15 Dicas infalíveis sobre Bonito MS


Separamos aqui algumas das dúvidas mais comuns que rececebemos todos os dias e criamos aqui uma seuqência de 15 perguntas e respostas que vão te deixar quase um "expert"sobre os passeios de Bonito. Tudo muito mais simples, rápido e sem enrolação.

  • 1) O que está incluso nos valores dos passeios?  

Isso é fácil! Nos valores dos passeios está incluso a entrada,  todo equipamento de segurança e o acompanhamento de guia de turismo credenciado pelo MTur (Ministério do Turismo).  

  • 2) Eu posso ir sem o guia e ficar o tempo que eu quiser no rio?

Infelizmente não! Como Bonito tem turismo controlado com limitação de pessoas por dia e por horário existe um tempo máximo de permanência  para cada passageiro. Ou seja,  para que um novo grupo possa realizar a visita, o grupo anterior precisa ter finalizado a atividade conforme determina a licença ambiental de operação.

  • 3) Quais são os equipamentos de segurança usados nos passeios?

Isso vai depender da atividade escolhida. Por exemplo, nos passeios de rafting e boia cross os equipamentos são capacete e colete salva vidas. Para as flutuações:  utiliza-se máscara, snorkel e roupa de neoprene. Para as trilhas e cachoeiras o colete-salva vidas também é obrigatório, e assim sucessivamente. Você, porém, não precisa se preocupar com nada disso pois todos esses itens já estão inclusos no valor.

  • 4) Como vou saber se o passeio inclui almoço ou não?

Isso será informado no momento da sua reserva. É só consultar seu agente. Em alguns atrativos a tarifa também inclui a refeição. Isso geralmente ocorre em passeios ou que são mais distantes ou que duram o dia todo, já entendendo que o passageiro não vai voltar na cidade para fazer a refeição ou estará cansado demais para procurar um restaurante.

  • 3) Quais passeios já incluem o almoço no valor do ingresso?

Todos esses aqui incluem: Rio do Peixe, Ceita Corê, Cachoeiras Serras da Bodoquena, Boca da Onça, Rio da Prata,Day use Fazenda San Francisco (Pantanal).

  • 4) Quais os passeios onde o almoço é opcional?

Em todos esses há restaurante funcionando então é possível fazer uma refeição mas ela é paga à parte: Aquário Natural, Barra do Rio Sucuri, Nascente Rio Sucuri, Nascente Azul, Parque das Cachoeiras, Estância Mimosa Cachoeiras do MS, Parque Ecológico do Rio Formoso, Eco Park Porto da Ilha, Refúgio da Barra, Balneário Sesc Bonito, Balneário Ilha Bonita, Balneário Municipal, Balneário do Sol e Balneário Jardim Ecopark.

  • 5) Não sei nadar, mesmo assim consigo aproveitar os passeios?

Sim com certeza. Não é preciso saber nadar para aproveitar todos os passeios em Bonito, isso porque você vai estar protegido pelos equipamentos de segurança e em companhia de um guia exaustivamente treinado. No caso das flutuações em especial, a roupa de neoprene vai te proporcionar 70% de flutuabilidade e, combinada com o colete salva-vidas, não há como como não permanecer na superfície.

  • 6) Posso levar meu equipamento?

Sim, claro que pode trazer se você tiver o equipamento já, porém usar seu equipamento próprio não  irá altera o valor do passeio e sua liberação fica condicionada à avaliação do guia se o mesmo está em perfeitas condições para utilização. 

  • 7) Posso levar comida ou bebida nos passeios?

Não. Em linhas gerais não é permitido o acesso de bebidas ou comida nos atrativos de Bonito, exceto no Balneário Municipal, Balneário do Sol e Balneário Ilha Bonita.

  • 8) Eu gostaria apenas de olhar mas não quero fazer o passeio. Preciso pagar por isso?

Sim. Como todos os atrativos ficam em propiedades particulares não é possível visitar nenhum local sem previamente pagar por isso. A alternativa nesses caso seria pagar apenas o valor para permanência no receptivo. Alguns passeios nem cobram essa taxa, porém o visitante não tem acesso à áreas principais. Então, trocando em miúdos, ficar no receptivo não tem graça nenhuma.

  • 9) Como funciona se eu me acidentar durante a atividade?

Os atrativos tem seguro contra acidentes, isso porém é muito raro acontecer. É  importante fornecer informações exatas quanto à idade, doenças pré-existentes, idade e alergias. Caso ocorra alguma coisa nesse sentido, você será levado imediatamente para o Hospital Municipal Darci João Bigaton e receberá todo acompanhamento necessário.

  • 10) Eu vou ver animais nesse passeio?

Depende. Por se tratar de um destino de ecoturismo e por esses animais estarem em seu habitat natural não há garantia de que eles estarão a postos durante sua visita. Com certeza a probabilidade de que isso ocorra aqui é muito grande, mas não se esqueça de que se trata de animais silvestres que não são "cevados".

  • 11) Eu uso óculos, posso colocá - los embaixo da máscara?

Não. A máscara precisa estar bem ajustada ao seu rosto para que fique completamente vedada. Recomendamos aos passageiros que tem alguma restrição nesse sentido que substituam o uso do óculos por lentes de contato descartáveis durante sua viagem para Bonito.

  • 12) Bigode e barba realmente atrapalham o uso da máscara?

Sim principalmente se a barba for bem volumosa pode atrapalhar a vedação da máscara, mas isso é uma decisão pessoal e não há nenhuma regra nesse sentido.

  • 13) Qual a idade mínima para eu levar meu filho para Bonito?

Bem, não há uma idade mínima para trazê-los, a partir dos 05 anos é possível fazer praticamente todas as atividades do destino. Mas, vale a pena explicar que independente da idade da criança dá para apoveitar muita coisa por aqui. Nesse caso você pode facilmente:

  1. Revezar com outra pessoa (uma amiga, a avós ou o cônjuge) nos cuidados com a criança, se ela tiver até 4 anos e fazer as atividades em horários alternados;
  2. Contratar uma babá para aguardá-los com a criança no receptivo (consulte-nos sobre isso, podemos te oferecer esse serviço)
  3. Fazer todos os passeios de cachoeira, visitar todos os balneários e ainda conhecer o Aquário de Bonito, o Biopark e o Pantanal.
  • 14) Os passeios tem mesmo preço tabelado?

Sim, algumas pessoas não acreditam, mas os passeios em Bonito são realmente tabelados, ou seja, todas as agências locais praticam o mesmo preço. Todo o processo é monitorado pela Prefeitura através da utilização de um voucher único, emitido pela agência com uma via para o atrativo e uma cópia para o guia de turismo, todos cadastrados pelo Ministério do Turismo. Esse processo permite o controle da capacidade de carga do atrativo, serve de base para as estatísticas da quantidade de visitantes e cobrança de impostos.

  • 15) Comprando mais de um passeio consigo um desconto?

Por força de uma Lei Municipal todas as agências em Bonito precisam emitir os vouchers de acesso aos atrativos através de um sistema integrado onde os valores informados são fixados pelos proprietários. Então não temos autonomia sobre os preços ou sobre descontos. Sendo assim, por mais que  quisessemos oferecer algum tipo de desconto, não poderiamos. Então nossa equipe se esforça para compensar isso te oferecendo melhor atendimento de Bonito, ok? 

Esse texto foi útil para você? Se sim curta e compartilhe essa informação. E, se houver alguma outra coisa que nós possamos auxiliar  é só clicar aqui que vamos te atender de imediato.

Indique para um amigo