Como é a cidade de Bodoquena?

Entre em contato

A Serra da Bodoquena é uma das maravilhas que encontramos no Mato Grosso do Sul. Recebe esse nome porque está situada justamente na parte da região serrana que tem esse nome - o qual significa “nascente em cima da serra” em tupi-guarani! 

Bodoquena Rio Salobra MS
Foto do Rio Salobra em Bodoquena MS

Tudo sobre Bodoquena MS

  1. Saiba como é a cidade de Bodoquena
  2. Como chegar em Bodoquena?
  3. Qual a melhor época para conhecer Bodoquena?
  4. Bodoquena é perfeita para curtir o Ecoturismo Brasileiro
  5. Conheça a cachoeira Boca da Onça
  6. Contemple o Buraco do Macaco
  7. Visite as Cachoeiras da Serra da Bodoquena 
  8. Desconecte-se de tudo no Refúgio Canaã 
  9. Divirta-se no famoso Rio Salobra

1. Saiba como é a cidade de Bodoquena

Cidade de Bodoquena - Mato Grosso do Sul
Foto: Vista aérea de Bodoquena MS

Típica cidade do interior do Mato Grosso Sul, foi elevada à categoria de município bem recentemente, em 1980 e tem pouco mais de 8 mil habitantes.

Essa pequena cidade fica super bem localizada e tem muito a oferecer. Só para você entender melhor o que estamos dizendo, considere que Bodoquena fica a 70 km da cidade de Bonito e 265 km de Campo Grande (capital do estado). 

Em razão de sua localização, (fica entre Bonito e Miranda - portal de acesso para o Pantanal) a cidade faz parte do grande cinturão turístico sul mato-grossense, o que indica que não é muito complicado chegar nesse lugar.

Volte ao Topo

2. Como chegar em Bodoquena?

Para chegar direto em Bodoquena só se for carro ou de ônibus porque os aeroportos mais próximos ficam em Bonito (70 km), Campo Grande (265 km) e Corumbá (273,9 km).

Indo de carro de Campo Grande a Bodoquena o melhor caminho é pela BR 262 até Miranda e depois pegar a MS 339 que liga Miranda a Bodoquena. São aproximadamente 3h20m de viagem se o trânsito estiver normal (Fonte: Google Maps).

De ônibus, a Viação Andorinha, faz o mesmo trajeto todos os dias. São mais ou menos 5 horas de viagem saindo da rodoviária de Campo Grande

  • Horário: 15:00 hs
  • Preço da Passagem R$: 95,17

Volte ao Topo

3. Qual a melhor época para conhecer Bodoquena?

Costumo dizer que o clima pode sim afetar sua experiência turística! Por isso faz todo sentido pesquisa a melhor época para conhecer essa ou qualquer outra que possuam balneários onde predominam águas com temperaturas mais tépidas como as do Águas de Bodoquena e do Refugio Canaã.

Diferente de regiões de mata atlântica onde o clima subtropical, em Bodoquena MS o clima é tropical com as estações do ano bem marcadas. A época mais seca é de maio a agosto, e as chuvas são mais frequentes de dezembro a março.

Apesar do calor intenso na maior parte do ano - com temperaturas que chegam facilmente aos 38 graus - há épocas que são menos recomendadas para viajar para essa região, os períodos de inverno intenso, como a segunda quinzena de julho, ou de muita chuva por exemplo, como costuma ocorrer na primeira quinzena de março, se você puder evitar é sempre melhor.

A natureza é exuberante, característica do cerrado, e apesar do turismo em Bodoquena ainda não contar com a mesma infraestrutura de Bonito certamente vale a visita e sem dúvida nenhuma há muito o que fazer.

Vamos agora conhecer as principais atrações de Bodoquena para combinar uma programação com seu roteiro de viagem para Bonito!

Volte ao Topo

4. Bodoquena é perfeita para curtir o ecoturismo brasileiro

Parque Nacional da Serra da Bodoquena
Foto: Parque Nacional da Serra da Bodoquena (Fonte: Wikipédia)

O ecoturismo é algo muito presente nas atividades turísticas de Bodoquena e, por consequência, acabam sendo os programas mais procurados do local. 

Prepare-se para uma viagem repleta de contato com a natureza e muita aventura, além de várias opções de passeios contemplativos que vão aprimorar sua experiência ainda mais.

Afinal é preciso lembrar antes de mais nada que você estará praticamente dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena!

Ao contrário de Bonito, em  Bodoquena nem todos os atrativos exigem o acompanhamento de Guia Credenciado, mas se você quiser conhecer os dois passeios principais Boca da Onça Ecotour e Cachoeira Serras da Bodoquena, não pode fazer sem a presença do guia.

Você tem a opção de fazer passeios com acompanhamento de guias para saber o que é permitido ou não de acordo com as regras de conservação do meio ambiente.

A maior cachoeira do Mato Grosso do Sul é uma das atrações da Trilha Adventure, mesmo percurso da Prainha localizada no Rio Salobra (afluente do Rio Miranda) e que tem uma vista extremamente privilegiada para a Cachoeira Boca da Onça.

É importante ressaltar que para visitar os pontos turísticos de Bodoquena, você vai precisar de muita disposição e o espírito de aventura vai bem! Então quanto mais condição física, melhor!

Quer saber quais são as nossas sugestões para quem está pesquisando o que fazer em Bodoquena e pretende fazer a melhor viagem para a Serra do Mato Grosso do Sul? Acompanhe:

Volte ao Topo

5. Conheça a cachoeira Boca da Onça

Se você está com receio de visitar a Cachoeira Boca da Onça para não encontrar onças selvagens, fique tranquilo (a)! Essa queda de água só recebe esse nome porque sua formação rochosa bem no meio da cachoeira acaba por lembrar a face de uma onça.

Cachoeira Boca da Onça - Acqua Viagens
Foto: Cachoeira Boca da Onça - a mais alta do MS

São 156 metros de queda livre, o que faz com que essa seja a cachoeira mais alta de Mato Grosso do Sul e esteja entre as cachoeiras mais altas do Brasil.

Tem mais! Há um deque de observação aos pés da cachoeira, com cadeiras para relaxar e apreciar essa beleza natural no alto do paredão do cânion. Nesse caso, é possível tomar um banho bem refrescante numa piscina natural como parte da experiência dessa visita!

Inclusive, vale dizer que a Fazenda Boca da Onça conta com uma área de 55% de reserva natural. Os outros 45% são destinados para produção pecuária.

Por fim, não podemos deixar de mencionar o rapel de plataforma! Esse recurso fica instalado no alto da cachoeira apresentada e pode ser considerado o maior do Brasil. Sua estrutura metálica tem 34 metros de comprimento e avança 15 metros sobre o precipício do Rio Salobra. Porém, não pense que é só chegar lá e pedir para fazer rapel!

Antes de tudo, consulte as restrições do rapel e procure por um treinamento de preparação na plataforma de 7 metros no receptivo.

>>> LEIA MAIS:

  1. Contrate uma agência especializada em Bonito
  2. 7 Coisas que você precisa saber antes de ir a Bonito

Volte ao Topo

6. Contemple o Buraco do Macaco!

Buraco do Macaco é uma cachoeira que fica dentro de uma caverna - Boca da Onça - MS
Foto: O Buraco do Macaco é uma cachoeira que fica dentro de uma caverna

Acredite se quiser, mas o Buraco do Macaco tem características muito particulares. Vamos aos números:

  • Altura = 7 metros;
  • Largura = 9 metros; 
  • Profundidade = 4 metros. 

Já parece incrível por seus atributos. Mas fica melhor ao vivo! Suas paredes tem textura grossa e acinzentada, que criam um visual de beleza inigualável.

Essa é uma gruta que se formou a partir de uma erosão do Córrego da Boca da Onça, com entrada por meio de um túnel de 5 metros. No passeio, os visitantes entram a nado pelo túnel e podem observar a água caindo em seu interior. 

É um dos pontos de banho da Boda Onça, uma trilha ecológica de uma beleza impressionante!

Volte ao Topo

7. Visite as Trilhas e Cachoeiras da Serra da Bodoquena  

Cachoeira Serras da Bodoquena
Foto: Cachoeiras Serra da Bodoquena (Fonte: Trip Advisor)

Em meio a uma trilha de 2,5 quilômetros às margens do Rio Betione, você pode contemplar a natureza e aproveitar para se refrescar em diferentes cachoeiras e piscinas naturais. Além disso, você ainda termina o passeio com um dos mais belos passeios de barco que vai fazer enquanto estiver na cidade.

O atrativo também possui um balneário maravilhoso equipado com stand up paddle. 

Para quem quer programas mais calmos, o receptivo conta com piscina para adultos e crianças, redário e sala de TV.

Volte ao Topo

8. Desconecte-se de tudo no Refúgio Canaã  

Refúgio Canaã, Bodoquena
Foto: Refúgio Canaã - Bodoquena MS

Que tal passar um dia inteiro sem acesso à internet ou se quer telefone? 

Se você quer uma oportunidade de se desligar do mundo corrido e simplesmente relaxar, precisa visitar o Refúgio Canaã de Bodoquena. Outro lugar impressionante!

Existem diversas recompensas de optar por esse passeio. A beleza de paisagens do cânion do rio Salobra, com águas cristalinas e hipnotizantes, é só o começo.

Refugio Canaã  - Bodoquena

Se quiser algo mais aventureiro além da desconexão do mundo online, tem uma tirolesa à sua espera.

Ah! E o almoço incluso também pode ser considerado como uma bela vantagem, né?! 

Volte ao Topo

9. Divirta-se no famoso Rio Salobra  

Rio Salobra - Bodoquena MS
Foto: Rio Salobra - Bodoquena MS (Fonte: Imasul)

Por ser citado em diversos atrativos desse conteúdo, já deu para perceber que o Rio Salobra é um dos maiores e mais procurados atrativos de Bodoquena! 

Isso acontece por razões óbvias: é belíssimo, podendo ser considerado uma verdadeira jóia da natureza. 

Tem passagem por uma mata fechada e formou um cânion com paredões de mais de 100 m de altura. Tudo o que é preciso para ser um visual impressionante! 

A água cristalina é mais um “detalhe”, que serve como um convite para relaxar e renovar as energias. Qualquer passeio que envolve o Rio Salobra rende fotos incríveis e memórias imortais.

Volte ao Topo

O que você achou das nossas dicas?

Dicas de Viagem Acqua Viagens

Vale destacar que tudo que mencionamos é apenas um pouco de tudo que você vai encontrar nessa viagem. 

Há muitos outro lugares a descobrir, atrações recém descobertas, como o passeio de flutuação na Nascentes da Serra estão cotadas entre os Top 10 da temporada 2022.

Está esperando o que para conhecer a Serra da Bodoquena? É o destino perfeito para quem procura por uma cidade rica em beleza natural (paisagens tão surpreendentes quanto cenários de filme), além de oferecer atividades para agradar todos os gostos! 

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!  

Volte ao Topo

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Como é a cidade de Bodoquena?? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Pousada Girassol em Bonito

Pousada Girassol em Bonito

Buscando tranquilidade ao viajar para Bonito MS? Que tal uma estadia agradável em uma [...]

Leia mais...
Onde ir a noite em Bonito?

Onde ir a noite em Bonito?

Veja essa dicas sobre o que fazer e onde ir a noite em Bonito MS, [...]

Leia mais...
O que fazer em Bonito solteiro?

O que fazer em Bonito solteiro?

O período da solteirice é muito bem vindo em uma série de momentos, porém, [...]

Leia mais...
O que levar para Bonito MS?

O que levar para Bonito MS?

Mesmo sendo um destino extremamente requisitado, nem todo mundo sabe o que deve levar [...]

Leia mais...

Acesse o Webstory: Como é a cidade de Bodoquena?

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais