Qual a melhor época para ir ao Pantanal

Entre em contato

Por toda sua riqueza, em todos os sentidos, não há como negar que o turismo no Pantanal é irresistível para os aventureiros apaixonados por viagens!

Pantanal Serra Ms

Sejam turistas estrangeiros ou mesmo brasileiros que se interessam por conhecer cada cantinho da nossa pátria, quem aproveita a oportunidade de conhecer a famosa fauna e flora pantaneira não se arrepende.

O Pantanal também tem diversas curiosidades que deixam a viagem ainda mais interessante, como ser uma das maiores planícies alagadas do mundo, por exemplo. Além disso, é abrigo de mais de 2 mil espécies de plantas e mais de 1 mil espécies de animais.

Viajar ao Pantanal também pode ser uma das melhores experiências para quem é fã de ecoturismo!

Se você chegou até aqui, certamente tem interesse em conhecer o Pantanal, não é? Então, vamos às informações necessárias para conseguir planejar a melhor viagem da sua vida.

Mas, afinal, onde fica o Pantanal?

A região pantaneira se divide entre o Paraguai, a Bolívia e o Brasil!

Por aqui, é dividida em dois estados. Sendo assim, para conhecer o Pantanal brasileiro você deve passar por Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço em Mato Grosso (conhecido como Pantanal Norte); e também por Miranda, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul (parte chamada de Pantanal Sul).

Pantanal Mapa

Essas partes diferentes têm seus próprios atrativos, portanto, é viável montar um roteiro de viagem personalizado para ter atividades que atendam seu objetivo.

Independente de qual lado escolher visitar, este bioma (considerado como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO) tem uma fauna e flora super abundantes. Para onde olhar, será possível ser impactado por sua beleza.

Qual a melhor época para ir ao Pantanal?

E agora que você já conhece um pouco mais sobre o Pantanal, chegou a hora de ter a resposta que procurava: qual é a melhor época para fazer turismo no Pantanal? Quando você deve marcar sua viagem?

Vamos lá! Tudo vai depender da sua intenção com a viagem, porém, recomendamos que faça um planejamento para estar na região entre os meses de julho e outubro. Neste período, as cidades pantaneiras vivem a temporada de seca, tendo clima mais ameno.

Por essas características, essa época é a melhor para se locomover de um ponto ao outro no Pantanal. Além disso, é o momento ideal para quem tem intenção de observar animais em safáris fotográficos, observações noturnas e outros passeios que podem dar a experiência de ter um gostinho sobre como é a vida do campo.

Sabendo que esses meses são os melhores para viajar, vale lembrar que esta época é a alta temporada da região! Isso quer dizer que, se quiser visitar o Pantanal e fazer todos os passeios que tem interesse, você vai precisar fazer agendamentos com uma agência.

Se você está pensando sobre quais passeios fazer no Pantanal, então, continue acompanhando e confira abaixo algumas sugestões.

O que fazer no Pantanal?

Como já é de se imaginar, existem várias atrações e passeios incríveis para fazer no Pantanal, especialmente para quem não se limita a viver aventuras emocionantes - sem falar que todas as suas características naturais já são verdadeiros atrativos por si só.

Esse destino é perfeito para explorar ambientes únicos, sendo considerado até como um lugar mágico e surpreendente.

Para te ajudar a ter certa noção disso, nós selecionamos alguns passeios que estão entre os mais conhecidos e mais cobiçados pelos turistas. Veja!

1. Cavalgadas no Pantanal

Se existe passeio mais pantaneiro do que fazer cavalgadas, nós desconhecemos! Afinal, essa é a forma que os pantaneiros percorrem este lindo lugar.

Cavalgada Rio Prata Bonito Ms

É importante destacar que os atrativos que oferecem passeios a cavalo no Pantanal têm animais mansos e treinados para fazer essa atividade, fazendo com que seja possível receber até mesmo pessoas que nunca subiram em um cavalo.

A experiência tem tudo para ser inesquecível!

2. Safári fotográfico no Pantanal

O safári fotográfico é uma atividade obrigatória para quem quer admirar a fauna e a flora local.

Este passeio acontece da seguinte forma: os turistas entram em um carro próprio para a atividade acompanhados de guias e percorrem uma distância muito maior do que alcançariam a pé para conseguir observar mais de perto os jacarés, lobos, capivaras, tucanos, araras e muitos outros.

Fazenda Pequi Pantanal

Dando sorte, é possível ver espécies como onças pintadas, tamanduás e até sucuris.

3. Canoagem no Pantanal

Um passeio de canoa pelo Pantanal é uma experiência super interessante. Na ocasião, o visitante percorre as águas pantaneiras remando em um barquinho que acomoda 1 ou 2 pessoas.

Vale a pena solicitar maiores informações para a agência responsável pelo seu roteiro.

4. Trilhas no Pantanal

É maravilhoso ver paisagens do Pantanal viajando de carro ou passeando com barcos e cavalos, mas uma das melhores maneiras de conseguir conhecer realmente um lugar é caminhando.

Dessa forma, fazer trilhas no Pantanal permite que qualquer pessoa observe mais detalhes de cada lugar, além de ver bem de pertinho alguns animais ficam escondidos em meio a natureza.

As trilhas podem ser o que você precisa ara conhecer melhor tudo que há de especial no local.

5. Passeios de barco no Pantanal

É possível fazer diferentes passeios de barco para explorar o Pantanal por itinerários variados.

Esses atrativos costumam durar aproximadamente 3 horas e, ao longo do trajeto, os visitantes também podem acabar encontrando de perto com jacarés, algumas aves raras e muitos mamíferos em seu habitat natural.

Fazenda San Francisco  Passeio De Chalana

Dependendo do passeio escolhido, dá até para se banhar nas águas do rio ou fazer um delicioso picnic em algumas das praias de água doce.

Geralmente, época mais apropriada para esses passeios é a de cheia, que acontece entre os meses de junho e agosto.

6. Viagem de trem no Pantanal

Já ouviu falar sobre o passeio de trem pelo Pantanal? Essa é mais uma alternativa de atividade bem interessante para os viajantes.

Ao longo da viagem, os passageiros conseguem contemplar animais como araras e várias outras espécies de aves nativas da região.

Esse passeio acontece pelo trem que sai de Campo Grande e vai até a cidade Miranda, tendo uma parada em Aquidauana para um almoço.

7. Visita ao projeto Arara Azul

O Projeto Arara Azul é para deixar qualquer pessoa maravilhada e podemos provar!

Tudo começou em 1990, desde sempre cumprindo com o objetivo de proteger e preservar a espécie Arara Azul, que está ameaçada de extinção.

Ypes E Araras   MS   Brasil

Desde então, esse lindo projeto já foi responsável por aumentar a população da espécie de 1.500 para 5.000.

Quem visita o projeto tem a oportunidade de ver araras, além de tomar consciência de toda a importância que tem a preservação do nosso meio ambiente.

8. Pesca de piranhas no Pantanal

Muitas pessoas que visitam o Pantanal tem curiosidade de conhecer as piranhas pantaneiras, já que lá é possível encontrá-las de muitas formas.

Não é atoa que um dos pratos típicos da região é o caldo de piranha.

O que você achou das nossas dicas?

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!

 

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Qual a melhor época para ir ao Pantanal? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

O que fazer no Pantanal em 1 dia

O que fazer no Pantanal em 1 dia

Por ser a região de maior área úmida tropical de todo o planeta, o [...]

Leia mais...
O que fazer no Pantanal em 2 dias

O que fazer no Pantanal em 2 dias

Apesar de muitos considerarem o Pantanal como um paraíso inteiramente brasileiro, o bioma estende-se [...]

Leia mais...
Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

O Pantanal MS é o destino certo para agradar todo brasileiro, já que tem [...]

Leia mais...
Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal

O Pantanal sempre foi um destino de viagem riquíssimo para quem busca cultura e [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Qual a melhor época para ir ao Pantanal

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais