Onde nasce o rio da Prata MS

Entre em contato

Rio da Prata é um curso de água localizado no estado do Mato Grosso do Sul, mais especificamente, no município de Jardim (há 50 km de Bonito). 

Este é afluente do rio Miranda e tem alta concentração de calcário, o que é seu diferencial em relação aos outros rios. Também tem águas cristalinas, como é de se esperar da região, e é muito conhecido pelos que são apaixonados por ecoturismo.

Flutuacao Nascente Rio Prata Ms

Continue acompanhando! Saiba mais sobre essa riqueza nacional e entenda porque você deveria conhecer este local. 

Conheça sua história

O Recanto Ecológico Rio da Prata começou a receber grupos de turistas em junho de 1995, quando o objetivo principal era proporcionar um modelo de ecoturismo 100% organizado, focado especialmente em qualidade e segurança para promover o desenvolvimento regional e incentivar a conservação ambiental

Inclusive, tal visitação turística seguindo todas as medidas para mínimo impacto ambiental foi responsável por contribuir consideravelmente pela conduta consciente nesta região. 

Para isso, algumas regras devem ser seguidas por todos que realizam o passeio - como, por exemplo:

  • Limite na quantidade de pessoas;
  • Intervalo mínimo de visitas entre os grupos;
  • Passeios acontecem somente com guias;
  • Rotas conduzidas em fila (sem a permissão de saírem da trilha);
  • Uso obrigatório de equipamentos durante passeios;
  • Não é permitido alimentar os animais silvestres;
  • Não é permitido coletar frutos e sementes.

Você sabia que o Recanto Ecológico Rio da Prata tem Certificado de Segurança em Turismo de Aventura?

No Rio da Prata são seguidas algumas diretrizes que promovem melhor conduta, de forma que moradores e turistas possam praticar todas as atividades propostas de forma consciente nos ambientes naturais.

Nascente Rio Prata Ms

Sendo assim, percebemos que há um cuidado com a natureza, bem como uma estrutura que garante práticas seguras no turismo de aventura deste atrativo. 

Para que isso fosse possível, entre os anos de 2008 e 2010, foi implantado no atrativo o Sistema de Gestão de Segurança (SGS). Isso quer dizer que uma série de documentos, ações e procedimentos que previnem a ocorrência de acidentes.

Com isso, existem algumas práticas obrigatórias que alertam os visitantes sobre os riscos envolvidos nas atividades de contato com a natureza (tanto os que podem ferir os turistas quanto os que geram impactos ao meio ambiente).

Dessa forma, é possível organizar procedimentos de tratamento e providenciar atendimento de emergências capacitando colaboradores em primeiros socorros e atendimentos de pessoas.

Quais são os passeios disponíveis no Recanto Ecológico Rio da Prata?

Desde que foi inaugurado, o local continuou sendo aprimorado e equipado para chegar ao que podemos conhecer hoje. Tudo foi feito para que fosse possível oferecer diferentes  opções de passeios para quem decide visitar a cidade de Bonito e ama ter contato com a natureza.

Mergulho com cilindro no Rio da Prata

O mergulho é uma experiência que todas as pessoas deveriam ter, já que é uma oportunidade incomparável de ter uma sensação indescritível.

Na ocasião, o visitante será acompanhado por um mergulhador profissional durante o mergulho em águas cristalinas, onde poderá ver de perto várias espécies de peixes, vegetação e cenários subaquáticos como nunca viu antes.

Cavalgada no Rio da Prata

Passeios a cavalo são como um prato cheio para quem quer ter a experiência de  contemplar a natureza de uma forma totalmente fora da rotina e conhecer uma prática que pode ser até um novo hobby.

Cavalgada Rio Prata Bonito Ms

Se não bastasse ser uma atividade tão apaixonante, ainda tem o cenário do Rio da Prata, que deixa tudo mais especial!

Observação de aves no Rio da Prata

A observação de aves é um passeio realizado dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Cabeceira do Prata, local onde mais de 234 espécies foram  registradas.

Se você é fotógrafo, ornitólogo ou um amante da natureza, precisa colocar esse programa em seu roteiro de viagem para Bonito!

Flutuação no Rio da Prata

A flutuação é uma das atividades mais populares em Bonito, especialmente no Rio da Prata. 

Nessa experiência, os aventureiros que topam esse desafio são levados por uma suave correnteza, bem calmamente. Ao longo deste passeio, também é possível ter a experiência de contemplar diferentes espécies de peixes e plantas. 

Diferente do mergulho com cilindro, essa atividade é feita por cima da água. Inclusive, não há necessidade de ter experiência, especialização em práticas subaquáticas ou se quer saber nadar.

Tudo acontece da seguinte forma: você fica de barriga para baixo, como se estivesse boiando, enquanto está vestido (a) de salva vidas e roupas de neoprene (itens que facilitam a flutuação). 

Além disso, todos que participam também recebem máscara, snorkel e são treinados antes da flutuação realmente começar. Isso acontece na nascente do Rio Olho D’Água e, em seguida, inicia-se a descida do rio. 

Caso alguns dos participantes apresentem dificuldade de adaptação aos equipamentos e/ou não possam realizar tal atividade, são direcionados ao transporte do local e levados para um passeio de barco com motor elétrico em outro trecho do Rio da Prata.

Passeio Barco Rio Prata

Para fazer flutuação, é necessário ter no mínimo 6 anos de idade, sendo que as crianças que têm entre 6 e 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. No caso de a criança não conseguir fazer o passeio, como foi mencionado um pouco acima, é preciso que um responsável a acompanhe no retorno. 

Outros detalhes importantes sobre as normas de segurança

Apesar de toda a diversão proporcionada com segurança no Recanto Ecológico Rio da Prata, há uma preocupação e conduta que revelam a prioridade do local em preservar a fauna e a flora da região. Isso justifica algumas outras regras do local, tais quais: 

  • Restrições médicas para atividades praticadas, as quais devem ser checadas antes do início do passeio para checar se o visitante está apto a fazer o passeio;
  • Ao chegar no local, os visitantes com problemas de saúde devem comunicar qualquer limitação ou particularidade na recepção ou diretamente ao guia que vai te acompanhar no passeio. Esses profissionais serão responsáveis por verificar as  restrições médicas e informar se é possível continuar com as atividades;
  • Não é permitido consumir nenhum tipo de bebida alcoólica antes ou durante as atividades;
  • É proibido o consumo de bebidas alcoólicas e de lanches na trilha ou na beira do Rio da Prata;
  • Quem for fazer flutuação no Rio da Prata, não pode usar repelentes e/ou de protetores solares.

O que você deve levar para seu passeio no Rio da Prata?

Como de costume, todos que fazem um passeio incrível querem aproveitar 100% da experiência e, de preferência, voltar com uma grande bagagem de lembranças para casa. Em razão disso, nós recomendamos que leve uma câmera fotográfica ou celular com câmera, dinheiro em espécie, roupa de banho, troca de roupas leves e toalhas.

Se você toma algum medicamento de uso contínuo ou diário, não esqueça de levar! Vale também ter antialérgicos, analgésicos e antitérmicos. 

Como não é possível fazer uso de repelente quando for fazer flutuação, recomendamos que levem pomadas para picadas de inseto ou alergia.

Faça seu pacote de viagens com passeios do Rio da Prata com a Acqua Viagens!

Se você chegou até aqui, com certeza ficou interessado (a) em conhecer o Rio da Prata, não é mesmo? 

Conhecer Rio Prata Bonito Ms

Se for o caso, monte o seu pacote de viagem agora mesmo com a Acqua Viagens

Aqui em nosso site você pode conferir os passeios citados ao longo do conteúdo e diversos outros atrativos imperdíveis para compor o roteiro da sua viagem para Bonito MS.

Confira preços, mais dicas e esclareça dúvidas. Se não for respondido em alguma questão, entre em contato conosco!

O que você achou das nossas dicas?

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Onde nasce o rio da Prata MS? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

O que fazer no Pantanal em 1 dia

O que fazer no Pantanal em 1 dia

Por ser a região de maior área úmida tropical de todo o planeta, o [...]

Leia mais...
O que fazer no Pantanal em 2 dias

O que fazer no Pantanal em 2 dias

Apesar de muitos considerarem o Pantanal como um paraíso inteiramente brasileiro, o bioma estende-se [...]

Leia mais...
Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

O Pantanal MS é o destino certo para agradar todo brasileiro, já que tem [...]

Leia mais...
Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal

O Pantanal sempre foi um destino de viagem riquíssimo para quem busca cultura e [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Onde nasce o rio da Prata MS

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais