⁠

Fazenda Caiman: safari e luxo no Pantanal

tempo de leitura: 9 minutos
Fazenda Caiman: safari e luxo no Pantanal

por

O Refúgio Ecológico Caiman, mais conhecido simplesmente como Fazenda Caiman, é sinônimo da harmonia perfeita entre luxo e o estilo campestre. 

Visitando esse atrativo, qualquer pessoa participa de uma imersão única e exclusiva no Pantanal Sul! 

Este complexo foi fundado em 1985, garantindo a marca de primeiro atrativo de ecoturismo no Pantanal do Mato Grosso do Sul

Desde então, o Refúgio Ecológico Caiman vem proporcionando uma vivência de luxo, tendo sofisticação e conforto extremo.

Ao contrário de qualquer superficialidade, conhecer a Fazenda Caiman é a melhor forma de viver experiências autênticas em contato com a natureza selvagem e ter um pouco de conhecimento sobre a cultura da região.

Saiba mais sobre o melhor passeio de luxo no Pantanal!

Imagem do pôr do sol no Pantanal visto na Fazenda Caiman
Foto: Assistir o pôr do sol na Fazenda Caiman é um espetáculo

Navegue por esse conteúdo!

  1. Dicas de atividades da Fazenda Caiman
  2. Safári Fotográfico
  3. Focagem Noturna
  4. Birdwatching
  5. Caminhadas ecológicas
  6. Canoagem americana
  7. Passeios a cavalo
  8. Instituto Arara Azul
  9. Tudo que você precisa saber: estrutura e serviços da Fazenda Caiman
  10. Como chegar na Fazenda Caiman
  11. Quando ir para a Fazenda Caiman?
  12. Quanto tempo vale a pena ficar na Fazenda Caiman?
  13. Quanto custa uma estadia na Fazenda Caiman?

Dicas de atividades da Fazenda Caiman

Os viajantes que incluem a Fazenda Caiman em seu roteiro de viagem têm a chance de praticar atividades como focagem noturna, caminhadas, cavalgadas, safáris fotográficos e até canoagem.

Todas elas são feitas com a companhia de um biólogo especializado em Pantanal, que é responsável por guiar os grupo de visitantes e esclarecer todas as dúvidas que surgirem ao longo do passeio.

Um nativo da região também integra o grupo como o encarregado de contar histórias únicas sobre o bioma enquanto todos fazem a observação de pequenos animais.

Agora, saiba mais sobre as atividades da Fazenda Caiman que podem entrar na sua programação:

Safári Fotográfico

 O Safari Fotográfico para ver os animais é uma das atividades que a Caiman oferece
Foto:  O Safari Fotográfico para ver os animais  é uma das atividades que a Caiman oferece 

Os safáris fotográficos são realizados em veículos especialmente adaptados para esses passeios. Graças a eles é possível cobrir grandes extensões da fazenda, desbravar campos abertos, áreas alagadas, corixos e até rios mais rasos, sempre em segurança.

Eles podem entrar na programação durante o dia, ou como uma dose extra de adrenalina para acompanhar de perto animais de hábitos noturnos. Nesse caso, o safári fotográfico é considerado um passeio chamado Focagem Noturna.

Focagem Noturna

A focagem noturna é um atrativo para ver alguns animais que dificilmente são vistos durante o dia de forma segura e sem assustá-los!

Isso é possível porque os visitantes ficam em um veículo aberto e alto, que são equipados com faroletes de luzes mais fortes para que todos possam desbravar mais o Pantanal (mesmo no escuro). 

A onça-pintada é uma das estrelas desse tipo de avistamento, já que algumas pessoas conseguem ter esse encontro quando estão mais ativas e prontas para caçar. 

Mesmo assim, caso você não consiga ter esse privilégio, pode ter certeza que irá ver corujas, jacarés, jaguatiricas e lobinhos.

Birdwatching

Uma das vantagens em estar localizada nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Bodoquena é a quantidade de espécies de aves que pode ser avistada nessa área.

Aliás, você sabia que a América do Sul é conhecida como o continente que tem quase um terço de todas as espécies que existem no planeta?

E o Mato Grosso do Sul pela posição geográfica tem municípios que levam vantagem na prática de birdwatching.

No total, podemos dizer que chegam a ser mais de 630 espécies de aves catalogadas, especialmente araras-azuis, curicacas, emas, seriemas, tucanos e tuiuiús, que no Pantanal podem ser vistas com os binóculos alugados na sede da Fazenda Caiman ou até mesmo a olho nú.

Com o auxílio e sob o olhar bem treinado do guia, fica fácil saber mais sobre cada espécie avistada ao longo de passeios matutinos pelo lugar.

Caminhadas ecológicas

Cervo   Pantanal   Caiman

As caminhadas ecológicas do Recanto Ecológico Caiman servem para aproveitar um belo momento entre trilhas na mata fechada sempre acompanhado de um peão com chapéu de palha, conhecido como chapéu carandá.

Além do chapéu, ele ostenta também todos os outros componentes típicos do traje pantaneiro: camisa, calça jeans, cinturão de couro e facão pendurado. 

O passeio pode servir para conversar sobre diversas curiosidades e conhecer mais histórias que envolvem a bela fauna pantaneira

É uma forma de encontrar alguns vestígios deixados por animais e avistá-los ainda mais de perto, podendo viver dias intensos de maior harmonia com a natureza.

Canoagem americana

Já se imaginou dentro de uma canoa canadense, remando em meio a aves em busca de alimento, jacarés, sucuris e piranhas? Isso é possível na Fazenda Caiman, utilizando uma canoa super estável e fácil de ser manobrada. 

O melhor de tudo é ter essa experiência com o deslumbre das paisagens naturais desse bioma, dentro das suas baías mais belas.

Vale lembrar que essa aproximação é feita com todo o respeito à fauna local e curtindo o clima calmo do rio. 

O passeio sempre acontece ao entardecer, em meio a um show de tranquilidade para acompanhar a beleza do céu pantaneiro mudando de cor. Tudo isso com é contemplado com a sede da fazenda ao fundo, quando começa a se iluminar. 

Passeios a cavalo

Passeio a cavalo em companhia dos guias
Foto: Passeio a cavalo em companhia dos guias que contam muitas histórias da região

A montaria é bastante tradicional no Pantanal, seja como uma prática de contemplação das áreas alagadas ou das planícies bem verdes. 

Essa é uma das atividades mais clássicas entre os sertanejos pantaneiros, por isso, ter essa experiência te faz ver todo o ambiente pelos olhos dos locais: em cima de cavalos. 

Na Fazenda Caiman, você pode fazer esse passeio como uma atividade opcional do Pantaneiro Tour.

Instituto Arara Azul

Passar uma manhã na companhia da equipe do Instituto Arara Azul, monitorando alguns ninhos dessa espécie com biólogos, pode ser o que falta para fazer a viagem mais inesquecível da sua vida. 

Apesar dessas araras serem ameaçadas de extinção, avistar casais de araras juntinhos pelo céu azul ou grandes famílias formadas dominando grande parte das árvores de Manduvi é algo bem certeiro - graças ao Projeto Arara Azul. 

No total, hoje o projeto já tem cerca de 615 ninhos monitorados e cuida de 3 mil indivíduos distribuídos na região. Só na Fazenda Caiman encontram-se 38% dos ninhos de araras e, desde que o projeto passou a fazer seu monitoramento, a população de araras chegou a triplicar.

Tudo que você precisa saber: estrutura e serviços da Fazenda Caiman

Caiman   Panatanal   Estrutura

Os 53 mil hectares que formam o terreno abriga espaços para todas as atividades citadas acima e também a três luxuosas pousadas, sendo elas:

  • Casa Caiman: é a pousada principal, tendo 18 suítes. Todas elas com varanda! Essa pousada fica aberta para o público geral; funcionam no esquema de villas privativas;
  • Hotel Baiazinha: sendo já mais afastada no terreno, a Pousada Baiazinha funciona no esquema de vila privativa, sendo toda suspensa. Na época de cheia, essa estrutura chega a ficar rodeada por água e acaba por esbanjar vista para a baía. Nesse caso, é possível se hospedar em outros 6 quartos que tem piscina, varanda, sala de estar e de jantar,
  • Cordilheira: também tendo vista bastante privilegiada para a mata e sua vazante, a Cordilheira segue o mesmo esquema da Baiazinha, já que sua estrutura fica em um local mais afastado. Por sua vez, essa conta com 5 quartos (sendo que 2 deles são chalés independentes, tem piscina com deck, sala de estar e de jantar). 

Caiman   Pantanal   Apartamento

Durante a estadia em qualquer uma das pousadas apresentadas, você vai desfrutar do melhor da gastronomia pantaneira. Na fazenda Caiman a comida é caseira em todas as refeições (café da manhã, brunch e jantar). 

Você ainda pode ter experiências gastronômicas de comidas típicas em outros espaços diferentes da sede, como no celeiro da propriedade, com direito a fogueira no talo e o melhor do sertanejo raíz ao vivo. Nesse caso, as opções vão desde porções de pacu até churrasco no espeto de pau com mandioca! 

Vale lembrar que, sempre na última noite da estadia, acontece uma janta super especial no meio da mata. Você pode estar pensando que é perrengue, mas não é. Esse jantar tem decoração, comida e muito carinho afetivo representado por seus detalhes. 

Nessa ocasião, os hóspedes são recepcionados por um corredor com várias lamparinas, podem lavar as mãos com água quente, servir-se de quentão de entrada e dar de cara com um espaço aberto composto por mesinhas de madeira, no estilo piquenique.

É nesse cenário que você pode aproveitar uma refeição leve, com espetinho de vegetais, de batata e queijos, além de experimentar peixes, patês e sopas especiais. 

Ao longo dos seus dias na Caiman, além de repousar em suítes amplas com ar condicionado, cheias de elementos da cultura pantaneira, você pode aproveitar espaços como redários, piscina e almofadões com vista para a baía.

Casa Caiman   Luxo    Panatanal

Sempre que a noite chegar, a área externa terá um firepit para que você possa apreciar o céu estrelado do Pantanal que parece até mágico. 

É um cenário inesquecível, de uma paz sem fim.

Como chegar na Fazenda Caiman

Caiman   Refugio   Pantanal

A Fazenda Caiman está localizada no município de Miranda. Por isso, o aeroporto mais próximo fica a 236 km de distância, em Campo Grande. 

Para chegar do aeroporto até o Refúgio, existem 2 opções: carro, transfer (van, ônibus ou carona) ou avião particular. 

Porém, vale lembrar que muitos animais vivem livremente pelo terreno da fazenda. Por isso, não é possível circular de carro na Caiman. Sabendo disso, nossa recomendação é optar pelo transfer.

Quando ir para a Fazenda Caiman?

Caiman   Pantanal   Estrutura

A melhor época para conseguir visitar a fazenda e encontrar o maior número de animais é no período da seca, que acontece entre julho e outubro. 

Na época de cheia, é mais difícil conseguir passear pelos campos, porque fica tudo alagado. Mesmo assim, cada estação reserva seus belos cenários e particularidades.

Quanto tempo vale a pena ficar na Fazenda Caiman?

Para conseguir fazer todos os passeios dos pacotes de viagem para a Pousada Caiman, o ideal é permanecer na Fazenda por 3 ou 4 noites (que pode ser, por exemplo, de 5ª feira à domingo ou de domingo à 5ª feira). 

Quanto custa uma estadia na Fazenda Caiman?

Espaço Para Reflexao   Caiman   Pantanal

O valor das diárias começa em R$1.675,00. É válido destacar que todos os pacotes têm pensão completa inclusa (com exceção de bebidas alcóolicas) e várias atividades de contemplação das belezas da fauna e da flora pantaneiras. 

Ah! Também é cobrada uma taxa ambiental individual que custa R$500,00.

O que você achou das nossas dicas?

Nós agradecemos por seu interesse em nosso conteúdo. Conseguiu entender tudo até aqui? Se precisar de mais alguma ajuda para planejar a melhor viagem da sua vida, conte com a Acqua Viagens.

Entre em contato com a agência que pode esclarecer todas as suas dúvidas e também programar o roteiro ideal para você!

Indique para um amigo:


WhatsApp Image 2021 11 08 At 15.28.44

Autor: Luciana Garcia

Este conteúdo Fazenda Caiman: safari e luxo no Pantanal? Deixe sua avaliação abaixo:

Preencha o campo Nome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.

1 avaliações

5 Roberto Carlos Carvalho

Excelente apresentação !! Vou conhecer


Outras dicas relacionadas de Bonito MS

O que fazer em Bonito sem gastar muito dinheiro?

O que fazer em Bonito sem gastar muito dinheiro?

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é conhecido por suas belezas naturais e atividades [...]

Leia mais...
Como é viver em Bonito/MS?

Como é viver em Bonito/MS?

Viver em Bonito é uma experiência bem agradável, e, embora existam desafios, a cidade [...]

Leia mais...
Previsão do Tempo em Bonito: Saiba Mais

Previsão do Tempo em Bonito: Saiba Mais

Em toda a região faz muito mais calor do que frio durante o ano. [...]

Leia mais...
Bonito em Agosto: Confira as melhores atrações

Bonito em Agosto: Confira as melhores atrações

Bonito, que está situada a 297km da capital Campo Grande, é um destino que [...]

(2 avaliações)
Leia mais...
Procurando informações sobre Bonito MS?

Podemos enviar gratuitamente para você um e-book exclusivo com dicas, passeios e valores! É só deixar seus dados aqui 👇

Usamos Cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.
Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.

Leia mais