Curiosidades sobre Bonito: descubra fatos interessantes sobre a cidade

Entre em contato

Bonito MS, cidade localizada em Mato Grosso do Sul. Distante aproximadamente 320 quilômetros da Capital, Campo Grande, o município é conhecido mundialmente por suas belíssimas paisagens com belezas naturais.

Realmente Bonito faz jus ao nome, mas existem outras curiosidades que você precisa saber antes de conhecer a cidade, também conhecida como A Capital do Ecoturismo. A Agência Acqua Studio de Viagens separou fatos sobre Bonito e região que você pode ainda não saber.

Maior Cachoeira de Mato Grosso do Sul

Localizada a aproximadamente 60 quilômetros do centro de Bonito, o Boca da Onça é um atrativo super conhecido da região. No passeio, o visitante pode escolher entre duas trilhas, uma mais curta e outra mais longa.

boca da onça

Durante o percurso, o turista conhece várias piscinas naturais e muitas cachoeiras, entre elas, a maior do Estado de Mato Grosso do Sul. Medindo 156 metros de altura, a cachoeira é uma das sensações do passeio e rendem maravilhosas recordações e cliques fantásticos deste passeio em Bonito.

Maior Rapel de Plataforma suspensa do Brasil

Como se não bastasse toda beleza do passeio da fazenda Boca da Onça, o atrativo também fornece ao visitante uma descida de 90 metros de altura no penhasco de um dos rios mais límpidos de Mato Grosso do Sul.

Rapel Boca da onça

O rapel de plataforma suspensa da Boca da Onça é considerado o maior do Brasil. Sua estrutura metálica tem 34 metros de comprimento e avança 15 metros sobre o paredão do cânion do rio Salobra. É uma opção atraente para turistas que gostam de admirar belezas naturais com grandes doses de adrenalina.

Bonito tem uma das águas mais cristalinas do PLANETA

Bonito e região têm uma das águas mais cristalinas no mundo. Um exemplo é o Rio Sucuri, que já foi considerado várias vezes a terceira água mais cristalina do planeta. Localizado a apenas 17 quilômetros do centro de Bonito, a flutuação do passeio certamente vai te encantar.

rio sucuri

Passeio na Maior Dolina da América do Sul

Imaginem uma enorme cratera cercada de vegetação, que serve de habitat natural para as araras vermelhas. Elas constroem seus ninhos nas fendas da pedra e dão um verdadeiro espetáculo de beleza, exibindo suas lindas cores voando de um lado para o outro produzindo seus sons característicos. Imaginou e gostou? Então você precisa conhecer o Buraco das Araras.

Localizado na Fazenda Alegria, a aproximadamente 55 quilômetros do centro de Bonito. O atrativo, hoje, se consolidou como um local para contemplação, observação e fotografia de aves, principalmente as araras vermelhas que são a maioria na região.

buraco das araras

O Buraco das Araras fica em uma das maiores dolinas do mundo, sendo a maior da América do Sul. Ela mede aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência.

Bonito tem o primeiro Museu Subaquático de Água Doce do Mundo

Em Outubro de 2021, Bonito inaugurou o primeiro museu subaquático de água doce do mundo.

França e Chipre, possuem museu subaquático, mas o de Bonito será o primeiro do Brasil o único do planeta em água doce. Instalado em um lago com cerca de 4 mil m² e 4 metros de profundidade a visitação ao museu é uma atividade de mergulho com cilindro.

museu

O museu fica localizado no atrativo Nascente Azul, distante 29 quilômetros do centro de Bonito. Os visitantes não precisam possuir certificado de mergulho, já que a atividade é praticada em um ambiente controlado e acompanhado por instrutores.

Maiores Tirolesas de Mato Grosso do Sul

As duas maiores tirolesas de Mato Grosso do Sul estão localizadas na cidade de Bonito. Uma delas fica no Parque Ecológico Rio Formoso. Medindo 520 metros e com uma vista de tirar o fôlego a tirolesa é uma das atrações do atrativo.

tirolesa-em-bonito-ms

A segunda maior tirolesa, também localizada em Bonito, mais precisamente no atrativo Nascente Azul mede 450 metros e também tem uma vista incrível, fazendo alegria de quem tem espírito aventureiro.

Uma das mais Profundas Cavernas Inundadas do Brasil

A Lagoa Misteriosa, localizada a 45 quilômetros do centro de Bonito, é considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia) e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água.

lagoa misteriosa-

Caverna com Milhões de anos e Cone Submerso com 19 metros de altura

Um dos lugares mais incríveis de Bonito é o passeio do Abismo Anhumas. Com suas formações rochosas, o visual é incrível da caverna que levou milhões de anos para ser exatamente como ela é hoje em dia.

abismo

O local tem muita coisa interessante, incluindo um cone submerso com 19 metros de altura, formado pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja. Elas “crescem” a partir do chão e vão em direção ao teto. Durante a flutuação, os visitantes apreciam as belezas desses gigantescos cones submersos espalhados em toda a área. No mergulho é possível passar entre alguns.

Festivais em Bonito

Sim, não é só de beleza que Bonito vive. A cultura na cidade também deixa sua marca registrada em festivais que acontecem anualmente. Que tal conhecer os lugares mais incríveis do planeta e ainda aproveitar um bom festival? Gostou da ideia? Venha pra Bonito.

Festival da Guavira

Todos os anos acontece o Festival da Guavira em Bonito. O evento que tem entrada gratuita, conta com vários shows, sempre reunindo gastronomia e cultura. Uma lei de 2017 transformou a guavira em símbolo do Mato Grosso do Sul. A homenagem foi feita porque a fruta é abundante e apreciada no Estado.

festival-guavira-bonito-ms

FLIB- Feira Literária de Bonito

A Feira Literária de Bonito acontece todos os anos. Com oficinas, palestras, apresentações, etc. A cidade respira cultura 24 horas durante aproximadamente uma semana.

A primeira edição do evento, aconteceu em 2015 e reuniu 15 mil pessoas, depois o sucesso da Flib se expandiu a atrair dezenas de participantes entre escritores, artistas e jornalistas.  São mais de 40 horas de atrações culturais, que envolveram moradores e visitantes.

flib

Festival de Inverno de Bonito

Como o próprio nome já diz, o festival acontece no inverno, mas normalmente nem o frio espanta a animação dos milhares visitantes que a cidade recebe todos os anos com o evento.

festival de inverno

Com vários dias de shows, o festival também contempla artes visuais, dança, literatura, cinema, gastronomia, teatro e até astronomia.

Bonito Blues e Jazz Festival

Em Bonito todos os anos também acontece novas edições do Festival Bonito Blues e Jazz. Normalmente são três dias seguidos de shows e muita música boa. Com uma mega estrutura, o festival é um 'prato cheio' para quem tem apetite de boa música. Vale a Pena conferir!

Bonito-blues-jazz

Todo turista precisa passar por uma Agência de Turismo de Bonito

Em Bonito é fundamental o visitante realizar a reserva da viagem com antecedência. Os atrativos de Bonito e toda região têm uma limitação diária de visitantes, portanto, se você não reservar com antecedência, corre o risco de não conseguir fazer aquela tão desejada atividade.

Todos os passeios de Bonito são obrigatoriamente reservados por uma agência de turismo local. Existe uma Lei Municipal a qual determina que o acesso aos atrativos só poderá ocorrer mediante essa intermediação. Portanto, é fundamental que você agende seu passeio com antecedência.

Todo cuidado com a natureza resultou em uma ferramenta chamada ‘’voucher único’’ que é praticamente um ‘’ingresso’’ do passeio. Os vouchers só podem ser vendidos por agências credenciadas pelo Ministério do Turismo e Prefeitura Municipal de Bonito.

piraputangas

Bonito tem passeios para todos os gostos e todos os bolsos. A Agência Acqua está preparada para tirar todas as suas dúvidas. Os agentes de turismo são especialistas em personalizar roteiros e corresponder expectativas dos clientes.

 

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021-11-08 at 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Curiosidades sobre Bonito: descubra fatos interessantes sobre a cidade? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Confira outras dicas de Bonito MS

O que fazer em Bonito em três dias?

O que fazer em Bonito em três dias?

Está procurando dicas de lugares para fazer uma viagem inesquecível? Você precisa considerar ir [...]

Leia mais...
Onde tirar fotos em Bonito? Conheça os ‘points’ da cidade e ganhe seguidores nas redes

Onde tirar fotos em Bonito? Conheça os ‘points’ da cidade e ganhe seguidores nas redes

Bonito já é conhecido por suas belezas, então não vai ser muito difícil encontrar [...]

Leia mais...
Bonito para a melhor idade: venha para o paraíso!

Bonito para a melhor idade: venha para o paraíso!

Bonito MS é um destino que oferece estrutura para todas as pessoas, de todas [...]

Leia mais...
Como é o clima de Bonito? Conheça o destino!

Como é o clima de Bonito? Conheça o destino!

Bonito é conhecido mundialmente por suas belezas naturais, mas para quem é um ‘viajante’ [...]

Leia mais...

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇