Gruta do Mimoso: tudo o que precisa saber

Entre em contato

Quase 15 anos depois de interromper as visitas, em 2022 já é possível visitar o lugar que deixou muita saudade em vários mergulhadores. Estamos falando sobre uma das grutas mais espetaculares do mundo, a Gruta do Mimoso!

Os rumores sobre a volta do turismo na Gruta do Mimoso surgiram em 2016, mas até então, o projeto não tinha saído do papel - o que aconteceu somente este ano, no último dia 02.

Gruta do Mimoso - Bonito MS

Sendo assim, seu roteiro de viagem para Bonito MS pode ter mais um atrativo! E acredite, não dá para perder essa oportunidade histórica.

Saiba mais sobre o local!

O que você precisa saber sobre a Gruta do Mimoso?

Mesmo que a Gruta do Mimoso fique a 35 quilômetros do centro da cidade de Bonito, é um passeio imperdível. Vale a pena se deslocar até sua localização!

Toda essa consideração deve-se ao fato de ter ficado fechada por muitos anos, como também pelo fato dessa gruta ser considerada como uma das cavernas alagadas mais bonitas do mundo pela comunidade internacional de mergulho em cavernas (de acordo com o Time de Exploração e Mapeamento Cavernas Subaquáticas).

Além disso, essa gruta tem espeleotemas bem raros, que são formações rochosas em forma de crostas e cones. 

A Gruta do Mimoso também é muito importante na história, porque na década de 1990 chegou a ser reconhecida como principal caverna para mergulho do Brasil. Inclusive, grande parte dos mergulhadores brasileiros especialistas em mergulhos de cavernas começaram sua carreira treinando neste lugar.

Os primeiros mergulhos na Gruta do Mimoso começaram em 1991, por mergulhadores franceses durante uma expedição organizada por espeleólogos.

O comandante desta expedição, Augusto Auler, fez um dos primeiros mergulhos profissionais em suas águas.

Gruta do Mimoso

História da Gruta do Mimoso

Essa área recebeu visitas até o ano de 2007, que foi quando João Alves de Arruda (o antigo proprietário da área) faleceu. O terreno, então, foi dividido em 2! Uma das partes, a qual tem a gruta, ficou de herança para Elzito Alves de Arruda (filho de João). A outra, foi vendida pela viúva de João e madrasta de Elzito.

Quando recebeu a herança, Elzito resolveu arrendá-la para os mergulhadores Ismael Scotte e o Juca Ygarapé - mas ainda sendo mantido como proprietário legal.
Agora, o dono tem uma sociedade com o Juca Ygarapé e com José Lourenço Barroco Neto, que também é mergulhador profissional.

Há alguns anos atrás, Elzito resolveu dar início a papelada de certificação para a visitação do local. Nesse tempo, também havia um outro problema: invasores que riscaram as pedras e derrubaram as estalactites. 

Por essas invasões e para conseguir regularizar a visitação na Gruta do Mimoso, essa atração não estava disponível para turistas!  

Felizmente, os planos para a volta das visitações na gruta foram concretizados e essa atração maravilhosa disponível para visitações, novamente fazendo parte da lista de passeios de Bonito MS.

O retorno estava previsto para Dezembro de 2021, mas só aconteceu no dia 02/01/2022, o que mostra que este ano já chegou trazendo coisas boas!

Quais são as atrações da Gruta do Mimoso? Apenas profissionais podem mergulhar?

A Gruta do Mimoso oferece mergulhosflutuações e contemplação da gruta

Diferente de outras grutas, o turista pode se aventurar e fazer flutuações no lago da gruta - o qual tem mais de 70 metros. Para o resto da visita, a gruta é dividida por salões.

Em relação aos mergulhos, não são somente profissionais que conseguem ter essa experiência de fazer mergulhos no lugar! Para o Mergulho Batismo por exemplo, mergulho com até 8 metros de profundidade, não se exige a apresentação de credenciais ou experiências anteriores.

Já para as opções de mergulho que permitem acesso aos outros dois salões da caverna é obrigatória a apresentação de credenciais específicas para realizar a atividade.

Ficou interessado (a) em conhecer este lugar? Faça sua reserva com a Acqua Viagens!

O que você achou das nossas dicas?

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua - Agência de Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!

 

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Gruta do Mimoso: tudo o que precisa saber? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

O que fazer no Pantanal em 1 dia

O que fazer no Pantanal em 1 dia

Por ser a região de maior área úmida tropical de todo o planeta, o [...]

Leia mais...
O que fazer no Pantanal em 2 dias

O que fazer no Pantanal em 2 dias

Apesar de muitos considerarem o Pantanal como um paraíso inteiramente brasileiro, o bioma estende-se [...]

Leia mais...
Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

Qual a melhor cidade para conhecer o Pantanal?

O Pantanal MS é o destino certo para agradar todo brasileiro, já que tem [...]

Leia mais...
Bioparque Pantanal

Bioparque Pantanal

O Pantanal sempre foi um destino de viagem riquíssimo para quem busca cultura e [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Gruta do Mimoso: tudo o que precisa saber

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais