Guavira: do cerrado de Bonito para o mundo

tempo de leitura tempo de leitura: 7 minutos
Guavira: do cerrado de Bonito para o mundo

por

Visitar Bonito MS é melhor oportunidade para conhecer a Guavira ou Guariroba, um fruto típico da Serra da Bodoquena.

Para quem nunca viu nem ouviu falar da Guavira, ele é da mesma família da pitanga, da goiaba e da jabuticaba. Aliás, visualmente é muito semelhante a essa última, só que de outra cor.

Guavira Fruta Simbolo

A planta apresenta as cores do Brasil, com muitos cachos verdes e amarelos. Os arbustos do vegetal variam de 30 centímetros a 02 metros de altura. O fruto é redondo e apresenta polpa amarelada quando maduro.

Ao contrário da jabuticaba, toda pretinha, a Guavira é uma fruta com casca verde por fora (que vai amarelando conforme amadurece), mas com a mesma consistência por dentro, só que infinitamente mais doce e bem mais fácil de catar no pé!

Uma razão pela qual a fruta é bastante consumida por aqui está no seu valor nutritivo e na quantidade de vitamina C que ela possui (muito maior que do que a da laranja). E, o mais surpreendente, é que mesmo apesar da alta concentração dessa vitamina, ela não apresenta um sabor muito cítrico.

Guavira Fonte De Vitamina C

Outro motivo de popularidade é o acesso fácil graças às dezenas de guavirais nativos localizados na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Por conta disso, o uso da frutinha começou fazendo parte só da gastronomia do Centro-Oeste, se difundiu e ganhou o mundo.

Tanto sucesso, fez com que o Estado de Mato Grosso do Sul, a reconhecesse como "fruta símbolo", conforme a Lei Nº 5.082 de 07 de novembro de 2017.

Para que serve a planta Guavira?

Fruta Guavira

A Guavira é conhecida pelo sabor, mas não serve sé pra comer, ela também pode ser muito útil ao cuidar da saúde.

Na medicina nativa do Mato Grosso do Sul, suas folhas e cascas são ingredientes para chás que combatem infecções da urina e bexiga.

Para aproveitar esses benefícios você pode fazer o Chá da Folha da Guavira na proporção de 30 g de folhas e cascas da fruta para cada 500 ml de água. É só colocar a água para ferver, desligar o fogo, adicionar as folhas e deixar abafando a panela por cerca de 10 minutos.

Qual a época da Guavira?

Cata Guavira

O mês de Novembro é a época da Guavira, ou melhor, é quando o fruto está pronto para ser colhido (conservado).

Com o hábito do consumo herdado dos índios Terena, no MS, ato de colher a fruta ganhou um contexto festivo e tem até nome próprio: é a Cata Guavira”.

Nessa é época, é comum avistar dezenas de pessoas aglomeradas nas estradas e nas fazendas das regiões serranas, onde existem de dezenas "pés" dessa fruta, que nasce em meio a natureza e sem intervenção humana.

Então, se durante sua viagem para Bonito, voltando de alguma atração no final da tarde e encontrar carros e motos parados na beira da estrada, é um grupo de Cata Guavira.

Eles colhem tudo em baldes e sacolas para estocar o fruto e terem matéria prima para diversos pratos típicos servidos nos restaurantes da cidade.

Também considerada uma ótima oportunidade para o flerte, a “Cata Guavira” foi lembrada pela cantora sul mato-grossense, Tetê Espindola. Ela menciona a colheita da fruta como uma ocasião propícia os encontros dos enamorados.

"...É fruto do amor, a Guavira água vira, em nossa boca, ai que sabor! Língua à língua, se fala a linguagem de quem beija-flor..."

O Festival da Guavira em Bonito MS

Festival Guavira Bonito Ms

Em novembro, há quase 20 anos, na mesma época da Cata Guavira, também acontece um festival cultural e gastronômico, realizado na cidade de Bonito MS.

O Festival da Guavira atrai turistas de todas as partes do Brasil, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e até do exterior.

Durante o evento é possível assistir as apresentações atrações culturais regionais, participar de eventos gastronômicos e até participar em grupo das idas ao “mato” para catar o fruto, dentre outras atividades.

Com o objetivo principal de resgatar a cultura e a história da comunidade, o evento, que é realizado sempre em algum final de semana do mês de novembro, tem atraído também o público sul-mato-grossense.

Graças ao festival, a Guavira acabou por se tornar um fator de geração de renda, além de proporcionar ~ população cultura, arte e boa comida.

Conheça alguns pratos típicos à base de Guavira:

Na culinária, a guavira é utilizada in natura e a fruta pode ser provada na forma de sucos, geleias, doces e sorvetes. Os frutos são também matéria-prima para a fabricação de licor e vinho.

Suco de Guavira (Guabiroba): Rico em vitamina C o suco leva 100 g de polpa de guavira, 1 litro de água gelada. Em um liquidificador, adicione todos os ingredientes e bata até obter uma mistura homogênea e sirva.

Flié de Pintado com Molho de Guavira: Coloque 1 colher de chimichurri, 1 pitada de sal e a polpa da guavira. Misture bem, até engrossar. Em uma travessa, aconchegue os filés fritos e jogue o molho por cima, que pode levar coentro também. Decore como preferir: dá para usar a próprias guaviras e folhas de manjericão.

Sorvete de Guavira: são somente 04 ingredientes, sendo 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, 1 lata de suco de guavira, 1/2 creme de leite fresco e água. Para preparar o suco de gabiroba, esprema as frutas e coloque a polpa no liquidificador, adicione um pouco de água, bata até homogeneizar e coe o suco.

Novamente no liquidificador, adicione o suco, o leite condensado, o creme de leite e bata. Em uma batedeira, bata o creme de leite fresco até virar chantilly, misture o mesmo com o creme do liquidificador e coloque em um pote. Deixe no congelador por cerca de 6 horas e sirva.

Licor de Guavira: para essa receita são necessários 500 g da fruta, 700 ml de gin, 200 ml de água e 400 g de açúcar. Retire a coroinha de folhas das guavira e lave elas bem em água corrente, faça um corte na lateral das frutas e coloque elas dentro de uma garrafa de vidro grande. Com a ajuda de um funil, adicione o gin, feche bem a garrafa e deixe macerar por 30 dias.

Depois desses dias, despeje o conteúdo em uma vasilha e esprema bem as frutas com um espremedor, após isso passe em uma peneira para separar o líquido dos frutos, depois passe o líquido em um filtro de papel ou pano e reserve. Em uma panela, deixe a água ferver e depois adicione o açúcar, misture

Onde experimentar Guavira em Bonito?Allegra Gelatto E Café

Há muitos lugares em onde você pode experimentar a fruta símbolo do mato Grosso do Sul. A maioria deles fica na região central de Bonito MS. Montamos uma lista com os principais:

1. Pantanal Grill - é um restaurante que fica bem no centro, na Rua Cel. Pílad Rébua, 1808. É bom para experimentar o suco de guavira e o musse.

2. Cachaçaria DiBonito - na Rua Quinze de Novembro, 862. Lá eles fazem uma caipirinha de Guavira deliciosa!

3. Palácio dos Sorvetes - é uma sorveteria local que faz sorvete de massa de muitas frutas, inclusive dessa. Também fica na Rua Cel. Pílad Rébua, 1915.

4. Pastel Bonito - nessa pastelaria vale a pena experimentar o pastel de jacaré. Ele é servido com requeijão e molho de guavira. Localizada no número 1975 da Rua Cel. Pílad Rébua.

5. Restaurante Tapera: o prato mais famoso deles à base dessa fruta é o lombo de porco grelhado com calda de guavira. Uma receita de família que faz muito sucesso. Você encontra o Tapera ao lado do Pastel Bonito, na Rua Cel. Pílad Rébua.

6. Vício da Gula - é uma mistura de lanchonete e confeitaria que serve os melhores doces e sobremesas de Bonito. Prove o milk shake de guavira deles. É sensacional! Endereço: Rua Vinte e Quatro de Fevereiro, 1903.

 7. Allegra Gelato e Café - localizado na Rua Cel. Pílad Rébua, 2070, além de muito charmoso, faz o melhor gelato de guavira de Bonito, e também serve várias opções de saladas e café.

Sorvete De Guavira

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Guavira: do cerrado de Bonito para o mundo? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

2 avaliações

5 PAULO DE GODOY PINTO

É REALMENTE EXPLÊNDIDO! SE DEUS PERMITIR, NA ÉPOCA MAIS ADEQUADA, DESEJO IR ATÉ BONITO OU CAMPO GRANDE SOMENTE PARA ADQUIRIR A FRUTA E MUDAS SE POSSÍVEL, POIS AQUI NA MINHA REGIÃO NINGUÉM A CONHECE.

5 PAULO DE GODOY PINTO

CONHEÇO ESTA FRUTA AQUI EM GOIÁS, NA REGIÃ O DE ANÁPOLIS, DESDE CRIANÇA, MAS, ME PARECE QUE ESSA FRUTA FOI EXTINTA AQUI NA REGIÃO. ELA É REALMENTE EXTRAORDINÁRIA. GOSTARIA DE SABER A ÉPOCA EXATA DE SUA OCORRÊNCIA PARA EU VÁ AO MATO GROSSO DO SUL ESPECIALMENTE PARA COLETAR SEMENTES OU ADQUIRIR ALGUMAS MUDAS E DISSEMINÁ-LAS EM MINHA LOCALIDADE.


Outras dicas relacionadas de Bonito MS

Qual a Cachoeira mais bonita do MS?

Qual a Cachoeira mais bonita do MS?

Bonito no Mato Grosso do Sul tem paisagens lindas, e suas cachoeiras são tesouros [...]

Leia mais...
Quantos dias é ideal para ficar em Bonito?

Quantos dias é ideal para ficar em Bonito?

Pensando em viajar para Bonito, mas sem conseguir decidir quantos dias são necessários para [...]

Leia mais...
O que fazer em Bonito sem gastar muito dinheiro?

O que fazer em Bonito sem gastar muito dinheiro?

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é conhecido por suas belezas naturais e atividades [...]

Leia mais...
Como é viver em Bonito/MS?

Como é viver em Bonito/MS?

Viver em Bonito é uma experiência bem agradável, e, embora existam desafios, a cidade [...]

Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais