Roteiro Gastronômico de Bonito: descubra a culinária do MS

Entre em contato

Se você está planejando viajar para Bonito e tem dúvidas sobre quais são as comidas típicas de Bonito que não pode deixar de conhecer enquanto estiver no Mato Grosso do Sul esse texto sobre com informações sobre um roteiro gastronômico pode te ajudar!

Aqui nesse post listamos quais são os principais pratos típicos que você pode encontrar enquanto estiver em Bonito e aproveitamos para recomendar alguns restaurantes como a Casa do João e o Junita que costumam ser muito bem avaliados no Tripadvisor.

restaurante_casa_do_joao_bonito_ms
Restaurante Juanita

A cozinha do MS apresenta uma culinária que mistura influência de muitos povos 

Uma definição que precisa ficar clara desde o início é Mato Grosso do Sul não tem uma comida tipica como o "Acarajé" dos baianos ou o "Pato no Tucupi" dos paraenses. Como o estado é relativamente novo, e recebeu pessoas dos mais variados lugares, sofremos influências de forma muito diversificada.

A cozinha do MS apresenta uma culinária que mistura povos paraguaios, bolivianos, chineses, árabes, indianos e até sulistas!

Isso mesmo! Você não entendeu errado. É tanta mistura, que tinha tudo pra dar errado, mas deu certo!

E aí pra completar o tempero entrou o sabor mineiro e adicionado a uma pitada dos bandeirantes paulistas que imigraram para o MS transformando o paladar do sul-mato-grossense em uma gincana de pratos diferentes!

Paralelo a essa variedade de pratos típicos que foram muito mais "adotados" do que criados aqui, há as comidas e costumes que por uma imposição geográfica são tradicionais na alimentação do estado.

Entre elas está o hábito de comer arroz carreteiro a qualquer, beber tereré (bebida de origem indígena), consumir bastante peixe e fazer refeições à base de mandioca e da farinha dela e charque (uma espécie de carne seca).

Quais as Comidas mais Típicas de Bonito MS?

1 - Quebra torto ou arroz carreteiro

O arroz carreteiro, ou "de carreteiro", como era chamado, surgiu para atender à necessidade da logística pantaneira, e entrou para o rol das comidas típicas brasileiras. Sem poder congelar a comida, os integrantes das comitivas que levavam e ainda levam centenas de cabeça de gado cruzando o Pantanal carregavam o charque em baús e, ali, a carne seca era adicionada ao arroz, garantindo a refeição e a alimentação dos peões!

Já o Quebra Torto, não tem diferença, é feito no conforto da cozinha. Os dois são a mesma coisa, mas aqui chamamos de "Quebra Torto" ao arroz carreteiro servido ainda no café da manhã, para fortalecer os peões no campo. Atualmente, como forma de integrar a cultura ao turismo, já faz parte do café da manhã de algumas pousadas e hotéis de Bonito.

arroz carreteiro-saboroso acquaviagens

Uma dica especial para experimentar o arroz carreteiro, presente em quase todos os buffets de cozinha regional nos atrativos é aproveitar o almoço servido nos passeios aqui da região de Bonito.

Esses locais tem reputação de mesa farta e boa comida e costumam ser elogiados por esse serviço como o passeio de cachoeira em Bonito na Estância Mimosa, Rio da Prata, Ceita Corê, Serras da Bodoquena e Boca da Onça.

Almoço da Mimosa - bonito ms

Aproveite para experimentar pratos como sopa paraguaia, frango caipira, arroz carreteiro, arroz com pequi, feijão tropeiro, lasanha de banana com leite de coco, além de muito café e pão de queijo

2 - Peixes e mais peixes: pacu assado, pintado na brasa, caldo de piranha e piraputanga

O pintado e o pacu, peixes tradicionais nos rios do MS são os mais procurados e podem ser encontrados das mais variadas formas, fritos, ensopados, assados, grelhado, ao urucum, na moqueca com azeite de dendê, com queijo coalho, com alcaparras, com legumes, enfim, as combinação são infinitas, e os sabores vão surpreender os paladares mais exigentes.

Recomendamos 5 restaurantes para essa experiência: Restaurante Casa do João, Restaurante Juanita Restaurante Tapera, Pantanal Grill e Sale e Pepe.

No Casa do João também recomendamos experimentar a Traíra, um pescado de águas frias, servido frito e sem espinha, ideal para comer como aperitivo.

traira-sem-espinha - acquaviagens

No Juanita o prato mais elogiado (e aprovadíssimo!) é o Pacu na Brasa. Servido com alcaparras e legumes - esse da foto abaixo - é imperdível! Não é a refeição mais barata que você vai encontrar em Bonito mas vale cada centavo!

pacu na brasa juanita - acquaviagens

Já o Restaurante Tapera, é um dos mais antigos da da cidade, fica na melhor localização do centro e se você se sentar em uma das mesas da calçada pode aproveitar a vista enquanto curte o movimento dos turistas pelas calçadas. Aqui fala-se muito bem do Pintado ao Molho de Urucum!

O Caldo de Piranha é feito com partes generosas do peixe, caldo de legumes, tomate, cebola, cheiro verde e pimenta. Considerado um afrodisíaco natural, então se a viagem for de lua de mel, aproveite essa dica exclusiva aqui do blog e experimente a iguaria feita pelo Restaurante Pantanal Grill que fica na rua Pilad Rebuá, bem na área central de Bonito. Lá o prato vem acompanhado com torradinhas e é super indicado para os dias mais frios.

Já a piraputanga é um caso a parte! Isso porque é a espécie mais popular dos passeios de flutuação de Bonito! Graciosa e colorida, esconde um sabor delicioso e muito elogiado pelos turistas.

piraputanga-recheada acquaviagens

O melhor lugar para provar a piraputanga em Bonito é no Restaurante Sale e Pepe, ela vem recheada e guarnecida com legumes! O restaurante fica fora da avenida principal, mas ainda no quadrilátero central.

3 - Carne de Jacaré - vale a pena experimentar?

Então, essa é uma dúvida comum! Quando estiver em Bonito MS vale a pena experimentar a carne de jacaré sim, afinal não se sabe quantas oportunidades como essa a vida vai apresentar a você.

O consumo de carne de jacaré vem ganhando cada vez mais espaço no Mato Grosso do Sul! A superpopulação de jacaré no Pantanal induziu os pantaneiros a começarem a criar e a comer o bichinho e não é que descobriram uma carne saborosa?

Em Bonito para treinar o paladar recomendamos provar a carne de jacaré em dois formatos: como aperitivo ou no pastel. O Pantanal Grill tem um prato de aperitivo com carne de jacaré muito bom e o melhor pastel de carne de jacaré de Bonito você vai encontrar no Pastel Bonito, que fica ao lado do Restaurante Tapera, na rua principal.

Isca de carne de jacare - acquaviagens

4 - Feijão Tropeiro, a delícia que não pode faltar na mesa sul-mato-grossense

A região do Mato Grosso do Sul já foi considerada epicentro de tropeiros e de peões de comitiva, e, ao contrário dos peões de comitiva que comiam o carreteiro, a alimentação dos tropeiros era constituída basicamente por uma mistura de toucinho, feijão e farinha.

Nas paradas ou "pousos", esses tropeiros comiam o feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. Assim, esse feijão, misturado à farinha de mandioca e a outros ingredientes, tornou-se um prato básico do cardápio desses homens que viviam sob o lombo de cavalos cruzando léguas e léguas pelas fazendas pantaneiras.

Em Bonito, você pode experimentar esse prato preparado de forma tradicional no Spaço Jack, um restaurante simples mas que serve uma comida muito bem feita no centro da cidade.

5 - Boi do Cerrado - a melhor carne do Brasil!

O Mato Grosso do Sul é conhecido no mundo pela qualidade da carne de seu rebanho - e a não ser que você seja vegetariano, visitar o Mato Grosso do Sul e não experimentar a carne da região é como ir a praia e não entrar no mar!

Uma das razões pelas quais o sabor da carne por aqui é completamente diferente é o fato da origem orgânica do produto. Isso, além de conferir mais naturalidade e maciez, produz uma textura e consistência únicas ao produto.

Como acompanhamento, ao invés de outros estados como o Rio de Janeiro onde se come churrasco com pão ou com farinha, no MS, o churrasco é degustado com mandioca, vinagrete e arroz.

Os lugares mais indicados para provar pratos à base de carne em Bonito são o Tapera Restaurante e o Restaurante Juanita. No Tapera, o melhor prato é a Picanha na Chapa e na Juanita, recomendamos o Costelão no Bafo.

costelão no bafo -juanita - acquaviagens

Uma opção de comida típica e barata de Bonito é o espetinho de contrafilé com todos os acompanhamentos (arroz, farofa, vinagrete e molho de alho).

Apesar de simples, a refeição é deliciosa e econômica (custa em média 26,00 por pessoa) e pode ser encontrada no Eraldo Espetinhos, na Rua Monte Castelo, 900.

espetinho em Bonito acquaviagens

6 - Chipa quentinha, a melhor companhia para o café da tarde

A chipa no MS é uma parente distante do pão de queijo de Minas Gerais, que ao invés de polvilho azedo leva polvilho doce na mistura. A massa também inclui ovos, queijo e uma pitada de sal.

Considerada uma comida típica das cozinhas argentinas e paraguaias, a chipa é marca registrada da cultura fronteiriça e deve ser experimentada com café, sucos ou chá.

chipa - acquaviagens

Em Bonito a tradição no consumo da iguaria é tamanho que existem até casas especializadas em produzir chipa tradicional ou de vários sabores, com recheios de goiabada e chocolate.

7 - Sopa Paraguaia, uma sopa sólida para comer com a mão

Já que o assunto é o Paraguai, no Mato Grosso do Sul existe uma sopa que não precisa de colher e nem prato para comer. 

Sim,a sopa paraguaia, ela foge do conceito de sopa conhecido no restante do país - que geralmente envolve mais líquido do que sólido e é hoje uma iguaria muito servida no MS!

Feita à base de milho, cebola, manteiga e queijo, a sopa paraguaia é uma espécie de bolo salgado, saboroso e incrivelmente saboroso! A Pousada Arte da Natureza é uma das opções de hospedagem em Bonito que serve essa iguaria no café da manhã. 

sopa paraguaia. acquaviagens

Gostou do texto? Foi útil para você? Então nos ajude a melhorar nosso conteúdo sobre Bonito deixando uma avaliação ou uma contribuição aqui embaixo nos comentários para nós!

Indique para um amigo:

Este conteúdo Roteiro Gastronômico de Bonito: descubra a culinária do MS? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Confira outras dicas de Bonito MS

Opção para feriados de Outubro e Novembro/2021 em Bonito

Opção para feriados de Outubro e Novembro/2021 em Bonito

Uma ótima opção para os feriados de outubro e novembro é desfrutar as belezas [...]

Leia mais...
Ministro do Turismo Visita Bonito MS e Destaca Força no Setor

Ministro do Turismo Visita Bonito MS e Destaca Força no Setor

Durante uma visita ao Estado de Mato Grosso do Sul, o Ministro do Turismo [...]

Leia mais...
Atrativos e hotéis em Bonito estão 100% liberados (COVID-19)

Atrativos e hotéis em Bonito estão 100% liberados (COVID-19)

Atrativos e hotéis estão liberados em Bonito MS. É o que determina um novo [...]

Leia mais...
Gol anuncia novos voos de São Paulo para Bonito MS

Gol anuncia novos voos de São Paulo para Bonito MS

Apontada como referência brasileira em Ecoturismo, a cidade de Bonito, localizada no interior de Mato Grosso do [...]

Leia mais...

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇