Devo cancelar minha viagem por causa do corona vírus?


Milhares de brasileiros estão diante de uma incerteza:manter os planos da tão sonhada viagem - muitas vezes já programada e paga - ou ficar em casa e se sentir protegido?

Por issso, criamos esse texto, que traz informações sobre Bonito MS e  onde respondemos à principal dúvida do viajante que é decidir se pode manter seus planos de viagem ainda em 2020 ou, no mínimo, estabelecer uma parâmetro sobre  pa quando será seguro viajar novamente.

Devo cancelar minha viagem por causa do corona vírus?

O que se sabe de concreto até o momento é que mais cedo ou mais tarde as pessoas voltarão a realizar as mesmas atividades de antes, e, viajar, certamente está entre as principais. Por isso, na prática, recomendamos não cancelar a viagem, mas adiar e remarcar para uma oprotunidade mais adequada à situação de cada pessoa.

E, tenha sempre em mente que é essencial contar com o suporte de empresas que estejam adotando boas práticas com relação à pandemia. O Ministério do Turismo criou até um selo para identificá-las! Outro ponto importante é optar por profissionais que se mostrem flexíveis e demonstrem empatia.

Pensando nisso, as empresas em Bonito tem sido flexíveis com relação aos prazos para remarcação. Aqui na Acqua Viagens, nossos clientes que não puderam vir nos meses de março, abril, maio e junho, períodos em que a cidade estava fechada, tiveram prazo flexibilizado para remarcação da viagem nas mesmas condições e com o valor garantido até 30 de junho de 2021.

Os viajantes que optaram por uma decisão mais drástica, como cancelar a viagem, foram minoria, equivalente a cerca de 10% dos clientes que já estavam confirmados!

Posso adiar minha viagem até quando?

É verdade que muitos passageiros, que viajariam nos meses de março, abril, maio e junho, ficaram frustrados por não poderem realizar quaisquer viagens agendadas entre os meses de março e junho deste ano. Falamos com tantas pessoas aflitas e inseguras por vivenciarem essa situação que já nem é possível contar o número exato.

Aqui na Acqua Viagens, nós estamos cientes de que planejar uma viagem podem envolver vários aspectos da sua viada. São "detalhes"como a disponibilidade de recursos financeiros que precisam combinar com as férias ou folgas do seu trabalho, que também precisam combinar com a agenda da esposa, do namorado ou dos amigos, e assim vai!.

Então, é claro que novos reajustes serão necessários. 

Não que isso implique em diminuir sua vontade de conhecer Bonito! Certamente ela não se arrefeceu com a pandemia! Ao contrário, na maioria dos casos, essa oportunidade de aproveitar bons momentos, não só permanece firme nas pessoas, como, dependendo da situação, é mais urgente do que nunca. 

Passado esse momento de insegurança e ausência total de perspectiva, esse, sem dúvida, é o melhor momento para começarmos a repensar qual será a melhor data para re-encaixar essa viagem. 

Não é interessante adiar a viagem por períodos muito longos, superiores a 18 meses, por conta de variações cambiais, eventuais reajustes de preços e alterações na operação dos serviços ofertados. Por isso, orientamos escolher uma nova data para sua viagem, preferencialmente até 30.06.2021.

Aproveite para utilizar o nosso Simulador de Pacotes, que é um ferramente on-line onde você pode descobrir exatamente quanto vai gastar em uma viagem para Bonito. ë simples e fácil de usar e pode muito útil para o planejamento da sua viagem.

Quais as recomendações para quem pretende viajar ainda em 2020?

O mais recomendado para quem pretende viajar em agosto ou setembro, é não fazer mudanças na data se sua viagem para Bonito se ela já está marcada para essa época, isso porque, quase tudo já está funcionando normalmente. Porém, é preciso estar atento a possíveis mudanças de última hora, provocadas principalmente por eventuais cancelamentos de vôos ou alterações promovidas pelas companhias aéreas, portanto, acompanhe isso bem de perto!

Para facilitar, disponibilizamos  um link que coloca você em contato direto com a Infraero (administradora de vários aeroportos, incluindo o de Campo Grande) e que permite ao passageiro consultar o status do seu vôo. Se o vôo já foi cancelado por mais de uma vez, tranquilize-se!

Para os visitantes com flexibilidade para viajar ainda em 2020, há uma vantagem extra de poder inclusive contar com um desconto de valor na viagem inicialmente contratada, isso porque Bonito tem vários atrativos com valores promocionais para viagens realizadas até 18.12.2020.

Você também poderá remarcar essa viagem sem nenhuma alteração de valor até 30.06.2021 nos períodos de baixa temporada. Para os passageiros que não possuem uma data futura que se encaixe nesse prazo, podemos expedir uma carta de crédito referente ao valor já pago e que poderá ser utilizada até dezembro de 2022.

Nossa recomendação para quem se programou para viajar em outubro e novembro, é não fazer ainda nenhuma alteração ou remarcação (mudar a data) pois a perspectiva é seguirmos funcionando normalmente. Isso significa que, quanto mais próximo do final do ano mais seguro que você não tenha problemas com cancelamento. Porém, como muitas pessoas estão pensando da mesma forma e já se programando para fugir da rotina o mais breve possível, é essencial reservar sua proxima viagem, seja para Bonito MS ou para qualquer outro destino com o máximo de antecedência que puder.

Bonito, certamente é uma das opções de destino nacional mais procuradas de 2020, tendo em vista a forma com que os passeios operam - sem aglomeração - e com atividades praticadas ao ar livre e dentro dos protocolos de biossegurança.

Viajar ou não durante a pandemia? 

Ainda não dá para saber com absoluta certeza como vai estar o cenário do coronavírus no Brasil e no mundo nesse período. O notíciário, porém, tem sido promissor com relação à descoberta de vacinas e novos medicamentos, por isso, estamos otimistas com relação à esse segundo semestre, e, mais ainda, referente a 2021.

A cidade de Bonito se organizou para reabrir o turismo e começou a receber turistas desde o dia 01 de julho, e, até o momento, a retomada das operações não provocou o aumento na incidência dos casos, mesmo funcionando há mais de 28 dias inteiros!

E,se você ainda não se sente pronto ou pronta para decidir a data da sua próxima viagem, lembre-se desse conselho: em termos de viagem, preparação é tudo! 

O que fazer com o pacote de viagem para Bonito comprado para o período da pandemia?

1. Escolha a data mais adequada ao seu cronograma;
2. Entre em contato primeiro com a companhia aérea de confirme a nova data para a viagem - melhor sempre fazer essa operação via chat ou telefone (pois facilita contar com o suporte do atendente);
3. Entre em contato conosco e solicite a disponibilidade para a remarcação;
4. Não se esqueça de verificar qual será a política aplicada à sua nova reserva caso seja necessário adiar novamente;
5. Não deixe para remarcar em cima da hora pois os passeios tem limite diário de visitantes.

Tenho direito ao reembolso ou a alterar a viagem sem custo por motivo da pandemia (covid - corona)?

Essa é uma dúvida recorrente nesse momento. Isso depende! Se a sua reserva foi cancelada por nós aqui da Acqua Viagens, você tem o direito de reaver o seu valor ou remarcar para uma outra data que desejar dentro dos prazos estabelecidos em lei.

Agora se você quiser cancelar por sua vontade, ou por conta de medidas restritivas adotadas pelos governos, é permitida a cobrança de taxas para a devolução dinheiro, bem como a oferta do crédito para usar em outras viagens respeitadando a respectiva atualização de valores caso a nova data escolhida exceda o prazo estipulado no momento do cancelamento.

Uma mudança importante que ocorreu no mês de março deste ano é o prazo para que as empresas efetuem o reembolso. O prazo passou a ser de 12 meses, independentemente da viagem ter sido cancelada pela empresa ou pelo cliente.

O que sabemos sobre o vírus?

O corona vírus faz parte de uma antiga e conhecida família viral, que causa infecções respiratórias em pessoas e animais. Normalmente afeta mais crianças e idosos, e, ao longo da vida, a maioria das pessoas será infectada em algum momento pelas suas variações mais comuns.

Já passamos por outras epidemias causadas por ele como a SARS em 2002 que atingiu todo o hemisfério norte e as MERS em 2013, no oriente médio. Em dezembro do ano passado (2019) foi reconhecida nova variação de corona vírus, dessa vez na China, responsável por causar a doença denominada Covid-19, que pode provocar uma síndrome respiratória severa.

No Brasil, até o momento, é preciso rever caso a caso, e, dependendo do destino, como é o caso de Bonito MS, não há motivos para cancelar a viagem.

A boa notícia é que as empresas estão sendo flexíveis e permitindo cancelamentos sem multas ou remarcações para datas futuras. Com relação específica aos vôos a orientação é aderir às medidas de higiene e prevenção em locais públicos. Nos aeroportos brasileiros, há distribuição de materiais informativos e avisos nos auto-falantes sobre como se comportar.

Como se pega a Covid-19?

Através do contato próximo com partículas de saliva de pessoa infectada ou com qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família ou pelo contato com superfícies contaminadas, como escadas, maçanetas e corrimãos.

Quais precauções você pode adotar para evitar o contágio?

Como a vacina ainda não está pronta, é importante listamos 6 atitudes essenciais que o viajante deve adotar preventivamente para evitar o contágio.

1 - Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão;
2 - Evitar tocar olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos ou higienizá-las;
3 - Utilizar álcool gel nas mãos após tocar objetos ou superfícies tocadas com frequência como maçanetas e corrimãos;
4 - Evitar cumprimentar com apertos de mãos e abraços;
5 - Evitar aglomerações e filas;
6 - Manter - se hidratado e com alimentação saudável.

Quais os sintomas mais comuns da infecção por corona vírus?

  • Tosse Seca;
  • Dor de garganta;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça;
  • Coriza;
  • Febre;
  • Cansaço.

Estou com suspeita de Covid-19, o que fazer?

Caso você tenha suspeita ou tenha mantido contato com alguma pessoa infectada nos últimos dias nos avise! Será possível alterar a data da sua viagem sem nenhuma multa ou despesa adicional. O corona vírus pode atrapalhar minha viagem para Bonito MS?

Aqui na Acqua Viagens nós temos recebido inúmeros questionamentos referente aos possíveis riscos para pessoas com viagem já programada para Bonito nos próximos meses e entendemos essa preocupação. É importante destacar que mesmo antes da pandemia causada pelo corona vírus temos um modelo de turismo que não permite aglomeração de pessoas e que há um esforço conjunto de toda a população em minimizar os fatores de risco.

Com base nas informações do Ministério da Saúde, sobre prevenção e contágio seguem aqui alguns pontos de reflexão que ajudam a enquadrar Bonito MS como um destino privilegiado nesse momento:

  1. A cidade de Bonito está aberta e recebendo turistas desde 01 de julho;
  2. Todos os seguimentos relacionados ao turismo estão seguindo rígidos protocolos de biossegurança estabelecidos em parceria com o SESI e homologados pela Prefeitura de Bonito;
  3. As atividades são realizadas ao ar livre, portanto, os passageiros podem se colocar facilmente a mais de 1 metro uns dos outros;
  4. Os equipamentos utilizados nos atrativos são higienizados regularmente conforme as especificações dos protocolos e com produtos específicos, veja como isso acontece aqui abaixo nesse vídeo:

 

Veja os dados atualizados sobre os casos de Covid em Bonito: 

Dos 114 de Covid casos confirmados em Bonito,102 já estão recuperados e apenas 12 permanecem ativos. Dos casos ativos, 10 pessoas estão sendo acompanhadas em isolamento domiciliar e duas seguem internadas no hospital da cidade.

De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, através do último epidemiológico, Bonito registrou 12 novos casos de corona vírus no mês de julho.

Segundo, a secretária de Saúde Lívia Maria Silva Oliveira, a grande maioria dos casos confirmados permaneceu assintomática ou apresentou apenas sintomas leves e não estão relacionados à reabertura do turismo ocorrida em 01 de julho passado.

Desde o início da pandemia foram notificados 477 casos suspeitos em Bonito e, desses, 378 já foram descartados após testagem. Entre os casos confirmados, duas pessoas são profissionais da área de saúde.

Por Luciana Garcia

Posts Relacionados:

Como estão funcionando os passeios em Bonito MS?

Agência de Bonito MS com Selo de Turismo Responsável

07 Coisas que você precisa saber antes de ir pra Bonito

Indique para um amigo