponíveis pelo local privilegiam o ecoturismo e proporcionam maior contato com a natureza. E vale lembrar que a maioria dos programas podem ser feitos por pessoas de todas as idades.

Pantanal Sul Matogrossense

Considerando a variedade de público, é possível encontrar atrações que atendem todos os gostos e bolsos.

Como as cidades do Pantanal Sul são turísticas e muito procuradas, a infraestrutura de todas elas costuma ser ótima e bastante segura.

Você vai encontrar diversos estabelecimentos que oferecem o que há de melhor em serviços de hospedagem e culinária, prezando pela qualidade e por também manter as tradições locais.

Se quiser ter experiências completamente diferentes do que está acostumado (a), visitar o Pantanal Sul é a melhor opção de destino, já que você pode ter a oportunidade de pernoitar em fazendas e agendar passeios mais típicos da pacata vida pantaneira.

Para quem ainda procura por mais aventuras, é possível fazer passeios de trilhas pelo mato e explorar suas planícies alagadas – ou também de conhecer o cerrado, florestas e outras paisagens que encontramos em seus biomas tão diversos e deslumbrantes.

Este é um dos lugares mais lindos e distintos do mundo! Você não vai se arrepender de ter escolhido o Pantanal Sul para sua próxima viagem.

Agora, para começar desde já a sua experiência com o Pantanal do Sul, conheça os melhores passeios da região para não errar no roteiro de viagens!

Focagem noturna no Pantanal do Sul

A focagem noturna é um dos passeios mais pedidos por turistas brasileiros e estrangeiros, porque proporciona momentos e vivências que dificilmente se encontram em outro lugar.

O passeio permite que os visitantes possam observar animais de hábitos noturnos e que não são avistados facilmente - mesmo estando em um ambiente natural, fora da rotina.

Você já quis ver lobos, jaguatiricas, jacarés, onças pintadas e corujas, por exemplo? Se visitar o Pantanal Sul e for até fazendas como a Baía Grande, a Caiman e a San Francisco, certamente vai ter essa chance.

O passeio dura em torno de uma e três horas, e é feito em carros grandes e altos para que seja realmente possível avisar os animais noturnos com mais facilidade.

Normalmente, as espécies mais avistadas são cervos, corujas, jaguatiricas, lobos e tamanduás.

Passeios de barco no Pantanal Sul

Uma outra alternativa bem popular e cobiçada pelos turistas que decidem conhecer o Pantanal Sul é o passeio de barco, atravessando rios e lagoas da região.

As planícies alagadas também proporcionam um cenário bem diferente do que costumamos ver em outros lugares. Nesse caso, o período de chuvas (dezembro a março) é o ideal para o programa.

Se preferir variar nos “meios de transporte”, há diferentes opções de passeios - como, por exemplo, em canoas (no Refúgio Ecológico Caiman e Fazenda San Francisco) ou em chalanas (que são grandes embarcações, estilo um catamarã).

Pantanal MS

Quer mais? Então, se prepare! Para quem quer viver algo único neste destino, recomendamos a visita aos barcos-hotéis.

É interessante considerar essas opções de atrativos, porque você poderá se aproximar da fauna local de forma mais imersiva, tendo uma visão privilegiada que vai te ajudar a compreender a realidade pantaneira.

Além disso, quem gosta de pescaria ou pretende avistar de perto os jacarés, não precisa nem pensar duas vezes. Os passeios de barcos costumam ter paradas estratégicas nos rios mais piscosos do Pantanal Sul.

Safari fotográfico no Pantanal Sul

Para aproveitar ao máximo todas as oportunidades de ter contato com a rica fauna pantaneira, o safari fotográfico é mais uma atividade imperdível para os turistas.

O passeio pode ser feito de carro, trem ou ônibus em trajetos que exibem a imensa variedade de animais do Pantanal Sul. Ao longo do caminho, os visitantes costumam tirar muitas fotos e tem a chance de conhecer espécies que só se encontram ali.

Fazenda San Franscisco4

Para fazer um tour mais elaborado, recomendamos os safáris fotográficos das fazendas como Baía Grande, Hi Fish, Refúgio Ecológico Caiman e San Francisco.

Para visitar safáris, separe cerca de duas a três horas no seu roteiro, além de um tempinho extra para conseguir tirar muitas fotos em suas paradas!

Passeios de Cavalo no Pantanal do Sul

Quem quer sentir na pele o que é ser pantaneiro, precisa cavalgar pelas planícies da região!

Além de explorar tudo que for possível em meio às boiadas, os passeios de cavalo permitem observar o trabalho de peões e boiadeiros que conduzem centenas de animais – é o que chamamos de Comitiva Pantaneira. Se você acompanhou a novela na década de 90 ou está acompanhando agora, sabe exatamente do que estamos falando.

Nas cavalgadas, os turistas são acompanhados por guias que mostram e explicam tudo que é preciso saber para conhecer esse estilo de vida, inclusive sobre o hábito de tomar tereré (tipo de chá gelado, similar ao chimarrão) e de almoçar ou jantar a Comida de Comitiva (que é preparada em estrutura mais rústica, como antigamente).

Cavalgada Estância Mimosa (2)

Podemos dizer que fazer cavalgadas no Pantanal é o programa que mais se aproxima da rotina do Pantanal.

Vale lembrar que não é necessário ter experiências com cavalgadas ou preparação para poder praticar a atividade. Todos os cavalos escolhidos para essa missão são treinados e mansos. Sendo assim, é possível receber todos que desejam ter essa experiência única e apaixonante.

Pesca de piranhas no Pantanal Sul

Se você for até a Fazenda San Francisco ou a Fazenda Baía Grande, não pode sair sem tentar praticar a pesca de piranhas.

Apesar de ser uma espécie de peixes muito temida, os pantaneiros são conhecidos por enfrentar o medo dos dentes afiados e são especialistas na pesca de piranhas.

Para pescar piranda, o mais tradicional é chegar até os pontos estratégicos com chalanas ou plataformas com motor, atravessando de lagos ou corixos até lugares que se encontram mais piranhas.

Se tiver sorte, também é possível encontrar muitas aves nativas, jacarés, lontras e ariranhas pelo caminho.

Este tour com pescaria artesanal de piranhas dura aproximadamente de duas a três horas.

Trilhas no Pantanal Sul

O ecoturismo tem muitas possibilidades de programas, especialmente as trilhas, que são viáveis para pessoas de todas as idades e costumam agradar quem prefere atividades mais aventureiras quanto quem opta pelas mais contemplativas.

Por ser um destino bem ligado a esse estilo de turismo, os principais atrativos e hotéis-fazendas do Pantanal Sul oferecem estruturas que possibilitam passeios com trilhas aos hóspedes. Afinal, se aventurar pela região vendo de perto toda a biodiversidade é a melhor maneira de conhecer um lugar.

Trilha Pantanal Sul

É importante destacar que tudo é feito com a maior segurança e com a companhia de guias experientes.

Os fãs de adrenalina podem cruzar caminhos com animais como lobos e onças durante alguns trajetos, ou pegar uma trilha que leve-os até mais perto de jacarés.

Além disso, existe a vantagem de admirar as belezas de cada estação nos mínimos detalhes. As trilhas permitem a contemplação de aves presentes na região e o mais próximo com todo ecossistema.

A Fazenda Baía Grande tem seu diferencial quando o assunto é trilha! Indo até lá, você pode fazer uma trilha pelos bacurizais, que são plantações de palmeiras bacuri.

Essa árvore é nativa do Pantanal e chega a ter até 10 metros de altura. Os bacuris, que são seus frutos, marcam presença na culinária regional para o preparo tanto de doces quanto de bebidas. Quando estiver no Pantanal Sul, vale a pena experimentá-los!

Off road pelo Pantanal do Sul alagado

Os tours off road são para aqueles que querem pegar as estradas de terra e cruzar um percurso durante o período mais chuvoso do ano (enquanto suas planícies estão mais alagadas, a vegetação mais exuberante e a fauna dando mais sinais de vida).

Offroad Pantanal Sul
Imagens do site Mais Off Road

Nesse tipo de experiência, você vai precisar de jeeps e veículos 4×4 para atravessar o Pantanal alagado. Serão momentos mais inesquecíveis do que você pensou que poderia ter na viagem.

Isso tudo vai servir também para que os turistas se lembrem para sempre de tudo que esse ecossistema representa e reconheçam o seu valor!

O que você achou das nossas dicas?

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo O que fazer no Pantanal do Sul?? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

O que fazer no Pantanal em 1 dia

O que fazer no Pantanal em 1 dia

Por ser a região de maior área úmida tropical de todo o planeta, o [...]

Leia mais...
O que fazer no Pantanal em 2 dias

O que fazer no Pantanal em 2 dias

Apesar de muitos considerarem o Pantanal como um paraíso inteiramente brasileiro, o bioma estende-se [...]

Leia mais...
Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

O Pantanal MS é o destino certo para agradar todo brasileiro, já que tem [...]

Leia mais...
Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal

O Pantanal sempre foi um destino de viagem riquíssimo para quem busca cultura e [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: O que fazer no Pantanal do Sul?

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais