Gruta do Lago Azul será reaberta em Bonito MS

Entre em contato

Turistas do Brasil e do mundo inteiro poderão voltar a visitar um dos principais pontos turísticos de Bonito MS, Gruta do Lago Azul.

A informação, de que a Gruta do Lago Azul vai estar aberta em Bonito, foi confirmada pela secretária Municipal de Turismo, Juliane Ferreira Salvadori, ao site Campograndenews na última sexta-feira (19).

“Estamos trabalhando para fazer a reabertura nos próximos dias”, disse. A data ainda é mantida em segredo mas o mês de março já foi confirmado durante a entrevista. 

A reabertura acontece depois de uma longa espera.

Gruta azul 1

Fechada desde 23 de março de 2020, a Gruta do Lago Azul funciona como um dos principais catalizadores do turismo na cidade. A movimentação em torno da reabertura do atrativo já está causando impacto entre viajantes e agentes de turismo da cidade.

"É claro que há uma expectativa em torno disso, as ligações sobre a Gruta aumentaram e nós voltamos a receber o pedido de inclusão dessa atividade nos roteiros. Tenho certeza que a gruta soma muito para o turismo da cidade.

Ela representa Bonito, e faz parte da nossa identidade para o mundo!. Vê-la reaberta é sentir que as coisas estão mais próximas da normalidade, traz para nós, ligados ao setor um sopro de renovação!", comentou Jaqueline Alves, consultora de Turismo da Agência Acqua.

Reabertura planejada da Gruta  - a Portaria que autorizou o uso da trilha de acesso à Gruta do Lago Azul e que também regulamenta a exploração comercial do atrativo turístico, foi no publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 19 de fevereiro.

Conforme o documento, assinado pelo presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges Barros de Araújo, a licença restringe-se somente à trilha de acesso à gruta e à estrutura dos sanitários já instalados no imóvel que é de propriedade do Governo do Estado.

Ficou definido ainda, o prazo de 30 dias para a formalização do termo acordo de parceria entre Estado e Município estabelecendo as normas e regras relacionadas ao órgão gestor, plano de manejo, taxa de visitação e repasse dos valores destinados ao Estado.

Governo Federal - Desde 20 de janeiro a Prefeitura de Bonito já havia obtido junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) o direito de explorar por mais 20 anos a Gruta do Lago Azul, a título de cessão onerosa.

Considerado cartão postal de Bonito e do MS, o atrativo é apontado como um dos ícones para o desenvolvimento turístico da região.

Para a União, o município se comprometeu em repassar uma retribuição anual no valor mínimo de R$ 33.995,88 pelo uso privativo e exploração econômica do monumento natural, além do repasse de 20% do valor arrecadado mensalmente com a venda de ingressos pela visitação ao atrativo.

Escadaria da gruta

A Gruta do Lago Azul em Bonito MS

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978, a caverna integra o circuito de turismo ecológico do município.

A cavidade é alagada e em seu interior estão abrigadas espécies gigantes do período Pleistoceno, representada por animais de grande porte, como a preguiça gigante e o tigre de dentes-de-sabre.

são 19 km de Bonito à Gruta do Lago Azul

Como chegar 

Aproximadamente 19 km de distância separam a Gruta do Lago Azul do centro da cidade de Bonito. O trajeto possui cerca de 9 km pavimentados e é realizado através da rodovia que dá acesso à região do Nabileque, o Pantanal Corumbaense e Porto Murtinho e os outros 10 km ainda são de terra até a chegada ao receptivo do atrativo.

Sem dúvida, essa é a caverna mais procurada da cidade. O que mais chama a atenção, é o lago de transparentes águas azuis que surge ao fundo, cuja beleza é amplamente difundida pelas mídias nacionais e internacionais. 

Para ir de Bonito até a Gruta em dias normais o visitante gasta em média 40 minutos. Há serviços diários de van que buscam os passageiros nos hotéis e fazem o percurso de ida e volta com valores bem atraentes. 

Boca_da_Gruta_do_Lago_Azul._Bonito_(MS),_Brasil

Para entrar no atrativo basta apresentar o voucher que adquirido nas agências locais (como a Acqua por exemplo). Nesse quesito, é  ímportante não deixar para última hora. Em Bonito é preciso reservar ingressos para as principais atividades com uma certa antecedência já que os atrativos possuem limite diários de visitação.

Uma vez que a Gruta do Lago Azul está entre os 5 passeios mais procurados da cidade recomendamos reservar até 3 meses antes da viagem para não correr o risco de ficar sem conhecer esse atrativo. Essa e outras outras 07 Coisas que você precisa saber antes de ir pra Bonito estão detalhadas aqui no Blog 

Como é o passeio da Gruta do Lago Azul?
O passeio na Gruta do Lago Azul é uma visita contemplativa, ou seja, mesmo com aquela àgua linda e transparente lá no fundo da caverna você não vai poder entrar na água. Entretanto, isso não chega a comprometer a experiência porque o visual compensa completamente.

gruta-do-lago-azul-bonito-ms acqua 22.02

A descida é realizada por aproximadamente 300 metros de uma escadaria que começa já na "boca do buraco". O acesso é relativamente simples, mas não é recomendado para pessoas que tem problemas de mobilidade ou alguma outra restrição médica mais severa porque exige certo esforço físico.

Para entrar e sair da Gruta do Lago Azul o turista gasta cerca de uma hora e 15 minutos durante a visitação , isso em decorrência das paradas realizadas para descanso e contemplação do lago e dos espeleotemas pré-históricos.

Não é permitido entrar sozinho na gruta, aliás em Bonito MS de forma geral, toda visita é guiada. Na Gruta do Lago Azul, em especial, os grupos são divididos de 15 em 15 visitantes equipados com capacete e toucas higiências. As crianças menores de 05 anos também não são permitidas mesmo se estiverem acompanhadas pelos pais.

Indique para um amigo:


Autor: Acqua Viagens

Este conteúdo Gruta do Lago Azul será reaberta em Bonito MS? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

Confira outras dicas de Bonito MS

Quanto custa comer em Bonito? (média para Casal)

Quanto custa comer em Bonito? (média para Casal)

Você pretende conhecer as belezas de Bonito com o ‘mozão’, mas não tem ideia [...]

Leia mais...
Será que pode fumar durante os passeios de Bonito?

Será que pode fumar durante os passeios de Bonito?

A cidade de Bonito, localizada em Mato Grosso do Sul é modelo de turismo [...]

Leia mais...
Bonito terá o 1º Museu Subaquático de água doce do mundo

Bonito terá o 1º Museu Subaquático de água doce do mundo

A cidade de Bonito voltou a ser destaque internacional em vários canais de comunicação. [...]

Leia mais...
Bonito completa 73 anos, acolhedora dos amantes da Natureza

Bonito completa 73 anos, acolhedora dos amantes da Natureza

Neste sábado, dia dois de outubro de 2021, Bonito completa 73 anos. Cidade acolhedora [...]

Leia mais...

Preencha e receba em seu email o descritivo de todos os passeios de Bonito

Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇