Qual o bioma de Bonito?

Entre em contato

Muitas pessoas já sabem sobre as maravilhas encontradas em Bonito! Mas é possível ir muito mais além quando quiser ter detalhes sobre as características deste paraíso. Por exemplo, você sabe qual é o bioma de Bonito? 

Bioma Bonito MS - Nascente Azul

Na verdade, podemos dizer que tem mais de um, já essa cidade tem áreas de Cerrado e Mata Atlântica.

Em razão disso, ao viajar para Bonito MS, você pode encontrar animais típicos do Cerrado em meio à vegetação formada por plantas tortas de porte mais rasteiro - que é a principal característica desse bioma -, e também contemplar áreas que representam o bioma Mata Atlântica (como o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e seu entorno), o qual apresenta altas árvores e matas mais densas.

Agora fica fácil de entender porque esse lugar é literalmente Bonito por natureza!

Algumas pessoas acabam confundindo Bonito com cidades próximas e acham que o bioma desse município é o Pantanal. Ainda que não seja o caso, em Bonito é possível notar uma forte influência dos rios da região pantaneira, especialmente da bacia da Serra da Bodoquena.

Mas o que é bioma?

De acordo com o IBGE, o termo bioma é definido por tratar-se de “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.” 

A palavra tem origem grega, sendo que bio significa vida e oma significa grupo ou massa. 

serra da bodoquena 1

Sua primeira menção é incerta, mas existem teorias de alguns autores que defendem que a história de que foi utilizado por Shelford pela primeira vez. Enquanto para outros, tal termo foi criado por Clements.

Conheça os biomas brasileiros

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, existem 6 tipos de biomas brasileiros e eles são bem distintos. Confira:

Bioma amazônia

O Amazônia é o maior de todos os biomas do Brasil e possui a maior bacia hidrográfica do mundo. 

Não se destaca somente pelo grande território, não! Também merece todo seu destaque pela quantidade de espécies, que, segundo alguns especialistas, chega a ser aproximadamente metade de todas as espécies existentes do planeta.

Não acabou! Supõe-se que o bioma Amazônia conte com um terço de toda a madeira tropical do mundo. Incrível, né?

Por fim, vale dizer que também é conhecido por ter grande quantidade de insetos marcando presença - sem falar na variedade de aves e de macacos encontradas por lá.

Bioma caatinga

Caatinga é, provavelmente, o mais rico em biodiversidade, chegando a ocupar cerca de 11% de todo território nacional. É mais predominante na região Nordeste!

Suas características marcantes são vegetação com plantas suculentas e espinhos, porque dessa forma elas conseguem se adaptar ao clima seco de tal região.

Bioma cerrado

Como já mencionamos, o bioma cerrado é formado por espécies que podemos considerar exclusivas da região e sua vegetação tem árvores com troncos mais tortos e com cascas grossas (o que lembra muito as savanas localizadas na Austrália e na África).

Em Mato Grosso, esse bioma ocupa uma área de aproximadamente 300 mil km² (o que equivale a 34% de todo território estadual).

Porém, o segundo maior bioma da América do Sul sofre perda muito rápida da sua vegetação, fazendo com que essa região seja considerada como um hotspot

Hotspot é uma definição para regiões que são ricas em biodiversidade e, ao mesmo tempo, “vivem” sob alto grau de ameaça. Inclusive, para ser considerado como hotspot, o lugar precisa ser abrigo de, no mínimo, 1500 espécies de plantas nativas e ter uma perda de um pouco mais que ¾ da sua vegetação de origem.

Isso nos leva a não só reconhecer quão privilegiados somos por ter acesso a regiões tão ricas no Brasil (indo conhecer Bonito, por exemplo), mas também o quanto é necessário preservar o cerrado brasileiro - tendo tal ação como uma prioridade. 

Bioma mata atlântica

Ainda que este bioma tenha sido bem dividido/fragmentado, a mata atlântica é uma das áreas com mais biodiversidades de toda a Terra. Dá para acreditar? 

Essa região continua sendo constituída por diversas formações florestais e até certos ecossistemas associados.

Pelo que se sabe, existem mais de 20.000 espécies de plantas na Mata Atlântica - número que é superior à quantidade de espécies presentes em toda a Europa. 

Se decidir viajar para Bonito, é possível conhecer um pouquinho de toda essa imensidão impressionante, já que grande parte do norte de Mato Grosso é tomado por sua biodiversidade, concentrando áreas de densa floresta com espécies de grande porte (mais de 50 metros de altura), além de rios lindíssimos e várias áreas de preservação.

O ecoturismo é bem explorado na região graças a essa região mato-grossense.

Bioma Pampa

O bioma pampa se restringe ao Rio Grande do Sul e é formado por uma vegetação com plantas de pequeno porte, de caule mole e arbustiva.

Bioma Pantanal

O bioma pantanal é o menor de todos os biomas brasileiros. Mesmo assim, essa região recebe o título de estar entre as maiores extensões de área úmida do mundo.

Além disso, essa região é responsável por ligar o Cerrado, o Chaco e a Amazônia.

Suas características principais são árvores retorcidas, cachoeiras, regiões montanhosas, escarpas e uma fauna e flora que permitem passeios tranquilos e revigorantes. 

O que você achou das nossas dicas?

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021-11-08 at 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Qual o bioma de Bonito?? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Confira outras dicas de Bonito MS

Gruta do Mimoso: tudo o que precisa saber

Gruta do Mimoso: tudo o que precisa saber

Quase 15 anos depois de interromper as visitas, em 2022 já é possível visitar [...]

Leia mais...
Lugares bonitos para conhecer no Brasil

Lugares bonitos para conhecer no Brasil

Alguma vez você já se perguntou quais são os lugares mais bonitos do Brasil? [...]

Leia mais...
Como escolher passeios em Bonito?

Como escolher passeios em Bonito?

Conhecer Bonito MS deveria ser uma meta na lista de todas as pessoas - [...]

Leia mais...
O que fazer no Rio do Peixe?

O que fazer no Rio do Peixe?

O Rio do Peixe é uma das maravilhas que você pode encontrar quando vier [...]

Leia mais...

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇