Qual a diferença entre a flutuação e o mergulho no Rio da Prata?

Entre em contato

Você já sabe que o Rio da Prata é sem dúvida um dos passeios mais famosos e procurados de toda a região da Serra da Bodoquena. Esse atrativo, apesar de ser conhecido nacionalmente por causa da cidade de Bonito MS, fica na verdade no município vizinho de Jardim, a 54 km de distância do centro de Bonito, na fazenda Recanto Ecológico Rio da Prata.

De carro, o percurso leva entre 30 e 40 minutos em velocidade normal. A estrada é pavimentada e possui boa sinalização. Uma dica sobre como chegar no Rio da Prata é prestar atenção à sinalização na rotatória do aeroporto e pegar o caminho Via MS178.

O passeio oferece atrações que você não pode deixar de visitar como a nascente do Rio Olho d'Água e o próprio Rio da Prata, um afluente do Rio Miranda, outro rio famoso em Bonito. A natureza ali é intacta e exuberante, capaz de proporcionar uma experiência incrível. Isso porque, a grande concentração de calcário da água, funciona como uma grande filtro tornado a água completamente cristalina e transparente.

Diferente de outros passeios de flutuação em Bonito, além dos cardumes de piraputangas, matogrossos e pacus, que são mais comuns na ragião, somente no Prata será possível encontrar os maiores exemplares de dourados, além de tartarugas, mamíferos e aves.

No Rio da Prata o visitante pode escolher entre duas opções fazer a flutuação com máscara e snorkel ou se aventurar no mergulho de cilindro com equipamento scuba. Essa possibilidade também o diferencia de outras flutuações da região, como o Aquário Natural e a Barra do Sucuri onde só é possível fazer a flutuação ou snorkeling.

Rio da Prata: mergulho ou flutuação qual a diferença?

A maior diferença entre as duas atividades, além do equipamento usado é o local onde ela é realizada, isso porque elas são realizadas em pontos diferentes do rio.

Enquanto o passeio de flutuação no Rio da Prata começa pela nascente do Rio Olho d' Água e segue descendo até chegar ao rio, o mergulho com cilindro acontece todo apenas no Prata que é um rio muito mais profundo. 

A flutuação é um passeio que acontece no trecho onde o rio é mais estreito e com pouca profundidade. Nessa parte há uma leve correnteza que ajuda o visitante descer o rio suavemente, sem colocar os pés no chão e usando o snorkel e máscara. 

flutuacao-no-rio-da-prata- Acqua

Pouca gente sabe, mas o ponto principal da atividade de flutuação não acontece no Prata e sim no Rio Olho d'Água, um afluente dele.

Flutuar pelo Rio Olho d'Água te dá a possibilidade de ver com nitidez todo o fundo do rio em detalhes, as plantas, as pedrinhas e areia, quase como se não houvesse água, tamanha é a transparência desta nascente!

Nesta flutuação, a cada curva do rio, não seria exagero dizer que é preciso estar preparado para belas surpresas, sejam os cardumes de pequenos peixes Mato Grosso - aqueles vermelhos tão concorridos em aquários - ou quando nos defrontarmos com um cardume de Piraputangas ou ainda com a dança singular dos Dourados, que como já dissemos antes, aqui são maiores do que em todos os outros passeios de flutuação em Bonito MS!

Depois de quase 1h flutuando com snorkel pelo Olho da Água, chegamos de fato ao Rio da Prata, um rio bem mais largo e mais profundo, com um cenário sensivelmente diferente do trecho anterior. 

Já o Mergulho no Rio da Prata é feito com cilindros, coletes de ar, roupas especiais e nadadeiras além é claro da máscara e snorkel!

No mergulho os novatos ou experientes submergem no Rio da Prata que é mais profundo e junto a um instrutor vêem o mundo de outra perspectiva e respirando embaixo da água em profundidades de até 8 metros!

mergulho com cilindro Rio da Prata

A experiência de respirar embaixo da água é absolutamente inesquecível e o visual dos cardumes dançando em volta da gente e dos troncos calcificados pelo calcário no fundo do rio são impressionantes!

Mas então qual o melhor passeio no Rio da Prata, a flutuação ou o mergulho?

O melhor é que você aproveite o dia e faça os dois passeios porque não existe comparação entre eles onde se possa dizer qual o melhor - a dica é iniciar pela flutuação e depois fazer o mergulho com cilindro!

Experimente!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Qual a diferença entre a flutuação e o mergulho no Rio da Prata?? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Pousada Girassol em Bonito

Pousada Girassol em Bonito

Buscando tranquilidade ao viajar para Bonito MS? Que tal uma estadia agradável em uma [...]

Leia mais...
Onde ir a noite em Bonito?

Onde ir a noite em Bonito?

Veja essa dicas sobre o que fazer e onde ir a noite em Bonito MS, [...]

Leia mais...
O que fazer em Bonito solteiro?

O que fazer em Bonito solteiro?

O período da solteirice é muito bem vindo em uma série de momentos, porém, [...]

Leia mais...
O que levar para Bonito MS?

O que levar para Bonito MS?

Mesmo sendo um destino extremamente requisitado, nem todo mundo sabe o que deve levar [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Qual a diferença entre a flutuação e o mergulho no Rio da Prata?

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais