O que fazer no Pantanal em 1 dia

Entre em contato

Por ser a região de maior área úmida tropical de todo o planeta, o Pantanal é um destino cheio de particularidades e características incríveis.

Pantanal Sul Novela 1

Além de ser a principal área alagada do Brasil, a região pantaneira é considerada como um dos biomas mais ricos do Brasil. Por tudo isso, atrai turistas do mundo inteiro frequentemente.

Seus visitantes escolhem esse destino por sua diversidade de fauna e flora.

O Pantanal engloba o norte do Paraguai, uma parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, além do leste da Bolívia. Se você já está próximo (a) a essa região ou estará em alguma de suas próximas viagens, deveria aproveitar para conhecer este paraíso (ainda que possa passar apenas 1 dia).

Confira nossas sugestões!

Roteiro para visitar o Pantanal em 1 dia

Se você estiver vindo do Mato Grosso do Sul, o que é bem comum para quem faz uma viagem para Bonito e aproveita para conhecer lugares próximos, a melhor opção de rota para o Pantanal é pela Transpantaneira, que é a estrada responsável por ligar Poconé a Porto Jofre, beirando o Rio Cuiabá.

Transpantaneira Jacare

Nesse trajeto você vai conseguir ver de tudo! Desde jacarés, tuiuiús, capivaras e veados até uma onça. Obviamente não há nenhuma garantia, mas existe a possibilidade. 

Se você gosta de fotografar, também pode aproveitar a visita ao Pantanal para conhecer o safári fotográfico. Nesse passeio, os turistas são transportados em uma espécie de caminhonete aberta, que já é desse jeito por permitir melhor observação de animais. 

Caso seu passeio se estenda até o período da noite, você pode aproveitar o dia em atrativos como passeios de barco ou chalana e deixar para fazer uma focagem noturna, que é o mesmo tipo de passeio que o safari, só que realizado a noite (quando é mais fácil de ver bichos com hábitos noturnos). 

Vale lembrar que nos passeios aquáticos também é possível ver alguns animais bem de pertinho, sendo a opção de passeio ideal para encontrar jacarés, aves aquáticas e capivaras.

Visite o Pantanal e tenha um dia de peão!

Essa outra atração é bastante conhecida e procurada na região. É chamada de “Dia de Peão”. Nesse caso, você vai poder passar o seu dia no Pantanal no campo para ordenhar, pastorear e supervisionar o gado. 

Se a ideia ainda não te animou muito, é porque você não sabe o que precisa fazer para participar desta atividade! Seu passeio vai começar cruzando as áreas alagadas a galopes para conseguir chegar até as áreas de pasto. Ao chegar, os peões experientes vão te ajudar a guiar os animais, alimentá-los e, se necessário, medicá-los.

Cavalgada Rio Prata Bonito Ms

Seja qual for sua escolha, seu único dia no Pantanal tem tudo para ser um dos melhores da sua vida! Só não se esqueça de se programar. 

O ideal é chegar bem cedo na cidade e escolher bem seu passeio para aproveitar seu dia ao máximo. Não tente encaixar várias programações na agenda, porque isso pode te impedir de viver momentos que devem ser apreciados.

O que comer no Pantanal?

Como sua visita tende a ser breve, aproveite para se deliciar com a culinária local!

Recomendamos pratos com peixes como dourado, pacu e pintado (os mais comuns na região). 

Se quiser ir mais além, outros pratos bem típicos são o caldo de piranha, o arroz carreteiro e o macarrão de comitiva (o qual é feito com carne de sol e sua massa é frita quando está crua, só depois é cozida).  

Fazenda Pequi Restaurante

Agora se prefere não fugir tanto do que está acostumado ou tem preferência por pratos com carne bovina, em Poconé você deve encontrar diferentes churrascarias que atenderão bem suas necessidades e fazem valer a visita. 

Quando visitar o Pantanal?

Ninguém merece tirar apenas 1 dia para conhecer o Pantanal e não ter como aproveitá-lo, não é? Então, opte por fazer essa viagem na época certa (o que vai depender muito da sua intenção com essa visita).

Se quiser ver as cheias, o melhor é conhecer o Pantanal no verão (de dezembro a fevereiro), quando costuma ser bastante chuvoso. Inclusive, se vier pela Transpantaneira neste período, só vai conseguir atravessá-la em veículos 4x4 ou de barco. Não indicamos que faça esse passeio sem profissionais que conheçam bem a região!

Já se você quer viajar com carro de passeio e ir até as atrações sem tantos obstáculos, a melhor época para visitar o Pantanal é no período de maio a setembro, durante a estiagem.

O que levar para passar 1 dia no Pantanal?

Para conseguir aproveitar 1 dia passeando Pantanal, leve os seguintes itens:

  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Óculos de sol; 
  • Câmera fotográfica ou celular com câmera;
  • Chapéu ou boné. 

Se for fazer passeios como o safári ou trilhas, por exemplo, é bom usar roupas leves, especialmente as que tenham mangas longas para evitar picadas de insetos como pernilongos.

O que você achou das nossas dicas?

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo O que fazer no Pantanal em 1 dia? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

O que fazer no Pantanal em 2 dias

O que fazer no Pantanal em 2 dias

Apesar de muitos considerarem o Pantanal como um paraíso inteiramente brasileiro, o bioma estende-se [...]

Leia mais...
Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

O Pantanal MS é o destino certo para agradar todo brasileiro, já que tem [...]

Leia mais...
Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal

O Pantanal sempre foi um destino de viagem riquíssimo para quem busca cultura e [...]

Leia mais...
O que fazer no Pantanal do Sul?

O que fazer no Pantanal do Sul?

O Pantanal sul mato-grossense é maravilhoso, um bioma único e cheio de riquezas naturais [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: O que fazer no Pantanal em 1 dia

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais