Conheça os principais pontos turísticos de Bonito

Entre em contato

Quer saber quais são os principais pontos turísticos de Bonito MS?

Então leia esse texto aqui e descubra o que fazer em Bonito! Ele te trará todas essas informações sobre as atrações mais relevantes e que valem a pena conhecer durante a sua viagem.

Parque Das Cachoeiras  - Bonito MS / Acqua

1. Quantos pontos turísticos existem em Bonito?

A região de Bonito (MS) possui 38 pontos turísticos abertos à visitação. Quase todos essas atrações turísticas ou atrativos estão localizados na área rural, portanto ficam fora da cidade, dentro de propriedades particulares, por isso não há nenhum passeio gratuito que você possa fazer!

Aliás, para aproveitar todas as atrações de Bonito MS, passe pelo menos 10 dias explorando a cidade!

Portanto, para a sua conveniência ao selecionar quais passeios não podem faltar em seu pacote de viagem , apresentamos os grupos turísticos mais populares no primeiro semestre deste ano. 

2. Quais são os melhores passeios para visitar em Bonito?

Não deixe de começar seus planos com uma das flutuações de nascente, afinal, são os peixes coloridos e as águas claras que deram a Bonito o apelido de "Caribe Brasileiro" de água doce. 

As excursões aquáticas mais populares incluem Rio da Prata, Nascente Azul e Rio Sucuri. 

Cada um tem sua beleza, mas o Sucuri é um dos principais passeios por que é considerado um dos 3 rios mais límpidos do planeta.

O Prata é grande em extensão e o que tem a maior variedade de espécies de peixes e a Nascente Azul é a melhor opção de passeio de flutuação para crianças e idosos, além de ser de fácil acesso para pessoas com restrição de mobilidade.

Algumas cachoeiras integram a lista de passeios imperdíveis para quem visita Bonito e funcionam praticamente todos os dias. Fique atento para detalhes como aproveitar o pôr do sol na Ceita Core, que é de tirar o fôlego e aos parques temáticos Boca da Onça e Cachoeiras do Rio do Peixe

3. Qual o local mais visitado de Bonito?

Gruta Lago Azul  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

Outro ponto turístico muito importante, apontado por muitas pessoas como o local mais visitado de Bonito, é a Gruta do Lago Azul, considerada cartão postal da cidade.

A caverna, a cerca de 20 quilômetros do centro do Bonito, impressiona não só por suas estalagmites e estalactites, mas principalmente por seu imenso lago cristalino que reflete diferentes tons de azul.

De acordo com os guias locais, o horário ideal contratar essa excursão é pela manhã, entre as 7 e 9 horas, quando os raios do sol atingem a entrada da caverna.

4. Quais os pontos turisticos de Bonito?

Bonito tem muito o que fazer e é complicado escolher, mas para ajudar separamos essa lista com as atrações principais do destino:

  1. Aquário Natural
  2. Nascente Azul
  3. Recanto Ecológico Rio da Prata 
  4. Barra do Rio Sucuri 
  5. Rio de Peixe 
  6. Cachoeira Serras da Bodoquena 
  7. Barra do Sucuri 
  8. Estância Mimosa 
  9. Boca da Onça Ecotur
  10. Parque das Cachoeiras 
  11. Gruta Lago Azul
  12. Bote Eco Park Porto da Ilha
  13. Grutas de São Miguel
  14. Rio Sucuri
  15. Abismo Anhumas
  16. Rapel na Boca da Onça 
  17. Boia Cross Parque Ecológico
  18. Ceita Corê
  19. Mergulho na Lagoa Misteriosa
  20. Balneário do Sol
  21. Buraco das Araras
  22. San Francisco - Pantanal

Aquário Natural

Aquario Natural  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

Em função do número de espécies que se reproduzem nesta parte do rio, a flutuação do aquário natural  começa com o acesso a uma nascente conhecida como "berçário de peixes". A atividade dura pouco mais de 2 horas.

Os visitantes flutuam entre cardumes de peixes e admiram a rica vegetação subaquática, aproveitando a sensação de estar em um verdadeiro aquário. Todo o percurso é acompanhado por um guia credenciado e barco de apoio.

Nascente Azul

Nascente Azul  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

Essa flutuação é recomendada para idosos e crianças a partir de 04 anos pela facilidade do percurso e pela capacidade com que o visitante consegue se adaptar à atração.

A caminhada até a nascente azul é feita por uma trilha suspensa de madeira que é plana em quase toda a sua extensão, permitindo o contato e a interação com a natureza.

Há vários atrativos nesta rota, como vastas cachoeiras de tufos calcários, usinas em miniatura e uma abundância de flora e fauna local. Animais nativos como macacos, guaxinins, inúmeras aves e, mais raramente, veados, tamanduás e antas. 

A parte mais animada do passeio é a Nascente Azul, colorida nos mais incríveis tons de azul e com cerca de 7 metros de profundidade, onde acontecem passeios de flutuação e mergulho livre. Algumas das mais belas vistas de Bonito podem ser observadas de lá!

Recanto Ecológico Rio da Prata 

 Rio Da Prata  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

Você se verá cercado por diversas espécies de peixes do Pantanal, como piraputangas, dourados, curimbatás, pintados, pacus, piaus, matogrossinhos, entre outros.

O passeio tem início com uma trilha interpretativa até a nascente do Rio Olho D'Água onde inicia-se a flutuação.

Na nascente é possível contemplar várias ressurgências, diversidades de peixes e vegetações até o encontro com o Rio da Prata, onde se tem a opção de continuar fazendo a flutuação por mais 500 metros ou finalizar no barco de apoio.

No passeio Rio da Prata existem 200 espécies de aves registradas, por isso, além dos peixes, é comum observar várias espécies de animais e aves, como o Biguatinga, Socó-boi, Acauã, Periquito-da-Serra.

O Recanto Ecológico Rio da Prata foi eleito a melhor atração turística do Brasil pelo Guia 4 Rodas em 2008 e 2009.

Barra do Sucuri

Barra Do Sucuri   - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

A aventura na Barra do Sucuri começa no encontro das águas do Rio Formoso com o Rio Sucuri (por isso o nome barra) em um barco à remo cerca de 1.300m.

A exuberância da  fauna e da flora enche os olhos do visitante ao conhecer esse ponto turístico para prática de flutuação em Bonito!

Afinal, o que se apresenta diante dos seus olhos é nada menos do que uma viagem inesquecível pelo rio mais cristalino do Brasil e um dos 10 mais cristalinos do mundo!

O caminho de volta é feito dentro do Rio Sucuri, flutuando em águas transparentes e muito calmas. 

O barco de apoio acompanha todo o percurso facilitando o percurso para crianças e idosos. O visitante ainda pode aproveitar para relaxar e contemplar as maravilhas da natureza no encontro das águas do Rio Sucuri com o Rio Formoso.

Rio de Peixe 

Rio do Peixe - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

O Rio do Peixe tem percurso de aproximadamente 2400 metros de trilhas e passa por várias cachoeiras ornamentais, piscinas naturais, pequenas grutas submersas, muitos pontos de banho e até mesmo uma tirolesa!

No caminho observa-se uma fauna atraente com macacos, araras, tucanos, entre outros.  E você pensa que acabou? 

Após o almoço, é possível ouvir os “causos” contados pelo proprietário da fazenda quando os animais se aproximam para fazer o reconhecimento, se alimentar e pousar para aquelas fotos que a gente se apaixona!

Cachoeira Serras da Bodoquena 

O atrativo Cachoeiras Serra da Bodoquena é uma dessas maravilhas.

O passeio é novo, localizado a 70 km de distância do centro de Bonito, no chamado portal de entrada para o Pantanal.

O acesso é todo pavimentado o que permite ao turista chegar com rapidez e segurança nesse paraíso. A fazenda possui 400 ha em sua totalidade, sendo 350 ha de mata preservada e áreas em recuperação.

Próximo ao Parque Estadual da Serra da Bodoquena, esse é um ponto turístico que possui fauna e flora exuberantes e oferece um passeio pelas trilhas com paradas para banho em suas cachoeiras e piscinas naturais onde se destacam duas grutas em estado natural.

Além de visitar essas grutas, quem faz a visita guiada às cachoeiras Serra da Bodoquena tem a oportunidade de concluir o passeio fazendo a descida de bote pelo leito do Rio Betione.

O percurso é de aproximadamente 2 km, desfrutando de um cenário emocionante, para dizer o mínimo.

Estância Mimosa 

MImosa  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

Preparado para viver uma Experiência com E maiúsculo? Um belíssimo passeio pela mata ciliar do Rio Mimoso em meio às árvores centenárias e animais silvestres, com 9 paradas para banho em suas piscinas naturais e cachoeiras.

O passeio é realizado em pequenos grupos (até 12 visitantes), sempre acompanhados por um guia local especializado, com duração aproximada de 3h30min.

Parte do percurso é realizada com barco elétrico. Há diversos mirantes com visões da Serra da Bodoquena e vistas panorâmicas de encher os olhos.

Boca da Onça Ecotur

Boca Da Onça  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

O passeio da Trilha Adventure na Boca da Onça se inicia com uma caminhada em meio a uma mata inteiramente preservada. No total serão percorridos 5.560 metros.

Ao chegar à plataforma do rapel, de frente para o Cânyon do Rio Salobra prepare-se para perder o fôlego com a vista deslumbrante!

Em minutos você estará diante da mais alta Cachoeira do MS, a Boca da Onça com 156 metros de altura. Não duvide você vai se surpreender com os cenários que se renovam a cada passo, passando por 12 belas cachoeiras cristalinas.

Terminando a caminhada pelas trilhas, chega a hora de um merecido descanso no receptivo e um delicioso almoço no fogão à lenha.

Parque das Cachoeiras 

Com suas majestosas quedas, o Parque das Cachoeiras enche os olhos e refresca a alma do visitante. Ao incluir esse passeio em seu roteiro, sua viagem para Bonito pode ficar até 7 vezes mais feliz!

A caminhada é leve pela trilha ecológica visitando 7 belíssimas cachoeiras, todas com paradas para banho.

O receptivo oferece restaurante, piscina e área de descanso. Os coletes salva-vidas já estão inclusos no valor da tarifa. Tempo necessário: Meio Período. Distância: 17 km.

Gruta do Lago Azul 

Considerada o cartão postal da cidade de Bonito a Gruta do Lago Azul foi tombada como Monumento Natural da Humanidade há vários anos.  

É um passeio de contemplação (a entrada na água não é permitida) que começa com uma caminhada pela trilha e posteriormente pela escadaria, toda escavada na rocha e com corrimão de segurança.

Após a entrada avista-se um lago que encanta pelas águas de tom intensamente azuladas e belíssimos espeleotemas de milhares de anos.

A Gruta do Lago Azul abriga vários fósseis, entre eles, um tigre dentes de sabre e uma preguiça gigante. Sua beleza e coloração atraiu pesquisadores famosos do mundo inclusive o lendário oceanógrafo Jacques Custeau.

Bote Eco Park Porto da Ilha

Bote  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

O passeio de bote é realizado no Rio Formoso em botes infláveis com capacidade até 12 pessoas. São aproximadamente 5 Km de trajeto descendo o rio e passando por 3 cachoeiras e 1 corredeiras com uma parada para banho.

O visitante terá a oportunidade de realizar um passeio de bote com caraterísticas de rafting acompanhado de monitores especializados.

Irá descer o rio e comtemplar a mata ciliar. Seguir os comandos de segurança é obrigatório, o bote possui cordas laterais para o visitante se segure com as duas mãos e evite cair ou escorregar sobre a pessoa que está a sua frente (por essa razão o atrativo não permite levar câmera fotográfica.

Grutas de São Miguel

Grutas Sao Miguel  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

Localizada no Parque Ecológico Vale Anhumas, a 18 km de Bonito, exatamente ao lado da Gruta do Lago Azul, essa caverna oferece um conjunto de formações geológicas incrível

A São Miguel é uma gruta seca com muitas formações variadas, onde a natureza esculpiu ao longo do tempo, milhares de corais e ninhos de calcário. 

Rio Sucuri

Rio Sucuri  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

Conhecido como um dos 3 rios mais cristalinos do planeta, o Rio Sucuri está a 17 km de Bonito. A beleza das suas águas com tons que derivam do verde esmeralda é de impressionar.

O passeio começa com um percurso leve de trilha que leva até a nascente do Rio. São 1800 metros de flutuação utilizando máscara e snorkel em meio a vários cardumes de piraputangas, pacus e corimbas, além de muita vegetação.

O cenário lembra muito o fundo do mar, porém, com água doce. O atrativo disponibiliza um barco de apoio durante toda a atividade.

Abismo Anhumas 

Abismo Anhumas  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

O Abismo Anhumas fica a 22 km de Bonito, bem próximo à Gruta do Lago Azul e Grutas São Miguel.

Durante o passeio o visitante entra por uma fenda na rocha e desce 72 metros até o lago do tamanho de um campo de futebol no interior da caverna.

A beleza das formações geológicas se destaca nesse atrativo e complementa o impacto da água cristalina do lago que possui mais de 80 metros de profundidade. Nesse atrativo é possível fazer tanto a flutuação como mergulho de cilindro.

A visibilidade na água chega a 60 metros e a floresta de cones submersa é uma exclusividade desse atrativo em Bonito.

Rapel na Boca da Onça 

Rapel Boca Da Onça  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

A Boca da Onça, a 57 km de distância de Bonito, oferece o único passeio com rapel da cidade. O rapel da Boca da Onça aliás, é o rapel de plataforma mais alto do Brasil.

São 90 metros de altura de descida paralela à Cachoeira Boca da Onça e de frente para o cânyon do Rio Salobra. Imagine-se vivendo uma experiência cheia de aventura e adrenalina em meio a um visual incomparável!

Quem faz o rapel da Boca da Onça também aproveita todo o percurso da trilha Adventure e faz paradas para banho em pontos muito procurados como Buraco do Macaco e Janela Para o Céu. No valor do ingresso estão inclusos o café da manhã e o almoço.

Boia Cross Parque Ecológico

Boia Cross Parque Ecológico - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

Que tal experimentar a sensação de adrenalina e muita diversão?  O Boia Cross no Parque Ecológico pode te proporcionar isso e muito mais.

O passeio é realizado em boias individuais por quase 1 quilômetro de corredeiras do Rio Formoso. Toda atividade é acompanhada por um monitor especializado.

Durante o percurso é comum avistar animais que vivem na mata ciliar em torno do receptivo. Após o boia cross, o atrativo oferece área de descanso, lago, stand up paddle, caiaque e tirolesa, tudo já incluso no valor do ingresso.

Ceita Corê

O passeio das Cachoeiras Ceita Corê, a 36 km de Bonito,  é um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas.

A visita  guiada é realizada através das trilhas da fazenda que passa por cachoeiras e pontes suspensas. 

A atividade é dividida em duas etapas. Durante a primeira parte do trajeto, os visitantes fazem 6 paradas para banho nas cachoeiras e piscinas naturais do Vale do Chapena.

À tarde é realizada a visita na nascente do Rio Chapena, que possui uma caverna inundada com mais de 150 metros de profundidade. O almoço é incluso no valor do ingresso.

Mergulho na Lagoa Misteriosa

A atividade na Lagoa Misteriosa começa com uma trilha que conduz ao mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação arbórea que cobre a dolina de 75 metros de profundidade.

O mergulho é fenomenal: a sensação que se tem ao mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar.

O batismo pode ser feito por qualquer pessoa acima de 10 anos de idade, basta ter disposição.

Com duração de 30 a 40 minutos e pode ser combinado com outras atividades no mesmo dia como a cavalgada, a flutuação do Rio da Prata ou a visita ao Buraco das Araras. 

Balneário do Sol

O Balneário do Sol fica a 10 km do centro de Bonito indo pela Rodovia do Turismo, na mesma direção do Eco Park Porto da Ilha. Esse é o lugar ideal para descansar, rodeado de verde e de águas transparentes.

Localizado as margens do Rio Formoso, o atrativo oferece a possibilidade de nadar nas piscinas de água corrente ou no próprio Rio  Formoso, entre piraputangas, corimbas e dourados.

O visitante pode ainda contemplar várias espécies de aves e macacos e tirar fotos maravilhosas. Disponibiliza churrasqueiras churrasqueiras gratuitamente.

Buraco das Araras

Buraco das Araras  - Pontos Turísticos - Bonito MS / Acqua

É um passeio contemplativo que fica a mais ou menos 60 km de Bonito.

Conhecido como "buraco" pode ser definido como uma "colina ao contrário". São 100 metros de profundidade, 160 metros de diâmetro e 500 de circunferência.

Habitam o lugar cerca de 135 espécies de aves catalogadas, incluindo araras vermelhas e azuis. As aves o adotaram como habitat por conta das fendas nas rochas do buraco, utilizadas como ninhos.

San Francisco - Pantanal

Fazenda San Francisco  - Pantanal - MS / Acqua

Visitar a Fazenda San Francisco durante o passeio de day use é uma ótima opção para quem quer incluir uma visita rápida ao Pantanal. 

É preciso sair bem cedo para esse passeio (em torno de 5 ou 6 horas da manhã) para chegar em Miranda, a 160 km de Bonito, antes das 8 da manhã - horário que começa a sequência de atividades.

Pela manhã safári fotográfico e trilha carandá e a tarde passeio de chalana com pescaria de piranhas. Incluso almoço pantaneiro. É uma oportunidade para observar capivaras, jacarés, piranhas e diversas aves.

Consegui te ajudar?

Então agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos de Bonito, pode se interessar pelos horários de van de Campo Grande para Bonito ou aproveitar dicas interessantes sobre o que colocar na mala?

>>> MAIS SOBRE PONTOS TURÍSTICOS:

  1. Dicas básicas ao visitar pontos turísticos de Bonito e região.
  2. 3 Razões para conhecer os pontos turísticos de Bonito
  3. Vantagens dos pacotes turísticos em Bonito MS

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Conheça os principais pontos turísticos de Bonito? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Pousada Girassol em Bonito

Pousada Girassol em Bonito

Buscando tranquilidade ao viajar para Bonito MS? Que tal uma estadia agradável em uma [...]

Leia mais...
Onde ir a noite em Bonito?

Onde ir a noite em Bonito?

Veja essa dicas sobre o que fazer e onde ir a noite em Bonito MS, [...]

Leia mais...
O que fazer em Bonito solteiro?

O que fazer em Bonito solteiro?

O período da solteirice é muito bem vindo em uma série de momentos, porém, [...]

Leia mais...
O que levar para Bonito MS?

O que levar para Bonito MS?

Mesmo sendo um destino extremamente requisitado, nem todo mundo sabe o que deve levar [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Conheça os principais pontos turísticos de Bonito

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais